Central de abastecimento tem novo coordenador
Tigre vence o Poções e dispara na liderança
IME promove encontro de pais nesta terça
Ilhéus vai sediar etapa sul dos Jogos Universitários da Bahia
Projeto Orla chega ao bairro São Miguel
Ilhéus Praia e Folia 2006 vai agitar o Sul da Bahia
10 mil preservativos serão distribuídos no Praia&Folia
Com capacidade para mil foliões a cada dia de festa, a arquibancada “Ação e Folia” está sendo muito procurada por aqueles que, além de curtir, também querem aproveitar o Ilhéus Praia e Folia para ajudar a quem precisa. A Prefeitura de Ilhéus instalou um ponto de troca no Calçadão Jorge Amado, em frente à Fundação Cultural de Ilhéus, onde os foliões podem trocar dois quilos de alimentos não-perecíveis por uma pulseira de acesso à arquibancada. As trocas podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o dia 27 de abril, véspera da folia.
A “Ação e Folia” surgiu como iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, com o objetivo de arrecadar alimentos para serem distribuídos entre as comunidades mais carentes. Durante os quatro dias de festa, deverão ser arrecadadas cerca de oito toneladas de alimentos, destinados às associações cadastradas pelo governo municipal. “Queremos mostrar às pessoas que um pequeno ato de solidariedade, quando realizado em conjunto, pode ajudar a melhorar a vida de muita gente”, disse Fátima Reis, secretária de Assistência Social e Trabalho.
A arquibancada será instalada ao lado dos camarotes, em um local com vista privilegiada do circuito. De lá, os foliões poderão acompanhar com mais tranqüilidade e segurança a passagem das grandes atrações que vão agitar o Ilhéus Praia e Folia 2006. “Como os ingressos são limitados, aconselhamos as pessoas a efetuar suas trocas o quanto antes, para garantir seu lugar”, disse a secretária.
Central de abastecimento tem novo coordenador
O empresário do setor de confecções e calçados, José Renilton Adelino de Souza, de 43 anos, é o novo coordenador geral da Central de Abastecimento do bairro do Malhado, o mais importante entreposto comercial e feira livre de Ilhéus. Com a proposta de administrar ouvindo os comerciantes de todos os segmentos, José Renilton tomou posse na noite da última quinta-feira (13), em uma solenidade que contou com o prefeito Valderico Reis, a secretária de Governo, Simone Reis, e o presidente da CDL, Paulo Ganem, além de dezenas de feirantes que trabalham no local.
Durante a solenidade, realizada em frente à Central de Abastecimento, o prefeito Valderico Reis lembrou do compromisso de entregar a administração do entreposto a um feirante, atendendo a proposta de sua campanha. Segundo Valderico Reis, sendo assim, está dando passos importantes para continuar abrindo as portas do seu governo, tendo em vista a participação popular nas ações empreendidas em seu governo. Na visão do prefeito, é necessária a contribuição de todos os segmentos para que o município tenha condições de se desenvolver com mais velocidade e o trade turístico e os setores comercial e industrial foram exemplos citados pelo prefeito.
Valderico anunciou medidas para garantir transparência na gestão da Central, seguindo reivindicação dos feirantes e comerciantes. Uma das ações será a abertura de conta bancária onde serão depositados todos os recursos provenientes da Central de Abastecimento. A medida evita o desvio de verbas e vai tornar a administração do entreposto mais transparente. Uma comissão de feirantes ficará responsável pela fiscalização da conta e do trabalho realizado pela coordenação geral da Central de Abastecimento, como salientou Valderico Reis.
Novo coordenador geral do mais importante entreposto e feira livre de Ilhéus, José Renilton, há mais de trinta anos atua no setor de calçados e confecções e tem lojas na Central de Abastecimento. Ele falou sobre a importância da participação dos comerciantes de todos os segmentos e que atuam no local como a forma mais democrática de administrar e garantir transparência à gestão.
José Renílton lembrou também da mudança de comportamento dos comerciantes, tendo como meta a qualidade no atendimento. De acordo com estimativa de José Renilton, cerca de 15 mil pessoas transitam pela Central de Abastecimento somente nos finais de semana. Ele disse que “pretende fazer uma administração voltada para o bem estar dos feirantes e dos consumidores”. Modernizar o entreposto construído há mais de 20 anos é uma das metas da nova coordenação da Central de Abastecimento.
Tigre vence o Poções e dispara na liderança
O time a ser batido. Assim tem sido o Colo Colo no Campeonato Baiano, principalmente depois do titulo de campeão do primeiro turno e após estar há nove jogos sem saber o que é derrota. Seja em casa ou no campo do adversário, o time tem acumulado vitórias como a contra a Catuense, na última quinta-feira, em Madre de Deus, por 3 a 1, ou diante do Poções, no Mário Pessoa, por 2 a 0, neste domingo (16). Numa série histórica de invencibilidade, o elenco venceu cinco e empatou quatro partidas. Assim como na primeira fase, no returno o time não larga a liderança do grupo 1. Está com 13 pontos, quatro a mais que Fluminense e Camaçari, ambos com 9.
Ontem contra o Poções o time voltou a exibir um futebol convincente e construiu a vitória logo no primeiro tempo, fazendo 2 a 0, gols de Rodrigo e Jânio. No returno, o time venceu quatro partidas e empatou uma. Na próxima quarta, o time vai a Poções, enfrentar o time da casa, no estádio Heraldo Curvelo. Autor do primeiro gol do jogo do final de semana, o zagueiro Rodrigo apenas lamentou a pressão sofrida no segundo tempo. “A gente deu uma esfriada, mas saímos com um placar bom”, disse. “Agora é correr atrás de outro bom placar”.
Destaque do time no segundo tempo, o goleiro Cristiano garantiu a vitória do Colo Colo com grandes defesas, numa das quais defendeu pênalti. “Estamos trabalhando no dia-a-dia, conseguido ajudar a equipe”. No jogo de ontem, retornou ao time o volante Sandro. O desfalque ficou por conta de Gil, que não atuou na partida de ontem. O técnico Ferreira terá apenas dois dias para preparar a equipe para o jogo da próxima quarta-feira. O time apresenta neste turno um aproveitamento de 86%. Só perdeu dois dos 15 pontos disputados no returno. Lidera o Grupo 1 com 13 pontos, seguido de Fluminense e Camaçari (9 pontos), Bahia (5), Catuense e Poções (ambos com 2).
O jogo
Os primeiros dez minutos de jogo foram de pressão do Colo Colo. Um dos lances claros de gol foi construído numa trama entre o jogador Ednei e o volante Jânio. Ednei concluiu para grande defesa do goleiro Robson, do Poções. O primeiro gol surgiu aos 30 minutos, com o zagueiro Rodrigo, que aproveitou cobrança de falta de Alex Santos e subiu mais alto que a defesa adversária, abrindo o placar no Mário Pessoa.
O time continuou na pressão, mas cedendo espaço para o time do Poções, que parava nas mãos do goleiro ilheense Cristiano Taffarel. O primeiro tempo já caminhava para o final quando Jânio dominou a bola na área e encobriu o goleiro Robson, mandando na ‘gaveta’ e decretando o placar final, 2×0. Jânio e o goleiro Cristiano foram os grandes destaques da partida. O goleiro do Colo Colo defendeu um pênalti no segundo tempo, após cobrança de Vancarlos, aos 16 minutos do segundo tempo. Ele deu um tapinha na bola, que ainda triscou o travessão.
O Tigre poderia ampliar o placar, mas o ataque insistia com jogadas de efeito. Numa delas, Ednei tentou concluir de calcanhar e perdeu a chance de fazer mais um. O atacante ilheense é o artilheiro do Campeonato Baiano. Passou em branco na partida contra o Poções, entretanto, diante da Catuense, marcou um dos gols da vitória por 3 a 1. Ele está isolado na artilharia da competição, com 18 gols. O vice Diogo, do Ipitanga, tem 14.
IME promove encontro de pais nesta terça
Promover a integração entre pais de alunos e a comunidade escolar é o objetivo de um encontro promovido pelo Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). O encontro acontecerá nesta terça-feira (18), a partir das 15h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus. A diretora da unidade de ensino, Lidiney Campos, afirma que a atividade tem como foco a família do alunado do IME e visa, ainda, despertar o interesse dos pais para que tenham uma participação mais ativa na vida escolar do filho.
O encontro será aberto pelo secretário municipal de Educação, Almir Pereira, a diretora do IME e a pedagoga Marileide Oliveira. “Pretendemos otimizar o desempenho dos nossos alunos por meio do fortalecimento da parceria escola-família e da união entre pais e filhos”, ressalta Lidiney. Na programação do encontro, haverá exibição de vídeo sobre relacionamento de pais e filhos, apresentação da equipe do IME e, logo após, uma mesa-redonda sobre a harmonia na família.
Esta mesa contará com a participação da juíza de Direito Gilza Pacheco, da psicopedagoga Marilene Araújo e do padre Nildemar Andrade. A atividade com os pais e familiares de alunos do IME será encerrada com apresentações de jograis, poesia e flauta. A diretora diz que a participação dos pais nesta atividade é “imprescindível, para fortalecer os vínculos familiares e influir no rendimento do aluno”.
Ilhéus vai sediar etapa sul dos Jogos Universitários da Bahia
Ilhéus sediará pela primeira vez em sua história a etapa sul dos Jogos Universitários da Bahia. A competição começará na próxima quinta-feira (20) com a participação de mais de 600 atletas de faculdades de Ilhéus, Itabuna, Ibicaraí, Ipiaú, Jequié, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itamaraju. Serão quatro dias de disputas nas modalidades de handebol, voleibol, basquete e futsal, no masculino e feminino.
De acordo com o coordenador da etapa sul-baiana dos Jogos, Renato Peixoto, pelo menos 12 faculdades estão inscritas para a competição. Nesta terça-feira (18), às 18h30min, no Opaba Praia Hotel, a coordenação dos jogos apresentará o projeto e o congresso técnico. Os jogos serão realizados pela Federação Universitária da Bahia, em parceria com a Liga Ilheense de Futsal. As disputas para a competição estadual acontecerão nos ginásios Herval Soledade e Clube Social de Ilhéus e do Colégio Piedade. A entrada para os jogos será franca.
O presidente da Liga Ilheense de Futsal e coordenador dos Jogos, Renato Peixoto, explica que a competição regional selecionará as equipes que participarão das finais em Salvador. Os jogos estaduais acontecerão em maio e indicarão os representantes os representantes baianos nas finais nacionais em Brasília, programada para agosto. A competição em Ilhéus tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus (Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania), empresas locais e Bradesco (Bradescompleto/Conta Universitária).
O secretário municipal de Esporte, Newton Lima, diz que a competição é resultado do esforço da presidência da Liga Ilheense de Futsal e do bom momento vivido pelo esporte local. O secretário disse que a Prefeitura de Ilhéus está investindo numa política de fortalecimento das diversas modalidades esportivas. Newton diz que um dos embriões dos Jogos Universitários da Bahia foi a Copa Universitária de Futsal, promovida pela liga ilheense desta modalidade.
Projeto Orla chega ao bairro São Miguel
A comunidade do bairro São Miguel, zona norte de Ilhéus, está sendo chamada a apontar medidas que possam melhorar a qualidade de vida e as condições urbanísticas e ambientais no local. O São Miguel é a terceira localidade a sediar uma mini-oficina do Projeto Orla, uma iniciativa da Prefeitura, em conjunto com a sociedade, que tem o objetivo de definir, de forma democrática, ações e projetos para a faixa litorânea do município.
A mini-oficina do São Miguel será realizada nesta quarta-feira (18), a partir das 13h30min, na Pousada Barramar. Como nas vezes anteriores, o espaço para o encontro foi cedido por um empresário do setor hoteleiro, o que a secretária de Planejamento de Ilhéus, Adriana Aleixo, vê como uma forma “muito positiva de interação da iniciativa privada na proposta do Projeto Orla”.
A secretária destaca que as ações são legitimadas pela participação popular. “Todas as decisões precisam desse respaldo para que tenham validade”, salienta. As primeiras consultas foram realizadas com os moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais das avenidas Soares Lopes e Dois de Julho, e com cabaneiros e donos de pousadas da zona sul da cidade.
A bióloga Rute Colares, também da Secretaria de Planejamento e credenciada pelo Ministério do Meio Ambiente para coordenar as ações do Projeto Orla em Ilhéus, explica que, após cada um dos encontros, é formado grupo de trabalho para desenvolver um plano de intervenção. “Os grupos são constituídos pelos próprios moradores, sob a supervisão de um orientador”, observa.
O resultado dessas propostas será reunido e apresentado em maio a equipes dos Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento.Técnicos dos dois órgãos federais estarão em Ilhéus para examinar o trabalho e iniciar uma fase de detalhamento de projetos para futura captação de recursos. A análise também será feita pela coordenação do Gerenciamento Costeiro da Bahia (Gerco-BA).
Colares ressalta a participação comunitária nas reuniões e o bom andamento dos trabalhos para a produção da minuta do plano de intervenção. “A execução do Projeto Orla em Ilhéus está sendo bastante elogiada pelos técnicos federais, o que nos deixa bastante confiantes quanto à receptividade das propostas”, destaca.
Ilhéus Praia e Folia 2006 vai agitar o Sul da Bahia
De 28 de abril a 1º de maio, a Avenida Soares Lopes será palco para a alegria, a irreverência e passagem de trios com grandes atrações que prometem agitar o Ilhéus Praia e Folia 2006. A festa vem com tudo neste ano. Além de estrelas da música baiana, a galera poderá curtir atrás do trio elétrico, nas arquibancadas, nos blocos, camarotes e na “pipoca”. Ilhéus já se prepara para viver quatro dias de puro agito.
O carnaval fora de época, além de movimentar a economia da cidade e gerar centenas de empregos temporários, representa uma ótima alternativa para quem não agüenta esperar até 2007 para cair no agito novamente. Este é o segundo ano em que Ilhéus realiza o Praia e Folia. O evento já ficou consagrado como exemplo de organização e alegria. Os turistas esperados na cidade para os quatro dias de festa, terão a oportunidade de ver que os trio-elétricos e a alma festeira do baiano não adormecem depois do carnaval oficial.
A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) é de que cerca de 500 mil foliões passem pela avenida durante todo o evento. Serão mais de 60 atrações em 12 trios elétricos, espalhando diversão e alegria pelos três quilômetros do circuito. Na programação, grandes nomes da música baiana, como Vixi Mainha (ex-Afrodisíaco), Margareth Menezes, Banda Eva, Araketu, Rapazolla, Guig Guetto, Cheiro de Amor, Harmonia do Samba, Olodum, Psirico, Nairê, Oz Bambaz, É o Tchan, Trio da Huanna, Beto Jamaica, As Meninas, Terra Samba, Patchanka, Luiz Caldas, O Rodo, Levada Louca, Filhos de Gandhy, Batukerê, Os Sungas, Carla Perez e mais 40 atrações regionais.
Com o tema: “Sol, festa, gente bonita e muita alegria. Tudo isso à beira mar”, o Ilhéus Praia e Folia pretende ser a maior festa popular do Sul e Extremo Sul da Bahia. Organizado pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e Setur, o evento promete atrair pessoas de todos os gostos e estilos, com uma mistura de ritmos e diversas opções de entretenimento. Para os admiradores dos antigos carnavais, será montado um palco alternativo em frente à Catedral de São Sebastião, resgatando as saudosas marchinhas. Para os ‘moderinhos’, a tenda eletrônica será uma excelente alternativa, com animação garantida pelo som dos DJ’s. Nesse ano, a boate será montada na lateral do Cine Santa Clara.
Estrutura
Os foliões que quiserem acompanhar tudo o que acontece na avenida, mas não pensam em “sair na pipoca”, podem assistir todas as atrações da arquibancada “Ação e Folia”. Além de curtir a passagem dos trios elétricos, as pessoas ainda poderão praticar um ato de solidariedade, já que o ingresso de acesso à arquibancada está sendo trocado por dois quilos de alimentos não-perecíveis. O ponto de troca já foi instalado no Calçadão Jorge Amado, em frente à Fundaci e as trocas podem ser feitas até o dia 27 de abril, véspera do evento.
Os foliões mais descolados que curtem música eletrônica e querem uma opção diferente para os dias de festa, podem ficar no camarote “Vira Folia”, que oferece uma vista privilegiada de todo o circuito e promete ser um dos points do carnaval fora de época. O espaço terá capacidade para 700 pessoas, com uma estrutura composta de bar, boate com vários DJ’s, Internet, Sala Vip, São de Beleza com estilização de roupas e tatuagens.
O prefeito Valderico Reis disse que o Ilhéus Praia e Folia 2006 está sendo divulgado nos principais pólos emissores de turistas, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia e Salvador. Já o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, diz que a festa foi programada para não coincidir com outros grandes eventos. Com todos os cuidados tomados para fazer uma grande festa, o prefeito Valderico Reis diz que o público vai dar um show. “Temos a certeza de que conseguiremos atingir um público ainda maior do que no ano passado”, afirmou o prefeito.
10 mil preservativos serão distribuídos no Praia&Folia
A Secretaria de Saúde de Ilhéus vai distribuir cerca de 10 mil preservativos durante o Praia&Folia deste ano, que começa no próximo dia 28. “O Carnaval é sempre um grande apelo para que as pessoas relaxem na proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, nós estamos mobilizados”, explica a coordenadora do Centro de Referência em DST/Aids da Prefeitura de Ilhéus, Alba Ikuta. O contato dos técnicos desse serviço com os foliões será feito na Praça castro Alves, onde estará um trailer com material de divulgação.
Uma das preocupações da médica Alba Ikuta é com a crescente participação da mulher nas estatísticas de HIV/Aids, o que clama por maiores cuidados. “Em Ilhéus, se repete uma tendência universal, em que o número de mulheres portadoras do vírus ou a síndrome já instalada está muito próximo da quantidade de homens em igual situação”, alerta. Ainda de acordo com Alba Ikuta, a última medição em Ilhéus apontou 150 pacientes do sexo masculino e 135 do sexo feminino, “uma relação que, há vinte anos, era de uma mulher para cada grupo de 15 homens”.
O trabalho a ser feito no Praia&Folia segue a estratégia já provada em outras festas populares, com distribuição de camisinhas e informações sobre ações preventivas em doenças sexualmente transmissíveis. “Nosso pessoal já possui suficiente experiência na abordagem das pessoas, de tal forma que não teremos maiores dificuldades em levar nossa mensagem aos foliões no Carnaval de Ilhéus”, finalizou Alba Ikuta.