Ilhéus participa de evento nacional de meio ambiente
Ilheense representará a BA no concurso Miss Brasil
Ilhéus Praia e Folia divulga atrações no próximo dia 28
Nozinho presta mais uma homenagem a Tim Maia
Prefeitura vistoria táxis com placas finais 1, 2 e 3
Trade turístico participa de workshop de capacitação
Ficou no empate, mas o Bahia poderia ter saído neste domingo (19) goleado do Mário Pessoa. Com certeza, foi esta a impressão de boa parte dos 11.600 torcedores que lotaram o estádio para assistir ao jogo que carimbou o passaporte do Tigre para a final do primeiro turno do Campeonato Baiano. O Colo Colo, que havia empatado com o Bahia em 2 x 2 no jogo de ida, tinha a vantagem de atuar por dois resultados iguais e soube se valer dessa condição.
Apesar da vantagem, o time do técnico Nazaré cumpriu a promessa de não jogar recuado. Pelo contrário, mostrou competência no ataque e testou o goleiro do Bahia em diversas oportunidades. Não fosse a agilidade de Marcos, o azulino teria voltado para Salvador com a sacola cheia e uma dor de cabeça ainda maior para tentar curar nas próximas duas semanas em que estará ausente das competições. O time também foi eliminado da Copa do Brasil, na semana passada.
Em Ilhéus, o Colo Colo fez a sua parte. Garantiu a vaga na final e ajudou a aumentar a crise no Fazendão, casa do Bahia. A classificação começou a ser desenhada já nos primeiros minutos da etapa inicial da partida, quando a superioridade da equipe de Nazaré era evidente. Mas foi com o belo gol de Jamaica, em um avanço pela direita, que a torcida sentiu a classificação mais palpável do que nunca.
O Bahia pareceu perdido em campo durante todo o primeiro tempo e deu pouco trabalho ao goleiro Marcelo. Já no segundo tempo, o azulino fez sua obrigação: atacou e deixou a torcida do Colo Colo com o coração na boca. Insatisfeito com o desempenho do time, o técnico Charles fez várias modificações, botou o Bahia pra frente e conseguiu o gol de empate aos 39 minutos, assinalado por Galego.
Bastavam seis minutos e mais os descontos para o Colo Colo realizar o sonho de sua torcida. Foi o suficiente. Uma chuva no final da partida ainda ajudou a esfriar o ânimo ofensivo do Bahia e sacramentou o empate, que os torcedores comemoraram como triunfo. O Tigre está na final, juntamente com o Vitória. O primeiro jogo será no próximo domingo (26), no Mário Pessoa, com a certeza de casa cheia.
Ilhéus participa de evento nacional de meio ambiente
Representantes da Prefeitura de Ilhéus estiveram entre os participantes da 8ª Convenção de Diversidade Biológica (COP8) e da 3ª Convenção das Partes do Protocolo de Cartagenas sobre Biossegurança (MOP3). Os eventos aconteceram em Curitiba, no Paraná, entre os dias 13 e 17 de março e reuniram diversos setores de governos e sociedade civil, para tratar da biodiversidade e influenciar nas decisões internacionais relacionadas ao meio ambiente.
O presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e secretário interino de Meio Ambiente, Jerbson Moraes, e a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Cláudia Regina Oliveira, participaram das atividades e fizeram importantes contatos para futuras ações no município, inclusive com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
O evento teve como objetivo primordial a construção do conhecimento sobre as diversas formas de vida que sustentam o planeta. Na oportunidade, interesses globais foram discutidos de forma cooperada, endossando a necessidade de compatibilizar a conservação ambiental, o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento dos países, que são as maiores aspirações de um progresso econômico ambientalmente equilibrado.
A Convenção apontou, como seus três pilares, a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável dos elementos do meio ambiente e a repartição dos benefícios resultantes do uso dos recursos genéticos. O secretário explicou que a perda da biodiversidade tem causas diversas, a maioria delas conseqüência de atividades econômicas, como agricultura, atividades florestais, pesca, abastecimento de água, transporte urbano e energia. “Geralmente, projetos que buscam benefícios a curto prazo em detrimento da futura sustentabilidade provocam danos ao meio ambiente”, ressaltou.
A ministra Marina Silva fez questão de destacar que o Brasil é responsável por 11% da superfície de água doce do planeta e 20% das espécies vivas do mundo, além de ter a maior floresta tropical. Segundo ela, países em desenvolvimento são autônomos em relação aos seus recursos e conhecimentos e estão discutindo como poderão ser remunerados e reconhecidos por eles. O prefeito Valderico Reis destacou a importância de Ilhéus ter participado do evento. “Temos um grande potencial natural e uma biodiversidade única, que precisa ser preservada através do envolvimento de toda a sociedade”, disse.
Ilheense representará a BA no concurso Miss Brasil
A estudante de Direito Juliana Pina Mendonça, de Ilhéus, venceu o concurso Miss Beleza Baiana, realizado neste sábado, dia 18, na cidade de Lauro de Freitas, e representará o Estado no Miss Brasil 2006. Juliana, uma bela morena de olhos verdes, de 18 anos e 1,75 m de altura, desbancou outras 28 candidatas.
Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram o evento, que foi apresentado pelo ator
Alexandre Barillari. Por sua vitória no concurso, Juliana Mendonça já garantiu patrocínio para a disputa da etapa nacional, no próximo dia 8, no Rio de Janeiro. Ganhou também bolsa de estudos e um book profissional que será produzido pela fotógrafa Caroline Borba, premiada internacionalmente.
Os melhores momentos do Miss Beleza Baiana serão exibidos no próximo sábado pela Band Bahia, em horário ainda não divulgado. O concurso Miss Brasil, no próximo dia 8, será transmitido ao vivo, também pela Band. Juliana Mendonça é a quinta representante de Ilhéus a representar a Bahia no Miss Brasil.
Ilhéus Praia e Folia divulga atrações no próximo dia 28
Exatamente um mês antes do primeiro trio elétrico passar pela Avenida Soares Lopes e decretar o início dos festejos de momo na cidade das praias, será divulgada, no próximo dia 28 de março (terça-feira), a programação oficial do Ilhéus Praia e Folia 2006. O anúncio das atrações e da estrutura do evento será feito em uma festa no Hotel Aldeia da Praia, no quilômetro 03 da rodovia Ilhéus – Olivença. O carnaval vai acontecer de 28 de abril a 1º de maio.
Nada menos que 60 atrações, entre artistas do carnaval de Salvador e músicos regionais, estarão no Ilhéus Praia e Folia, que vai se confirmando como uma das melhores folias fora de época do sul da Bahia. Uma das razões está no próprio nome do evento, que remete aos atrativos naturais da cidade, adicionados ao clima quente produzido pela axé music. Entre os nomes garantidos para os quatro dias de ferveção no Soares Lopes, figuram Rapazolla, Margareth Menezes, Olodum, Patchanka, Araketu e Vixe Mainha.
Esses grupos e artistas dão uma idéia do que será a festa ilheense, mas haverá muitas outras atrações de peso e a comissão organizadora está convencida de que o Ilhéus Praia e Folia 2006 vai superar a edição anterior, que já foi bastante elogiada. Além de alguns dos melhores representantes do axé baiano, a festa repetirá fórmulas aprovadas, como a instalação da Tenda Techno no meio do circuito. No espaço, um DJ faz uma espécie de contraponto do carnaval, com um cardápio recheado de música eletrônica.
“São experiências ousadas e que o público aprovou”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno. Um dos organizadores do Ilhéus Praia e Folia, ele afirma que a festa deste ano tende mesmo a superar a de 2005. “Estamos trabalhando com essa meta, embora saibamos que o carnaval do ano passado foi muito bom em todos os sentidos”, salienta.
Como um dos principais objetivos da folia é divulgar o nome de Ilhéus em outros Estados, a Prefeitura local contratou a veiculação de anúncios em TVs e emissoras de rádio em alguns dos principais pólos emissores de turistas. Foliões de Brasília, Goiás e Belo Horizonte estão na mira do evento. “A proposta é ampliar a nossa lista de atrativos e mostrar que temos muito mais do que belezas naturais”, explica o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei.
ESTRATÉGIA
A realização do Ilhéus Praia e Folia é conseqüência de uma estratégia do prefeito Valderico Reis, que deslocou a data do carnaval para oferecer opção aos turistas na baixa temporada. “No verão, Ilhéus já atrai as pessoas por ter praias bonitas e ser uma cidade com uma história rica, por isso é lógico fazer um grande evento depois da alta estação”, diz.
Para garantir o sucesso do Ilhéus Praia e Folia, a comissão organizadora está agendando reuniões com setores envolvidos na infra-estrutura da festa. Esquema de segurança e o comércio de produtos ao longo do circuito estão entre as preocupações. Esses assuntos serão tratados em encontros que vão acontecer esta semana.
Nozinho presta mais uma homenagem a Tim Maia
O músico Nozinho vai prestar mais uma homenagem ao cantor Tim Maia e desta vez vai reunir um número maior de artistas no palco do Teatro Municipal de Ilhéus. O tributo ao cantor de voz inconfundível, que encantou platéias em todo o Brasil e no mundo, acontece às 9h30min de quarta-feira (22). O show dá seqüência ao trabalho de cover e é uma ótima oportunidade para os admiradores matarem um pouco a saudade do ídolo. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
O ilheense Agenor Filho, o Nozinho, revive com muita propriedade as canções e o estilo de Tim Maia. Esta é a terceira homenagem que ele presta ao cantor, com quem cultiva a semelhança do timbre de voz. Como cover, Nozinho participou do Projeto Seis e Meia, em 2002. O primeiro “Tributo ao Ídolo” foi realizado quatro anos depois da morte de Tim Maia.
Nozinho iniciou sua carreira de músico como baterista. Tocou com nomes consagrados, a exemplo de Lola Carvalho, Sérgio Essa, Jorge Lago, Tito Moreno e Robson Carvalho, dentre outros. Integrou a banda Blackout e participou de concursos de rock e de vários shows de calouros. Atualmente, se apresenta em bares da cidade e faz shows no Hotel Transamérica.
Prefeitura vistoria táxis com placas finais 1, 2 e 3
Os veículos permissionários do serviço de táxi em Ilhéus, com placas que finalizam em 1, 2 e 3, devem ser apresentados nesta terça-feira (21) para a vistoria na Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrans), localizada no Parque de Operações, Avenida Esperança. Os carros serão vistoriados por uma equipe técnica do Departamento de Trânsito da Setrans, no horário das 8h às 16h.
A vistoria dá seqüência ao processo de renovação de alvarás da frota de táxi ilheense, composta por 340 veículos. No dia 22, devem ser apresentados os veículos com placas de finais 4, 5 e 6. Na quinta-feira, serão vistoriados os veículos cujas placas terminam em 7, 8 e 9, e no último dia, 24, será a vez dos carros com placas de final 0.
Serão vistoriados todos os equipamentos obrigatórios de segurança, como sistema de direção, freios, cintos de segurança, limpadores de pára-brisa, extintor de incêndio e parte elétrica, além do taxímetro, que deve possuir o selo do Instituto de Pesos e Medidas (IPM), que comprova a aferição do aparelho. A aparência interna e externa também será avaliada.
Segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Rodolfo Macedo, os veículos que não estiverem de acordo com as normas de segurança terão um prazo para se adequar e voltar à Setrans para nova vistoria. Ele adverte que aqueles que não cumprirem os prazos poderão ser multados e a reincidência pode levar ao cancelamento do alvará.
Trade turístico participa de workshop de capacitação
Representantes do trade turístico da Costa do Cacau e da Costa do Dendê estarão reunidos nesta terça-feira (21), das 14 às 18 horas, no Salão de Eventos do Ilhéus Praia Hotel. Os empresários e gestores de órgãos ligados ao setor participam de workshop, no qual será elaborado o Projeto de Capacitação Profissional e Empresarial Empreendedora do Pólo Turístico Litoral Sul, financiado com recursos do Prodetur II.
O Governo do Estado, através da Superintendência de Investimentos em Pólos Turísticos (Suinvest) da Secretaria da Cultura e Turismo, contratou o Instituto de Hospitalidade para realizar pesquisas junto aos representantes dos diversos segmentos do setor de turismo e hospitalidade, visando aumentar a eficiência do programa. Segundo o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Hans Schaeppi, o workshop fará uma “Pesquisa Qualitativa”, cujos resultados serão disponibilizados para as instituições e empresas participantes.
O secretário de Turismo de Ilhéus, Raymundo Mazzei, será um dos participantes do evento. Ele salienta o mérito da iniciativa e observa a importância do trade “cada vez mais buscar a capacitação de seus recursos humanos, a fim de acelerar o desenvolvimento do turismo na região”.