INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Seapi distribui sementes de milho para agricultores

Centro Cultural de Olivença inscreve em oficinas de artes

Projeto Orla apresenta trabalhos nesta quarta

Ilhéus inicia programa de treinamento do PSF

Prefeitura abre creche no povoado do Couto

Prefeitura de Ilhéus reforça a fiscalização do trânsito

Seapi distribui sementes de milho para agricultores

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior de Ilhéus iniciou, nesta segunda-feira (13), a distribuição de sementes para o tradicional plantio do milho no Dia de São José, 19 de março. Nesta época do ano, os agricultores plantam o fruto que será consumido durante os festejos juninos.

Mais de 300 quilos de sementes do tipo híbrido serão ofertados aos pequenos produtores, ligados a associações rurais do município. A distribuição acontece até esta sexta-feira (17), das 7h às 16h, na própria sede da Seapi, instalada no Parque de Operações.

Centro Cultural de Olivença inscreve em oficinas de artes

Os interessados em participar das oficinas de artes promovidas pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) podem fazer suas inscrições no Centro Cultural de Olivença, onde serão ministradas as aulas. Os cursos de música, percussão e dança acontecerão durante todo o ano, sem nenhum custo para os participantes. O principal objetivo é a descoberta de novos talentos.

O presidente da Fundaci, Marcos Magno, disse que as oficinas, que contam com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, fazem parte da estratégia de política sócio-cultural do governo municipal, visando o incentivo ao desenvolvimento de manifestações artísticas e expressões culturais nos diversos bairros da cidade. “Queremos levar contribuições de valor cultural à comunidade”, afirma o presidente. Ele também acredita que estas oficinas podem revelar inúmeros talentos regionais. “Muitas pessoas possuem dons artísticos, mas falta estímulo para expressa-los e desenvolvê-los”, explica.

Os alunos inscritos nas oficinas de dança, música e percussão terão dois encontros semanais, monitorados por profissionais capacitados. Marcos Magno salienta que as vagas são limitadas, por isso os interessados devem procurar a diretoria do Centro Cultural de Olivença o quanto antes para fazer sua inscrição. O atendimento é em horário comercial, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados em participar das oficinas de música e percussão, devem fazer suas inscrições às terças e quintas. Quem quiser se inscrever na oficina de dança deve procurar o Centro às quartas e sábados.

Projeto Orla apresenta trabalhos nesta quarta

O resultado dos trabalhos elaborados durante a realização da primeira oficina do Projeto Orla de Ilhéus será apresentado em um encontro que acontece a partir das 14 horas desta quarta-feira (15), no auditório do Barravento Hotel. Os trabalhos compreendem o diagnostico pré-liminar de toda a orla, numa extensão que vai da Barra do Sargi, divisa com Uruçuca, norte de Ilhéus, até o distrito do Acuipe, divisa com Una, no limite ao sul. Ilhéus foi o primeiro município a fazer o projeto abrangendo toda a orla.

O projeto se constitui num importante mecanismo de credenciamento para captação de recursos junto aos governos federal e estadual. Técnicas ligadas às secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente do município informaram que 13 unidades de paisagens compreendem a orla de Ilhéus. De acordo com os estudos elaborados por diversas instituições, organizações não-governamentais, associações de moradores e de hoteleiros que participaram da primeira etapa dos trabalhos do projeto, no mês passado essas unidades foram subdividas em trechos.

Dessas áreas, 21 entraram na relação de prioridades, a exemplo da Avenida Soares Lopes, no centro; praias do São Miguel e São Domingos, no norte; e a faixa que vai do Morro de Pernambuco até o Opaba Praia Hotel, no sul da cidade. Os estudos sugerem intervenções e servem de subsídio para a elaboração do Plano Diretor da cidade. Durante o encontro que reunirá técnicos ligados ao Iesb, Codeba, Colônia de Pescadores Z-34, Sinsepi, Crea e CRA, diversas secretarias municipais, dentre outros, será formada uma comissão direcionada ao desenvolvimento do projeto. A segunda oficina está prevista para acontecer em maio.

Ilhéus inicia programa de treinamento do PSF

A Prefeitura de Ilhéus iniciou na segunda-feira (13) um programa de treinamento envolvendo todos os profissionais de nível superior e médio que atuam no PSF (Programa de Saúde da Família), além dos agentes comunitários de saúde. As 19 equipes que participam da proposta de capacitação para 2006 (14 da zona urbana e cinco da zona rural do município) se reúnem em dois períodos de cinco dias no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus. “O processo de implantação de uma eficiente estratégia de saúde da família tem se constituído num grande desafio do governo municipal, diante da necessidade de transformação das práticas de saúde até agora desenvolvidas”, afirma o secretário e Saúde de Ilhéus, Carlos Henrique Luz, ao justificar os objetivos do treinamento.

De acordo com a coordenadora do PACs (Programa Agentes Comunitários de Saúde), Andressa Pinto dos Santos, “o objetivo do curso é redirecionar as concepções e os modelos de intervenção que têm sido utilizados historicamente pelas equipes de saúde da família”. Ela explica ainda que, para atingir o resultado a que se propõe, o curso terá carga horária de 80 horas de concentração, em dois módulos de cinco dias, com um intervalo de 90 dias. “Nesse período entre os dois módulos, as equipes serão submetidas a atividades práticas de mapeamento de sua área de atuação, análise da situação da saúde nessa área e escolha de prioridades de trabalho”, explica Andressa. Três médicos e duas enfermeiras serão os monitores do treinamento, que absorverá todos os profissionais do PSF, divididos em seis turmas.

A primeira equipe, formada pelos PSFs do Basílio 2 e Vilela 1, Vilela 2 e Vilela 3, tem sua primeira etapa de 13 a 17 deste mês, com a segunda no período de 26 a 30 de junho; a turma dois (Ilhéus 2, Nossa Senhora da Vitória 3 e Barra), de 27 a 31 de março e de 10 a 14 de julho; a turma três (Nelson Costa 1, Nelson Costa e 2 e Basílio 1), de 24 a 28 de abril e de 24 a 28 de julho; turma quatro (Castelo Novo/Banco do Pedro, Banco Central e Couto/Santo Antônio), de 8 a 12 de maio e de 7 a 11 de agosto; turma cinco (Sambaituba/Aritaguá, Inema e Teotônio Vilela 1), de 22 a 26 de maio e de 28 de agosto a 1 de setembro); e, finalmente, a turma seis (Salobrinho, Nossa Senhor a da Vitória 1 e Nossa Senhora da Vitória 2) terá a primeira etapa de 5 a 9 de junho e a segunda de 11 a 15 de setembro.

Prefeitura abre creche no povoado do Couto

A Prefeitura de Ilhéus inaugura, nesta terça-feira (14), a partir das 8h30min, uma creche no povoado do Couto. A unidade, que será um anexo da Creche Dom Eduardo, esta situada no bairro São Francisco, vai atender a 70 crianças, abrigadas durante oito horas por dia, período em que participarão de atividades lúdicas e receberão alimentação de conteúdo nutricional balanceado.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, a instalação da creche no Couto contempla uma reivindicação feita pelos moradores do povoado ao governo. “O prefeito Valderico Reis, confirmando a sua preocupação com as questões sociais, acatou prontamente a solicitação”, salienta.

A secretária observa que, a partir de agora, as mulheres do Couto que possuem filhos pequenos terão tranqüilidade para deixá-los em um local seguro. “Muitas dessas mulheres precisam trabalhar e antes não tinham com quem deixar suas crianças”, explica Fátima Reis, assegurando que “agora isso mudou”.

O imóvel onde funcionará a creche passou por uma completa recuperação em sua estrutura física, com o objetivo de oferecer conforto e segurança para as crianças assistidas. A Prefeitura também está promovendo reforma e ampliação da unidade principal da Creche Dom Eduardo, no São Francisco.

Prefeitura de Ilhéus reforça a fiscalização do trânsito

Como mais uma etapa do processo de municipalização do trânsito, a Prefeitura de Ilhéus está intensificando as medidas de fiscalização do fluxo de veículos automotores na cidade. Cerca de 20 agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Setrans) já estão nas ruas, garantindo o respeito às normas relativas a estacionamento e paradas, observação de faixas de pedestre e outras placas de sinalização, bem como a utilização de equipamentos essenciais, a exemplo do cinto de segurança.

O secretário de Transportes e Trãnsito, Rodolfo Macedo, salienta que o objetivo não é aplicar multas, mas melhorar as condições do trânsito em Ilhéus, permitindo que motoristas e pedestres possam circular com tranqüilidade. “No que se refere ao tráfego de veículos, o centro de nossa cidade há muito tempo precisa de uma atenção especial”, observa.

A ação do município por enquanto se restringe à orientação de motoristas e pedestres, bem como a identificação e notificação de irregularidades. De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito da Setrans, Rafael Neto, os dados sobre as infrações são encaminhados à Ciretran, órgão com o qual o município tem parceria. “Nós estamos priorizando a informação aos motoristas, pois realmente o que nos interessa é que todos se conscientizem”, reforça o diretor. Ele acrescenta que a Setrans adotou algumas providências para melhorar o fluxo de veículos no centro de Ilhéus, a exemplo da mudança na parada de caminhões no início da Rua Teresópolis, logo após a confluência com a Tiradentes. Outra medida adotada pela Secretaria é a fiscalização mais rigorosa nas áreas próximas a escolas. Até o final deste mês, também serão realizadas blitze para conferir o funcionamento do serviço de transporte escolar. A aferição dos veículos vai abranger documentação e equipamentos essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *