INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Grupos de capoeira se apresentam em Ilhéus

Inscrições para Interbairros de Futsal se encerram segunda

Abertas inscrições para oficinas de artes em Olivença

Dia da Mulher é comemorado em Ilhéus com ações de saúde

Sentinela emocionou com homenagem às mulheres

Valderico assegura que Ilhéus terá shopping

Grupos de capoeira se apresentam em Ilhéus

Toda a beleza da capoeira, misto de dança e luta trazido da África para o Brasil, será destaque neste fim de semana em Ilhéus. No sábado, a partir das 16 horas, no largo em frente ao Teatro Municipal, cerca de 20 grupos de capoeiristas vão exibir sua arte para moradores e visitantes. O evento, que tem o objetivo de divulgar essa arte, é uma iniciativa da União de Capoeira da Região Sul da Bahia (Ucasub).
A iniciativa vem batizada com o título “Mostrando a arte na praça” e, de acordo com o secretário-geral da Ucasub, Vandilson Gomes, tende a permanecer como programação regular no largo cultural. Este ponto da cidade já é identificado pela presença constante dos capoeiristas, que costumam impressionar os visitantes com sua habilidade. “Pretendemos promover essa reunião de grupos de capoeira a cada quinze dias, como forma de prestigiar as escolas e difundir nossa cultura”, afirma Gomes.
Em Ilhéus, a capoeira pode até conquistar o status de disciplina escolar em estabelecimentos de ensino da rede municipal. O ensino da arte integrará o conjunto de ações do Programa de Implementação dos Estudos Regionais. Mestres de diversos grupos também participarão, em maio, de um curso de primeiros-socorros, que será ministrado por membros do Corpo de Bombeiros e médicos das áreas de ortopedia e cardiologia.
“O nosso objetivo é mostrar que a capoeira tem grande possibilidade de contribuir com a sociedade, tanto por ser um esporte saudável, como também pela preservação de uma cultura”, salienta Gomes. Ele espera que a promoção da Ucasub no Largo Cultural ajude a difundir a vinculação social da capoeira.
Os grupos que estarão no largo neste sábado são: Associação de Capoeira e Cultura Ginga Camarada, Academia de Capoeira Angola Mucumbo, Grupo Raça, Grupo de Capoeira Raízes de Bimba, Luanda, Liberdade, Capoeira Arte Male, Grupo Cultural de Capoeira Arco-Íris, Capoeira Renovação, Crupo Capubahia, Raízes do Quilombo Capoeira, Grupo de Capoeira Avança Bahia, Grupo de Capoeira União Berimbau da Bahia, Grupo Lua Branca, Grupo Águia Dourada, Grupo Cacau de Ouro e Grupo de Capoeira Ilhéus Show.

Inscrições para Interbairros de Futsal se encerram segunda

As equipes que ainda tenham interesse em participar do Campeonato Interbairros de Futsal de Ilhéus têm até esta segunda-feira (13) para fazer a inscrição. O evento, que está sendo organizado conjuntamente pela Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania e a Liga Ilheense de Futsal, promete movimentar o cenário esportivo local a partir do dia 18 de março.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esporte, no andar térreo do Palácio Paranaguá. A expectativa dos organizadores é de que 24 equipes participem do campeonato, que tem grande importância por permitir a integração entre diversas comunidades do município. “É um evento muito interessante, que une os nossos bairros e revela talentos”, afirma o secretário Newton Lima.
O professor Renato Peixoto, presidente da Liga, também se mostra entusiasmado com a competição e com a parceria entre a entidade que comanda e o governo municipal. “Esse trabalho conjunto tem produzido bons resultados e a prova disso foi dada no ano passado, quando a primeira edição do Interbairros se mostrou um sucesso, atraindo grandes torcidas ao ginásio”.
De acordo com Peixoto, o Regulamento Geral do certame será divulgado na terça-feira (14), no Herval Soledade, em solenidade prevista para ter início às 19 horas. Na mesma oportunidade, haverá o sorteio das chaves e vão ser apresentados detalhes sobre o Interbairros aos representantes das equipes. O Herval Soledade também será o cenário da competição, que se inicia no dia 18 deste mês e vai até junho.

Abertas inscrições para oficinas de artes em Olivença

As inscrições para as oficinas de artes promovidas pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) encontram-se abertas no Centro Cultural de Olivença, local onde serão ministradas as aulas de música, percussão e dança. Criado com a finalidade de descobrir novos talentos, os cursos serão ministrados até o mês de dezembro e não representarão nenhum custo financeiro para os participantes.
Segundo o presidente da Fundaci, Marcos Magno, tanto as oficinas de música e percussão quanto à de dança, serão realizadas em duas aulas por semana. Ele lembra que os instrutores são profissionais capacitados. Em relação às vagas, o presidente informou que são limitadas, de modo que os interessados devem procurar o mais breve possível a diretoria do Centro Cultural de Olivença para fazer sua inscrição.
O atendimento é realizado em horário comercial, sempre das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Para os interessados em participar das oficinas de música e percussão, as inscrições deverão ser feitas às terças e quintas. Os que querem inscrever-se na oficina de dança deverão procurar o Centro às quartas ou aos sábados.
As oficinas são parte da estratégia de política sócio-cultural da Fundaci, tendo em vista o incentivo ao desenvolvimento de manifestações artísticas e expressões culturais nos diversos bairros da cidade. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

Dia da Mulher é comemorado em Ilhéus com ações de saúde

A prevenção de doenças foi o principal tema das comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovidas pela Prefeitura de Ilhéus durante toda a quarta-feira (8), no calçadão da Rua Jorge Amado. Mais de 1.500 mulheres compareceram ao local, por curiosidade ou para serem atendidas em serviços de beleza, testes de HIV/Aids, assessoria jurídica, testes de VDRL (sífilis), receber brindes e preservativos, submeter-se a exames ginecológicos ou se informar sobre questões de nutrição.
Os números dão a medida da aceitação do evento. Distribuição de aproximadamente 1.500 preservativos, 40 orientações em questões jurídicas, encaminhamento de 80 pedidos de segunda via de cédula de identidade, 140 atendimentos na área de estética (maquiagem, cabeleireiros, manicure, ornamentação de unhas e tratamento de pele), distribuição de mais de 60 brindes (incluindo camisetas comemorativas do Dia Internacional da Mulher). Foram feitos ainda exames preventivos de câncer uterino (cerca de 150 mulheres) e câncer de mama (em torno de 80), além de atendimento odontológico.
Chamou a atenção dos organizadores do Ação Mulher o interesse despertado no público a que se destinava, pois antes das 8 horas (hora marcada para a abertura do evento), muitas mulheres já procuravam os serviços oferecidos, incluindo-se o atendimento de cabeleireiro e manicure, e material impresso sobre o significado do Dia Internacional da Mulher (8 de março), que simboliza a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres em todo o mundo. “A quantidade de mulheres presentes, o interesse que elas demonstraram, a qualidade dos serviços oferecidos e os resultados numéricos obtidos nos dão a certeza de que o evento foi excelente”, avalia a médica Alba Ikuta, coordenadora do serviço de DST/Aids da Secretaria da Saúde de Ilhéus e organizadora do Ação Mulher.

Sentinela emocionou com homenagem às mulheres

A homenagem feita do Programa Sentinela às mulheres que colaboram no combate à exploração sexual infanto-juvenil em Ilhéus significou momentos de muita emoção. O evento, realizado na última quarta-feira (8), contou com a participação de um grande número de pessoas, dentre as quais estavam diversas autoridades, empresárias, funcionárias e voluntárias do programa.
Durante todo o dia, as mães das crianças atendidas participaram de uma Oficina de Beleza. As homenagens começaram às 19h, com uma declamação sobre “a importância de ser mulher”, feita por uma das meninas assistidas pelo Programa Sentinela. Emocionada, a coordenadora do projeto, Maria José da Hora, disse que todos os que participam desse trabalho são como uma grande família, que cresce a cada dia. “São policiais, delegadas, assistentes sociais, educadoras e outras voluntárias, que dedicam parte do seu dia contribuindo para uma missão nobre”, declarou.
A coordenadora agradeceu ao prefeito Valderico Reis pelo apoio que tem dado ao programa desde o início do seu governo. “Ele nos ajuda em tudo o que precisamos e nos dá liberdade para trabalhar e ajudar as pessoas”, reconheceu. A secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, elogiou o Sentinela, não apenas com as crianças e adolescentes, mas também com as mães, e reafirmou o compromisso de manter uma parceria com o programa, a fim de resgatar a dignidade das vítimas e de suas famílias.
Antes de dar início às homenagens, a coordenadora do Projeto Rosa, Eunice Higino, proferiu palestra sobre a caminhada das mulheres e sua valorização na sociedade. Também foi apresentado breve histórico do Programa Sentinela, ao longo dos seus cinco anos de existência. “Graças ao apoio do governo municipal, hoje contamos com um programa consolidado, sério e apoiado pelos mais diversos setores da sociedade”, afirmou Maria José, ressaltando que o Sentinela atende mensalmente cerca de 200 crianças e adolescentes – mais que o dobro da meta estipulada pelo governo federal.
O prefeito Valderico Reis também prestou uma homenagem às mulheres, lembrando que elas atualmente ocupam posições de destaque, por conta da sua competência, coragem, sensibilidade e dedicação. “Tenho confiança no trabalho feminino, tanto que boa parte do nosso governo é composta por mulheres”, disse o prefeito. A secretária de Governo, Luciana Reis, também participou do evento e se emocionou ao ser homenageada.

Valderico assegura que Ilhéus terá shopping

O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, disse, nesta quinta-feira (09), que Ilhéus terá um shopping center, independentemente da entrada do grupo Iguatemi na administração do Jequitibá Plaza Shopping. A afirmação do prefeito rebate especulações de que a cidade perderia o investimento por conta da mudança gerencial no Jequitibá.
Segundo Valderico, desde o ano passado o governo tem sido contatado por diversos empresários com interesse em investir na construção de um shopping. As conversas que mais avançaram foram com Edson Piaggio, sócio do grupo que administra o Iguatemi de Feira de Santana.
Piaggio esteve em Ilhéus em julho do ano passado, quando participou da instalação da pedra fundamental do futuro shopping, na Avenida Soares Lopes. “Ele firmou um compromisso conosco e, por enquanto, não recebemos nenhuma manifestação oficial de que tenha desistido do empreendimento”, salienta Valderico. No entanto, o prefeito assegura que, em caso de eventual desistência, existem outros investidores interessados no projeto.
Ainda segundo Valderico Reis, o governo tem adiantado uma série de providências para a construção do shopping, como por exemplo as medidas para a liberação da área junto aos órgãos de proteção ambiental. “Tudo isso está bem adiantado”, informa.
O prefeito destaca que Ilhéus é uma cidade cheia de atrativos, com uma população superior a 220 mil habitantes e que, somente na alta estação, recebeu quase 120 mil turistas. Além disso, lembra que a cidade tem uma economia em ascensão, crescendo mais do que a média regional. “Outra coisa que não podemos esquecer é que a construção de um shopping também vai atrair para Ilhéus moradores de outros municípios e isso tem estimulado o interesse de muitos empresários”, diz Valderico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *