INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Abrigo comemora 90 anos com campanha de conscientização

Ilhéus convoca aprovados em concurso para a saúde

População do Couto comemora nova creche

Associação em Ilhéus luta contra desemprego

Ilhéus integra plano emergencial para combater a criminalidade na região

Programa Sentinela de Ilhéus é reconhecido nacionalmente

Ilhéus oferece vantagens para devedor quitar imposto

Abrigo comemora 90 anos com campanha de conscientização

Para comemorar 90 anos de atuação na assistência aos idosos de Ilhéus, o Abrigo São Vicente de Paulo vai iniciar, no próximo dia 24, uma grande campanha de atenção às pessoas da terceira idade. Com o tema “Adote um Velhinho”, a iniciativa se propõe a conscientizar toda a sociedade sobre o respeito e os cuidados necessários com os idosos.

A campanha será desenvolvida durante todo o ano, com a realização de eventos mensais. No dia do lançamento, às 16h30min, acontecerá caminhada pelas principais ruas do centro histórico, saindo da Praça J.J.Seabra em direção à Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. No mesmo local, a animação tomará conta do público, em uma grande festa com apresentações de dança, música e peças teatrais, que deve se estender até às 23h.

A produtora do evento, Telma Moura, adiantou que já está confirmada a presença de diversos artistas, como os dançarinos das academias de balé Dinâmica e Movimento, Soanne Marry e Núcleo de Dança, fanfarras dos colégios Luís Eduardo Magalhães e Estadual e da banda da Polícia Militar. O público também poderá conferir o show gospel do cantor Djalma Santos e da banda da Igreja Batista Lindinópolis, além de apresentações dos cantores Chica de Cidra, Délio Santiago, e da banda Açucena Cheirosa. Estão programadas, ainda, apresentações da peça Pega pá Capa, de grupos afros como o Dilazenze e o Coral da Ceplac. Telma conta que todos os grupos da melhor idade de em Ilhéus participarão do evento.

A produtora destaca que todos os artistas vão doar seus cachês para a campanha, que também foi abraçada pela Prefeitura e por um expressivo número de entidades do município, como as lojas maçônicas, Rotary, Lions, CDL, Associação Comercial, além da TV Santa Cruz e das agências de propaganda M21 e Maxmídia. “Existe um clima de forte engajamento em torno dessa causa, já que os recursos angariados vão contribuir para ampliar a assistência prestada pelo Abrigo São Vicente”, afirmou Telma Moura.

SOLIDARIEDADE

Além dos artistas, entidades e empresários, os organizadores da campanha também esperam contar com o apoio da comunidade, através da compra das camisas produzidas para a campanha, que a partir desta quarta-feira (15) estarão à venda na sorveteria Ponto Chic, Bar e Restaurante Vesúvio, Chocolate Caseiro, Casa Brasil e na própria sede do abrigo, na Conquista. O preço da camisa é R$ 10,00.

O diretor do abrigo, o médico Antônio Carlos do Espírito Santo, ressalta a importância do envolvimento das pessoas em uma campanha como essa. “Todas as ações serão voltadas à qualidade de vida e reintegração dos idosos ao convívio social”, disse. Ele acredita que o envolvimento de toda a comunidade com os idosos e a alegria em ajudá-los pode fazer com que o carinho, o respeito e a valorização aconteçam não apenas no abrigo, mas no dia a dia com todo e em todos os lugares.

Ilhéus convoca aprovados em concurso para a saúde

A Prefeitura de Ilhéus está convocando mais 25 pessoas para preenchimento de vagas na Secretaria de Saúde. Elas foram aprovadas no último concurso público municipal para os cargos de fiscal sanitário, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico em enfermagem, auxiliar de odontologia e motorista. Os convocados têm até o dia 7 de abril, no máximo, para se apresentar ao setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no segundo andar do anexo da Prefeitura.

No atendimento, o profissional deverá apresentar todos os documentos necessários à admissão. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 12h às 18h. Dos 25 convocados, 17 são profissionais de enfermagem, além de um técnico em enfermagem e dois auxiliares. Foram chamados cinco aprovados para o cargo de fiscal sanitário, um auxiliar de odontologia e cinco motoristas. “A convocação atende à necessidade de material humano e, ainda, à política de qualificação do atendimento na rede pública de saúde”, afirma o secretário de Administração, Guilherme Scofield.

O ato também se enquadra no termo de ajustamento de conduta, assinado no segundo semestre do ano passado pela Prefeitura de Ilhéus e o Ministério Público. Esta é a segunda convocação de aprovados feita para a área de saúde. Para o secretário titular da pasta, Carlos Henrique Luz, a convocação ainda reflete a preocupação do município em oferecer atendimento mais ágil ao cidadão que recorre aos serviços públicos em Ilhéus. “Este ano também vamos ampliar a rede básica de saúde e necessitaremos de novos profissionais”, diz, numa referência à ampliação do Programa de Saúde da Família.

SERVIDOR VALORIZADO

Entre o ano passado e o início de 2006, foram contratados aprovados em concurso não somente da Saúde. Mais de cem profissionais foram convocados pela Educação e outros 81 para a secretaria de Serviços Urbanos. O prefeito Valderico Reis afirma que o município “tem buscado melhorar o serviço oferecido ao cidadão, através de qualificação e de valorização dos funcionários municipais”.

O prefeito destaca que os profissionais da educação tiveram reajuste de 9% no ano passado, assim como os demais servidores municipais. Para se ter uma idéia do que isso representa, Valderico lembra que os professores só tiveram seis por cento de reajuste nos últimos quatro anos do ex-prefeito. “Demos um aumento possível frente às dificuldades que encontramos na gestão, como dívidas e quase sucateamento da máquina pública”, reforça o secretário de Administração. Além do reajuste acima da média regional, os servidores passaram a receber os salários em dia.

População do Couto comemora nova creche

Em uma manhã de festa para a comunidade do Couto, na zona rural de Ilhéus, foi inaugurada, nesta terça-feira (14), uma creche que vai atender a 70 crianças do povoado. A cerimônia de instalação teve a presença da secretária de Assistência Social e Trabalho, Dona Fátima Reis, e do vice-prefeito Newton Lima, que representou o prefeito Valderico Reis. A secretária destacou que a creche vai permitir que “as mulheres possam trabalhar, tendo a tranqüilidade de saber que os filhos se encontram em local seguro, assistidos por pessoas responsáveis e dedicadas”. Ela ressaltou ainda que, no local, as crianças serão abrigadas durante oito horas por dia, período em que vão receber alimentação, cuidados com a higiene e participar de atividades sócio-educativas.

“Essa é uma conquista importante para a comunidade, pois permite maiores chances para que as mulheres contribuam com o incremento da renda familiar”, disse Fátima Reis. Ela também adiantou que o plano municipal de assistência social prevê a construção de novas creches em outras comunidades.

As palavras da secretária foram confirmadas pelo secretário de Esporte e Cidadania e vice-prefeito Newton Lima, que ressaltou a “opção preferencial” do governo Valderico Reis pelos mais carentes. “O governo tem preocupação com a área social e tem dado uma contribuição significativa para a melhoria das condições de vida nas comunidades periféricas”, afirmou.

Associação em Ilhéus luta contra desemprego

O problema do desemprego, que atinge 9.2% da população economicamente ativa das principais regiões metropolitanas do País e castiga igualmente as cidades do interior, encontrou em Ilhéus um foco de resistência. Para combater o flagelo, foi criada na cidade a Associação dos Desempregados de Ilhéus e Região (Adir), que se propõe a reinserir trabalhadores no mercado, além de oferecer apoio jurídico e psicológico.

A entidade está instalada na Barra, mais precisamente na Avenida Ubaitaba, 2308. Já cadastrou mais de 200 desempregados e calcula chegar a 3 mil até agosto, além de estar fazendo contatos com diversas empresas. Alaor Simões, presidente da Adir, diz que ela nasceu a partir de um entendimento de que o desemprego é um problema de todos. “O desemprego gera uma série de outros problemas, como o aumento da marginalidade e da violência, por isso deve ser enfrentado por toda a sociedade”, esclarece. Ao lado de Andhrea Carvalho, vice-presidente da Adir, ele pretende criar uma estrutura para atender os desempregados nas mais diversas necessidades.

“Mesmo depois que perde o emprego, é claro que a pessoa continua a precisar de médico, dentista, comprar remédio e se alimentar”, salienta. Por essa razão, a Adir também está procurando firmar convênios com empresas, a fim de viabilizar descontos especialmente para quem está sem emprego. Diversas clínicas, farmácias e laboratórios já foram contatados.

Outra proposta da associação é a abertura de bibliotecas nos bairros, a partir de uma campanha de coleta de livros na comunidade. “Vamos apelar para o espírito de solidariedade das pessoas, pois aquelas que podem ajudar não devem dar as costas a um problema de tamanha gravidade como é o desmprego”, pondera a vice-presidente da Adir.

Pessoas interessadas em se cadastrar ou fazer doações de livros devem procurar a sede da entidade, no horário comercial. Empresas que desejarem firmar convênio com a Adir também podem fazer contato pelo telefone 3639-1038.

Ilhéus integra plano emergencial para combater a criminalidade na região

Ilhéus, Itabuna, Itajuípe e Buerarema estão propondo uma discussão ampla sobre a crescente onda de violência na microrregião sul. Com o objetivo de buscar alternativas imediatas, um diagnóstico com propostas emergenciais será elaborado por representantes desses municípios, Poder Judiciário e empresários. A secretária de Governo de Ilhéus, Luciana Reis, disse que o prefeito do município tem se preocupado com o assunto e afirmou que “a participação da sociedade civil organizada é fundamental para se resolver a questão da segurança pública na região”.

A secretária representou o prefeito Valderico Reis em uma reunião na noite desta segunda-feira (13), na Associação Comercial de Itabuna, onde o tema segurança foi abordado. No encontro, Luciana Reis observou que a busca de alternativas para gerar emprego e renda é outro caminho para diminuir a onda de violência nos municípios da região. Afirmou que a estratégia está sendo adotada em Ilhéus, mediante a formatação de parcerias e a oferta de cursos de capacitação para o mercado de trabalho.

Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Itabuna foram convidados para participar da criação do Núcleo de Estudos da Violência. O juiz da Vara Crime de Buerarema, Antônio Hygino, também participou da reunião e falou sobre algumas medidas que estão sendo adotadas com sucesso naquele município. A aplicação de penas alternativas para autores de pequenos delitos passou a incluir, por exemplo, a prestação de serviços ao próprio sistema de segurança.

Luciana Reis elogiou as iniciativas e salientou que o governo municipal ilheense tem mantido uma “relação produtiva” com o comando do 2º Batalhão da Polícia Militar. “Conseguimos, por exemplo, realizar em 2005 um carnaval sem violência, algo que há muito tempo não acontecia em Ilhéus e só foi possível pela boa articulação com a PM e outras corporações”, salientou. Segundo ela, esse bom relacionamento se tornou a palavra de ordem para continuar melhorando os níveis de segurança no município. “No entanto, muito ainda precisa ser feito e é fundamental que as distorções existentes no setor sejam corrigidas”, destacou.

Programa Sentinela de Ilhéus é reconhecido nacionalmente

Graças ao esforço de uma equipe comprometida e ao apoio de diversos órgãos da sociedade, o Programa Sentinela de Ilhéus tem se destacado em todo o País. O trabalho desenvolvido no município recebeu elogios do presidente do programa nacional que, com informações concedidas pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente de Salvador (Cedeca), indicou Ilhéus como referência para um grupo da Universidade Federal de Belo Horizonte, que esteve na cidade desenvolvendo uma tese de mestrado baseada no programa.

O Sentinela comemora os resultados positivos no município. O programa contabilizou mais de 200 atendimentos este mês, além realizar diversas ações de combate à violência, abuso e exploração sexual, assim como atividades educativas.

A coordenadora Maria José da Hora afirma que êxito é decorrente do fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente no município e à inserção de famílias em programas sociais, além da promoção e participação em fóruns e conferências. “O acolhimento ao trabalho do Sentinela tem sido muito satisfatório, pois a sociedade já tem maior compreensão do seu funcionamento e importância”, diz.

O Programa Sentinela é operacionalizado através dos Centros de Referência. Trata-se de um serviço de natureza especializada e permanente, implantado pelo município para desenvolver ações de atendimento e proteção imediata às crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual. Entre as ações desenvolvidas nesses centros, estão a abordagem educativa pelas redes organizadas, o apoio psicossocial aos familiares, além de abrigo por 24 horas, quando necessário.

Maria José ressalta que o apoio da comunidade ilheense tem permitido a apuração dos casos de denúncias, negligência, exploração e abuso sexual, violência física e psicológica. Com o apoio da rede de combate e dos agentes sociais, o programa pôde elaborar, no ano passado, o Plano Operativo Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. Os grupos que compõem o plano se reúnem mensalmente na sede do programa para discutir as ações de prevenção, defesa, atendimento, análise de casos, mobilização e articulação.

Ilhéus oferece vantagens para devedor quitar imposto

As pessoas que possuem dívidas com a Prefeitura de Ilhéus, relativas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ganharam uma boa vantagem para quitar os seus débitos. A Secretaria de Finanças do município está parcelando e até oferecendo descontos para quem estiver disposto a regularizar sua situação junto ao fisco local.

A campanha vai beneficiar contribuintes com débitos vencidos até o último dia de 2005. De acordo com a Secretaria de Finanças, as dívidas poderão ser parceladas desde que cada cota não tenha valor inferior a R$ 30,00, no caso de pessoa física, e não seja menor que R$ 100,00 para pessoa jurídica.

Quem pagar até o dia 30 de abril o tributo vencido terá ainda direito ao total abatimento do valor referente a multas e juros. O desconto cai para 50% se o contribuinte optar pela quitação entre os dias 1º de maio e 29 de julho. A secretária de Finanças de Ilhéus, Alexandra Gonçalves, observa que o devedor tem que fazer a solicitação do benefício no Protocolo e aguardar o prazo de cinco dias para saber se o requerimento foi deferido.

“É muito importante que as pessoas fiquem alertas para as datas do pagamento das parcelas do imposto”, orienta Alexandra. Depois de aprovada a renegociação, o contribuinte deverá pagar a primeira quota no intervalo de cinco dias. Os benefícios são cancelados, caso o devedor atrase mais de duas parcelas consecutivas ou cinco alternadas.

As vantagens que estão sendo oferecidas pela Secretaria de Finanças têm como base a Lei Municipal 3.219/2006, publicada em janeiro. A norma prevê, inclusive, os mesmos benefícios para débitos que estão sendo objeto de cobrança judicial. Dívidas inferiores a R$ 100,00 serão anistiadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *