Convocados da saúde têm até quarta para se apresentar;
Ilhéus comemora dia da mulher com ações de saúde e cidadania;
Maramata discute ações de educação ambiental nas escolas;
Vilela faz mutirão para limpeza de mangue;
Sentinela tem programação especial para Dia da Mulher;
Ilhéus efetua pagamento do Peti nesta terça-feira.
A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) está publicando a instrução de número 001/2006, que prevê normas para o registro cadastral de empresas interessadas em fornecer produtos e serviços à instituição. Com base na Lei das Licitações (8.666/93), o documento estabelece o funcionamento permanente do registro cadastral para os interessados em participar das licitações de compras, obras e serviços da Maramata. Para habilitar-se como fornecedor, o primeiro passo deve ser a retirada da ficha de registro, que pode ser encontrada no site da Maramata (www.maramata.org.br). A inscrição exige preenchimento da ficha, apresentação de documentos previstos na instrução e descrição dos materiais e serviços que poderão ser oferecidos.
No caso de pessoa jurídica, é necessária na fase inicial da habilitação que sejam apresentados ato constitutivo, estatuto ou contrato social. As pessoas físicas precisam encaminhar, junto à ficha de registro preenchida, cédula de identidade, CPF, Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) ou PIS / Pasep, prova de inscrição no cadastro de contribuinte municipal e certidão negativa cível.
Os documentos exigidos nas etapas de qualificação econômico-financeira, comprovação de regularidade fiscal e qualificação técnica estão detalhados na instrução. Qualquer esclarecimento pode ser obtido junto à Comissão de Licitação, na sede da Maramata (Rua Nova Brasília, nº 05, no horário das 9h às 17h).
Convocados da saúde têm até quarta para se apresentar
Encerra-se nesta quarta-feira, dia 8, o prazo para a apresentação dos 14 convocados para cargos efetivos na Secretaria de Saúde de Ilhéus. O período estipulado para a apresentação de documentos teve início no dia 7 de fevereiro, de acordo com o edital de número 001/2006. Os convocados devem comparecer à Seção de Pessoal da Prefeitura, situada no Anexo de Secretarias, 2º andar, no horário das 12h às 18h.
Estão sendo chamadas pessoas que participaram do concurso público de número 001/2004. Para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, a lista de convocações traz os seguintes nomes: Maria de Fátima de Jesus Cidra, Rosimeire Rodrigues Araújo, Angélica Maria Santana Menezes, Maria Gilcélia Santos Sacramento, Rita de Cássia Soares dos Santos, Alcides Guerra Filho, Sueli Silva Oliveira, Jaqueline Antunes de Oliveira, Veralucia Menezes de Carvalho, Maria de Fátima Santos de Assis, Tânia Maria Alves dos Santos e Maria Damiana Moura. A relação abrange ainda profissionais nomeados para o cargo de médico otorrino, que são Roberto Amaral dos Santos e Jorge Roberto Reis Paes.
Ao se apresentar para a contratação, os convocados devem estar de posse dos seguintes documentos: carteira de trabalho, atestado de antecedentes criminais (fornecido pelo SAC ou Delegacia de Polícia), atestado de saúde ocupacional fornecido por médico da rede pública ou particular, foto 3×4 recente e cópias da carteira de identidade, CPF, título de eleitor com comprovante de votação no último pleito ou justificativa de ausência, PIS / Pasep, certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, comprovantes de escolaridade e residência e, no caso dos cidadãos do sexo masculino, certificado de quitação com o Serviço Militar.
Ilhéus comemora dia da mulher com ações de saúde e cidadania
O programa Ação Mulher, desenvolvido pela Coordenadoria de DST/Aids da Secretaria de Saúde de Ilhéus, comemora a passagem do Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8), com uma série de atividades. “Vamos apresentar à população feminina do município um conjunto de ações públicas de saúde preventiva, cidadania e lazer, em que elementos como melhoria da auto-estima não deixarão de ser considerados”, promete a coordenadora do serviço, a médica Alba Ikuta. Os trabalhos vão ser realizados na Rua Jorge Amado, das 8 às 20 horas, em seis estandes especialmente preparados, e como resultado de iniciativa do governo do município em parceria com várias empresas do setor privado. As visitantes do Ação Mulher receberão, de técnicos especialmente treinados, informações sobre nutrição e saúde, aconselhamento sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e poderão fornecer material para testes de HIV e sífilis, além de exames preventivos de câncer. Mas outros aspectos, além da saúde, não foram descuidados, conforme salienta Alba Ikuta. Será abordada a história da luta social da mulher, haverá um estande para questões de estética, incluindo cabeleireiro, maquiagem, serviço de manicure e massagem terapêutica, e também haverá uma roda de samba organizada pelo grupo de Pré-Idosos, no largo do Teatro Municipal.
Ainda de acordo com a médica, “todo esse esforço é feito com o objetivo de transformar o Dia Internacional da Mulher numa oportunidade para valorizar a população feminina, sem deixar de pregar a necessidade da prevenção à vida, nosso maior bem”. O programa Ação Mulher terá ainda um estande destinado a orientar as mulheres sobre eventuais questões jurídicas e também para o encaminhamento de pedidos de segunda via de carteira de identidade e certidão de nascimento.
Maramata discute ações de educação ambiental nas escolas
Com o objetivo de apresentar seu cronograma de atividades, estreitar relação com os dirigentes escolares e reafirmar parceria com as escolas, a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) irá promover na próxima quarta-feira (8), no auditório da Ceplac em Ilhéus, o II Encontro de Gestores e Pedagogos com a Maramata. Durante todo o dia, será desenvolvida uma extensa programação, com palestras, dramatização e apresentação de projetos e relatórios.
O evento contará com a presença de dirigentes de escolas públicas e particulares, do prefeito Valderico Reis, secretários municipais e outras autoridades convidadas. O encontro será desenvolvido em parceria entre a Maramata e as secretarias municipais de Saúde e Educação. Além dos trabalhos educativos, os organizadores programaram, ainda, uma celebração do Dia Internacional da Mulher, com apoio da Delegacia da Mulher.
A programação será aberta às 8h30min, e a primeira palestra está marcada para as 9h, tendo como tema “Os Direitos e Deveres da Mulher Moderna”. Na seqüência, outra palestra sobre “Relações Humanas que constroem”. Às 10h40min, acontecerá dramatização sobre “A Mulher Rica e a Mulher Pobre”, e para as 11h30min, a agenda traz mais uma palestra, desta vez com o tema “Voz e Saúde”.
À tarde, será apresentado o relatório de trabalhos efetuados pela Maramata no ano passado, assim como os novos projetos para esse ano. O Núcleo de Estudos Ambientais da Secretaria de Educação também vai demonstrar os projetos em formação. Para finalizar, será aberto espaço para esclarecimento de dúvidas e questionamentos. O presidente da Maramata, Jerbson Moraes, o encontro “vai oferecer oportunidade para o aperfeiçoamento das ações de conscientização ambiental na comunidade, particularmente nas escolas”.
O presidente cita as escolas como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem esta reflexão, com ações orientadas em projetos e processos de participação que levem ao comprometimento com a proteção ambiental. “Esse processo de sensibilização da comunidade escolar pode fomentar iniciativas que transcendam as salas de aula, atingindo também o bairro no qual a escola está inserida como as comunidades onde residem os alunos, que são potenciais multiplicadores de informações relacionadas à educação ambiental”, disse o presidente.
O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, afirmou que o governo Valderico Reis vem buscando alternativas que promovam uma contínua sobre as questões ambientais. “Estamos preocupados com o desenvolvimento de uma verdadeira educação ambiental, com atividades e projetos não meramente ilustrativos, mas fruto do desejo de toda a comunidade escolar de construir um futuro no qual possamos viver em um ambiente equilibrado”, considerou.
Vilela faz mutirão para limpeza de mangue
A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Ilhéus coordenou mais uma ação de preservação ambiental no bairro Teotônio Vilela, no último sábado (4). Dezenas de moradores das áreas beneficiadas com o projeto PAT Prosanear se reuniram em mutirão para limpeza do mangue do bairro, situado na zona oeste da cidade. Do manancial ecológico, importante para a reprodução de diversas espécies, eles recolheram garrafas, latas e sacos plásticos, considerados vilões da degradação.
A atividade de preservação compreendeu ainda o recolhimento de lixo orgânico, realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos. O vetor da ação ecológica do projeto PAT Prosanear é direcionado aos trabalhos de educação ambiental, voltados para os moradores das áreas que serão contempladas com obras de saneamento básico, urbanismo, habitação, sistema viário, rede de esgoto, drenagem, abastecimento de água, contenção de encostas e paisagismo de parques e espaços de multiuso.
Segundo a assistente social, Tatiana Passos, responsável pela organização do mutirão, esta foi a quarta atividade relacionada à preservação a ser desenvolvida com os moradores do local, dentro do PAT Prosanear. As ações são exigências do projeto, numa iniciativa que prevê a elevação do nível de consciência ecológica entre as comunidades que recebem os benefícios.
No bairro, 800 famílias serão contempladas com o projeto desenvolvido numa parceria que envolve os governos federal e municipal. Partes situadas em áreas mais elevadas e no plano do bairro receberão serviços do PAT Prosanear. A participação das comunidades, tanto na elaboração do Plano de Desenvolvimento Local (PDLI) quanto no Projeto de Saneamento Integrado (PSI), são exigências dos promotores do projeto, visando o comprometimento dos moradores na resolução dos problemas estruturais do bairro.
A limpeza de algumas ruas que estão dentro das áreas contempladas também se integrou ao mutirão do qual participaram os membros da Associação de Moradores do Teotônio Vilela e até mesmo grupos de dança. O grupo de capoeira Avança Bahia e alunos de escolas do bairro igualmente se destacaram no traballho de preservação ambiental.
Sentinela tem programação especial para Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher será comemorado de maneira especial pelo Projeto Sentinela. Durante todo o dia 8 de março, as mães de crianças atendidas participarão de uma Oficina de Beleza. No final do dia, a equipe do projeto fará uma homenagem às mulheres que têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos em prol do combate à violência sexual infanto-juvenil.
A partir das 8h30min, cerca de 60 mães serão recebidas na sede do Sentinela, localizada na Rua Dom Manuel Paiva (Ladeira do Café), no centro da cidade, onde vão ser oferecidos tratamentos de beleza, uma iniciativa que conta com apoio de profissionais liberais da comunidade e comerciantes. Para as 12h, está marcado almoço com as mães e, às 18h, acontecerão as homenagens, seguidas de palestra com a juíza da Vara da Infância e Juventude, Sandra Magali Brito Silva Mendonça.
A coordenadora do Sentinela, Maria José da Hora afirma esperar que, além de um momento de comemoração, o evento sirva como oportunidade de estreitar ainda mais os laços com as famílias das crianças e as colaboradoras do programa. Ela informa que há algum tempo o Sentinela vem desenvolvendo atividades com as mães, tendo como objetivo principal reintegrar famílias.
Ilhéus efetua pagamento do Peti nesta terça-feira
A Secretaria de Assistência Social de Ilhéus realiza, nesta terça-feira (07), o pagamento do benefício do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). O atendimento às famílias será realizado no Estádio Mário Pessoa, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente a partir das 9h e das 14h.
De acordo com a Secretaria, na parte da manhã receberão o pagamento as famílias do Couto, Nossa Senhora da Vitória, Malhado e Barra. À tarde, o benefício será pago aos moradores da Princesa Isabel, Teotônio Vilela e Banco da Vitória.
Ilhéus possui 2 mil famílias cadastradas no Programa, que oferece bolsa-auxílio mensal de R$ 25,00, além de ações de complementação educacional, esporte e cidadania, como esforço para combater e erradicar o trabalho infantil.