Maramata promove formação de educadores ambientais;
Comunidade ilheense conhece processo de tratamento da água;
Definidos os primeiros jogos do Interbairros;
Mais de 3 mil crianças serão imunizadas contra rotavirus;
Prefeitura vai disciplinar serviço de carros de som;
Índice vacinal de Ilhéus é o maior em cinco anos.
O diretor do Abrigo São Vicente de Paulo, Antônio Espírito Santo, apresentou a jornalistas e radialistas de Ilhéus, na manhã desta quarta-feira (15), a campanha “Adote um Velhinho”. A iniciativa da instituição pretende reunir artistas, empresários, clubes de serviço e entidades de classe em um esforço conjunto pela atenção aos idosos. O ponto alto será uma festa com mais de 20 atrações, programada para o próximo dia 24, na Praça Dom Eduardo.
Ao mostrar a programação da campanha, na sede do São Vicente, Espírito Santo agradeceu o apoio da Prefeitura de Ilhéus, da imprensa regional, além dos volutnários que trabalham em prol do abrigo. Ele afirmou que a participação do poder público municipal é de grande relevância para a estruturação da campanha, que coincide com os 90 anos de fundação da instituição filantrópica.
O diretor, que é também médico geriatra, deu ênfase à seriedade com que o governo local trata as questões relativas à terceira idade e lembro que um dos principais objetivos da campanha é fazer a sociedade refletir sobre as questões que afetam os idosos. Na ocasião, conclamou toda a comunidade ilheense a se engajar na ação.
As camisas com motivos da campanha já estão à venda no Bar Vesúvio, Chocolate Caseiro Ilhéus, Esquina 170, Ponto Chic e na sede do abrigo, na Avenida Brasil, bairro da Conquista. O valor da peça, de R$ 10,00, será totalmente revertido para as obras do São Vicente de Paulo.
A empresária Telma Moura, que promove os eventos da campanha, salientou que o dia 24 de março será um momento importante, funcionando como data de mobilização da comunidade. Antes do show na Praça Dom Eduardo, haverá caminhada pelas ruas do centro histórico.
Telma Moura disse que o show de lançamento terá a participação dos cantores Chica de Cidra, Itassucy, Djalma Santos, entre outros. A banda de música da Polícia Militar, fanfarra do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Coral da Ceplac, academias de dança e as bandas Zabumbahia, Dilazenze e Pagodarte também vão estar na programação.
Maramata promove formação de educadores ambientais
Na busca pelo desenvolvimento de cidadãos multiplicadores de idéias e atitudes ambientalmente sustentáveis, a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) vai realizar, a partir do dia 23 de março, o II Curso de Formação de Educadores Ambientais. Foram disponibilizadas 40 vagas para professores de todas as redes de ensino e agentes de órgãos ambientais. As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira (17), das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Maramata.
Aproveitando os profissionais do magistério como potenciais agentes multiplicadores, o curso tem por objetivo atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente, que desenvolva nos alunos uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. “Nossa intenção é fazer a difusão de conceitos e atitudes coerentes com o desenvolvimento sustentável, criar uma rede de troca de experiências entre as escolas e contribuir para a elaboração e execução de projetos ambientalmente saudáveis”, disse o diretor-presidente da Maramata, Jerbson Moraes.
O conteúdo do curso será abordado em módulos, totalizando 120 horas/aula presenciais e mais 26 horas de orientação a projetos. Com aulas expositivas, estudos de meio, trabalho em grupo e outras estratégias de aprendizagem, a idéia é desenvolver a capacidade de observação e pesquisa, a fim de mudar a atitude dos cidadãos frente às questões ambientais. Dentre os temas que serão trabalhados, estão: os Fundamentos da Educação Ambiental, Preservação da Cultura Local, Legislação Ambiental, História de Ilhéus, Raízes da Mata Atlântica – Biodiversidade, Econegócios e Cultura Indígena, Recursos Hídricos na Costa do Cacau e Lixo Reciclável.
Jerbson Moraes ressaltou a importância de formar educadores ambientais. “A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e cenários urbanos perdendo, desta maneira, a relação que tinha com a natureza”. Ele acredita que a iniciativa contribui não apenas para despertar a curiosidade dos educadores quanto ao meio ambiente, mas, principalmente, abrir caminhos para a formação de jovens mais conscientes quanto à necessidade do uso racional e da preservação dos recursos naturais.
Comunidade ilheense conhece processo de tratamento da água
Desde segunda-feira (13), estudantes, professores e a comunidade ilheense em geral estão tendo a oportunidade de conhecer o processo de tratamento da água que abastece a cidade. Uma micro-estação de tratamento fica exposta no Museu do Mar e da Capitania, na Maramata, até esta sexta-feira.
A exposição é uma iniciativa da Universidade Livre do Mar e da Mata, em parceria com a Embasa, e tem o objetivo de incentivar a educação ambiental no município. Durante essa semana, alunos de diversas escolas visitaram o museu e aprenderam como a água é tratada e se torna própria para o consumo.
Entre os dias 24 e 31 de março, a micro-estação de tratamento de água será novamente exposta no Museu do Mar e da Capitania. O horário para as visitas públicas é sempre das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Definidos os primeiros jogos do Interbairros
O pontapé inicial do Campeonato Interbairros de Futsal de Ilhéus será dado no próximo dia 25 de março. A primeira partida da competição vai acontecer às 15 horas, no ginásio de esportes Herval Soledade, entre as equipes representantes do Malhado e da Barra. De acordo com a comissão organizadora, formada por membros da Liga Ilheense de Futsal e Secretaria Municipal de Esportes, estão inscritos 360 atletas.
Antes da bola rolar na quadra, haverá solenidade de abertura às 14 horas, com a participação das equipes de todos os bairros representados. No mesmo dia 25, vão enfrentar-se Nelson Costa x Alto do Cacau (15h50min), Vila Nazaré x Avenida Itabuna (16h40min), Vilela x Nossa Senhora da Vitória (17h30min), Teresópolis x Barreira (18h20min) e Ilhéus x Alto Legião (19h10min).
A primeira rodada do Interbairros será concluída no dia 30, a partir das 19h30min, no Herval Soledade, com os jogos entre Litorânea Norte x Tapera e Bela Vista x Avenida ACM. Ao todo, 24 equipes participam da competição, que vai se estender até mês de junho, sempre com jogos às quintas-feiras e aos sábados.
À frente do Interbairros de Futsal está o professor Renato Peixoto, presidente da Liga de Futsal. Ele destaca a parceria com a Secretaria de Esporte e Cidadania do município e o apoio do prefeito Valderico Reis para a realização do evento. “O prefeito tem se mostrado bastante empenhado em investir no desenvolvimento do esporte em Ilhéus”, afirma. Peixoto também elogia o incentivo do secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima.
Mais de 3 mil crianças serão imunizadas contra rotavirus
A Secretaria de Saúde de Ilhéus tem como objetivo imunizar 3.134 crianças, ainda este ano, como resultado da vacinação que começou na terça-feira (14) em 25 postos médicos do município. A vacina será aplicada em recém-nascidos em duas doses: a primeira, em bebês na faixa de 45 dias a três meses e a segunda dose na faixa etária entre três meses e cinco meses e meio, com intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses. “Não se trata de campanha, mas de um evento integrado ao calendário básico de vacinação, a ser seguido durante todo o ano”, explica a diretora da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Cássia Virgínia Brito. Ela adianta que os postos estão aptos para vacinar e tirar dúvidas dos pacientes, pois “foram treinadas 365 pessoas especialmente para essa atividade, entre agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem”.
O rotavírus representa, segundo os especialistas, grande ameaça para a saúde das crianças, sendo responsável por mais de 30% dos casos de diarréias graves na faixa inferior a cinco anos. “Esses quadros provocados pelo rotavírus podem levar à desidratação e até causar a morte da criança, se não forem tratados a tempo”, alerta Cássia Virgínia. O microorganismo “rotavírus” pertence a uma família de vírus que ataca, principalmente, a área gastrintestinal (estômago e intestinos). Com a vacinação, as autoridades sanitárias pretendem reduzir as internações hospitalares por diarréia, em todo o Brasil, em torno de 40%. A vacina contra rotavírus foi testada em todos os continentes, sendo aplicada em cerca de 63 mil crianças, mostrando-se totalmente segura, além de eficaz na prevenção das infecções gastrintestinais. “Esses estudos mostram que, quando a criança toma a vacina, são mínimas as probabilidades de que ela venha a desenvolver algum efeito colateral, pois seu comportamento é semelhante a qualquer outra vacina rotineiramente aplicada”, esclarece a diretora da Vigilância à Saúde de Ilhéus.
Prefeitura vai disciplinar serviço de carros de som A
Secretaria de Transportes e Trânsito (Setrans) da Prefeitura de Ilhéus quer ordenar o serviço de carros de som no município, garantindo o cumprimento da legislação que normatiza o setor. Profissionais que exploram a sonorização comercial, estão sendo convocados para uma reunião, que será realizada no próximo dia 23, a partir das 10 horas da manhã, na Fundação Cultural de Ilhéus.
O objetivo do encontro é esclarecer os profissionais sobre as medidas que serão adotadas pelo município para assegurar o cumprimento da lei e, conseqüentemente, coibir os abusos. A intenção principal, de acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Rodolfo Macedo, é combater infrações como a extrapolação das emissões sonoras e funcionamento do serviço em horários desautorizados.
O decreto municipal número 04/2004 estabelece que os carros de som somente poderão circular de 9h às 18h, impõe limites de decibéis e lista a documentação necessária para a exploração do serviço. A norma também prevê penalidades, que vão da advertência escrita à multa. Na primeira reincidência, o infrator fica sujeito à apreensão do veículo e na segunda repetição pode sofrer a cassação do alvará. De acordo com o superintendente de
Trânsito da Secretaria, Egídio Alves, a primeira medida a ser adotada é a orientação dos proprietários de carros de som. “Por isso, nós agendamos essa reunião, que vai dar início a um processo de disciplinamento do serviço”, adverte. Depois do encontro, as pessoas que atuam com sonorização terão um prazo para se regularizar e, a partir daí, a fiscalização entra em campo.
O superintendente de Trânsito antecipa que o próximo alvo serão os veículos utilizados no transporte de botijões de gás. Alves explica que o decreto 04/2004 também alcança esse segmento, pois as empresas de distribuição de gás de cozinha fazem uso de equipamentos sonoros. “Elas terão que se adequar da mesma forma às regras sobre horários e limites de som”, observa.
Índice vacinal de Ilhéus é o maior em cinco anos
O índice geral de vacinação alcançado em Ilhéus em 2005 é o maior registrado nos últimos cinco anos, com alguns resultados absolutamente acima da série histórica – como é o caso da vacinação contra gripe (que atingiu 97,5%) e da raiva canina na zona rural (95,1%). “Esse desempenho nas campanhas de 2005 se deve à divulgação maciça junto às comunidades e aos investimentos do governo municipal, que não negou apoio ao nosso trabalho”, anota a diretora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito. Ela destaca ainda os números das campanhas de vacinação contra poliomielite, em duas etapas (com 83,7% na primeira e 86% na segunda), contra raiva canina na zona urbana (86,3%), hepatite B (70,9%), febre amarela (75%) e tetravalente (com 76,3% de cobertura).
Os números anteriores mostram uma variação de 63,9% a 78,2% em pólio, 63,9% a 72,2% em gripe influenza e de 28,2% a 36,9% na vacinação canina na zona rural. “Apesar de termos superado todos os índices anteriores a 2005, o quadro ainda é preocupante, pois no caso da poliomielite, por exemplo, a meta do Ministério da Saúde (95% do universo-alvo) não foi atingido”, ressalva Cássia Virgínia.
A diretora da Vigilância Sanitária reivindica às autoridades federais a ampliação do PSF (Programa Saúde da Família), “o que contribuirá para facilitar o acesso da comunidade ao serviço de imunização”.
A raiva canina, por sua vez, levou o município, na avaliação de Cássia Virgínia, a situação de risco para a ocorrência de raiva humana, devido ao fato de que, “no período de 2002 a 2004, por três anos consecutivos, a vacinação na zona rural ter sido baixa, variando entre 28,2 e 36,9%”. Com os índices adequados obtidos em 2005 (na zona urbana e na zona rural), ficou afastado o risco maior de raiva humana, pela redução drástica da quantidade de animais suscetíveis de desenvolver e transmitir a doença.