Faculdade de Ilhéus está implantando acesso através de identificação digital

Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos estudantes da instituição, a Faculdade de Ilhéus, localizada no Km 2, da rodovia Ilhéus/Olivença, na zona sul da cidade, está implantando o acesso dos alunos à escola através de identificação digital, uma medida de segurança que já vem sendo utilizada por diversas empresas modernas do País. O processo de implantação está sendo realizado pela e-Seth – Mídia Interativa, especializada nas áreas de inteligência artificial e tecnologias de ponta, que atende a grandes corporações, a exemplo da Kodak, Microsoft e Volkswagen. O diretor geral da Faculdade, Almir Milanesi, informou que a experiência piloto vai ocorrer no prazo de dez dias.
Segundo Rubens Araújo Guimarães, 23 anos, diretor da e-Seth, a primeira fase consiste em testes e validação do sistema implantado. Em seguida, serão cadastradas as impressões digitais da comunidade acadêmica para que o sistema entre em funcionamento. Servidores da casa estão sendo treinados para dar continuidade ao projeto. Quando tudo estiver pron-to, duas catracas, com biometria, vão efetuar a leitura da impressão digital para liberar o acesso dos estudantes, professores e funcionários às dependências da sede da instituição. O projeto do campus próprio da Faculdade de Ilhéus já está na terceira etapa de construção.

A partir da implantação da identificação digital, os visitantes, depois de identificados, terão acesso mediante autorização. Os equipamentos estarão interligados ao banco de dados da Faculdade. que possui aproximadamente 650 alunos matriculados nos cursos de administração e de ciências contábeis. O estudante de Engenharia de Software, Rubens Guimarães, situado entre os 10 mais cobiçados da Comunidade Microsoft no Brasil, assegura que não haverá congestionamento, pois os equipamentos adquiridos têm autocapacidade de processamento. “O tempo gasto por uma pessoa na identificação terá uma média de três segundos”, garante ele.

PIONEIRISMO – Além do acesso por controle digital, que visa a segurança dos estudantes, a Faculdade de Ilhéus, implantou, a partir do ano passado, um projeto de aprimoramento pedagógico baseado nos princípios do empreendedorismo, que é ministrado de for-ma interdisciplinar. No próximo mês de maio, será realizada a 1ª Feira de Negócios promovida a partir dos trabalhos apresentados em todas as turmas dos cursos. Além disso, a Faculdade foi a única instituição de ensino superior da Bahia selecionada pelo Ministério da Defesa para participar do Projeto Rondon na Operação Amazônia 2006. Uma equipe formada por professores e alunos participou do Projeto no município de Brejo Grande do Araguaia, no Pará, no período de 3 a 19 de fevereiro último. A Faculdade iniciou suas atividades, em Ilhéus, em outubro de 2002. Tem como entidade mantenedora o Centro de Ensino Superior de Ilhéus – CESUPI, fundado pelas sócias Sandra Maria Agrizzi Milanesi e Maria de Fátima Milanez Frisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *