Wagner Porto confirmado na Secretaria de Saúde de Ilhéus

O médico Wagner Porto concedeu entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta quarta-feira (12), já na condição de novo titular da Secretaria de Saúde de Ilhéus. O encontro com jornalistas e radialistas aconteceu no salão nobre do Palácio Paranaguá, com a presença do prefeito Valderico Reis, que anunciou o secretário como o nome mais indicado para corrigir distorções crônicas existentes na saúde pública do município.
O principal desses problemas estaria na precariedade do atendimento nos hospitais, como o Geral Luiz Viana Filho. Questionado sobre como pretende enfrentar a situação, Porto afirmou que o remédio é priorizar o atendimento na rede básica. “As unidades básicas de saúde podem atingir um índice de resolutividade de até 80%, o que contribuiria para desafogar os hospitais”, disse.
Segundo o médico, haverá prioridade para a informatização dos postos de saúde, o que permitirá maior agilidade nos processos de marcação de consultas e exames. Porto também declarou que dará continuidade ao projeto de ampliação do Programa de Saúde da Família, com a instalação de novas unidades nas zonas urbana e rural do município.
O novo titular da Saúde já exerceu o mesmo cargo no passado e, ao longo de quase uma década, atuou como subsecretário da Secretaria de Saúde do Estado. Já foi também diretor do Hospital Geral Luiz Viana Filho, presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde e membro do Conselho Estadual de Saúde. Porto é hoje secretário-geral da Sociedade Brasileira de Urologia na Bahia.
O prefeito Valderico Reis disse que a escolha de Wagner Porto para a Secretaria Municipal de Saúde levou em conta sua experiência e o trânsito fácil junto às autoridades estaduais e federais da área de saúde. “Isso é importante e vai ajudar a alavancar uma série de projetos que temos para melhorar o atendimento na rede pública de saúde em Ilhéus, que sofre de problemas antigos e muito difíceis de resolver”, salientou.
Valderico frisou ainda que o ex-secretário da pasta, Carlos Henrique Luz, deixa a Secretaria de Saúde, mas deverá permanecer no governo, em outra função. “Ele teve uma boa passagem pela Secretaria, mas chegou o momento de dar lugar a um técnico, sem contar que não poderíamos desperdiçar a larga experiência do médico Wagner Porto”, acentuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *