Taxistas têm até dia 13 para solicitar renovação de alvará
Prefeitura reforça divulgação dos horários de coleta de lixo
Proação seleciona alunos a partir desta quinta-feira
Saúde de Ilhéus ganha prêmio em tratamento da tuberculose
O Abrigo São Vicente de Paulo, entidade filantrópica que há quase 90 anos presta assistência aos idosos em Ilhéus, está iniciando uma grande campanha de atenção às pessoas da terceira idade. A iniciativa tem como tema “Adote um Velhinho” e se propõe a conscientizar toda a sociedade para o respeito e o necessário cuidado com os mais velhos.
A campanha do abrigo já foi abraçada pela Prefeitura e por um expressivo número de entidades do município. Todas as lojas maçônicas, Rotary, Lions, CDL, Associação Comercial, além da TV Santa Cruz e das agências de propaganda M21 e Maxmídia, já manifestaram o seu apoio. A mobilização começa no dia 24 de março, com uma caminhada pelas principais ruas do centro histórico, culminando com festa na Praça Dom Eduardo.
A caminhada terá início às 16h30min, na Praça J.J. Seabra, e está prevista para encerrar-se às 18 horas, na Dom Eduardo. Neste local, haverá show com a participação de grupos teatrais e diversos artistas, em uma programação que deve se estender até as 23 horas. A organização está a cargo da produtora Telma Moura.
Já está confirmada para o evento a presença das academias de balé Dinâmica e Movimento, Soanne Marry e Núcleo de Dança, fanfarras dos colégios Luís Eduardo Magalhães e Estadual e da banda da Polícia Militar. Haverá também show gospel com Djalma Santos e a banda da Igreja Batista Lindinópolis, apresentações da peça Pega pá Capa, Dilazenze e outros grupos afro, Coral da Ceplac e dos cantores Chica de Cidra, Délio Santiago, além da banda Açucena Cheirosa. Ainda estarão presentes todos os grupos da melhor idade existentes em Ilhéus.
CACHÊ DOADO
Os organizadores destacam que todas as atrações vão doar o cachê para a campanha. “Existe um clima de forte engajamento em torno dessa causa, já que os recursos angariados vão contribuir para ampliar a assistência prestada pelo Abrigo São Vicente”, salienta Telma Moura. A comunidade também pode colaborar com a campanha, comprando as camisas que serão vendidas a partir do próximo dia 15, na sorveteria Ponto Chic, Bar e Restaurante Vesúvio, Chocolate Caseiro, Casa Brasil e na própria sede do abrigo, na Conquista. O preço da camisa será R$ 10,00.
De acordo com o médico Antônio Carlos do Espírito Santo, diretor do abrigo, este evento marcará também o início das comemorações pelos 90 anos de fundação da entidade. “São 90 anos de trabalho dedicado à atenção aos idosos, com a preocupação de garantir-lhes qualidade de vida e reintegração ao convívio social”, afirma.
Taxistas têm até dia 13 para solicitar renovação de alvará
Os proprietários dos 340 táxis que compõem a frota desse tipo de transporte em Ilhéus têm até o próximo dia 13 para solicitar a renovação dos alvarás. Para se obter o documento, é necessário encaminhar solicitação ao setor de Protocolo da Prefeitura Municipal (no térreo do anexo administrativo), acompanhada de alvará atual e cartão de identificação, certidão negativa criminal, xerox do documento do veículo, carteira de motorista auxiliar e comprovante de pagamento da vistoria do Ibametro.
O processo de renovação dos alvarás se iniciou nesta segunda-feira (6), com a entrega dessa documentação. A próxima etapa será a vistoria de toda a frota de táxis de Ilhéus, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de março, das 8h às 16h. Os veículos serão analisados por técnicos da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, no Parque de Operações, situado na Avenida Esperança. Segundo o secretário Rodolfo Macedo, durante a vistoria, serão observados aspectos relacionados a documentação, estado de conservação e acessórios indispensáveis, como cinto de segurança e extintor de incêndio.
O secretário explica que a renovação do alvará é solicitada anualmente e a vistoria consiste no exame geral do veículo, sendo aprovados os que apresentarem requisitos de conforto e segurança para atender à população. Macedo adverte que o permissionário que não tiver seu veículo aprovado será notificado e terá que se regularizar, voltando a se apresentar à Secretaria em outra oportunidade. O não-cumprimento dos prazos implica em multa e, no caso de o veículo ainda não apresentar condições para o tráfego na segunda vistoria, será definitivamente desativado do serviço.
Os veículos deverão ser encaminhados para vistoria de acordo com a placa de identificação. Os carros com placas terminadas em 1, 2 e 3, serão os primeiros a passar pela vistoria, no dia 21. Na seqüência, virão os veículos com placas de final 4, 5 e 6. No dia 23, passarão pela vistoria os táxis com placas que terminam em 7, 8 e 9. E, por fim, virão as placas de final 00, no dia 24 de março.
Prefeitura reforça divulgação dos horários de coleta de lixo
A fim de poder contar com o apoio da população para a maior agilidade do serviço de coleta de lixo na cidade, a Prefeitura de Ilhéus está ampliando a divulgação dos horários da passagem dos caminhões coletores nos bairros. A coleta é feita durante 24 horas de segunda a sábado, com auxílio de patrulha mecânica, 10 caçambas e duas pás-carregadeiras.
No período diurno, das 7h às 18h, a coleta é feita nos bairros Iguape, Jardim Savóia, São Miguel, São Domingos, Ponta da Tulha, Mamoã, Queimada, Salobrinho, Vila Cachoeira, Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Jardim Atlântico, Praia do Sul, Olivença, Águas de Olivença, Acuípe, Nossa Senhora da Vitória, Ceplus, Ilhéus II, Mambape, Barreira e Nelson Costa.
A coleta noturna é realizada sempre das 18h às 6h, na Avenida Esperança, Alto do Seringal, Alto do Coqueiro, Praia do Marciano, Barra, Centro Social Urbano (CSU), Alto do Amparo, Rua do Cano, Basílio, Vila Nazaré, Luis Gama, Alto da Boa Vista, Cidade Nova, Baixa Fria, Malhado, Avenida Princesa Isabel, Alto da Tapera, Alto Bela Vista, Avenida Petrobrás, Conquista, Avenida Itabuna, Alto Teresópolis, Centro, Alto de São Sebastião e Pontal.
A Prefeitura fará ampla divulgação dos horários de coleta, a fim de atender ao maior público possível. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, diz que o objetivo é ter a população como uma aliada no esforço de manter a cidade limpa. “Se o caminhão de coleta passa durante o dia no seu bairro, não tem sentido colocar o lixo à noite, para evitar que ele se espalhe pelas ruas e suje a imagem da cidade”, exemplifica o secretário.
Jorge Cunha destaca que desde o início do ano estão sendo realizados diversos mutirões de limpeza nos bairros e a Secretaria também está promovendo a roçagem de encostas. Os mutirões podem ser solicitados pelas associações de moradores, através do telefone: 3234-5122. A conservação das praias limpas também merece atenção especial da Prefeitura e conquista o reconhecimento de moradores e turistas.
O secretário adianta que o município pretende implantar ainda este ano a coleta seletiva. “Já fizemos cadastramento dos badaneiros do aterro sanitário e participamos de treinamentos em Salvador, para que possamos colocar este projeto em prática”. Ele ressalta a melhora dos serviços de limpeza pública, graças também à recente contratação de 80 novos funcionários, que passaram a atuar junto à equipe de 60 servidores lotados na Secretaria de Serviços Urbanos e outros 130 homens da empresa concessionária.
Proação seleciona alunos a partir desta quinta-feira
Cem professores da rede municipal de ensino de Ilhéus são candidatos a participar Programa de Formação de Professores em Atuação na Educação Básica (Proação). De 9 a 17 deste mês, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no 1º andar do pavilhão Adonias Filho. O objetivo da iniciativa é qualificar profissionais que atuam na pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental.
O secretário de Educação, Almir Gonçalves, afirma que a Uesc disponibilizou 40 vagas para Ilhéus, havendo 100 professores na disputa. O curso terá duração de três anos e sua realização atende a exigência da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
O professor precisa ter pelo menos 20 anos de magistério para participar do processo seletivo. O secretário Almir Gonçalves adianta ainda que outra norma estabelecida pelo convênio entre Uesc e prefeitura é que o professor não esteja próximo de se aposentar. A seleção está marcada para o dia 25 deste mês e a matrícula programada para os dias 10 e 11 de abril. As aulas se iniciam dia 17 do próximo mês.
Saúde de Ilhéus ganha prêmio em tratamento da tuberculose
Ilhéus está entre os municípios e estados cujos serviços de saúde pública obtiveram “Excelência na Gestão do Programa de Controle da Tuberculose” e, por esse desempenho, fez jus ao “Prêmio do TB incentivo para a Tuberculose-2005”, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A comunicação foi recebida pelo secretário municipal de saúde, Carlos Henrique Luz, na terça-feira (7), com o convite para participar da solenidade de premiação, em Brasília, em data a ser confirmada. O prêmio que ele receberá em nome de Ilhéus é em investimentos federais para a manutenção e ampliação de atividades de controle da doença. “Esse reconhecimento do Ministério da Saúde, colocando Ilhéus no grupo dos premiados, já é, para todos nós da administração municipal, um incentivo muito importante”, festejou Carlos Luz.
O nível de excelência, de acordo com critérios do MS, é conquistado pelo estado ou município que obtém índices mínimos de 90% de encerramento de casos e 85% de cura. A diretora da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Cássia Virgínia Brito, explica que “encerramento de caso” é o resultado de monitoramento do paciente durante todo o período em que ele está sendo tratado, com notificações ao MS, através do Sinan (Sistema de Informações e Agravos Notificáveis), trabalho que vinha sendo negligenciado nos últimos anos. “Hoje, nós acompanhamos o paciente, a partir do início da terapia, para termos uma história completa de sua recuperação, mudança de domicílio ou óbito”, diz a diretora.
Esse procedimentos – feitos também com várias outras moléstias de notificação obrigatória, como dengue, hanseníase, leptospirose e tétano – são possíveis atualmente devido aos investimentos feitos no Sinan, que dispõe, desde 2005, de equipe altamente capacitada, com técnicos de nível superior e médio. O secretário Carlos Henrique Luz lembra que, além de notificar, é necessário curar. “Precisamos enfatizar que obtivemos um alto percentual de cura da tuberculose, pois a notificação mínima de 90% de encerramento de casos não seria suficiente para Ilhéus ganhar o prêmio”, ressalta.