Cumprindo as exigências do Estatuto da entidade, foi constituída uma Comissão de Obras composta por cinco membros associados, que irão administrar o andamento da construção. O projeto foi elaborado em setembro de 1993 pela arquiteta Eleonor Mendonça, que idealizou a área administrativa no andar térreo do prédio, com a sala da presidência, secretaria e SPC, e no andar superior, a sala de reuniões e projeção, além do salão de convenções.
,div align=justify>
A nova sede social será construída no Mirante do Ceará, situado no Alto da Piedade, que desde 1992 teve sua permissão de uso concedida à CDL, que na época ainda se chamava Clube de Diretores Lojistas. O então prefeito João Lyrio decretou a permissão de uso especial por vinte anos, podendo ser estendida por igual período pelo governo vigente.
De acordo com o Decreto de nº 064/92, toda e qualquer construção, ampliação ou reforma executada pelo permissionário no imóvel deverá assegurar o conforto e obediência aos princípios e aspectos urbanísticos, com vistas ao embelezamento da cidade. O artigo 5º diz que “na utilização do imóvel, o permissionário deve ter em vista o interesse da coletividade e o desenvolvimento da atividade”.
O presidente da CDL, Paulo Ganem, afirmou que existe a necessidade de uma nova sede, para que os associados possam contar com um espaço maior para fazer treinamento de funcionários, palestras, seminários e outras atividades de interesse do comércio. Ele contou que alguns empresários também se comprometeram a contribuir com as obras, através da doação de materiais de construção. “Tentaremos diminuir os custos, sem fugir do projeto inicial”, disse o presidente.
O próximo passo é fazer o orçamento detalhado da obra, a fim de apresentar aos associados o valor exato da construção. Paulo Ganem explica que existe a idéia de os associados poderem acompanhar todas as etapas através do site da CDL, que em breve voltará ao ar completamente atualizado, através do endereço: www.cdlilheus.com.br. “Com o novo site, os associados poderão acompanhar todas as ações da CDL”, contou o presidente.