INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeitura de Ilhéus renova convênio com o São José;

Empresa recebe currículos de professores em Ilhéus;

Ilhéus está entre os destinos mais procurados no Carnaval;

Praias estarão cheias no feriado de Carnaval;

Escola profissionalizante acolhe adolescentes carentes de Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus renova convênio com o São José

O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, assinou, na manhã desta quinta-feira (23), novo convênio com a instituição filantrópica Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, mantenedora do Hospital São José. O objetivo do acordo, mais restrito que o anterior, é subsidiar o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para a qual o governo também efetua regularmente os repasses do Sistema Único de Saúde.

Como justificativa para a medida, o prefeito reconheceu a necessidade de ajudar o hospital, evitando que haja descontinuidade nos atendimentos. “Embora se trate de uma instituição particular, nós temos responsabilidade com a saúde de Ilhéus, por isso prestamos esse auxílio”. A providência, de caráter emergencial, também foi defendida pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz.

Um outro convênio em moldes semelhantes havia sido firmado entre o governo e a Santa Casa em 2005. Durante seis meses, a Prefeitura repassou R$ 150 mil ao São José, complementando os repasses do SUS e garantindo tanto o funcionamento da UTI como do pronto-atendimento do São José. Dessa vez, o acordo prevê a liberação de R$ 15 mil mensais, ao longo de seis meses, unicamente para serem empregados na manutenção do serviço de UTI.

“Foi essa a solicitação do hospital e nós estamos atendendo, numa demonstração inequívoca de que o prefeito Valderico Reis sempre esteve disposto a auxiliar a entidade”, afirma o secretário Carlos Luz. O contrato com a Santa Casa foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e a redução no valor a ser liberado obedece ao que determina a Lei Municipal 051/2005. “Como houve solicitação de recursos apenas para a UTI, e não para o pronto-atendimento, houve uma readequação no convênio”, observa o secretário.

Empresa recebe currículos de professores em Ilhéus

A Atec, empresa que está organizando em Ilhéus um curso técnico em informática e montagem de microcomputadores, vai contratar professores para lecionar nas seguintes disciplinas: Ética, Trabalho e Relações Interpessoais, Redação Técnica, Higiene e Segurança do Trabalho, Gestão Ambiental, Inglês Aplicado, Introdução ao Processamento de Dados, Sistemas Operacionais, Organização e Métodos Empresariais Técnicas de Operação e Técnicas de Programação.

Os interessados devem enviar seus currículos por email, para o endereço currículo@ceteb-ca.com.br. Caso preferiram, também poderão encaminhar as informações profissionais junto à própria Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, que funciona no 6º andar do Anexo Administrativo. De acordo com a empresa organizadora do curso, também serão admitidos funcionários para os setores de coordenação pedagógica, secretaria escolar e auxiliar de secretaria.

Além da análise de currículos, a seleção também prevê a realização de entrevista nos dias 8 e 9 de março, em local a ser definido. As contratações serão para cargas horárias que variam de 30 a 68 horas ao longo do curso, que terá 1.200 horas / aula, além de 300 horas de estágio supervisionado, no período de um ano e meio. O início das atividades está programado para o dia 20 de março.

O curso matriculou 120 alunos, escolhidos por meio de processo seletivo.

O público-alvo preferencial são jovens que almejam uma vaga no mercado de trabalho e têm interesse em aperfeiçoar-se profissionalmente. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ilhéus, Libério Menezes, o objetivo “é exatamente preparar mão-de-obra qualificada para as empresas que já existem e estão para se instalar em Ilhéus”.

Ilhéus está entre os destinos mais procurados no Carnaval

Segundo informações da Bahiatursa, Ilhéus está entre os destinos mais procurados do Estado para os dias de Carnaval, ao lado de Salvador, Itacaré, Porto Seguro e Chapada Diamantina. A maioria dos hotéis da cidade está com ocupação total a partir desta sexta-feira, 24, com expectativa de permanecer assim até o final da próxima semana.

Apesar de ser grande o interesse dos foliões pelas movimentadas festas de Carnaval, como as da capital baiana, muitos turistas querem fugir da agitação e ir para um lugar tranqüilo, aconchegante e atrativo, onde possam fazer bons passeios com suas famílias. Para estes, Ilhéus tem sido apontado como um excelente destino, por sua beleza natural, riqueza histórica e cultural, além de oferecer opções de lazer para todos os públicos.

A empresária paulista Érica Martinez de Souza resolveu antecipar seu carnaval e vir conhecer os encantos da terra da Gabriela. “Há algum tempo tenho escutado falar de Ilhéus, e alguns amigos que vieram no final do ano me deram ótimas indicações”, contou. Ela e o marido optaram pela cidade também por estarem buscando um local onde possam descansar e fugir da rotina. “Vivemos sempre em meio a muita agitação e queremos aproveitar esses dias para ter um pouco de paz”, disse.

Dos hotéis com ocupação total, um deles é o Aldeia da Praia, na rodovia Ilhéus-Olivença, que está com seus 120 apartamentos reservados para o Carnaval. O Praia do Sol, localizado na mesma rodovia, também estará com todos os seus 102 apartamentos ocupados até o dia 2 de março, segundo a gerente de reservas Islândia Santana. “Nossa ocupação de 100% vai até depois do carnaval, pois a maioria dos turistas fechou pacotes de sete noites”, explicou. Mesmo após o período festivo, ela disse que o hotel manterá uma ocupação de aproximadamente 80%. Outro hotel muito bem localizado e que costuma hospedar um grande número de visitantes é o Ilhéus Praia Hotel, que a partir do próximo sábado, 25, estará com mais de 80% de ocupação.

O secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, afirma que Ilhéus tem conseguido atrair turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. “No pico do verão, os visitantes tiveram as mais variadas opções de lazer e entretenimento, e agora poderão descansar e conhecer histórias e lugares fascinantes”. Mazzei destaca, ainda, que a Prefeitura já está acertando todos os detalhes para a grande micareta que vai acontecer entre os dias 28 de abril e 1º de maio. “O Praia e Folia 2006 pretende atrair milhares de turistas, com uma megafesta animada pelos melhores nomes da música baiana”, disse.

Praias estarão cheias no feriado de Carnaval

A previsão de sol forte em todo o período de carnaval em Ilhéus deve atrair ainda mais turistas para o município que, neste ano, espera receber um total de 118 mil visitantes apenas durante o verão. Entre o próximo sábado (25) e a terça-feira (28), a previsão do instituto Infotempo é de sol forte em todos os dias. A temperatura deve variar entre a mínima de 25 e a máxima de 33 graus, tornando a cidade ainda mais convidativa para o feriadão de carnaval. Ilhéus tem a maior extensão de (belas) praias do Nordeste brasileiro. São quase 100 quilômetros de costa.

Para quem for à praia, a segurança no mar estará garantida pelo serviço de guarda-vidas, da Prefeitura de Ilhéus. Boa parte dos turistas virá para a cidade em busca de sossego e de curtir as belezas naturais da cidade, mas há opção para quem quer cair na folia. Na zona norte, além da exuberância do litoral daquela região, o turista poderá brincar a valer num dos carnavais mais tradicionais do sul da Bahia, o Carnaverão 2006, da Ponta da Tulha. A festa começará no sábado (25) e vai até o dia 28.

Marcada pela irreverência, a folia na Tulha terá blocos como “As Leoninas”, “Casados I… Responsáveis” e “Galera do Largadão”. O Carnaverão será animado ainda por 12 bandas regionais: Fala Sério, Mix Mania, Karine Gomes, Kadaço de Sapato, Piriguetos, Calor de Verão, Otávio Júnior, Namoro Novo, Loucuras do Arrocha, Flash Boy, Jane Poeta e Top Gun, além do DJ Porradão. Já no Pontal, haverá o tradicional desfile do bloco “Zé Pereira”, que acontece na noite de sexta para sábado.

Embalados por instrumentos de sopro e pela charanga de Clério, os foliões tomam as ruas do bairro da zona sul em clima de muita alegria. Neste ano, a expectativa é de que mais de mil foliões brinquem no bloco, que resgata a animação de antigos carnavais. A grande folia momesca em Ilhéus acontecerá daqui a dois meses, reunindo as maiores bandas baianas e grandes atrações regionais no Praia&Folia 2006, de 28 de abril a 1º de maio.

Escola profissionalizante acolhe adolescentes carentes de Ilhéus

Com o objetivo de contribuir para a formação profissional de crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos, a Escola Profissionalizante de Adolescentes, mantida pela Legião Feminina Regeneração Sul-Bahiana, oferece cursos de bordado, corte e costura, tapeçaria, crochê e pintura à mão. Um dos critérios básicos para o adolescente ingressar na escola é que esteja matriculado na rede pública de ensino. As atividades profissionalizantes ocorrem em dois turnos, pela manhã e à tarde.

A presidente da Legião Feminina, Maristela Botega Soares, diz que diante de um mercado disputado por tantos profissionais o desafio da escola é, justamente, “promover a qualificação de jovens, inserindo o nosso aluno nesse espaço competitivo”. Maristela diz que a instituição procura despertar nos alunos interesses por profissões, descobrir habilidades e oportunizar atividades para que no futuro possam aprimorar-se, ter renda e condições para se manter.

Fundada em 1967 por um grupo de senhoras de maçons, tem a finalidade de dar assistência aos adolescentes carentes de Ilhéus. Além dos cursos destinados aos alunos, a Legião Feminina Regeneração Sul-Bahiana atende ainda as mães das crianças e adolescentes com a realização de oficinas de bijuterias, biscuits e ovos de páscoa. A proposta é ampliar a renda familiar. A escola está situada no bairro do Malhado, numa área anexa ao Colégio Estadual de Ilhéus.

Arrecadar fundos

A Legião Feminina é uma entidade sem fins lucrativos mantida com doações da comunidade e de órgãos públicos. Para arrecadar fundos, a instituição promove feiras de cacareco, festival de tortas e comercializa os produtos feitos pelos alunos da escola profissionalizante. Neste sábado (25), na sede da Loja Maçônica Regeneração Sul-Bahiana, as senhoras de maçons promovem o “Festival dos velhos tempos”. O ingresso custa 10 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *