Dia Internacional da Mulher ganhou sessão especial na Câmara de Ilhéus

A violência e o preconceito contra a mulher foram as principais questões levantadas na sessão especial da Câmara de Vereadores de Ilhéus, realizada para lembrar o 8 de março, no plenário Gilberto Fialho, na tarde de quarta. Os direitos e os avanços obtidos por elas também estiveram na pauta da solenidade marcada pelas homenagens a senhoras que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento do município.
A luta encampada em defesa da mulher foi outro ponto de destaque do encontro que reuniu profissionais de diversos segmentos. Coordenada pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Raymundo Veloso, a solenidade pela passagem do Dia Internacional da Mulher, foi marcada ainda pelas homenagens prestadas a todas as servidoras, assessoras e cargos comissionados da Câmara de Ilhéus.



Homenageadas do dia 8 de março de 2006 – foto: Sandro Andrade

Durante a solenidade da sessão, proposta pela vereadora Maria de Lourdes, a juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça fez a abordagem do tema “Os direitos da mulher”. O enfoque ficou por conta da posição de recuo vivido ainda hoje pelas mulheres do Afeganistão. Na visão da juíza, não se admite que as mulheres sejam humilhadas de forma tão violenta como acontece naquele país que obriga o uso da burca, proíbe o uso de calça comprida até por baixo da túnica e impede que as mulheres falem até com vendedores.
Representando a bancada da Câmara de Ilhéus, Carmelita Ângela fez comentários a respeito de denúncias de violência contra a mulher, enfatizando que o assunto chegou ao ponto de se tornar uma questão de saúde pública, tudo isso em razão da progressão dos números de casos e a gravidade dos problemas apresentados diariamente em todos as partes do país. Na ocasião, a vereadora lembrou que quarta (8), donas de casa estavam realizando um marcha em Brasília, no sentido de reivindicar o direito ao recolhimento do INSS.
Homenageadas – A juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça, recebeu a homenagem da Câmara de Vereadores, através do presidente da Mesa, Raymundo Veloso. Depois, a promotora de Justiça Luciana Isabela Moreira, a assistente social e serventuária da Justiça, Margareth Vitória Barcelar, a delegada Norma de Freitas Santos, e a advogada e presidente do Lions Clube Ilhéus/Norte, Suzana Patury, receberam as homenagens da casa legislativa ilheense.
Além delas, foram homenageadas a presidente do Clube de Terceira idade, Maria José Rodrigues Santos, a presidente do grupo Afro Dilalenze, Hilza Rodrigues, a radialista Ivonete Vasconcellos, a professora Isaura Fonseca e a radilista Laudicéia Carvalho.
Da Camara de Vereadores foram homenageadas Iracema Pena, Maria Lucia Santos Silva, Mariza Domingos Santos Silva., Mônica Rebouças de Matos, Rosineide Sena de Andrade, Simone Varnô, Viviane da Silva Oliveira, Nilza Maria de Jesus, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *