Informes ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Estrelas da música vão agitar o Ilhéus Praia&Folia 2006

Colo Colo se classifica de forma antecipada e pega o Bahia na 4ª

Ambulantes recebem credenciais na quinta

Ilhéus lança jornal voltado à conscientização ambiental

Ilhéus tem projeto pedagógico voltado à educação turística

Ilhéus paga bolsas do Peti a partir desta terça

Chave da cidade será entregue ao turco Nacib

“É preciso vacinar o máximo de idosos”, adverte secretário

Estrelas da música vão agitar o Ilhéus Praia&Folia 2006

A partir da noite desta sexta-feira (28) Ilhéus viverá um clima de total descontração, com a explosão de som e alegria promovida pelo Carnaval Praia e Folia, festa que terá mais de 60 atrações nacionais e regionais, um esquema especial de segurança montado pela PM para garantir a tranqüilidade do folião e muita gente bonita no circuito da avenida Soares Lopes. A sensação Vixi Mainha e os consagrados Araketu, Margareth Menezes, Rapazolla, Psirico, Eva, Cheiro de Amor são alguns dos nomes que prometem sacudir os três mil metros do circuito.
Serão mais de 100 horas de músicas de vários estilos para satisfazer aos públicos de faixas etárias distintas e um salão apropriado para as pessoas de terceira idade brincarem para valer até o sol raiar de cada manhã de carnaval. Espaços alternativos, a exemplo de tenda com música techno, são opções voltadas àqueles que preferem os ritmos menos eletrizantes. Camarotes especiais são atrações a mais na festa que promete fazer o chão tremer.
O público que preferir assistir de cadeira as passagens de trios e apresentações de blocos afro e de outras modalidades carnavalescas poderá trocar alimentos não perecíveis, exceto sal, pelas entradas que dão acesso às arquibancadas especiais do projeto de solidariedade Ação e Folia. Os alimentos arrecadados serão doados a entidades assistenciais. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, coordenada por Fátima Reis.
Alegria
O império da alegria vai se instalar no circuito da festa trazendo atrações como Nairê, Filhos de Gandhy, Harmonia do Samba, Luiz Caldas, Rapazola, Terra Samba e Balada Nova. São os nomes nacionais que passarão pela folia na primeira noite de carnaval. Eles abrirão alas para a passagem de outras atrações até a madrugada de terça-feira (2). Entretanto, a primeira noite de folia não fica restrita as atrações nacionais, No Carnaval Praia e Folia, os músicos da terra têm espaço garantido e 20 bandas estarão mostrado seus trabalhos em cima dos potentes trios elétricos.
No sábado de carnaval desfilarão pelo circuito da avenida Soares Lopes As Meninas, Batukerê, Levada Louca, Margareth Menezes, Olodum, O Rodo e Psirico, além das atrações regionais que estarão se apresentando todos os dias. No domingo, o público pode brincar para valer ao som do Estakazero, André Lellys, Carla Perez, É o Tchan, Oz Bambaz, Os Sungas, Patchanka e Beto Jamaica. O domingo foi reservado para o Araketu, Vixi Mainha, Guig Guetto, Cheiro de Amor e Trio da Huanna, passar pela avenida. Eles fecham o império da alegria que se estende até as primeiras horas de terça-feira.
Para completar a festa, não faltarão no circuito da avenida os blocos de sujo, mascarados, pierrôs, colombinas e tantos outros tipos que fazem do carnaval a maior manifestação popular do mundo. Brincar o Carnaval Praia e Folia é uma forma de reviver os carnavais do passado, sem sair do presente, tendo em vista a realização dos bailes da saudade. Baladas, axé, samba, pagode e outros estilos musicais que podem ser curtidos no Carnaval Praia e Folia 2006 com toda intensidade.
Segurança
O esquema especial montado pela PM conta com um efetivo de mais de 2.500 homens do comando local e de outros batalhões. Eles se encarregarão de oferecer tranqüilidade à população e aos foliões de outras cidades. Câmeras fixas e móveis ajudarão a monitorar o circuito. Três comandos serão instalados na avenida, um central que funcionará ainda com a Policia Civil e mais dois que serão instalados nos pontos extremos da Soares Lopes.
A Policia Montada vai monitorar a extensão de praia do circuito. Para evitar que armas brancas e de fogo sejam camufladas nas áreas verdes e nas areias da praia, máquinas apropriadas farão varredura. Nos acessos ao circuito, polícias militares se encarregarão de fazer abordagens portando detector de metais. O tenente-coronel Teixeria, comandante do 2º BPM garante que a ordem será mantida e alerta aos desavisados que não levem armas para a festa.
Saúde
A Secretaria de Saúde vai distribuir preservativos num posto que funcionará na praça Castro Alves. Evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis e o vírus HIV é o objetivo da secretaria, que trabalhará no local com equipes especializadas para realizar os primeiros socorros e orientar o folião a respeito de como proceder em casos de emergência para evitar complicações maiores.
Gente bonita e descolada aliada às inúmeras atrações, além da praia que é uma opção indispensável para o folião que não deixa de lado o bronzeado natural, são os ingredientes que fazem do Carnaval Praia e Folia uma festa regada de descontração.

Colo Colo se classifica de forma antecipada e pega o Bahia na 4ª

O Colo Colo fez história ao conquistar o primeiro turno do Campeonato Baiano e o atual elenco já tem seu nome marcado na galeria do Tigre ilheense. Não é para menos. O time está invicto há 11 jogos no certame, mesmo enfrentando pedreiras como o Vitória. Neste domingo (23), a vítima foi a Catuense. Jogando no estádio Mário Pessoa, o Colo Colo não apenas manteve a invencibilidade, como se distanciou de rivais e não largou o topo da tabela do Grupo 1. Venceu a Catuense por 2 a 0 e viu o seu atacante-matador Ednei fazer o 19º gol no Campeonato e se isolar ainda mais na artilharia do Baianão.
A partida contra a equipe de Catu começou morna, esquentou com uma bola na trave do goleiro Carlão, do Bem-TeVi e ficou morna até o primeiro gol do Tigre, aos 39 minutos, com Ednei. A vitória foi sacramentada no segundo tempo, em rebote de cobrança de falta de Juninho. Depois de mais uma vitória, o Colo Colo chegou aos 17 pontos no returno e selou sua classificação para a próxima fase do returno e trilha o caminho do título por antecipação. Isso porque se o time conquistar mais uma fase, não haverá a finalíssima prevista entre o campeão do primeiro turno contra o melhor do returno.
O Tigre atingiu 80% de aproveitamento nesta fase e somente perdeu quatro pontos dos 21 possíveis. Venceu cinco partidas e empatou duas, campanha idêntica à do Vitória, que o persegue na busca pelo título do Baianão 2006. O próximo desafio do ‘Tigrão’ será nesta quarta-feira (26), contra o Bahia, na Fonte Nova. O Colo Colo defenderá uma série de 12 jogos sem derrotas. Para a partida, somente uma dúvida no meio de campo.
O capitão Gil saiu de maca do confronto com a Catuense, num lance aos 20 minutos do segundo tempo. A esperança é que tenha condições de voltar a campo ainda na quarta. O Tigre enfrentou o Bahia três vezes neste campeonato. Venceu uma e empatou outras duas, uma na Fonte Nova (2 a 2) e outra no Mário Pessoa (1 a 1).
Os jogadores comemoraram mais uma vitória, ontem. O zagueiro Lima sentiu a pressão da Catuense. “Deu trabalho, mas conseguimos mais uma vitória”. Artilheiro isolado do Baianão, Ednei lamentou lances perdidos. “Poderíamos ter feito mais”, confessou o jogador que está “comendo” a bola e abriu o placar ontem, no Mário Pessoa. Autor de um belo gol após cobrança de falta, o volante Juninho saiu de campo festejado e já com a cabeça no “Tricolor de Aço”. “Temos jogadores capacitados e vamos buscar mais uma vitória”.
Série histórica
O time do técnico Ferreira entrou em campo um pouco acomodado e ameaçou se encontrar aos 12 minutos. Numa cobrança de falta, Jânio tocou para o capitão Gil e este tocou no canto inferior esquerdo da trave do goleiro Carlão da Catuense. O jogo parecia que ia esquentar, mas diminuiu o ritmo. Um pouco recuado, o Colo Colo permitia à Catuense chegar mais. Num desses lances, Paulinho quase abre o placar, aos 36 minutos. Copiando o adversário Gil, o atacante mandou a bola na trave.
O Bem-Te-Vi cutucou o Tigre com vara curta e a resposta foi imediata. No contra-ataque, o meia Gil lançou o atacante Ednei, pela direita. Ele recebeu na entrada da grande área, avançou e chutou forte, sem chances para o goleiro Carlão, e fez 1 a 0 para o Colo Colo. Aos 39 minutos, Juninho bateu direto e Carlão não soltou.
Veio o segundo tempo e a Catuense começou pressionando mais. O golpe aconteceu aos 16 da etapa complementar, com a expulsão de Jonh. O Colo Colo não soube aproveitar. Chegou a ser pressionado, perdeu gols ou parou nas mãos do goleiro de Catu. Aos 40 minutos, o meia Juninho cobrou falta e mandou na barreira. No rebote, chutou forte e definiu o placar: 2×0.

Ambulantes recebem credenciais na quinta

Na próxima quinta-feira (27), os vendedores ambulantes que se cadastraram junto à Prefeitura de Ilhéus para trabalhar dentro do circuito do Ilhéus Praia e Folia, receberão suas credenciais de permissão. A entrega será feita na Fundação Cultural de Ilhéus, no Calçadão Jorge Amado, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
No total, foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), 168 vendedores ambulantes, sendo 120 com isopor de bebidas, 15 pipoqueiros, cinco vendedores de cachorro-quente, sete de churrasco, 11 de doces, um de milho e um de pizza, além de oito towners. Todos eles receberam licença da Prefeitura para poder trabalhar dentro do circuito durante os quatro dias de festa.
O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, estima que, em média, cerca de 700 pessoas serão diretamente beneficiadas pela renda gerada através do mercado informal durante o Ilhéus Praia e Folia. “É uma oportunidade que esses vendedores terão de gerar uma boa renda para suas famílias”, disse. Além disso, Mazzei ressalta que todos os setores da economia receberão impacto por conta do carnaval fora de época, a exemplo dos hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, locadoras de veículos, taxistas, dentre outros.
A estimativa da Setur é de que 125 mil foliões circulem diariamente pelo circuito montado na Avenida Soares Lopes. “A festa atinge públicos diferentes em cada horário, com uma programação diversificada que atrai desde as crianças até os idosos”, disse.

Ilhéus lança jornal voltado à conscientização ambiental

Ilhéus acaba de dar um novo passo rumo no projeto de conscientização e preservação ambiental. Na última quinta-feira (20), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) lançaram o Eco Notícias, um jornal voltado exclusivamente às questões ambientais. O lançamento foi no Iate Clube de Ilhéus e contou com a presença de um grande número de empresários, autoridades e profissionais da imprensa regional, que se entusiasmaram com o novo veículo de comunicação.
A criação do jornal reforça as ações do governo municipal junto às comunidades. Ele será distribuído a cada dois meses em todas as escolas e associações, a fim de atingir um grande público. “Queremos que os assuntos ambientais passem a fazer parte das rodas de discussões e sejam tratados com a devida importância”, disse o diretor-presidente da Maramata, Jerbson Moraes. Ele afirmou que desde o início do governo, o prefeito Valderico Reis tem demonstrado grande preocupação com a educação ambiental, depositando nela a esperança de se alcançar o desenvolvimento sustentável.
O assessor de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus, Robson Hamil, disse acreditar no poder incentivador do jornal na vida das crianças e jovens estudantes. “O jornal foi muito bem elaborado e está trazendo assuntos relevantes para serem discutidos na sociedade”, disse. O assessor lembrou que este é o segundo veículo de comunicação criado pelo governo municipal para tratar das questões ambientais. O primeiro foi o site da Maramata (www.maramata.org.br), que tem atraído a atenção dos estudantes, que agora podem conhecer e participar dos projetos ambientais desenvolvidos no município.
Nesta primeira edição do Eco Notícias, foram abordados temas como a preservação da água, unidades de conservação, com o exemplo do Parque Municipal da Boa Esperança, período de defeso de espécies marinhas, Projeto Orla, dicas de leitura, biomas brasileiros, as ameaças trazidas pelo caramujo africano, ações de educação ambiental nas escolas, calendário de eventos ligados ao meio ambiente, além de uma entrevista com o diretor-presidente da Maramata, Jerbson Moraes.
Jerbson Moraes afirma que a preservação do meio ambiente nunca foi vista como um assunto prioritário em Ilhéus, o que acarretou em uma avassaladora degradação ambiental. No entanto, ele diz que o governo atual vem buscando inúmeras formas de ampliar a discussão, promover capacitações, estimular e monitorar a evolução de forma ecológica. “É preciso que toda a sociedade entenda que uma cidade ambientalmente melhor não é do interesse de algumas pessoas, mas de todas. Não podemos pensar na preservação do meio ambiente como interesse político e partidário, mas como dever de cada cidadão pelo interesse coletivo”, considerou.

Ilhéus tem projeto pedagógico voltado à educação turística

Um projeto considerado pioneiro e voltado para o resgate da história do turismo do município está sendo desenvolvido em Ilhéus nas escolas do Ensino Fundamental. A proposta é reforçar a vocação natural do turismo em cada unidade escolar que buscará ações no ambiente onde vive o aluno e prepará-lo para a vida e o mercado de trabalho. Essa ação é feita em parceria entre as secretarias da Educação e de Turismo, que iniciaram as atividades no dia 18 deste mês, com desfile que contou com a participação de coordenadores, professores e estudantes de escolas da rede pública.
A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Marileide Oliveira, diz que o projeto foi muito bem recebido nas escolas da rede municipal. Garante que os professores estão motivando os alunos para trabalhar nos diversos temas relacionados ao turismo, história e geografia de Ilhéus. “Vamos trabalhar com histórias como a do Morro de Pernambuco e com a cultura popular de comunidades rurais. Depois a população tomará conhecimento no desfile de 7 de Setembro e na mostra cultural que será realizada em outubro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães”.
O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, relata que esse projeto é mais um apoio para divulgar as potencialidades turísticas de Ilhéus, envolvendo principalmente a população e alunos da rede pública de ensino. “Além disso, a nossa secretaria recebeu do Ministério do Turismo, cerca de mil exemplares do livro “Embratur é nossa”, que sem dúvida será um reforço nesse trabalho pedagógico de suma importância, apoiado pelo prefeito Valderico Reis”.
O projeto engloba as diversas ações do “Ano do Turismo na Educação”, estipulado pelo prefeito Valderico Reis e que levará diversas atividades relacionando história e turismo ilheense. O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, destaca que este trabalho é resultado de um esforço conjunto de governo e segue uma diretriz municipal, que “privilegia a educação e os avanços na área social”.

Ilhéus paga bolsas do Peti a partir desta terça

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus fará, nesta terça e na quarta-feira (dias 25 e 26), o pagamento da bolsa-auxílio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O atendimento às 2 mil famílias beneficiadas vai acontecer no Estádio Mário Pessoa, nos turnos da manhã e tarde, obedecendo cronograma elaborado pela Secretaria.
De acordo com o calendário, serão recebidos nesta terça, na parte da manhã, os beneficiários das comunidades de Santo Antônio, Vila Olímpio, Ponta da Tulha, Rio do Engenho, Japu e Maria Jape. Na parte da tarde, será a vez das famílias do Couto, Tibina, Aderno, Retiro, Sambaituba, Aritaguá e Ponta do Ramo.
Os pagamentos terão seqüência na manhã de quarta, abrangendo as localidades de Alto do Carvalho, São Miguel, Teotônio Vilela, Rua do Mosquito e Vila Cachoeira. À tarde, serão atendidas as famílias de Salobrinho, Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Mambape e Nelson Costa.

Chave da cidade será entregue ao turco Nacib

Na terra de Jorge Amado, quem vai receber a chave da cidade durante a abertura da micareta será Nacib, um dos personagens principais do romance Gabriela, Cravo e Canela. Acompanhado por uma modelo que representará a mulata mais conhecida da literatura brasileira, o “turco” vai declarar oficialmente a abertura do Ilhéus Praia & Folia, nesta sexta-feira (28).
Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno, “nada mais justo do que prestar homenagem a esses grandes símbolos da nossa cultura e ao escritor que fez de Ilhéus uma cidade conhecida mundialmente”. Portanto, a festa que tomará conta da Avenida Soares Lopes até o dia 1º de maio vai ganhar um brilho extra ao trazer um pouco do ambiente da cultura amadiana.
Magno lembra que a marca “Praia & Folia” remete à combinação da festa com as belezas naturais presentes na cidade. “Agora, estamos complementando essa rica mistura com elementos culturais que também fazem parte da vida ilheense”, afirma. Segundo o presidente da Fundaci, a chave da cidade será entregue pelo prefeito Valderico Reis ao casal Nacib e Gabriela por volta das 23 horas de sexta-feira.
O Ilhéus Praia & Folia terá 60 atrações, inclusive bandas que fazem sucesso no carnaval de Salvador, presença de blocos afros, baile da saudade e a Tenda Techno pilotada pelo DJ Rogério. Camarotes e arquibancadas também integram a estrutura, que já está em fase final de montagem na Soares Lopes.

PROGRAMAÇÃO
A abertura da folia, no dia 28, contará com a presença da banda Vixi Mainha, sensação do carnaval 2006. Também estarão na avenida no primeiro dia de festa as atrações Nairê, Filhos de Gandhy, Harmonia do Samba, Luiz Caldas, Rapazolla, Terra Samba e Balada Nova. No sábado (29), entre os principais nomes do evento estarão As Meninas, Batukerê, Levada Louca, Margareth Menezes, Olodum, O Rodo e Psirico.
No domingo, o público da micareta vai curtir Estakazero, André Lellys, Carla Perez, É o Tchan, Oz Bambaz, Os Sungas, Patchanka e Beto Jamaica. O Ilhéus Praia & Folia se encerra no feriado de 1º de maio, segunda-feira, tendo como principais atrações Araketu, Cheiro de Amor, Guig Guetto e Trio da Huanna.

“É preciso vacinar o máximo de idosos”, adverte secretário

Ao dar início à campanha de vacinação de idosos contra gripe, na segunda-feira (24), o secretário da Saúde de Ilhéus, Wagner Porto, afirmou que todos os esforços serão concentrados para alcançar a meta de imunizar 16.258 pessoas com idade acima de 60 anos. “É preciso vacinar o máximo de idosos”, advertiu o médico, destacando que “o vírus da gripe está freqüentemente associado a complicações que podem determinar hospitalização e até mesmo o óbito”. Afirmando que as conseqüências da gripe significariam importante impacto sobre os custos da saúde pública, Wagner Porto salientou que “mais uma vez, o grande objetivo da saúde pública é a prevenção”.
Dentre os efeitos da gripe, o mais freqüente e também de maior relevância clínica é a pneumonia, um quadro particularmente difícil em pacientes com idade avançada. Mas o secretário da Saúde de Ilhéus lembra que outros males do aparelho respiratório são achados também em conseqüência da gripe, como otite média, sinusite, laringite, além de complicações do sistema nervoso central e síndrome de Reye (doença neurológica e hepática, que tem como sintomas vômitos e alteração do nível de consciência, evoluindo até o coma).
O secretário Wagner Porto destaca que a vacina reduz o risco de contrair a gripe em até 90% dos casos, precisa ser tomada todos os anos, tem excelente tolerância e quase nenhuma contra-indicação. “A única exceção que contra-indica a vacina contra gripe é o portador de alergia à proteína do ovo, o que é muito raro”, disse. A Secretaria da Saúde de Ilhéus colocou à disposição do público 22 postos médicos, durante cinco dias, número que será aumentado para 45 no sábado (29), escolhido pelo Ministério da Saúde como Dia Nacional da Vacinação Contra Gripe. A campanha deste ano tem, nacionalmente, como slogan “Viva melhor. Vacine-se contra a gripe”. A vacinação está sendo feita também na zona rural de Ilhéus, com seis equipes motorizadas.

Colo Colo classificado para a segunda fase do segundo turno

Ao vencer a Catuense por dois a zero no estádio Mário Pessoa, dia 23 de abril, o Colo Colo disparou na liderança de seu grupo e garantiu vaga na próxima fase do segundo turno do campeonato baiano profissional.

Colo Colo: Cristiano (Marcelo), Lima, João Paulo, Luis Henrique, Sandro, Wescley, Alex Santos (cartão amarelo), Juninho (gol, 40, 2º tempo), Gil (Jamaica), Jânio e Edinei (gol, 38, 1º tempo). Técnico: Ferreira

Catuense: Carlão, Ademir (Diego), Jauci (cartão amarelo), Roni (cartão amarelo), Jhony (2 cartões amarelo – expulso), Gel (cartão amarelo), Boca, Ueider (Nem), Fábio Santos, Kel e Paulinho (cartão amarelo). Técnico: Lindolfo Reina

Arbitragem: Lúcio José Silva Araújo. A1, Ademir Moreira e A2, Edílson Teles. 4º árbitro, Felisberto Santiago.

*Respeitado 1 minuto de silêncio (Telê Santana).

Edinei, com o gol de hoje, soma 19 tentos. Está isolado na artilharia.

Renda: R$ 19.800,00. Total de público: 4.476

Espaço Maneiro – Por Marcos Pennha

A Lu me disse

* Lucianta, a loura ambiciosa, ligou para o açougue e perguntou se o homem tinha pé de porco, orelha de porco, coxão de porco, etc. O homem respondeu que sim. Ela desligou o telefone e, pensativa, comentou: “Que homem esquisito. Tem cara, orelha, pé, coxão e tudo de porco. Eu héin!”

Estão dizendo por aí …

* Comenta-se que a pseudo-atriz Suzane Richthofen não tem competência nem para participar dos programas dominicais Domingão do Faustão, da TV Globo, e Domingo Legal, do SBT, apresentado por Gugu Liberato. Motivo: não sabe simular o choro.
Afinal, dizem que nesses programas, cada lágrima equivale a um ponto percentual (leia-se 80 mil espectadores) no IBOPE. Snif, snif, …

Piadinhas, ou não …

* A mulher traía o marido no seu apartamento. De repente, quando estavam no
bem-bom, a campaínha toca. A mulher, apavorada, diz: “É meu marido. Pule a
janela”. O amante, desesperado, disse: “Mas nós estamos no décimo terceiro andar”.
A mulher falou: “Ah, isso não é hora de pensar em superstição. Pule, logo”.
* O velho de oitenta e cinco anos vai ao médico lamentar-se, porque só consegue
transar uma vez por dia. o médico explica que esse desempenho tá muito bom para a
idade dele. O velho não se convence, afirmando que tem amigos de 90 anos, que
falam que transam três vezes ao dia. O médico fala: “O senhor faça o mesmo que que
eles. Fale. Afinal, suas cordas vocais estão ótimas”.

Momento de Sabido … ria

* Na sua volta à terra, o astronauta brasileiro Marcos Pontes ficou sabendo que a
Varig foi para o espaço, para nunca mais voltar. Zuuuuuuuuuuuum …

Enquanto isso, no palácio …

* “Entra em campo o time do rei …” Narrava o locutor Josta Lage, irmão de Jerda e Jôjô. A rádio Tagarela FM tem uma equipe esportiva de comentaristas, formada pelo próprio rei Malderico e seus secretas. O porta-voz do rei, Robicho Amil, participa, também, nas outras emissoras, por isso chamadas de rádio AM. AM de Amil entendeu?
Malderico fala, com exclusividade, para a rádio oficial do palácio, a Tagarela FM.
FM de Fala Malderico. Em dias de jogo do time de futebol da cidade, toda comitiva real dá pitaco. Josta Lage faz a narração vibrante e, de vez em quando sempre, solicita a intervenção de um dos comentaristas.
– E aí, meu rei, o que tá achando da partida?
– Poa, poa, a partida até que não foi mal. Vamos aguardar a chegada.
O jogo tá duro. Duro de aguentar os comentários do rei & Cia.
– Registro aqui a presença da princesa Barbie. Vamos ouvir o que ela tem a dizer.
Como você tá vendo o jogo?
– Tô vendo com meus próprios olhos que estamos sofrendo ataques de todos os lados.
Temos que contra-atacar, porque, como todo mundo sabe, a melhor defesa é o ataque.
E depois que quem entra na chuva é pra se jogar.
– Essa foi a excelente participação de nossa Barbie. Olha quem tá chegando aqui, agora, justamente no momento em que o nosso zagueiro entrou de carrinho no atacante do adversário. O que você achou da jogada, Maldericozinho?
– Eu achei que valeu a pena, afinal nosso jogador, por ainda ser de um time
pequeno, só poderia entrar de carrinho. Eu quando entro em campo, só entro de
carrão. Ha, ha, ha, …
– Esse é o Maldericozinho que conhecemos, gente. Agora, vamos ouvir o comentário do secreta de saúde. Cadê ele? é o mesmo, mesmo? ou já é outro? Ah, ele tá chegando. Secreta, dê seu parecer sobre a partida.
– Partida? Eu sou o porto seguro dessa joça, meu irmão. Não admito esse tipo de gozação. Nem bem cheguei e você já tá dizendo que tô partindo. Não sou desses não, viu?
– Um momento, secreta, que o rei quer falar algo.
– Poa, poa, é só pra pedir desculpa a nossa folha … ô, ô, desculpa a nossa filha
… Não, não, desulpa a nossa falha … poa, poa, …
Bom, essé é o jogo do time do palácio, que começou a jogar, mas não tem hora pra terminar.

Obs: O Espaço Maneiro é patrocinado pela “Prafartura de Ios”, uma empresa do grupo “Vaisserrico Rei”.

Nota da Coluna: As bobagens aqui escritas não representam, necessariamente, a opinião desse site. Até porque pode ser que tudo não passe de mera ficção.

Dê mais uns acessos de risos nas edições dos dias 07, 13, 17, 26, 30/09, 08, 17, 20, 27/10, 04, 11, 18, 25/11, 02, 09, 16, 23 e 30/12/05, 07, 14, 20, 28/01, 03,
10, 17, 24/02, 03, 14, 17, 24/03, 01, 08 e 15/04/06. A próxima é dia 28/04/06 em
qualquer horário.

* Marcos Pennha é humorista. Escreve uma coluna de piadas no jornal Foco Regional.
Ver perfil no Orkut.
MSN: marcospenha97@hotmail.com

Fatos históricos do dia 22 de abril

Descobrimento do Brasil
Depois de 44 dias de viagem, no dia 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra firme. Os 13 navios ficaram reconhecendo a nova terra e seus habitantes, os índios. Era o início da história do Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei de Portugal, relatou detalhadamente o fato.
1821 – Dom Pedro, filho de João VI (rei de Portugal), é nomeado regente da Coroa no Brasil.
1836 – Ocorre a batalha de São Jacinto, quando Samuel Houston, junto de voluntários dos Estados Unidos, derrota as tropas mexicanas do general Antonio López de Santa Anna. Este último acaba preso.
1851 – Rafael Carrera toma posse do cargo presidencial e inicia uma ditadura na Guatemala.
1870 – Nasce Vladimir Ilich Ulianov, conhecido como Lenin, líder da revolução russa e criador do Estado Soviético.
1915 – I Grande Guerra Européia: pela primeira vez, gases asfixiantes são utliziados com fins bélicos.
1915 – O Teatro Nacional de Havana é inaugurado com a ópera Aida, de Verdi.
1929 – Termina o pleito de Tacna e Arica, origem das diferenças da política e das fronteiras entre Peru e Chile.
1971 – Morre Francisco Duvalier, ex-presidente do Haiti.
1975 – O Conselho Superior das Forças Armadas de Honduras destitui López Arellano.
1981 – Uma greve mobiliza 10 mil mineiros no Chile.
1984 – Uma pastoral formada por nove bispos católicos da Nicarágua, que faz o diálogo entre o governo e a guerrilha, começa a conhecer todas as igrejas do país.
1985 – O presidente argentino, Raúl Alfonsín, denuncia a existência de conspirações civís para levar as forças armadas a um Golpe de Estado.
1985 – Morre Tancredo Neves, presidente eleito do Brasil.
1992 – Uma série de explosões em cadeia por acumulação de gases em uma fábrica de Guadalajara (México) causa a morte de 190 pessoas e deixa 1.500 feridos.
1994 – Morre Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos.
1996 – Morre Jorge Teiller, poeta chileno.
1997 – Soldados peruanos assaltam a residência do embaixador do Japão em Lima e liberam 71 dos 72 reféns retidos pelo Movimento Revolucionário Tupac Amaru desde 17 de dezembro. Morrem os 14 seqüestradores e um refém.
2001 – É concluido, em Quebec, o III Encontro das Américas com o compromisso dos governos, com exceção de Cuba, de colocar em prática, antes de finalizar o ano 2005, uma área de livre comércio desde o Alasca até Terra de Fogo.

O Primeiro Grande Mártir da Independência do Brasil

TIRADENTES ( Joaquim José da Silva Xavier) (1746-1792), é considerado o grande mártir da independência do nosso país. Nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José ( hoje Tiradentes) e São João del Rei, Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Tiradentes não fez estudos das primeiras letras de modo regular. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, pesquisou minerais, foi médico prático. Tornou-se também conhecido, na sua época, na então capitania, por sua habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.
Em 1789 o Brasil-Colônia começava a apresentar algum progresso material. A população crescia, os meios de comunicação eram mais fáceis a exportação de mercadorias para a metrópole aumentava cada vez mais. Os colonos iam tendo um sentimento de autonomia cada vez maior, achando que já era tempo de o nosso país fazer a sua independência do domínio português.
Houve então em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, uma conspiração com o fim de libertar o Brasil do jugo português e proclamar a República. Uma das causas mais importantes do movimento de Vila Rica foi a independência dos Estados Unidos, que se libertara do domínio da Inglaterra em 1776, e também o entusiasmo dos filhos brasileiros que estudaram na Europa, de lá voltando com idéias de liberdade.

Ainda nessa ocasião não era boa a situação econômica da Capitania de Minas, pois as Minas já não produziam muito ouro e a cobrança dos impostos ( feita por Portugal) era cada vez mais alta.

O governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, resolveu lançar a derrama, nome que se dava à cobrança dos impostos. Por isso, os conspiradores combinaram que a revolução deveria irromper no dia em que fossem cobrados esses impostos. Desse modo, o descontentamento do povo, provocado pela derrama, tornaria vitorioso o movimento.

A conjuração começou a ser preparada. Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião. Os conspiradores pretendiam proclamar uma república, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, ao desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade.

Uma das primeiras figuras da Inconfidência foi Tiradentes. O movimento revolucionário ficou apenas em teoria, pois não chegou a se realizar. Em março de 1789, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, que se fingia amigo e companheiro, traiu-os, denunciando o movimento ao governador.

Tiradentes achava-se , nessa ocasião no Rio de Janeiro. Percebendo que estava sendo vigiado, procurou esconder-se numa casa da rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, sendo ali preso. O processo durou 3 anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros conjurados. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.

Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.

INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Invicto há 10 jogos, Tigre está a uma vitória da classificação

Atividades marcam lançamento do ano do Turismo na Educação

Aprovação de projeto garantirá R$ 10 milhões para habitação

Governador vem a Ilhéus para entregar casas do Viver Melhor

PM terá 2.500 homens no Ilhéus Praia e Folia 2006

Invicto há 10 jogos, Tigre está a uma vitória da classificação

O Colo Colo praticamente selará a sua classificação para a próxima fase do returno do Campeonato Baiano 2006 caso vença a Catuense, no próximo domingo. O jogo será no estádio Mário Pessoa, às 16h. Ontem (19), o Tigre ilheense atuou fora de casa e arrancou um empate em partida contra o Poções, no estádio Heraldo Curvelo. Os gols aconteceram no primeiro tempo e o placar ficou em 1×1. O resultado deixou o Colo Colo com 14 pontos e o Poções com apenas 3.
A equipe ilheense detém a liderança isolada do Grupo 1. Está quatro pontos à frente de Fluminense e Camaçari, que têm 10, e seis do Bahia, quarto colocado. Em seis partidas no returno, o time conquistou quatro vitórias e dois empates, fazendo 14 gols e levando apenas seis. Até aqui, o Colo Colo tem aproveitamento de 77% no segundo turno. Após vencer a equipe do Poções em casa, o time não conseguiu repetir a boa atuação em Poções. Sentiu a falta dos jogadores Alex Santos, Melk e do capitão Gil.
O técnico Ferreira terá três dias para preparar a equipe visando a partida contra a Catuense, no domingo. A partida contra o time de Catu será a última do Colo Colo em casa. Os últimos três jogos da fase serão disputados fora dos seus domínios, quando enfrentará Bahia (dia 26), Camaçari (29) e Fluminense (03/05). Ao final do confronto com o Poções, o lateral Wescley revelou que a equipe “esperava um resultado melhor”, mas pôde somar mais um ponto e manter uma invencibilidade de dez jogos.
A classificação à próxima fase deixará o time ainda mais perto da conquista antecipada do Campeonato Baiano de 2006. Como conquistou o primeiro turno, bastará ao time levar o returno para ficar com a taça de campeão da atual temporada estadual. Se levado em conta os últimos resultados, a conquista antecipada não será missão impossível. Nos últimos dez jogos, o time ganhou ou empatou e não conhece uma derrota desde a última vez que enfrentou a Catuense no estádio Mário Pessoa, ainda pelas quartas-de-final do turno de abertura da competição.
Jogo truncado
A partida de ontem contra o Poções foi nervosa, truncada e com muitas faltas duras por parte do adversário. O Colo Colo mostrou desatenção nos minutos iniciais ao levar uma bola na trave, em lance do atacante Dadai, do Poções. Pela primeira vez no returno, o Tigre teve que correr atrás do placar, após tomar um gol aos 34 minutos. Jobinho, meia do Poções, aproveitou que o goleiro Cristiano estava um pouco adiantado e mandou na ‘gaveta’, fazendo 1×0.
O time conseguia chegar na área do adversário, mas errava na conclusão. Exatamente dez minutos após levar o gol, o time empatou a partida. O zagueiro Gilmar tentou cortar um cruzamento com a mão, dentro da grande área. Pênalti. O volante Juninho se colocou para a cobrança. Chutou forte, deslocando o goleiro Robson, do Poções, e empatou a partida. O segundo tempo foi marcado por lances duros, sem gols. O empate deixou o Colo Colo em boa situação e o Poções na lanterna da competição.

Atividades marcam lançamento do ano do Turismo na Educação

A Prefeitura de Ilhéus lançou nesta quinta-feira (20) o projeto “Redescobrindo Ilhéus: o ano do turismo ilheense”, criado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). As primeiras atividades do projeto foram desenvolvidas nas escolas municipais das zonas urbana e rural durante toda a semana, como parte das comemorações da “Semana do Descobrimento da Nossa História”, mas o lançamento oficial do projeto foi com um grande desfile pelas principais ruas do centro da cidade, que contou com a participação de alunos, professores e coordenadores de seis escolas da rede municipal de ensino.
Durante o desfile, as escolas celebraram a culminância das atividades desenvolvidas com a apresentação da formação étnica da capitania dos Ilhéus. Cada escola pôde mostrar o que há de mais interessante em sua comunidade. Segundo o coordenador do Programa de Implementação dos Estudos Regionais (Proier), Erlon Costa, essa é uma forma das pessoas conhecerem, mesmo que de forma lúdica, a história de Ilhéus, sua cultura, patrimônio, e como isso pode ser aproveitado para o turismo.
O ano de 2006 ficou determinado como o ano do turismo na educação. O projeto abrange uma série de atividades com o objetivo de repassar os valores e patrimônios de Ilhéus para os visitantes. Durante todo o ano, as 64 escolas de ensino fundamental e outras três de educação infantil da cidade realizarão atividades baseadas no novo projeto, que será adaptado por cada uma delas, de acordo com a sua realidade.
Os temas abordados nessas atividades serão a formação da criança e do jovem para recepcionar os turistas, a descoberta do patrimônio histórico e sua preservação, o respeito ao meio ambiente como chamariz para o turismo, além de outros como a cultura, o folclore e a história de cada localidade, que já vêm sendo trabalhados pelo Núcleo de Estudos Regionais. Alguns projetos desenvolvidos pelo Núcleo já estão em andamento, a exemplo do “Erês da Senzala”, que trata da influência dos negros na região, e o “Tecendo Esteiras”, que resgata as atividades manuais.
Protagonistas da história
Erlon explica que, com o projeto de turismo nas escolas, cada instituição vai trabalhar com um ponto turístico da cidade e com a realidade local. Ele diz que a intenção do governo municipal é incentivar e preparar os alunos para entrar no mercado de trabalho numa área muito promissora. “É um trabalho muito bonito, que envolve o esforço das escolas como um todo.” O coordenador acredita que desse modo os alunos conseguem se sentir verdadeiros protagonistas de suas histórias. “Eles vão para a avenida mostrar o que aprenderam em sala de aula”, disse.
Segundo o secretário municipal de Educação, Almir Pereira, a idéia do projeto é transmitir aos alunos uma cultura de respeito ao patrimônio e às riquezas de Ilhéus. “De nada adianta a Secretaria de Turismo (Setur) se esforçar para trazer os turistas à cidade, se as pessoas e o ambiente não estiverem preparados para recebê-los”, disse. Ele destacou a importância do trabalho conjunto entre as duas secretarias para o desenvolvimento do turismo em Ilhéus.

Aprovação de projeto garantirá R$ 10 milhões para habitação

O prefeito Valderico Reis disse que a aprovação do projeto de parcelamento da dívida de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) garantirá ao município recursos da ordem de R$ 10 milhões para a área de habitação, além de verba para outras 950 casas populares. O parcelamento da dívida depende de aprovação de anteprojeto enviado pelo Executivo à Câmara de Vereadores e que encontra-se sob análise do Legislativo. Segundo cálculos da Secretaria Municipal de Administração, os ex-gestores municipais deixaram uma dívida de aproximadamente R$ 15 milhões do Fundo de Garantia, inscrevendo Ilhéus no cadastro de inadimplentes da União e impedindo-o de contrair empréstimos ou firmar convênios.
O prefeito se reuniu com representantes da Caixa Econômica e do Ministério das Cidades para discutir pendências relativas a convênio e a aceleração dos projetos habitacionais e de infra-estrutura. A reunião aconteceu no anexo do Palácio Paranaguá, nesta quinta, e contou também com a participação da assessora técnica do Habitar Brasil/Bid, Selena Moraes, e dos secretários municipais Adriana Aleixo (Planejamento) e Celso Assereuy (Engenharia e Obras). A técnica do Ministério das Cidades reforçou a necessidade de se revolver pendências deixadas pelos ex-gestores também na área de habitação e saneamento, além do FGTS.
Valderico disse contar com a sensibilidade dos vereadores para aprovar a proposta de parcelamento do Fundo de Garantia. “Esse débito foi deixado pelos ex-gestores e não dá para o município pagar um débito deste tamanho de uma vez só”. O prefeito também assegurou à representante do Ministério das Cidades a aceleração de trâmites burocráticos para que sejam resolvidas pendências em relação a obras inacabadas da gestão passada. Selena Moraes disse que o recurso de aproximadamente R$ 10 milhões serão oriundos do Fundo Nacional para Habitação.
Na reunião, o prefeito fez um relato da viagem à Brasília, na quarta-feira, quando ficaram asseguradas a Ilhéus mais 950 casas para a população de baixa renda. “O nosso governo tem pressa e estamos conversando com a Câmara para que seja votado o parcelamento da dívida do FGTS”, enfatizou. O prefeito disse que a política habitacional é uma das preocupações de seu governo e que “agora mesmo o município paga aluguel para 150 famílias desabrigadas das chuvas”. Para Valderico, a resolução das pendências com Siafi e Cauc é imprescindível para que se “atenda a quem mais precisa”.
Inadimplente
Caso a proposta de parcelamento do Fundo de Garantia não seja logo aprovada, o município corre o risco de ficar sem poder honrar pagamento de obras conveniadas, como a do Habitar Brasil/Bid, no alto do Teotônio Vilela, além de impedir o município de firmar novos convênios com a União. O prefeito explicou que o débito do FGTS foi provocado nas gestões anteriores, que não fizeram os depósitos devidos, deixando Ilhéus inscrita como inadimplente junto à União. Além do Fundo, também existem dívidas relativas a INSS.
Ainda na reunião, os técnicos da Caixa Econômica mostraram-se preocupados com uma imediata solução, que permita o andamento dos projetos habitacionais e de saneamento. Selena Moraes, do Ministério das Cidades, disse que com o atraso Ilhéus corre o risco de “ser substituído” entre as prioridades para a destinação de recursos habitacionais. A secretária de Planejamento, Adriana Aleixo, enfatizou “o compromisso do prefeito Valderico Reis numa solução imediata para o problema e afirmou que os maiores beneficiados com a regularidade com a União serão os cidadãos e o município”.

Governador vem a Ilhéus para entregar casas do Viver Melhor

O governador Paulo Souto participou de entrevista nesta quinta-feira (20), no programa Informe 102,9, (Rádio Gabriela FM), na qual reafirmou seu compromisso com Ilhéus. Souto disse que virá dentro em breve ao município, para entregar unidades habitacionais do programa Viver Melhor II, no bairro Nossa Senhora da Vitória, e inaugurar a Escola Indígena Tupinambá em Olivença, uma obra realizada em parceria com o governo municipal.
Apesar de não ter informado a data, o governador assegurou que a entrega desses projetos à população vai acontecer nas próximas semanas. No caso das moradias do Viver Melhor II, falta somente resolver pendências relacionadas ao saneamento básico, para que a famílias beneficiadas sejam transferidas. Além de novas casas, o programa investe em melhorias sanitárias e urbanização, incluindo pavimentação de ruas, iluminação pública e outros equipamentos.
O Viver Melhor já beneficiou moradores do Teotônio Vilela e agora chega ao Nossa Senhora da Vitória. A iniciativa tem exatamente o objetivo de atender comunidades que vivem em áreas de risco, como regiões ribeirinhas e encostas. “Ilhéus, que tem como características a presença de morros, está sendo contemplada também com recursos para obras de contenção”, lembrou o governador.
O Governo do Estado assinou, no início de abril, novo convênio com o Banco Mundial (Bird), garantindo um aporte de US$ 82 bilhões para o Viver Melhor II. Ilhéus está entre os oito municípios contemplados e a execução da nova etapa deverá iniciar até o primeiro semestre de 2007. Souto observou que os trabalhos somente não começarão antes por conta de exigências da legislação.
O prefeito Valderico Reis diz que a preocupação do Governo da Bahia com o desenvolvimento de Ilhéus está evidenciada nas ações promovidas pelo Estado. Salientou também que muitos projetos estão sendo viabilizados hoje em Ilhéus porque o município tem se empenhado em regularizar sua situação fiscal. “Encontramos uma Prefeitura inadimplente e temos trabalhado para corrigir esse problema”, destaca.
Para Valderico, a parceria com o governo do Estado está consolidada e vai permitir outros investimentos importantes para o município, como o projeto de revitalização urbana. Durante esta semana, técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) estiveram em Ilhéus para efetuar análises e medições em diversos logradouros. “A recuperação das ruas da cidade é outro compromisso firmado pelo Governo da Bahia e reforçado pelo apoio do senador Antônio Carlos Magalhães e do deputado ACM Neto”, comenta o prefeito.

PM terá 2.500 homens no Ilhéus Praia e Folia 2006

A Polícia Militar já montou o esquema especial para oferecer total segurança aos foliões e a população em geral durante a realização do Ilhéus Praia e Folia, evento que acontece a partir da noite de sexta-feira (28) até a madrugada do dia 2 de maio, na avenida Soares Lopes. Um efetivo de mais de 2.500 homens do 2º BPM e de outros batalhões se encarregará da segurança do circuito e demais pontos da cidade. A Polícia Rodoviária se responsabilizará pelas barreiras que serão montadas nos acesso a Ilhéus.
O esquema de segurança contará também com a instalação de câmeras no circuito. Segundo o tenente-coronel Teixeira, comandante do 2º BPM, para proporcionar tranqüilidade à população da própria cidade e a flutuante, a PM vai instalar 14 postos elevados, que funcionarão com guarnições, num esquema de revezamento constante. O comandante disse que três postos de comando serão instalados no circuito da avenida Soares Lopes. O comando central abrigará a Polícia Civil e contará com um delegado plantonista.
No comando central, também trabalharão homens ligados ao Juizado de Menores e outros órgãos ligados ao Poder Judiciário. Os demais comandos serão instalados nas extremidades do circuito, um perto da Catedral de São Sebastião, que coordenará ações na jurisdição que vai até o palanque oficial, e o outro próximo ao Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, onde serão coordenadas ações desta área até o palanque oficial.
60 patrulhas, com 5 homens cada uma, estarão de prontidão e, assim, vão garantir ao folião total tranqüilidade e a possibilidade de brincar o Carnaval Praia e Folia para valer. Em relação às seis barreiras que serão instaladas no circuito, o comandante falou que duas serão montadas em portões instalados nas proximidades do Teatro Municipal de Ilhéus, uma na Galeria Bandeirantes, uma na Biblioteca Pública Adonias Filho, uma na transversal da Receita Federal e a outra no Centro de Convenções. Todos esses acessos ao circuito serão monitorados por PMs munidos de detector de metal.
A Polícia Montada vai ficar responsável pelo monitoramento da praia e os motociclistas da PM farão abordagens na ciclovia da avenida Soares Lopes. A redução do circuito foi outro ponto abordado pelo comandante. Segundo ele, a medida também evita ações de marginais. Além disso, a exemplo do ano passado, serão utilizadas máquinas na praia e nas áreas próximas, com o objetivo de fazer varredura de armas brancas e de fogo. Segundo o comandante, o esquema não ficará restrito ao circuito. Sobre as abordagens que a Policia Rodoviária vai realizar no período carnavalesco, o comandante explicou que serão feitas em cinco pontos da rodovia Jorge Amado.
Outros procedimentos semelhantes serão adotados para a rodovia Ilhéus/Uruçuca e Ilhéus/Olivença. Afastar a marginalidade da festa é principal proposta do esquema especial da PM. O tenente-coronel Teixeira garantiu que a PM e a Prefeitura de Ilhéus, assim como os demais órgãos envolvidos na iniciativa, estão trabalhando em conjunto, visando o sucesso e a total tranqüilidade da festa. Agradeceu o apoio da prefeitura para a elaboração do esquema, lembrando da participação efetiva do governo Valderico Reis, para o engrandecimento de todo o evento.
Para quem pretende cair na festa assim que a explosão de alegria começar na noite de sexta-feira (28), o tenente- coronel disse que os foliões devem brincar portando apenas sentimentos de paz e amor. Segundo ele, a festa deve ser aproveitada “como forma de jogar as agruras do dia-a dia fora”. Para os desavisados, aconselhou não levar armas. Teixeira informou também que o policiamento especial da PM vai atuar nas áreas periféricas do carnaval, a exemplo de pontos de ônibus e outros locais fora do circuito. O Pessoal do CAE também estará integrado ao esquema de segurança montado pela PM. Ele foi enfático ao afirmar que todos os serviços oferecidos serão redobrados durante a realização do “Praia e Folia”.

52 mil títulos eleitorais cancelados na Bahia

A Justiça Eleitoral cancelou 586.057 títulos eleitorais em todo o país.
O maior número de cancelamentos foi registrado no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com cerca de 175 mil títulos irregulares. Em segundo lugar ficou a Bahia, com 52,4 mil cancelamentos, seguido do Rio de Janeiro, com 43,6 mil.
No exterior, dos quase 60 mil eleitores, apenas dois corriam risco de perder o título e já regularizaram a situação. Os documentos foram cancelados porque os eleitores não votaram e nem justificaram a ausência nas últimas três eleições.
Agora, o eleitor que teve o título cancelado têm até 3 de maio para regularizar a situação. Ele deve procurar o cartório da zona eleitoral ao qual está vinculado. No caso de mudança de endereço, a pessoa pode procurar a zona eleitoral mais próxima. Todos devem levar documento de identidade, título eleitoral e, se for o caso, os comprovantes de justificativa ou de votação.

É necessário também pagar multa de R$ 3,50 por cada eleição que não participou. Segundo o corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cesar Asfor Rocha, o eleitor pobre, na forma da lei, pode ser dispensado do pagamento a critério do juiz ao qual ele estiver vinculado.

Sem o título, o eleitor fica impedido de tirar passaporte, participar de concurso público, assumir cargo público, obter empréstimo em bancos oficiais, tirar CPF. Os funcionários públicos ficam até mesmo impossibilitados de receber salário.

CHAT DA NOTÍCIA

CONVENÇÃO DO LIONS EM ILHÉUS

No ritmo das comemorações dos 50 anos de fundação do Lions Clube em Ilhéus, acontece na cidade, de 28 a 30 de abril, a VII Convenção Estadual do Lions – Distrito LA2.

• O encontro estadual do Lions deve reunir cerca de 600 associados do clube de serviço no centro de convenções de Ilhéus. A realização do evento na cidade se deve à festa do Jubileu de Ouro. A abertura, na sexta-feira, será abrilhantada com a presença do governador Paulo Souto, que será homenageado com o troféu Leão de Ouro, outorgado a raras personalidades que tenham contribuído para a história do clube ilheense.

• O governador distrital do Lions Clube, Sérgio Braga, será o presidente do evento. No sábado, à noite, uma animada festa intitulada Noite do Companheirismo – Festa Verde e Amarelo, será realizada na AABB, com animação de Nego & Banda. No domingo, pela manhã, acontecerá a eleição do vice-governador distrital, ou seja, o futuro governador.

CARNAVAL DE ILHÉUS

Grande expectativa para o carnaval fora de época de Ilhéus, o Praia & Folia 2006, que acontece na avenida Soares Lopes, de 28 de abril a 1º de maio.

• A Prefeitura de Ilhéus está adotando providências para transformar o circuito da avenida em um grande baile popular. Além das bandas do axé music, haverá um espaço com DJ para o dance music, experiência realizada no ano passado. Três blocos estão em produção para a festa: Mássicas, Vira Lata e Descolados.

• Na abertura, as atrações são Nairê, Filhos de Ghandi, Harmonia do Samba, Luiz Caldas, Rapazzola, Terra Samba e Balada Nova. No sábado, a vez de As Meninas, Batukerê, Levada Louca, Margareth Menezes, Olodum, O Rodo e Psirico. Domingo será com Estaka Zero, André Lelys, Carla Perez, É o Tchan, Oz Bambaz, Os Sungas, Patchanka e Beto Jamaica. No encerramento, 1º de maio, Araketu, Banda Eva, Guig Guetto, Cheiro de Amor e Trio da Huana.

CAMAROTE VIP

Na seqüência do carnaval Praia & Folia, a ferveção promete acontecer também nos ambientes dos camarotes.

• Um destaque na noite será o camarote Vira Folia, organizado pelo dentista Ricardo Rocha, presidente da Uniodonto, que promete reunir gente bonita e descolada, num espaço de 340 metros quadrados, com sala vip, TV de Plasma, cyber café, e a agitação do DJ Guto, que embalou o camarote 2222, de Gilberto Gil, em Salvador, e o DJ Rogério.

• Haverá também telão com imagem da TV Cabo. Os interessados podem adquirir ingressos na Topada Calçados, Oficina de Estampa, Inforlaser e Biboca Cabeleleiros. Vale a pena participar, porque, além da alegria, parte da renda do camarote será destinada à campanha Adote um Velhinho, do Abrigo São Vicente de Paulo.

BOCA FOLIA

O carnaval fora de época de Ilhéus está recheado de eventos paralelos. É o caso da festa de camisa Boca Folia, marcada para a tarde do dia 30 de abril, no Boca Du Mar.

• O Boca Folia é um evento sempre esperado durante a micareta de Ilhéus. Reúne uma galera jovem e animada, com paz e alegria. Este ano, a festa vai contar com shows das bandas Estaka Zero e André Lelis, fazendo do domingo de carnaval um dia ainda mais movimentado.

• Mais uma novidade do Boca Folia em 2006. A produção da festa resolveu se engajar na campanha do abrigo São Vicente de Paulo – Adote Um Velhinho, e vai doar 300 cortesias, que serão trocadas, cada uma, por dois quilos de alimentos. O total arrecadado será destinado ao lar de idosos de Ilhéus, que está completando 90 anos em 2006.

M O V I M E N T O

No sábado do carnaval de Ilhéus, dia 29, uma feijoada especial e musical será promovida no hotel Jardim Atlântico, com renda totalmente revertida para o Abrigo São Vicente de Paulo. Promovida por Luciana Reis, com apoio da Prefeitura, a iniciativa pretende engordar a campanha Adote Um Velhinho, que comemora os 90 anos do abrigo.

A Prefeitura de Ilhéus promete um camarote popular para que cidadãos de todos os segmentos possam assistir à festa. A promoção se chama Ação Folia, e os interessados devem trocar ingressos por dois quilos de alimentos não perecíveis, no ponto de troca em frente à Fundação Cultural de Ilhéus.

A arquiteta itabunense Maria Clara Barroco, filha do professor Hélio Estrela Barroco, acaba de ser premiada por um projeto patrocinado pela Móveis Artefato, exposto em Salvador. Por força de sua arte, Lara ganhou viagem com acompanhante para a Feira de Arquitetura de Milão, na Itália.

Inaugurada em Ilhéus uma agência da financeira Karolaine, empresa de crédito nascida em Manaus e que hoje já está em vários estados do Nordeste. Recebeu em janeiro o prêmio como a maior empresa de empréstimo consignado do País, conferido pelo banco BMG. São 30 lojas na Bahia. A de Ilhéus fica na rua Coronel Paiva, no centro.

A loja Stampa Moda Feminina está com a mais bonita coleção outono-inverno. Os modelos foram escolhidos pessoalmente pelas empresárias Larissa e Zerilda Oliveira, que marcaram presença nos mais badalados desfiles de São Paulo. A Stampa fica na rua Jorge Amado, ao lado de O Boticário, e lá você pode conferir as tendências da moda de roupas e acessórios.

O Tabuleiro

O vereador Alcides concedeu entrevista ao programa O Tabuleiro apresentado pelo radialista Vila Nova. No momento o vereador falou sobre uma possível mudança no cenário político da Câmara, segundo ele o grupo de apoio do prefeito Valderico Reis tem aumentado consideravelmente e sua base de consolidação se fortalecido. O vereador disse ainda que alguns vereadores, antes assumidamente da oposição, tem contribuído para isso, pois estão complementando a quantidade de votos que o governo precisa para aprovar seus projetos.
Quando questionado por Vila sobre quais os nomes dos vereadores que são de oposição e que ao mesmo tempo dão sustentação ao governo, o vereador Alcides afirmou que nesse momento o vereador Zerinaldo Sena tem sido de grande importância para a consolidação da base de apoio ao governo Valderico Reis. De acordo com ele, Zeri irá votar a favor dos projetos do Executivo a exemplo da Reforma Administrativa, das PPPs e do Projeto de parcelamento do FGTS, que segundo ele, não irão trazer benefícios à população.
Em tom de denúncia, o vereador chegou a afirmar que esse posicionamento de Zeri se deve a um acordo entre a base política do governo e o referido vereador, disse ainda que Zeri está retribuindo a votação do relatório do caso “mensalinho”. Segundo Alcides foram os votos do grupo de apoio ao governo que “salvaram a pele” do vereador Zerinaldo Sena. O vereador concluiu sua entrevista afirmando que o Projeto da Reforma Administrativa onera os cofres públicos em mais de 200 mil reais no mês.

Amurc retoma projeto de cursos profissionalizantes

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) através do seu presidente Pedro Jackson Brandão Almeida (Pedrão) retomou o seu projeto de cursos profissionalizantes às prefeituras que objetiva gerar emprego e renda e promover a abertura de pequenos negócios nos municípios. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e em recente visita da supervisora Ana Paula a nossa instituição serão oferecidos cursos de qualidade no atendimento, pintura em tecidos, colorimetria, corte e escova, manicure, confecção em malha, confecção de bijuterias, bolsas e acessórios, bordados à mão e recepcionista.
Também estão em disponibilidade cursos de embalagens artesanais, arranjos de flores naturais, bolos confeitados, tortas, doces finos, lanches comerciais, inglês para hotelaria, garçom, aperfeiçoamento para garçom e para cozinheiro, introdução à micro informática com Windows, Corel Draw e promoção em vendas. As inscrições já estão abertas na sede da Amurc, situada na avenida Almirante Tamandaré, centro, Itabuna, e podem ser feitas em horário comercial.

Até agora já demonstram interesse em viabilizar esses cursos nos seus municípios as prefeituras de Itabuna, Itapé, Buererema, Barro Preto e Una. Além de ampliar o orçamento doméstico, os cursos proporcionam ainda capacitar algumas pessoas que não tiveram oportunidade de passar por um processo de reciclagem a custo baixo.

Faculdade de Ilhéus promove a 1ª Feira de Negócios em maio

A 1ª Feira de Negócios e Oportunidades da Faculdade de Ilhéus será promovida nos dias 26 e 27 de maio, no próprio campus da instituição, construído no km 2 da rodovia Ilhéus-Olivença, zona sul da cidade. O evento faz parte do projeto de cultura empreendedora implantado na Faculdade, envolvendo todas as turmas dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, de forma interdisciplinar.
De acordo com o projeto, coordenado pela professora e psicóloga Anette Rocha, a cada semestre os alunos desenvolvem trabalhos temáticos de empreendedorismo, que são avaliados pelos professores. Dentre os objetivos da feira de negócios, está “criar uma oportunidade para que os alunos empreendedores possam expor para a comunidade acadêmica, e a sociedade como um todo, as suas idéias para criação de uma empresa ou de um produto, bem como as suas empresas já criadas”.

A professora Anette Rocha destaca que o evento também pretende promover um ambiente em que a informação e o conhecimento sejam permutados entre professores, estudantes e pessoas da comunidade, como empresários, executivos e empreendedores de modo geral. Além disso, enfatiza que vai contribuir para consolidar “a Cultura Empreendedora da Faculdade de Ilhéus dentro de um espaço em que o aluno possa aliar a prática e a teoria através da criação de seu negócio, ou da produção de uma idéia que possa dar origem a um futuro empreendimento.”

Serão armados estandes no campus da Faculdade para a exposição dos projetos, que estão em fase de inscrição. A feira envolve estudantes do primeiro ao oitavo semestres, que estarão diretamente envolvidos também na organização do evento. As melhores idéias, empresas e produtos serão avaliados por uma comissão julgadora. A Faculdade de Ilhéus premiará os vencedores. A visitação será aberta ao público das 19 às 22 horas, na sexta-feira (27/05), e das 08 às 18 horas, no sábado (28/05).

Informativo ASCOM – Prefeitura de Ilhéus

Pais devem participar da vida escolar do filho, diz educador

Projeto urbaniza áreas de lazer e estimula floricultura

Hotéis se preparam para o Ilhéus Praia e Folia

Ilhéus em contagem regressiva para o Praia e Folia 2006

Ilhéus começa vacinação de mais de 16 mil idosos

Pais devem participar da vida escolar do filho, diz educador

No I Encontro de Pais de Ilhéus, professores da rede pública de ensino do município discutiram uma maior participação dos pais no dia-a-dia dos filhos, principalmente na escola. Durante o debate foi questionado o nível de interesse dos pais na educação dos filhos, o que tem gerado alguns conflitos em sala de aula, protagonizados por pequenos grupos de alunos. Eles solicitaram mais empenho dos responsáveis para que haja melhor rendimento escolar dos menores. O encontro foi realizado dia 18, no Teatro Municipal.
A diretora do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), Lidiney Campos, disse que “a boa educação começa cedo, em casa, onde os pais ou os responsáveis iniciam um relacionamento salutar com seus filhos para ingressar no mercado de trabalho e nas universidades e se tornarem cidadãos de fato”. Assegurou que é fundamental uma maior integração entre pais e filhos, “pois somente assim teremos um clima saudável em nossas escolas e harmonia nos lares dessas crianças e adolescentes”.
No painel “Harmonia na família”, o padre Nildemar Andrade, da paróquia São Jorge, lembrou que o encontro é realizado de forma oportuna. “É de fundamental importância a participação da família na formação dos filhos, principalmente na educação escolar. Em nossas missas, oriento os pais ou os responsáveis sobre a necessidade de uma educação exemplar nos lares. Por isso, afirmo que os filhos gostam de autoridade e não de autoritarismo, pois o ponto de partida é a família”.
A juíza de Direito Gilza Nely Pacheco ressaltou a importância do freqüente diálogo entre pais e filhos, da participação dos pais na escola e do acompanhamento diário. “Antes de tudo, os filhos devem receber orientação, educação para a vida, para que os pais não precisem recorrer à Justiça caso eles cometam algum delito”.
Já a psicopedagoga Marileide Oliveira destacou alguns mandamentos considerados importantes para o sucesso da educação, pautado na valorização de princípios éticos. ”Acredito que o diálogo e principalmente o respeito e a importância do Instituto Municipal de Ensino quanto uma instituição de ensino público de qualidade em Ilhéus”.

Projeto urbaniza áreas de lazer e estimula floricultura

As praças, jardins e áreas de lazer de Ilhéus serão ornamentados com flores tropicais produzidas no próprio município, segundo anúncio do secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira dos Santos. “Vamos aproveitar o que é produzido no município e, ao mesmo tempo, estimular a floricultura em Ilhéus”. De acordo com o secretário, a idéia surgiu após reunião do prefeito Valderico Reis, que também contou com a participação do secretário de Serviços Urbanos, Jorge Cunha.
Para desenvolver o projeto, técnicos do Sebrae, Ceplac e das secretarias de Agricultura e de Serviços Urbanos visitaram Maracás, na terça-feira (18), onde conheceram uma iniciativa similar desenvolvida naquele município. “A idéia é fazer deslanchar a produção de flores tropicais em Ilhéus com ações como esta”. O secretário Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho) lembra que Maracás é referência em floricultura para o Brasil, beneficiando as comunidades mais pobres, principalmente.
Situado na região sudoeste da Bahia, Maracás diversificou a sua economia, antes baseada na caprinocultura. O município estimulou a floricultura com a doação de fertilizantes, áreas para o cultivo e aquisição e comercialização do produto. Um dos projetos-referência chama-se Flores da Bahia, que destinou uma área de mil metros quadrados para a produção de espécies como rosa, helicônias e palmas. “Hoje a produção é destinada a diversas partes do país”, destaca o secretário.
O prefeito Valderico Reis destacou que já está demonstrado que iniciativas como está dão certo e o município estimulará a floricultura adquirindo parte da produção para ornamentar áreas públicas e, também, estimulando a participação em eventos da área. “Nossa prioridade de governo tem sido a geração de emprego e renda. É para isso que estamos trabalhando”, assinala Valderico.
Ainda na visita aos locais de produção e nos contatos com o prefeito de Maracás, Nelson Portela, foi confirmada a participação de floricultores ilheenses numa feira nacional que acontecerá no município do sudoeste, entre os dias 17 e 20 de maio. “Vamos ter a oportunidade de mostrar nossa produção de flores tropicais num lugar que é vitrine para o Brasil e o mundo”, reforça Zé Neguinho.
O secretário informa, ainda, que Ilhéus produzirá uma grande feira do gênero entre os dias 5 e 10 de janeiro de 2007, contando com mais de 60 expositores. “O prefeito de Maracás confirmou a participação dos floricultores no evento daqui”. A feira sul-baiana acontecerá num período de alta estação, quando a cidade sul-baiana recebe mais de 120 mil turistas. “Será uma grande oportunidade para que divulguemos a nossa produção para o Brasil e o mundo”.

Hotéis se preparam para o Ilhéus Praia e Folia

Os hotéis e pousadas de Ilhéus já se preparam para receber turistas de diversas partes do Brasil durante o carnaval fora de época. A divulgação do Ilhéus Praia e Folia 2006 nos principais pólos emissores de turistas do país está trazendo resultados positivos para a cidade, que espera ficar lotada durante os quatro dias de festa.
O evento, que acontecerá entre os dias 28 de abril e 1º de maio, está sendo divulgado em grandes capitais brasileiras, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Segundo o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, a estimativa é que cerca de três milhões de pessoas sejam atingidas pela divulgação do carnaval fora de época através da mídia.
Hotéis da cidade também estão agregando a grande festa aos pacotes turísticos, a fim de atrair um número maior de visitantes, como é o caso do Cana Brava Resort. O hotel já está divulgando pacotes especiais para o Ilhéus Praia e Folia e, segundo o gerente de reservas, Emerson Luís, já está confirmada a ocupação de 50% do total de 174 apartamentos do hotel. No entanto, ele afirma que a expectativa é que este índice aumente consideravelmente. “A maioria dos turistas deixa para fazer a reserva em cima da hora”, contou.
O Hotel Praia do Sol já contabiliza uma ocupação de 90% para o feriado de Tiradentes e mais de 70% para os dias do Praia e Folia. A gerente de Reservas, Islândia Santana, acredita que a ocupação será de 100%. “A procura tem sido muito grande e temos a certeza de conseguir lotar os dois hotéis”, disse a gerente, referindo-se também ao Aldeia da Praia. Os dois, juntos, somam 222 apartamentos.
O Opaba Praia Hotel é outro que tem sido muito procurado por turistas de diversas regiões. O gerente de reservas, Gilmar Costa, diz que todos os dias o hotel recebe inúmeras ligações de pessoas perguntando sobre o Praia e Folia. “Elas demonstram grande interesse em participar da festa e conhecer a cidade”, conta. Segundo o gerente, a expectativa é muito boa tanto para o carnaval fora de época quanto para o feriado de Tiradentes. O Ilhéus Praia Hotel também está divulgando o evento para seus parceiros e clientes. Com localização privilegiada dentro do circuito da festa, o hotel deve atrair o interesse dos turistas que querem cair na folia.
Segundo estimativas da Setur, cerca de 500 mil foliões vão agitar nos três quilômetros do circuito, ao som de mais de 60 atrações locais e regionais, durante os quatro dias de festa. “O prefeito Valderico Reis está investindo na divulgação da festa, que vai movimentar a economia da cidade, gerando emprego e renda para a população”, disse Mazzei.

Ilhéus em contagem regressiva para o Praia e Folia 2006

A cidade de Ilhéus está vestindo a fantasia para viver os quatro dias da folia que começa na noite de sexta-feira (28) e se prolonga até a madrugada de 2 de maio. Serão muitas horas de música e alegria, além da extensa faixa de praias que pode ser desfrutada por aqueles foliões que nunca abrem mão do bronzeado natural. Com o convite extensivo a todas as tribos, só resta esperar a hora “H” e deixar a magia do “Praia e Folia” tomar conta dos foliões durante os cinco dias do carnaval fora de época.
Grandes atrações estão reservadas para a festa, como Rapazolla, Vixi Mainha, Margareth Menezes, Psirico, Cheiro de Amor, Arakeut e Banda Eva. Mais 60 bandas, sendo 40 regionais e 20 nacionais, vão agitar a folia, na avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade e circuito da folia. Além da qualidade das atrações, no evento destaca-se ainda a variedade de estilos musicais. Música techno, axé, samba, rap e marchinhas que embalaram os antigos carnavais, a exemplo das interpretadas por Emilinha Borba, Marlene, Zé ketti e Dalva de Oliveira, dentre outros nomes que marcaram época, estão no repertório da festa.
A palavra de ordem do “Praia e Folia” é brincar. O clima peculiar da festa fica por conta ainda da concentração de gente bonita e descolada por espaço quadrado. Com a realização do “Praia e Folia”, a cidade ficará multicolorida. Com as “cores” do som dos trios elétricos e dos toques dos tambores dos blocos afros, o circuito da festa será tomado pela descontração que tem a alegria como fonte de inspiração para a vida.
Além de uma programação bastante eclética, o Carnaval Praia e Folia possui outros atrativos que dão mais amplitude à festa. A infra-estrutura é um desses atrativos, uma vez que o circuito oferecerá tranqüilidade aos foliões e ao público que for assistir à festa. Os desfiles dos blocos de sujo e de arrasto também terão vez no circuito. Vários deles estarão dando o ar da graça nas pistas da Soares Lopes, uns durante o dia e outros no início da noite.
Alguns destes blocos serão puxados por carros de som, Já os mais arrojados, por trios elétricos. No carnaval de Ilhéus todos brincam. Pipocas e foliões de blocos de trios têm a mesma oportunidade de cair na folia, durante os festejos da cidade que tem tradição carnavalesca. “Serão mais de 100 horas de magia e descontração”, diz o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno.

Ilhéus começa vacinação de mais de 16 mil idosos

A Secretaria de Saúde de Ilhéus começa, na segunda-feira (24), a vacinação contra a gripe. A imunização beneficiará 16.258 pessoas acima de 60 anos. O trabalho terá seu ponto alto no sábado (29), Dia Nacional de Vacinação contra a gripe. O Departamento de Vigilância à Saúde da Prefeitura de Ilhéus vai colocar à disposição do público 22 postos médicos, durante cinco dias, número que será aumentado para 45 no Dia Nacional. A campanha deste ano tem como slogan “Viva melhor. Vacine-se contra a gripe”.
De acordo com o secretário da Saúde de Ilhéus, Wagner Porto, a vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e precisa ser tomada todos os anos. “A vacina não provoca gripe, conforme pensam algumas pessoas, e só não pode tomá-la quem for portador de alergia comprovada à proteína do ovo, aliás, um quadro raríssimo, pois o medicamento é produzido com embriões de galinha”, tranqüiliza o secretário.
O serviço será levado também à zona rural, a partir do dia 24, para evitar que os idosos sejam forçados a se deslocar para a sede do município. Serão seis equipes (em seis veículos), formadas por vacinadora, registrador e motorista. “A expectativa é de que esse pessoal seja suficiente para o atendimento à população, mas estaremos atentos a um possível aumento de demanda, adequando o quadro de operadores”, prevê a diretora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
Ela ainda adianta que “no dia 29, os 22 pontos de vacinação serão ampliados com outros locais, como igrejas, escolas e associações comunitárias, para facilitar o acesso das pessoas”. A coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, explica que a vacina protege contra os três tipos mais graves de vírus da gripe. No entanto, ela esclarece que esta vacina não serve para imunizar as pessoas contra a gripe aviária, como muitos acreditam.
Superar meta
A coordenadora afirma que existe, atualmente, a ameaça de uma epidemia mundial, chamada Pandemia, causada pelo vírus Influenzae, daí a importância da vacinação. No ano passado, a Secretaria de Saúde superou todas as metas e conseguiu atingir 97% de cobertura vacinal, a maior desde o lançamento da campanha. No total, mais de 15 mil idosos foram imunizados contra o vírus.
Além da vacina contra o Influenzae, as equipes da Secretaria de Saúde também irão aplicar a vacina dupla adulto, contra tétano e difteria, que só será administrada na população que não recebeu as três doses indicadas, nos últimos 10 anos, e a vacina contra Pneumococos para a população de idosos asilados e acamados. A vacina diminui também o risco de outras doenças pulmonares, do coração e sangüíneas. A única contra-indicação é para as pessoas que já tenham apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e à proteína do ovo.

Dia do Índio e do Exército Brasileiro

A música de Jorge Benjor diz que “todo dia era dia de índio”, lembrando que os índios que viviam no Brasil eram donos da terra quando ele foi descoberto. Mas em outra estrofe, Benjor lembra que “agora ele só tem o dia 19 de abril”.
Em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. Como estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano.
No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do Índio em 19 de abril.
De onde vêm os índios?

Existem muitas teorias, algumas até excêntricas, sobre a origem dos índios no continente americano, mas nenhuma comprovada. Ainda hoje, físicos, geólogos, arqueólogos, antropólogos e etnólogos dedicam-se a pesquisas para descobrir de onde vêm os índios, os primeiros habitantes da América.

Esses profissionais trabalham em conjunto e utilizam os conhecimentos uns dos outros: os paleontólogos são especialistas em animais fósseis, entre os quais está o homem; o antropólogo compara as características biológicas herdadas pelos ameríndios e as dos habitantes de outras partes do mundo; o arqueólogo estuda os objetos fabricados pelas sociedades que já desapareceram; o etnólogo estuda a distribuição de objetos fabricados pelas sociedades indígenas atuais e seus costumes, comparando-os com os de povos de outras partes do mundo e o lingüista dispõe de técnicas para identificar as línguas de mesma origem, o que levanta a hipótese de uma possível origem comum para os povos que as falam.

Os estudos sobre o povoamento da América começam pela análise de antigos esqueletos índios, passam pela disposição geográfica desses achados e por estudos detalhados que permitem estabelecer o seu tempo de existência. O objetivo disso tudo é conhecer os pontos por onde os primitivos habitantes chegaram ao continente, quando isso aconteceu, de onde vieram e como foi direcionado o povoamento do Novo Mundo.

Mesmo sem chegar a uma teoria comum a todos, a maioria dos estudiosos considera que o homem não surgiu da América. Provavelmente ele veio de fora e sua presença parece ser mais recente no Novo Mundo. Os pesquisadores acham que os índios são descendentes de asiáticos, que vieram através do Estreito de Bering, sendo esta a migração mais importante para o povoamento da América. Estima-se que os primeiros habitantes chegaram ao continente americano há 40 mil anos passados, na última idade glacial.

Estima-se entre um milhão e cinco milhões o número de índios que viviam no Brasil em 1500, na época do descobrimento. Outra estimativa é a de que esses nativos estavam distribuídos em 1.400 tribos, que falavam 1.300 línguas diferentes. Infelizmente, devido à precariedade de dados históricos, torna-se impossível precisar a totalidade da população indígena do Brasil em 1500.

Além da população indígena identificada oficialmente, há 55 notificações de grupos isolados ainda não contatados pelo homem branco. Há na FUNAI, desde 1987, uma unidade destinada a tratar da localização e proteção dos índios isolados, cuja atuação se dá por meio de sete equipes, denominadas Frentes de Contato, atuando nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Mato Grosso, Rondônia e Goiás.

A maior parte da população indígena (27,5%) está concentrada no estado do Amazonas e, em seguida, no Mato Grosso e em Roraima. Em relação às áreas, o Amazonas também fica em primeiro lugar, com 35,7%, seguido pelo Pará e Roraima.

Cabe aqui uma explicação mais detalhada sobre essas áreas. Segundo o Anuário Estatístico do Brasil 1999, publicado pelo IBGE, “terras indígenas” são os espaços físicos reconhecidos oficialmente pela União como sendo de posse permanente dos índios que as ocupam. Repare bem que o índio não é dono da terra, mas tem direito a fazer uso de tudo o que essa área contém: fauna, flora, água, jazidas etc.

Esse tipo de ocupação tem como objetivo a preservação do hábitat e a garantia da sobrevivência físico-cultural dos grupos indígenas, reproduzindo, dessa forma, condições para a continuidade econômica e sociocultural da comunidade.

de consultar o Anuário Estatístico do Brasil 1999, do IBGE. Lá você encontra um quadro completo sobre população e terras indígenas, incluindo o nome das terras, área, população, municípios abrangidos e muito mais.

Desde o início da colonização, os índios foram escravizados pelos portugueses. A partir daí, ficaram sujeitos às leis dos homens brancos e sofreram com prisões, com o desrespeito à sua cultura, com as tentativas violentas de integrá-los ao convívio com a civilização.

Os colonizadores viam os índios como seres inferiores e incapazes, que precisavam adquirir novos hábitos para estarem aptos a conviver com eles. Os nativos perderam sua autonomia e passaram a viver em função das leis que os homens brancos criavam para eles ou a respeito deles.

Somente em 1910 vieram algumas boas notícias com relação ao direito do índio à posse da terra e ao respeito de seus costumes, com a instituição do Serviço de Proteção ao Índio – SPI, pelo Marechal Cândido Rondon. Entre as principais conquistas estão a permissão aos índios de viver conforme suas tradições, proibição do desmembramento da família indígena, garantia da posse coletiva de suas terras, em caráter inalienável, e dos direitos dos cidadãos comuns aos índios.

Em 1967, o SPI foi substituído pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI, atualmente subordinada ao Ministério da Justiça. Apesar de todos esses esforços, ainda era muito forte a idéia de que o índio era um indivíduo incapaz, que precisava ser tutelado pelo Estado até se integrar ao modo de vida do resto da sociedade.

Pela Lei 6001, de 19/12/73, foi sancionado o Estatuto do Índio, que hoje regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional.

A Constituição Brasileira de 1988 foi a primeira a trazer um capítulo sobre os indígenas e com isso alterou a filosofia e a postura que se tinha em relação aos índios e aos seus direitos. Reconheceu oficialmente os índios como povos culturalmente diferenciados e que essa diversidade deveria ser respeitada, sem exigir que eles se adequassem aos hábitos dos homens brancos. Uma vitória para os índios que hoje têm assegurado por lei o direito de manterem seus costumes, culturas, religiões, língua e tradições.

Os benefícios da nova Constituição, entretanto, não se fizeram sentir na prática. Por falta de adequação aos novos conceitos e da regulamentação do próprio texto Constitucional, as mudanças administrativas verificadas na FUNAI, a partir de 1988, não obtiveram o êxito esperado.

A discussão da questão indígena ganhou espaço no âmbito da sociedade civil. O processo de democratização da sociedade e a falta de condições do Estado brasileiro de prestar a necessária assistência aos índios, contribuíram para o surgimento de entidades civis ligadas à causa, que vêm fazendo esse assunto tão importante ultrapassar os limites das discussões acadêmicas e da própria FUNAI.

Mas as dificuldades enfrentadas pelos índios vão além do âmbito cultural. Os interesses econômicos nacionais e estrangeiros também podem ser inimigos das sociedades indígenas. Os índios brasileiros e suas terras muitas vezes são alvo de garimpeiros, madeireiros e fazendeiros que cobiçam essas terras e as riquezas naturais delas, sem se importar com os males e prejuízos causados aos índios e o meio ambiente. Um exemplo são os garimpeiros que exploram ouro, diamante e cassiterita em terras indígenas e que, além de agir com violência e transmitir todo o tipo de doenças contagiosas aos índios, provocam danos poluindo os rios com mercúrio e outros produtos químicos.

Nas áreas do índios Xikrin, Tembé e Parakanã, no Pará, as madeireiras procuram convencer os índios a arrendar lotes de suas terras para a exploração. Em troca propõem um pagamento que não chega a 10 por cento do valor das madeiras no mercado mas que, mesmo assim, parece alto e suficiente aos índios.

Há também problemas com relação aos projetos de colonização de terras. Os latifundiários que compram a terra, formam grandes propriedades e os índios são obrigados a aceitar a viver em áreas espaçadas umas das outras, cortadas por fazendas e estradas. Da mesma forma os posseiros, sem terras onde trabalhar, invadem terras indígenas, sobretudo aquelas ainda não demarcadas, gerando conflitos e impactos que afetam profundamente as sociedades indígenas.

Mais informações sobre diversos aspectos sobre os índios você encontra no site da FUNAI: http://www.funai.gov.br

Os índios vivem em aldeias e, muitas vezes, são comandados por chefes, que são chamados de cacique, tuxánas ou morubixabas. Normalmente, a transmissão da chefia é hereditária (de pai para filho). Os chefes devem conduzir a aldeia nas mudanças, na guerra, devem manter a tradição, determinar as atividades diárias e responsabilizar-se pelo contato com outras aldeias ou com os brancos. Muitas vezes, ele é assessorado por um conselho de homens que o auxiliam em suas decisões.

Os mais velhos – homens e mulheres – adquirem grande respeito da parte de todos. A experiência conseguida pelos anos de vida transforma-os em símbolos das tradições da tribo. O pajé é uma espécie de curandeiro e conselheiro espiritual.

Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente com a ajuda de processos rudimentares. Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a estas atividades. A terra pertence a todos os membros do grupo e cada um tira dela seu próprio sustento.

Para os índios, a terra é um bem coletivo, destinada a produzir a satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade. Todos têm o direito de utilizar os recursos do meio ambiente. Nesse sentido, a propriedade privada não cabe na concepção indígena de terra e território. Embora o produto do trabalho possa ser individual, as obrigações existentes entre os indivíduos asseguram a todos o usufruto dos recursos.

Existe uma divisão de tarefa por idade e por sexo: em geral cabe à mulher o cuidado com a casa, das crianças e das roças; o homem é responsável pela defesa, pela caça (que pode ser individual ou coletiva), e pela coleta de alimentos na floresta.

Os índios representam uma parcela muito importante e expressiva da população, que precisa ser resguardada como um dos tesouros étnicos do Brasil. Vamos conhecer um pouco da riqueza da diversidade dos povos indígenas em seus vários aspectos:

Física

Diferentes entre si e também do restante da população brasileira, os grupos indígenas caracterizam-se por usos, costumes, crenças, organização e culturas próprios. A diversidade física também pode ser bem expressiva, mesmo entre os integrantes de uma mesma comunidade, como resultado do hábito de acasalamento entre diferentes etnias.

De língua

As línguas faladas pelos índios do Brasil são ricas e variadas. Hoje as línguas indígenas classificam-se em dois troncos: o Tupi, com sete famílias lingüísticas e que envolve o Tupi-Guarani, e o Macro-Jê, composta de cinco famílias entre elas o Jê. Existem, ainda, outros grupos não incluídos nestes troncos: o Aruák, o Karíb e o Arawá, as três maiores. Além dessas o Guaikurú, Nambikwára, Txapakúpa, Páno, Múra, Katukina, Tukáno, Makú e Yanomami, nove famílias menores, e cerca de dez línguas isoladas, com características únicas, que não se enquadram nas classificações de troncos e famílias existentes. É importante lembrar que poucas línguas indígenas no Brasil foram estudadas em profundidade. O conhecimento sobre elas está, portanto, permanentemente em revisão.

De costumes

Os estudos etnológicos dividem os índios em áreas culturais, regiões que apresentam homogeneidade sobre certos costumes e artefatos que as caracterizam. De acordo com essa classificação são onze as áreas culturais: Norte-Amazônica, Juruá-Purus; Guaporé; Tapajós-Madeira; Alto-Xingu; Tocantis-Xingu; Pindaré-Gurupi; Paraguai; Paraná; Tietê-Uruguai e Nordeste. Essa classificação refere-se apenas às sociedades indígenas brasileiras do século XX.

Caça

É uma atividade tipicamente masculina em todas as sociedades indígenas, pode ser realizada em grupo ou individualmente e é considerada um trabalho. Em geral, os índios são caçadores muito habilidosos e conhecedores das espécies animais. A introdução das armas de fogo e do cão, resultado da interferência do homem branco, tornaram as caçadas mais eficazes para obter não só carne para comer, mas também couro e penas, produtos usados na confecção de artesanatos.

Pesca

Os índios pescam usando vegetais que têm a propriedade de matar ou atordoar os peixes, também pescam com as mãos ou abatem os peixes com flechas de ponta de osso ou a golpes de facão. Hoje já é comum o uso de anzóis de metal, objetos trazidos da civilização urbana.

Coleta

É comum e útil aos grupos que não conhecem a agricultura, tornando-se a única maneira de encontrar alimento vegetal. Os índios procuram frutos, caules e raízes vegetais nativos, isto é, que não foram plantados e cultivados. A coleta inclui ainda a procura de mel e ovos de tartaruga, por exemplo. Também permite obter plantas medicinais, matéria-prima para o preparo de flechas, cordas e resinas para a pintura corporal.

Agricultura

A maior parte das Sociedades Indígenas do Brasil pratica a agricultura em terras florestais utilizando ferramentas como facões, machados e enxadas. Para o plantio os grupos indígenas agricultores preferem, em geral, a mandioca, a batata doce, a abóbora, o cará, as diversas qualidades de milho, a fava, a pimenta, a cana-de-açúcar, o algodão, o inhame, o ananás, a banana e o tabaco.

Criação de animais

Depois do contato com a civilização tornou-se comum, entre diversos grupos indígenas, criar animais domésticos como galinhas, patos, porcos e até bovinos, para o consumo da carne. Os índios também têm o costume de criar bichos de estimação, como araras, papagaios, macacos etc.

Artesanato

Os índios produzem diversos tipos de artefatos para atender suas necessidades cotidianas e rituais. São cestos, bolsas, esteiras, panelas, esculturas, instrumentos musicais, máscaras e esculturas, além das plumárias e enfeites de materiais diversos como cocos, sementes, ossos, conchas. O Programa de Artesanato Indígena – ARTÍNDIA, da FUNAI, comercializa em suas oito lojas, espalhadas pelo Brasil, o artesanato original e rico em cores produzido por cerca de 100 diferentes etnias, com matéria-prima extraída da natureza e sem causar danos ao meio ambiente. As peças são compradas diretamente das comunidades indígenas, incentivando-as à manutenção de padrões de sua cultura material e garantindo, ainda, uma fonte de recursos às tribos.

19 de abril de 1648 Batalha do Guararapes Nasce o Exército Brasileiro.

Voltemos aos idos de 1600. Portugal, disputando o poder na Europa, mantinha na Colônia mínimo efetivo militar. Difícil fortificar, instruir e defender o vasto litoral e o extenso território. Na população, física e culturalmente diferenciada, éramos europeus, africanos e nativos, descendentes e miscigenados. O açúcar valia ouro no Velho Mundo. De lá, veio uma empresa comercial e poderosa esquadra. Inicialmente expulsa, voltou. Conquistou Recife e ficou por mais de 20 anos em Pernambuco. À pequena milícia uniram-se as lideranças locais: o escravo alforriado Henrique Dias, o chefe indígena Poti, Felipe Camarão e o capitão Antonio Dias Cardoso, entre outros.

Luta sem tréguas

À doutrina de guerra do bravo e experiente opositor, adicionamos práticas de combate e armamentos peculiares. Somamos conhecimentos, inteligência, denodo, coragem e espírito guerreiro. Utilizamos a guerra de movimento e, aliados ao terreno, a surpresa na ação de choque. Mais que tudo, dispúnhamos do forte impulso de solidariedade, anseio de liberdade e sentimento comum de amor à terra. Pela primeira vez, falava-se em pátria. Expulsamos o invasor de Pernambuco. Da união de raças nascia a nacionalidade e, com ela, o Exército Brasileiro.

O tempo correu

Hoje, contemplando o passado de glórias e sacrifícios, compreendemos e valorizamos a vida castrense, seu potencial e sua energia. Pusemos labor intenso e aplicada lucidez em cada fase da História. Enfrentamos mudanças e desafios necessários. Olhamos em frente. Construímos, no presente de cada tempo vivido, com descortino e otimismo, o futuro de grandeza, ordem e prosperidade. O século XXI exige respostas rápidas aos prováveis conflitos e uma prontidão eficaz para a oportuna projeção do poder do Estado. Importa uma organização moderna, com suporte tecnológico, flexível, aberta às inovações e pronta para incorporar novos conhecimentos e técnicas ao já consolidado arcabouço de valores, disciplina e hierarquia.

Ao longo de quase quatro séculos, estivemos voltados para a missão, substancialmente nascida em Guararapes, afirmada na Independência, confirmada no Império, exaltada nas lutas internas e externas e manifestada, com orgulho e certeza de seu cumprimento, nas constituições da República.

Somos uma força que não se confunde com a violência, porque reside nos valores consagrados pelos que laboram, confiantes, competentes e determinados, colocando acima dos interesses pessoais o bem da Instituição e do Brasil. Distantes das paixões que apequenam, dos desejos que subvertem e corrompem, nos revigoramos nos relacionamentos afetivos, leais e fraternos que mantemos com toda a sociedade brasileira.

Aniversariamos uma Força que não brilha, prepotentemente, no olhar da autoridade, porquanto o luzeiro é o da consciência de grandeza, que implica humildade e simplicidade; que não distancia intelecto e espírito, razão e emoção; que combate sem ódio e respeita o próximo. Essa é tua força, soldado, exemplificada pelos verdadeiros heróis do passado e por tantos, atuais e anônimos, da ativa e da reserva, fardados ou não, que realizam com seriedade, responsabilidade e eficiência, a parte que lhes cabe na construção do progresso e na defesa do Brasil.

Forças Armadas pré seleciona jovens em Ilhéus

Jovens com interesse em ingressar na carreira militar, na Marinha, Exército ou Aeronáutica, chegou a oportunidade. Moças de 16 a 26 e rapazes de 13 a 26, podem comparecer dia 25 de abril às 15h no centro de convenções de Ilhéus.
Você pode ingressar nas forças armadas e estudar em uma das 19 escolas especializadas no Brasil para diversas carreiras, salário inicial de R$ 1.550,00 a R$ 3.850,00. Estudar ganhando e garantir seu emprego ao forma-se, são mais de 12 mil vagas.

Feirantes não aprovam novo administrador

Má fé I
Os feirantes da Central de Abastecimento estão indignados com a escolha de José Renilto (Reni) para ser o novo administrador da Feira do Malhado. O motivo da indignação é que após uma pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes e Vendedores Ambulantes, foram contabilizados 525 votos para o comerciante Paulo Calçados e apenas oito para Reni.

Má fé II

Segundo a diretora da Associação dos Comerciantes da Central de Abastecimento do Malhado, Rita Marli Santos, a escolha do novo administrador não foi baseada na vontade dos feirantes, e sim em um abaixo-assinado “fantasma” que Reni teria entregue ao prefeito Valderico Reis, denunciando irregularidades na gestão do atual administrador, Paulo Maciel. O detalhe é que o abaixo-assinado não foi encontrado no gabinete do prefeito.

Má fé III
Os comerciantes afirmam não ter assinado nenhum documento parecido, além de não concordar com a escolha do novo administrador, já que a indicação deles foi para Paulo Calçados. Rita disse que os feirantes esperam sinceramente que o prefeito siga seus princípios democratas e faça valer a vontade do povo, e não de um pequeno grupo. “Valderico Reis não vai querer trocar o milhão pelo tostão”, disse a diretora.

INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Praia & Folia terá baile da saudade

Prefeitura garante mais conforto às viagens do Tigre

Maramata e Sema lançam Eco Notícias nesta quinta

Conder faz análises em Ilhéus para iniciar pavimentação de ruas

Diamba comemora 10 anos no Ilhéus Reggae Fest

Prefeitura intensifica a recuperação de estradas

Fé e Alegria promove seminário em Ilhéus

Praia & Folia terá baile da saudade

Os foliões dos velhos carnavais, saudosos das melodiosas marchinhas, também terão seu espaço no Ilhéus Praia & Folia 2006, evento que agita a cidade de 28 de abril a 1º de maio. A Fundação Cultural montará um palco na Praça Dom Eduardo, onde artistas vão relembrar canções de um carnaval mais romântico e tranqüilo, quando pierrôs e colombinas alegravam os salões.
A Fundaci decidiu promover o baile da saudade, com o objetivo de reforçar ainda mais a pluralidade de manifestações presentes no Praia & Folia. “A festa estimula a participação dos movimentos populares, dos blocos afros e agora abre um espaço muito importante para a turma da terceira idade”, afirma o presidente Marcos Magno.
A organização do baile foi discutida de forma democrática com os clubes de melhor idade de Ilhéus. Desde a estrutura até as atrações, todos os aspectos foram abordados em conjunto. Os bailes acontecerão em todas as noites do Praia & Folia, das 19h às 22h.
De acordo com o gerente de operações culturais da Fundaci, Iran Gouveia, a comercialização de bebidas e alimentos na área do baile terá objetivos filantrópicos. Toda a renda será destinada aos clubes de melhor idade e entidades assistenciais. Outro ponto a que se reservou especial atenção foi a segurança do evento. Do efetivo diário de 800 policiais que atuarão no Carnaval, 50 vão garantir a tranqüilidade dos foliões da terceira idade.
“Também nos preocupamos em programar os bailes para um horário em que não haja a presença de trios elétricos na avenida”, explica Iran Gouveia. Portanto, fica decretado que em todas as noites do Praia & Folia, até as 22 horas, os trios darão lugar às marchinhas. A partir daí, a festa se “trieletriza” e o povo invade a Soares Lopes para brincar o mais animado carnaval fora de época da Bahia.

Prefeitura garante mais conforto às viagens do Tigre

Além de destinar uma ajuda mensal de R$ 13 mil ao Colo Colo e liberar as cotas de publicidade no estádio Mário Pessoa, a Prefeitura de Ilhéus também está cobrindo os custos de transporte da equipe nos jogos fora de casa. O time campeão do primeiro turno, invicto há nove jogos, terá ainda mais conforto nas viagens fora de casa. Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Valderico Reis confirmou a contratação de uma empresa para fazer o transporte do elenco ilheense.
O veículo moderno, com ar-condicionado, frigobar e tv, foi apresentado ao presidente do Colo Colo, José Maria Santana, e ao jogadores campeões do primeiro turno do Baianão. “O time está representando bem a cidade lá fora. A gente precisa dar as melhores condições para que os jogadores possam viajar com conforto e ganhe o campeonato”, afirmou o prefeito Valderico Reis, que posou para fotos acompanhado do líder do Governo na Câmara, vereador Gilmar Sodré, o presidente do Colo Colo e o capitão do Tigre, o meio campo Gil.
O presidente do Colo Colo, José Maria Santana, agradeceu ao apoio que a Prefeitura de Ilhéus vem dando ao time e destacou a forte parceria que permitiu ao time fazer a melhor campanha da sua história. Além da Prefeitura, a indústria de informática Bitway também patrocina o Tigre. Para o vereador Gilmar Sodré, a cidade nunca esteve “tão bem representada no futebol e o apoio dado pelo município e empresa é imprescindível”.
A primeira viagem com o novo ônibus será nesta terça-feira, à noite. Os jogadores embarcam com destino a Poções, onde enfrentarão o time da casa nesta quarta-feira (19), às 20h30min, no estádio Heraldo Curvelo. Na partida, vão defender uma invencibilidade que dura nove jogos. A última vez que a equipe perdeu foi contra a Catuense, nas quartas-de-final do primeiro turno, por 3 a 2. De lá para cá, o Colo Colo cinco empates e quatro vitórias, uma delas a do título contra o rubro-negro, no estádio Barradão.
Time faz história
O time apoiado pela Prefeitura faz história neste campeonato. Pela primeira vez um time de Ilhéus conseguiu ser campeão de turno do Baianão. “Nunca a gente teve uma equipe na Copa do Brasil e, graças ao empenho do Colo Colo, teremos isso pela primeira vez em 2007”, destaca o prefeito Valderico Reis. A garantia de vaga na Copa do Brasil veio após a conquista do primeiro turno do certame.
Se não bastasse, o time também tem participação assegurada na Série C do Campeonato Brasileiro deste ano. Com a conquista do turno, o Tigre ilheense também garantiu vaga na finalíssima contra o vencedor do returno para decidir quem será o campeão baiano de 2006. Caso também ganhe o returno, não haverá necessidade de finalíssima.

Maramata e Sema lançam Eco Notícias nesta quinta

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria do Meio Ambiente e da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), lançará na próxima quinta-feira (20), um jornal voltado à conscientização ambiental. O lançamento do Eco Notícias será às 19h30min, no Iate Clube de Ilhéus, com a presença de empresários e da imprensa regional. O Eco Notícias será distribuído em escolas e associações, com o intuito de despertar o interesse da comunidade para a preservação ambiental. O jornal está sendo desenvolvido por técnicos ambientais, com suporte nas áreas jornalística e jurídica.
Através dele, a comunidade ilheense terá a oportunidade de acompanhar todas as ações e projetos desenvolvidos pelo governo municipal na área de meio ambiente. As pessoas também terão acesso a outros assuntos ligados à área. Na primeira edição, serão abordados temas como a preservação da água, unidades de conservação, período de defeso de espécies marinhas, Projeto Orla, dicas de leitura, biomas brasileiros, caramujo africano, ações de educação ambiental nas escolas, calendário de eventos ligados ao meio ambiente, além de uma entrevista com o diretor-presidente da Maramata, Jerbson Moraes.
Há pouco tempo, a Maramata lançou também o site www.maramata.org.br, que tem recebido um grande número de visitantes, interessados em interagir com os projetos do governo. Jerbson Moraes afirma que com esses dois excelentes veículos de comunicação será possível aumentar a interatividade com a população, que agora pode acompanhar as ações e projetos ambientais desenvolvidos pelo governo municipal, e saber como participar das atividades e contribuir para o desenvolvimento sustentável. “Nos preocupamos em executar da melhor maneira possível os direcionamentos dados pelo prefeito Valderico Reis”.

Conder faz análises em Ilhéus para iniciar pavimentação de ruas

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) estão em Ilhéus, executando análises e medições para o início de um projeto de recapeamento asfáltico. A medida resulta de compromisso firmado pelo governador Paulo Souto com o prefeito Valderico Reis, viabilizado também por articulações junto ao deputado federal ACM Neto e o senador Antônio Carlos Magalhães.
O prefeito reafirmou que “Ilhéus receberá o maior projeto de revitalização urbana dos últimos anos”. Os detalhes técnicos para o início dos serviços estão sendo tratados agora, com a visita da equipe da Conder. O técnico de fiscalização de obras Agenor Paiva e o assessor Luiz Jinkins, ambos da companhia estadual, reuniram-se na manhã desta terça-feira (18) com o prefeito e o secretário municipal de Obras, Celso Assereuy, para falar sobre a fase prévia ao início das obras.
“Nossa expectativa é de que a execução tenha início o mais breve possível, pois sabemos que esse é um desejo do governador Paulo Souto” afirma Valderico Reis. O prefeito diz que a parceria com o Governo do Estado tem produzido resultados muito positivos, projetando melhorias na infra-estrutura da cidade e ações de cunho social. Projetos habitacionais, como o Viver Melhor II, também estão contemplando Ilhéus.
Valderico salienta que, somando todos os projetos da área habitacional, Ilhéus já tem assegurada a construção de cerca de 1.300 unidades habitacionais para a população de baixa renda. As obras beneficiam principalmente moradores de bairros como Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória, que possuem problemas que vão desde a ocupação irregular de espaços públicos até a agressão ao meio ambiente.
No início deste mês, foi assinado novo convênio entre a Bahia e o Banco Mundial (Bird), prevendo investimentos de US$ 82 milhões no Viver Melhor II, e Ilhéus está entre os oito municípios que serão beneficiados com os recursos. “Além da construção de casas populares, o projeto se destina a obras de saneamento básico, urbanização e até segurança”, lembra o prefeito. O governador Paulo Souto deverá vir a Ilhéus nos próximos dias para anunciar o início da nova etapa do Viver Melhor e das obras de recapeamento, que vão atender as principais ruas do centro e bairros do município.

Diamba comemora 10 anos no Ilhéus Reggae Fest

Na próxima sexta-feira ( 21), os ilheenses não serão os únicos a comemorar com a realização do Ilhéus Reggae Fest. Neste evento, a banda Diamba, grande atração da reggae music, também estará comemorando seus 10 anos de estrada, com um grande show em Ilhéus. Estão programados, ainda, shows com a banda Quizila, o forró pé-de-serra de Luís Bob e Os Gonzaga e a música eletrônica de DJ Primus. A grande festa acontecerá no estacionamento da Avenida 2 de Julho, a partir das 22 horas.
Maior tração do festival de reggae, a Banda Diamba surgiu em abril de 1996 e de lá para cá o grupo tem se apresentado em vários eventos em Salvador, dividindo o palco com grandes nomes da música nacional, como Márcio Mello, Los Hermanos, Jota Quest, Nação Zumbi e Tribo de Jah. O grupo é formado por Renato Nunes, no baixo e vocal; Rafael Pondé, guitarra e vocal; Joab Nunes, percussão; Duda, voz; Caio Frenn, bateria; Tilson Santana, teclado e vocal; e Paulinho Marola, guitarra e vocal.
O grupo surgiu com a finalidade de tocar por curtição e acabou se consagrando. Hoje já conta com um público fiel e cada vez mais numeroso. Inspirados em nomes sagrados do reggae, como Bob Marley, Jacob Miller e Gregory Isaacs, a Diamba já coleciona grandes canções, a exemplo de “Vida Perigosa”, “Caribean Night”, “Um Dia”, “A Chuva” e “Ninguém está a Salvo”. É com essas músicas originais compostas na Bahia que a banda pretende agitar um público de cerca de três mil pessoas previsto para o Ilhéus Reggae Fest.
O evento, que está sendo produzido pela Ilhéus Roots Produções com apoio da Prefeitura de Ilhéus, pretende trazer à cidade uma proposta diferenciada e entrar para o calendário de eventos. Será montada uma estrutura de 1.890 metros quadrados, com bares, barracas de drinks, pontos de alimentação, tenda eletrônica e uma excelente equipe de segurança. Os ingressos estão sendo vendidos na Surf Ware e Larika Lanches.

Prefeitura intensifica a recuperação de estradas

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior (Seapi) está intensificando os trabalhos de recuperação das estradas vicinais de Ilhéus, município que possui uma grande extensão territorial, o que dificulta as ações da prefeitura. O secretário Reynaldo Oliveira dos Santos (Zé Neguinho) garante que as estradas de acesso às comunidades de Inema e Pimenteira, as mais distantes da sede, já estão oferecendo ótimas condições de trânsito, apesar das chuvas que castigaram a região sul nos últimos dias.
Além de Inema e Pimenteira, o secretário destacou os trabalhos de recuperação das estradas de Maria Jape, Lagoa Encanada, Banco do Pedro, Lava Pés, Aritaguá, Ribeira das Pedras e Sapucaeira, situadas em diferentes regiões do município. Na visão de Reynaldo Oliveira, a extensão territorial do município de Ilhéus e as chuvas são dois dos fatores que mais contribuem para o atraso dos serviços que a prefeitura está realizando nas estradas rurais.
Ele explicou que o objetivo do trabalho de recuperação está relacionado à necessidade de facilitar o escoamento da produção agrícola e o deslocamento das pessoas que residem nas localidades distantes da sede do município. De acordo com o secretário, a prefeitura vai fazer serviços de recuperação das pontes de Tranqüilidade e Banco do Pedro. “A melhoria das estradas rurais também está ligada à criação de condições para fixar o homem no campo, uma vez que com bons acessos as suas moradias, estas comunidades se sentem mais seguras”, salientou o secretário.
O secretário disse ainda que as condições climáticas são fatores preponderantes para que os serviços sejam executados com sucesso. Nesse caso, com as chuvas que chegaram a castigar o município, a prefeitura foi obrigada a interromper os serviços, que foram retomados agora com a estiagem. Ele acredita que com a intensificação dos trabalhos de recuperação, todos os pontos da zona rural de Ilhéus serão contemplados.

Fé e Alegria promove seminário em Ilhéus

Com o objetivo de promover uma educação integral e de qualidade comprometida com os princípios cristãos de igualdade, justiça e solidariedade, a Fundação Fé e Alegria do Brasil vai realizar, nesta quinta-feira (20), um seminário sobre educação popular. O evento começará às 8h, no auditório da Ceplac em Ilhéus, com a palestra “A Pedagogia da Educação Popular”, ministrada por Arlene Andrade Malta.
A programação se estenderá por todo o dia, até as 17h, e na sexta-feira, 21, terá continuidade no Centro Educativo Fé e Alegria (Cefa), situado no Lote 7, Quadra 13, do bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul da cidade. Este dia será marcado por celebrações, apresentações e depoimentos, das 8h às 11h30min. O Cefa funciona desde junho de 1999, atendendo a cerca de 600 alunos de zero a seis anos, da educação infantil e fundamental. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. Ele foi idealizado pela ONG Fundação Fé e Alegria do Brasil, criada em 1980, pelo padre José Maria Vélaz.
Atualmente, a fundação trabalha junto com ações voltadas à população infanto-juvenil, buscando a melhoria da qualidade da educação, com programas de capacitação, atendimento direto e participação ativa também na área de defesa dos direitos da criança e adolescente. O reconhecimento do trabalho da Fundação já foi manifestado publicamente através de prêmios importantes, como Prêmio Betinho de Cidadania, Bem Eficiente, Prêmio Criança da Fundação ABRINQ, e Prêmio Direitos Humanos do Ministério da Justiça.
O prefeito Valderico Reis fez elogios ao trabalho desenvolvido pelo Cefa, que tem conseguido envolver a comunidade ilheense em torno do desafio de construir um projeto de transformação baseado nos valores de justiça, participação e solidariedade. “A educação é fundamental para alcançar uma sociedade justa, fraterna e democrática”, disse o prefeito.

Google promete medidas contra crimes no Orkut

O gigante das buscas Google, responsável pelo Orkut, anunciou medidas para coibir os crimes viabilizados com a “ajuda” do site de relacionamentos. O anúncio foi feito via nota, em resposta à intimação do Ministério Público Federal de São Paulo –o órgão quer explicações dos diretores do Google sobre o assunto.
Entre as medidas estão uma ferramenta utilizada para detectar e remover conteúdos impróprios do site de relacionamento. A novidade ainda não está em uso; a empresa de tecnologia afirma estar finalizando seu desenvolvimento, para que então possa colocá-la no Orkut.
Além disso, representantes da empresa virão “brevemente” ao Brasil para se encontrar com autoridades brasileiras, entre elas o Ministério Público. “O objetivo é estudar formas de como encaminhar algumas questões que dizem respeito a preocupações sobre o Orkut”, diz a nota assinada por Nicole Wong, advogada da empresa norte-americana.

Segundo o comunicado, a maneira mais eficaz para combater o mau uso da ferramenta de relacionamento é conversar pessoalmente com autoridades brasileiras. “Estamos à disposição e iremos cooperar o máximo que pudermos, respeitando ao mesmo tempo os interesses dos nossos usuários, nossos negócios e a legislação brasileira”, continua.

Com a explosão da popularidade do Orkut no Brasil, a página passou a ser utilizada para distribuição de pornografia infantil, de drogas e crimes contra os direitos humanos. Na semana passada, cinco jovens de classe média foram condenados à prisão pela Justiça de Niterói (RJ) por usar o site para oferecer ecstasy a moradores de Niterói e do Rio.

Folha Online

Primeiro título de eleitor só pode ser tirado até 3 de maio

O primeiro título de eleitor só pode ser tirado até o dia 3 de maio, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Apesar do feriadão que antecede o fim do prazo, O TRE vai manter o atendimento ao público, funcionando nos dias 29 e 30 de abril (sábado e domingo) e 1º de maio (segunda-feira), das 8h às 18h. excepcional . O prazo de 3 de maio vale também para os eleitores que querem transferir o título de cidade ou fazer revisão de dados cadastrais.
Para tirar o primeiro título, o interessado que tiver menos de 18 anos precisa levar a carteira de identidade. Quem tem 18 anos ou mais deve apresentar, além da identidade, o certificado de alistamento militar. Para a revisão dos dados cadastrais, é necessário apresentar, além do título, o documento que motivou a revisão, a exemplo de certidão de casamento. Quem perdeu o título tem até 21 de setembro para tirar uma segunda via.

Meganavio com piscina de onda atrai multidão na Alemanha

O maior navio de cruzeiros do mundo, batizado de Freedom of the Seas, (Liberdade dos Mares em tradução literal), atraiu uma multidão de milhares de pessoas em Hamburgo, na Alemanha, antes de sua primeira viagem transatlântica.
A embarcação, de fabricação finlandesa, integrará a frota da companhia caribenha Royal Caribbean International.
É o primeiro navio a incluir uma piscina de onda para surfistas.
E oferece também um ringue de patinação e uma parede de escalar, um parque aquático, vários restaurantes e bares.
O Freedom of the Seas, com capacidade para transportar até 4.375 passageiros, terá sua base em Miami, na Flórida, e vai fazer cruzeiros pelo Caribe.
Ele pesa 160 mil toneladas, tem 339 metros de comprimento, 56 metros de largura e navega até 26.6 nós (cerca de 40 km por hora).
O navio inicia seus cruzeiros pelo Caribe em junho.

BBC

INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Foliões já podem trocar alimentos por ingresso

Central de abastecimento tem novo coordenador

Tigre vence o Poções e dispara na liderança

IME promove encontro de pais nesta terça

Ilhéus vai sediar etapa sul dos Jogos Universitários da Bahia

Projeto Orla chega ao bairro São Miguel

Ilhéus Praia e Folia 2006 vai agitar o Sul da Bahia

10 mil preservativos serão distribuídos no Praia&Folia

Foliões já podem trocar alimentos por ingresso

Com capacidade para mil foliões a cada dia de festa, a arquibancada “Ação e Folia” está sendo muito procurada por aqueles que, além de curtir, também querem aproveitar o Ilhéus Praia e Folia para ajudar a quem precisa. A Prefeitura de Ilhéus instalou um ponto de troca no Calçadão Jorge Amado, em frente à Fundação Cultural de Ilhéus, onde os foliões podem trocar dois quilos de alimentos não-perecíveis por uma pulseira de acesso à arquibancada. As trocas podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o dia 27 de abril, véspera da folia.
A “Ação e Folia” surgiu como iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, com o objetivo de arrecadar alimentos para serem distribuídos entre as comunidades mais carentes. Durante os quatro dias de festa, deverão ser arrecadadas cerca de oito toneladas de alimentos, destinados às associações cadastradas pelo governo municipal. “Queremos mostrar às pessoas que um pequeno ato de solidariedade, quando realizado em conjunto, pode ajudar a melhorar a vida de muita gente”, disse Fátima Reis, secretária de Assistência Social e Trabalho.
A arquibancada será instalada ao lado dos camarotes, em um local com vista privilegiada do circuito. De lá, os foliões poderão acompanhar com mais tranqüilidade e segurança a passagem das grandes atrações que vão agitar o Ilhéus Praia e Folia 2006. “Como os ingressos são limitados, aconselhamos as pessoas a efetuar suas trocas o quanto antes, para garantir seu lugar”, disse a secretária.

Central de abastecimento tem novo coordenador

O empresário do setor de confecções e calçados, José Renilton Adelino de Souza, de 43 anos, é o novo coordenador geral da Central de Abastecimento do bairro do Malhado, o mais importante entreposto comercial e feira livre de Ilhéus. Com a proposta de administrar ouvindo os comerciantes de todos os segmentos, José Renilton tomou posse na noite da última quinta-feira (13), em uma solenidade que contou com o prefeito Valderico Reis, a secretária de Governo, Simone Reis, e o presidente da CDL, Paulo Ganem, além de dezenas de feirantes que trabalham no local.
Durante a solenidade, realizada em frente à Central de Abastecimento, o prefeito Valderico Reis lembrou do compromisso de entregar a administração do entreposto a um feirante, atendendo a proposta de sua campanha. Segundo Valderico Reis, sendo assim, está dando passos importantes para continuar abrindo as portas do seu governo, tendo em vista a participação popular nas ações empreendidas em seu governo. Na visão do prefeito, é necessária a contribuição de todos os segmentos para que o município tenha condições de se desenvolver com mais velocidade e o trade turístico e os setores comercial e industrial foram exemplos citados pelo prefeito.
Valderico anunciou medidas para garantir transparência na gestão da Central, seguindo reivindicação dos feirantes e comerciantes. Uma das ações será a abertura de conta bancária onde serão depositados todos os recursos provenientes da Central de Abastecimento. A medida evita o desvio de verbas e vai tornar a administração do entreposto mais transparente. Uma comissão de feirantes ficará responsável pela fiscalização da conta e do trabalho realizado pela coordenação geral da Central de Abastecimento, como salientou Valderico Reis.
Novo coordenador geral do mais importante entreposto e feira livre de Ilhéus, José Renilton, há mais de trinta anos atua no setor de calçados e confecções e tem lojas na Central de Abastecimento. Ele falou sobre a importância da participação dos comerciantes de todos os segmentos e que atuam no local como a forma mais democrática de administrar e garantir transparência à gestão.
José Renílton lembrou também da mudança de comportamento dos comerciantes, tendo como meta a qualidade no atendimento. De acordo com estimativa de José Renilton, cerca de 15 mil pessoas transitam pela Central de Abastecimento somente nos finais de semana. Ele disse que “pretende fazer uma administração voltada para o bem estar dos feirantes e dos consumidores”. Modernizar o entreposto construído há mais de 20 anos é uma das metas da nova coordenação da Central de Abastecimento.

Tigre vence o Poções e dispara na liderança

O time a ser batido. Assim tem sido o Colo Colo no Campeonato Baiano, principalmente depois do titulo de campeão do primeiro turno e após estar há nove jogos sem saber o que é derrota. Seja em casa ou no campo do adversário, o time tem acumulado vitórias como a contra a Catuense, na última quinta-feira, em Madre de Deus, por 3 a 1, ou diante do Poções, no Mário Pessoa, por 2 a 0, neste domingo (16). Numa série histórica de invencibilidade, o elenco venceu cinco e empatou quatro partidas. Assim como na primeira fase, no returno o time não larga a liderança do grupo 1. Está com 13 pontos, quatro a mais que Fluminense e Camaçari, ambos com 9.
Ontem contra o Poções o time voltou a exibir um futebol convincente e construiu a vitória logo no primeiro tempo, fazendo 2 a 0, gols de Rodrigo e Jânio. No returno, o time venceu quatro partidas e empatou uma. Na próxima quarta, o time vai a Poções, enfrentar o time da casa, no estádio Heraldo Curvelo. Autor do primeiro gol do jogo do final de semana, o zagueiro Rodrigo apenas lamentou a pressão sofrida no segundo tempo. “A gente deu uma esfriada, mas saímos com um placar bom”, disse. “Agora é correr atrás de outro bom placar”.
Destaque do time no segundo tempo, o goleiro Cristiano garantiu a vitória do Colo Colo com grandes defesas, numa das quais defendeu pênalti. “Estamos trabalhando no dia-a-dia, conseguido ajudar a equipe”. No jogo de ontem, retornou ao time o volante Sandro. O desfalque ficou por conta de Gil, que não atuou na partida de ontem. O técnico Ferreira terá apenas dois dias para preparar a equipe para o jogo da próxima quarta-feira. O time apresenta neste turno um aproveitamento de 86%. Só perdeu dois dos 15 pontos disputados no returno. Lidera o Grupo 1 com 13 pontos, seguido de Fluminense e Camaçari (9 pontos), Bahia (5), Catuense e Poções (ambos com 2).
O jogo
Os primeiros dez minutos de jogo foram de pressão do Colo Colo. Um dos lances claros de gol foi construído numa trama entre o jogador Ednei e o volante Jânio. Ednei concluiu para grande defesa do goleiro Robson, do Poções. O primeiro gol surgiu aos 30 minutos, com o zagueiro Rodrigo, que aproveitou cobrança de falta de Alex Santos e subiu mais alto que a defesa adversária, abrindo o placar no Mário Pessoa.
O time continuou na pressão, mas cedendo espaço para o time do Poções, que parava nas mãos do goleiro ilheense Cristiano Taffarel. O primeiro tempo já caminhava para o final quando Jânio dominou a bola na área e encobriu o goleiro Robson, mandando na ‘gaveta’ e decretando o placar final, 2×0. Jânio e o goleiro Cristiano foram os grandes destaques da partida. O goleiro do Colo Colo defendeu um pênalti no segundo tempo, após cobrança de Vancarlos, aos 16 minutos do segundo tempo. Ele deu um tapinha na bola, que ainda triscou o travessão.
O Tigre poderia ampliar o placar, mas o ataque insistia com jogadas de efeito. Numa delas, Ednei tentou concluir de calcanhar e perdeu a chance de fazer mais um. O atacante ilheense é o artilheiro do Campeonato Baiano. Passou em branco na partida contra o Poções, entretanto, diante da Catuense, marcou um dos gols da vitória por 3 a 1. Ele está isolado na artilharia da competição, com 18 gols. O vice Diogo, do Ipitanga, tem 14.

IME promove encontro de pais nesta terça

Promover a integração entre pais de alunos e a comunidade escolar é o objetivo de um encontro promovido pelo Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). O encontro acontecerá nesta terça-feira (18), a partir das 15h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus. A diretora da unidade de ensino, Lidiney Campos, afirma que a atividade tem como foco a família do alunado do IME e visa, ainda, despertar o interesse dos pais para que tenham uma participação mais ativa na vida escolar do filho.
O encontro será aberto pelo secretário municipal de Educação, Almir Pereira, a diretora do IME e a pedagoga Marileide Oliveira. “Pretendemos otimizar o desempenho dos nossos alunos por meio do fortalecimento da parceria escola-família e da união entre pais e filhos”, ressalta Lidiney. Na programação do encontro, haverá exibição de vídeo sobre relacionamento de pais e filhos, apresentação da equipe do IME e, logo após, uma mesa-redonda sobre a harmonia na família.
Esta mesa contará com a participação da juíza de Direito Gilza Pacheco, da psicopedagoga Marilene Araújo e do padre Nildemar Andrade. A atividade com os pais e familiares de alunos do IME será encerrada com apresentações de jograis, poesia e flauta. A diretora diz que a participação dos pais nesta atividade é “imprescindível, para fortalecer os vínculos familiares e influir no rendimento do aluno”.

Ilhéus vai sediar etapa sul dos Jogos Universitários da Bahia

Ilhéus sediará pela primeira vez em sua história a etapa sul dos Jogos Universitários da Bahia. A competição começará na próxima quinta-feira (20) com a participação de mais de 600 atletas de faculdades de Ilhéus, Itabuna, Ibicaraí, Ipiaú, Jequié, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itamaraju. Serão quatro dias de disputas nas modalidades de handebol, voleibol, basquete e futsal, no masculino e feminino.
De acordo com o coordenador da etapa sul-baiana dos Jogos, Renato Peixoto, pelo menos 12 faculdades estão inscritas para a competição. Nesta terça-feira (18), às 18h30min, no Opaba Praia Hotel, a coordenação dos jogos apresentará o projeto e o congresso técnico. Os jogos serão realizados pela Federação Universitária da Bahia, em parceria com a Liga Ilheense de Futsal. As disputas para a competição estadual acontecerão nos ginásios Herval Soledade e Clube Social de Ilhéus e do Colégio Piedade. A entrada para os jogos será franca.
O presidente da Liga Ilheense de Futsal e coordenador dos Jogos, Renato Peixoto, explica que a competição regional selecionará as equipes que participarão das finais em Salvador. Os jogos estaduais acontecerão em maio e indicarão os representantes os representantes baianos nas finais nacionais em Brasília, programada para agosto. A competição em Ilhéus tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus (Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania), empresas locais e Bradesco (Bradescompleto/Conta Universitária).
O secretário municipal de Esporte, Newton Lima, diz que a competição é resultado do esforço da presidência da Liga Ilheense de Futsal e do bom momento vivido pelo esporte local. O secretário disse que a Prefeitura de Ilhéus está investindo numa política de fortalecimento das diversas modalidades esportivas. Newton diz que um dos embriões dos Jogos Universitários da Bahia foi a Copa Universitária de Futsal, promovida pela liga ilheense desta modalidade.

Projeto Orla chega ao bairro São Miguel

A comunidade do bairro São Miguel, zona norte de Ilhéus, está sendo chamada a apontar medidas que possam melhorar a qualidade de vida e as condições urbanísticas e ambientais no local. O São Miguel é a terceira localidade a sediar uma mini-oficina do Projeto Orla, uma iniciativa da Prefeitura, em conjunto com a sociedade, que tem o objetivo de definir, de forma democrática, ações e projetos para a faixa litorânea do município.
A mini-oficina do São Miguel será realizada nesta quarta-feira (18), a partir das 13h30min, na Pousada Barramar. Como nas vezes anteriores, o espaço para o encontro foi cedido por um empresário do setor hoteleiro, o que a secretária de Planejamento de Ilhéus, Adriana Aleixo, vê como uma forma “muito positiva de interação da iniciativa privada na proposta do Projeto Orla”.
A secretária destaca que as ações são legitimadas pela participação popular. “Todas as decisões precisam desse respaldo para que tenham validade”, salienta. As primeiras consultas foram realizadas com os moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais das avenidas Soares Lopes e Dois de Julho, e com cabaneiros e donos de pousadas da zona sul da cidade.
A bióloga Rute Colares, também da Secretaria de Planejamento e credenciada pelo Ministério do Meio Ambiente para coordenar as ações do Projeto Orla em Ilhéus, explica que, após cada um dos encontros, é formado grupo de trabalho para desenvolver um plano de intervenção. “Os grupos são constituídos pelos próprios moradores, sob a supervisão de um orientador”, observa.
O resultado dessas propostas será reunido e apresentado em maio a equipes dos Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento.Técnicos dos dois órgãos federais estarão em Ilhéus para examinar o trabalho e iniciar uma fase de detalhamento de projetos para futura captação de recursos. A análise também será feita pela coordenação do Gerenciamento Costeiro da Bahia (Gerco-BA).
Colares ressalta a participação comunitária nas reuniões e o bom andamento dos trabalhos para a produção da minuta do plano de intervenção. “A execução do Projeto Orla em Ilhéus está sendo bastante elogiada pelos técnicos federais, o que nos deixa bastante confiantes quanto à receptividade das propostas”, destaca.

Ilhéus Praia e Folia 2006 vai agitar o Sul da Bahia

De 28 de abril a 1º de maio, a Avenida Soares Lopes será palco para a alegria, a irreverência e passagem de trios com grandes atrações que prometem agitar o Ilhéus Praia e Folia 2006. A festa vem com tudo neste ano. Além de estrelas da música baiana, a galera poderá curtir atrás do trio elétrico, nas arquibancadas, nos blocos, camarotes e na “pipoca”. Ilhéus já se prepara para viver quatro dias de puro agito.
O carnaval fora de época, além de movimentar a economia da cidade e gerar centenas de empregos temporários, representa uma ótima alternativa para quem não agüenta esperar até 2007 para cair no agito novamente. Este é o segundo ano em que Ilhéus realiza o Praia e Folia. O evento já ficou consagrado como exemplo de organização e alegria. Os turistas esperados na cidade para os quatro dias de festa, terão a oportunidade de ver que os trio-elétricos e a alma festeira do baiano não adormecem depois do carnaval oficial.
A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) é de que cerca de 500 mil foliões passem pela avenida durante todo o evento. Serão mais de 60 atrações em 12 trios elétricos, espalhando diversão e alegria pelos três quilômetros do circuito. Na programação, grandes nomes da música baiana, como Vixi Mainha (ex-Afrodisíaco), Margareth Menezes, Banda Eva, Araketu, Rapazolla, Guig Guetto, Cheiro de Amor, Harmonia do Samba, Olodum, Psirico, Nairê, Oz Bambaz, É o Tchan, Trio da Huanna, Beto Jamaica, As Meninas, Terra Samba, Patchanka, Luiz Caldas, O Rodo, Levada Louca, Filhos de Gandhy, Batukerê, Os Sungas, Carla Perez e mais 40 atrações regionais.
Com o tema: “Sol, festa, gente bonita e muita alegria. Tudo isso à beira mar”, o Ilhéus Praia e Folia pretende ser a maior festa popular do Sul e Extremo Sul da Bahia. Organizado pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e Setur, o evento promete atrair pessoas de todos os gostos e estilos, com uma mistura de ritmos e diversas opções de entretenimento. Para os admiradores dos antigos carnavais, será montado um palco alternativo em frente à Catedral de São Sebastião, resgatando as saudosas marchinhas. Para os ‘moderinhos’, a tenda eletrônica será uma excelente alternativa, com animação garantida pelo som dos DJ’s. Nesse ano, a boate será montada na lateral do Cine Santa Clara.
Estrutura
Os foliões que quiserem acompanhar tudo o que acontece na avenida, mas não pensam em “sair na pipoca”, podem assistir todas as atrações da arquibancada “Ação e Folia”. Além de curtir a passagem dos trios elétricos, as pessoas ainda poderão praticar um ato de solidariedade, já que o ingresso de acesso à arquibancada está sendo trocado por dois quilos de alimentos não-perecíveis. O ponto de troca já foi instalado no Calçadão Jorge Amado, em frente à Fundaci e as trocas podem ser feitas até o dia 27 de abril, véspera do evento.
Os foliões mais descolados que curtem música eletrônica e querem uma opção diferente para os dias de festa, podem ficar no camarote “Vira Folia”, que oferece uma vista privilegiada de todo o circuito e promete ser um dos points do carnaval fora de época. O espaço terá capacidade para 700 pessoas, com uma estrutura composta de bar, boate com vários DJ’s, Internet, Sala Vip, São de Beleza com estilização de roupas e tatuagens.
O prefeito Valderico Reis disse que o Ilhéus Praia e Folia 2006 está sendo divulgado nos principais pólos emissores de turistas, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia e Salvador. Já o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, diz que a festa foi programada para não coincidir com outros grandes eventos. Com todos os cuidados tomados para fazer uma grande festa, o prefeito Valderico Reis diz que o público vai dar um show. “Temos a certeza de que conseguiremos atingir um público ainda maior do que no ano passado”, afirmou o prefeito.

10 mil preservativos serão distribuídos no Praia&Folia

A Secretaria de Saúde de Ilhéus vai distribuir cerca de 10 mil preservativos durante o Praia&Folia deste ano, que começa no próximo dia 28. “O Carnaval é sempre um grande apelo para que as pessoas relaxem na proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, nós estamos mobilizados”, explica a coordenadora do Centro de Referência em DST/Aids da Prefeitura de Ilhéus, Alba Ikuta. O contato dos técnicos desse serviço com os foliões será feito na Praça castro Alves, onde estará um trailer com material de divulgação.
Uma das preocupações da médica Alba Ikuta é com a crescente participação da mulher nas estatísticas de HIV/Aids, o que clama por maiores cuidados. “Em Ilhéus, se repete uma tendência universal, em que o número de mulheres portadoras do vírus ou a síndrome já instalada está muito próximo da quantidade de homens em igual situação”, alerta. Ainda de acordo com Alba Ikuta, a última medição em Ilhéus apontou 150 pacientes do sexo masculino e 135 do sexo feminino, “uma relação que, há vinte anos, era de uma mulher para cada grupo de 15 homens”.
O trabalho a ser feito no Praia&Folia segue a estratégia já provada em outras festas populares, com distribuição de camisinhas e informações sobre ações preventivas em doenças sexualmente transmissíveis. “Nosso pessoal já possui suficiente experiência na abordagem das pessoas, de tal forma que não teremos maiores dificuldades em levar nossa mensagem aos foliões no Carnaval de Ilhéus”, finalizou Alba Ikuta.