Entidades comunitárias discutem projetos cidadãos
Convocados da Saúde devem se apresentar até 8 de março
Ilhéus se antecipa à tendência e amplia o ensino fundamental
Chorinho encanta ilheenses todas as segundas-feiras
Primeira quota do IPTU deve ser paga até 28 de fevereiro
O Projeto Verão, da Secretaria de Saúde de Ilhéus, vai intensificar seu trabalho de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval, que começa neste sábado (25). “Nossa ação será desenvolvida à noite, a partir do sábado, com exceção da Ponta da Tulha, onde a festa começa mais cedo e nossas atividades serão à tarde”, explica a coordenadora de DST/Aids da Secretaria, a médica Alba Ikuta. Ela avalia como “muito importantes” essas ações especiais desenvolvidas durante as festas populares, em razão de que “é muito grande a participação da comunidade em tais eventos”.
Na Ponta da Tulha, a equipe da DST/Aids vai distribuir preservativos e material impresso sobre doenças transmissíveis e as formas de prevenção, além de levar informações a pequenos grupos de foliões. Já em Ilhéus, haverá um estande armado no circuito da festa, na Avenida 2 de Julho, em que, além das providências habituais (distribuição de camisinhas, panfletos e palestras com grupos) as pessoas serão convidadas a comparecer à Coordenadoria de DST/Aids (Avenida Canavieiras, na antiga Fundação Sesp), para aconselhamento e testes de hepatite, sífilis e HIV. De acordo com Alba Ikuta, a campanha neste Carnaval, cujo lema é “Camisinha, não saia de casa sem ela”, vai distribuir cerca de 30 mil preservativos.
O Projeto Profissionais do Sexo, este ano, teve início em 30 de janeiro, com uma programação que incluiu visitas de sensibilização às mulheres e diversas incursões a boates e outros potenciais lugares de atuação das profissionais do sexo, culminando com as ações programadas para o Carnaval. A médica Alba Ikuta, experiente neste tipo de ação preventiva, diz que sua equipe tem encontrado resistência nos primeiros contatos, tanto por parte das “meninas” quanto pelos donos de boates. “Precisamos usar de muito tato para deixar claro que nosso trabalho não é de condenação moral nem policial, mas de prevenir doenças e salvaguardar o nosso bem maior, que é a vida”, explica.
Entidades comunitárias discutem projetos cidadãos
A Central de Associações Comunitárias e de Moradores de Ilhéus (Ceac) promove reunião ordinária nesta quinta-feira (23), a partir das 19 horas, em sua sede no Malhado, com o objetivo de definir estratégias para a difusão de projetos na área de cidadania. Congregando mais de cem lideranças, a entidade quer aumentar o alcance de ações como o plantio de árvores nos bairros e a produção da “cocada ecológica”, que garante renda extra para trabalhadoras domésticas.
O presidente da Ceac, Celso da Silva, afirma que a melhoria da qualidade de vida nas comunidades, bem como o incentivo à participação dos moradores nos problemas coletivos, são propostas essenciais da entidade. “Por esse motivo, queremos aumentar a divulgação de projetos que entendemos ser de extrema importância, principalmente para os moradores de bairros mais carentes”, afirma.
A instituição já distribuiu cerca de 10 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica entre os líderes de associações de bairro. Foram cem mudas por comunidade, um trabalho que, segundo Celso Silva, obteve o reconhecimento da Ceplac. “Tanto que o órgão se comprometeu a nos doar 100 mil mudas”, afirma.
Segundo o presidente, na reunião desta quinta-feira os membros da Ceac serão convocados a formar uma rede de difusão dos projetos e discutir estratégias para fazer com que as ações de cidadania se tornem cada vez mais presentes. A sede da entidade fica na Rua Uberlândia, 220, no Malhado.
Convocados da Saúde devem se apresentar até 8 de março
As pessoas chamadas a preencher cargos na Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, através da Convocação Pública 001 / 2006, têm até o dia 8 de março para comparecer à Seção de Pessoal, no 2º andar do anexo da Prefeitura de Ilhéus, munidas dos documentos necessários à admissão. O atendimento é das 12h às 18h e os candidatos que não comparecerem no prazo determinado serão considerados desistentes.
A relação dos convocados já foi publicada na imprensa e está disponível no mural do Palácio Paranaguá e na Secretaria de Saúde (Avenida Canavieiras). Dos convocados, 12 são para vagas de auxiliar de serviços gerais e dois para médico otorrino. Os documentos necessários são Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Atestado de Antecedentes Criminais (fornecido pelo SAC ou Delegacia de Polícia), Atestado de Saúde Ocupacional fornecido por médico da rede pública ou particular, uma foto 3X4 recente e cópias da carteira de identidade, CPF título de eleitor com comprovante de votação no último pleito ou justificativa de ausência, certificado de quitação com o Serviço Militar (homens), PIS/PASEP, certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos e comprovantes de escolaridade e residência.
O secretário de Administração, Guilherme Scofield, afirma que a convocação de novos servidores atende à política de “qualidade nos serviços municipais e ampliação do atendimento em saúde oferecido aos ilheenses”. Scofield chama a atenção dos convocados para o prazo de apresentação.
Ilhéus se antecipa à tendência e amplia o ensino fundamental
Ilhéus é uma das poucas do Brasil com o sistema de ensino seriado que já neste ano decidiu ampliar o Ensino Fundamental de oito para nove anos. A cidade se antecipa a uma tendência nacional que tem como foco a qualidade do ensino e o acesso da criança à educação formal cada vez mais cedo. O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, disse que a ampliação atende às exigências do moderno sistema pedagógico e a uma diretriz local que prevê também o aumento na oferta de vagas também na educação infantil (4 a 5 anos).
As mudanças beneficiam a parcela mais carente da população, opina Almir, “pois eram aqueles mais prejudicados e que, antes, somente tinham acesso à rede de ensino aos sete anos”. O secretário disse que a ampliação do Ensino Fundamental demanda mais investimentos e só tem sido possível pela prioridade que o prefeito Valderico Reis vem dando ao setor. “Se quisermos um sistema que esteja próximo daquele existente em países considerados desenvolvidos, temos que ousar”, salienta.
Para fazer frente às demandas da rede, a secretaria tem direcionado esforços para formação continuada, valorização dos educadores e melhoria da estrutura física das escolas. Almir observa que uma das grandes expectativas dos municípios é a aprovação, no Congresso, da proposta de criação do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), que substituirá o Fundef. “Os avanços na diminuição da evasão e repetência, o aumento do número de vagas e maiores investimentos dependem também de mais recursos”, diz. “A aprovação desse fundo é imprescindível”, reforça.
O secretário lembra que o município ampliou o número de vagas na Educação Infantil usando apenas recursos próprios, “mas os avanços poderão ser ainda maiores quando a rede puder contar com verbas federais para este segmento específico do ensino”. Ele explica que o Fundeb ampliará o montante de repasses federais para a educação, atendendo a todos os níveis de ensino, desde o infantil ao médio. “Hoje, temos apenas o Fundef, que somente pode ser aplicado em despesas e pessoal do ensino fundamental”.
PÓLO EDUCACIONAL
No ano letivo 2006, a rede aumentou a oferta de vagas na Educação Infantil. Até a semana passada contava com 2.600 alunos matriculados (4 e 5 anos de idade). No total, o município oferece 30 mil vagas nas suas unidades próprias e conveniadas localizadas nas zonas urbana e rural. O prefeito Valderico Reis afirma que o seu governo tem dado prioridade à educação. “Nós concedemos ao professor com um aumento de 9% no ano passado, estamos investindo em formação e iniciamos melhorias em 12 escolas”, contabiliza.
Chorinho encanta ilheenses todas as segundas-feiras
As tardes de segunda-feira em Ilhéus agora terminam com uma trilha sonora toda especial. Numa iniciativa da Fundação Cultural, o Projeto Música na Praça está encantando turistas que visitam a cidade nesta época do ano e a própria população local, que têm os ouvidos abençoados com um belo e luxuoso repertório de chorinho. A “roda de bambas” que cuidou de preencher o espaço com boa música foi mais uma vez a turma do Showrinho e Brasil.
O quarteto formado por Agenor (violão), Rui Baiano (percussão), Adroaldo e Tanajura (cavaquinho) levou ao Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, a beleza quase nostálgica de composições de Paulinho da Viola, Altamiro Carrilho, Pixinguinha e Cartola, dentre outros que enriquecem a ampla discografia do chorinho, estilo musical genuinamente brasileiro que é admirado em todo o mundo.
O grupo de amigos que formam o Showrinho e Brasil mostrou que sabe passear pelo estilo musical com desenvoltura. A platéia respondeu muito bem ao show, acompanhando com entusiasmo a performance dos quatro músicos. A apresentação durou mais de duas horas e o público pediu bis no final. Até os mais apressados pararam para prestigiar o espetáculo de boa música.
Essa foi a terceira apresentação do projeto que já começou com sucesso e possui uma platéia fiel, composta de músicos, estudantes e trabalhadores do comércio. Na próxima segunda-feira, devido ao feriado de Carnaval, não haverá apresentação no local de costume, mas os “chorões” do Showrinho e Brasil não vão deixar o público a desejar. O quarteto estará presente à exposição “Saudosos Carnavais”, que começa nesta quarta-feira e vai até março, no foyer do TMI.
Primeira quota do IPTU deve ser paga até 28 de fevereiro
Os contribuintes de Ilhéus que optaram pelo parcelamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deverão pagar a primeira quota até o dia 28 de fevereiro. As demais parcelas vencerão sempre no último dia útil de cada mês. A cobrança pode ser dividida em até 10 vezes, com valor mínimo de R$ 25 para cada parcela, tratando-se de pessoa física, e R$ 50 para pessoa jurídica.
Neste ano foram emitidos 25 mil carnês de IPTU de imóveis comerciais e residenciais. Os contribuintes que optaram pelo pagamento em quota única, até o dia 10 de fevereiro, tiveram 20% de desconto. Segundo a secretária municipal de Finanças, Alexandra Gonçalves, este foi o maior desconto concedido entre as prefeituras baianas. Em Salvador, por exemplo, o abatimento ficou em 10%.
Neste ano, cerca de 10 mil contribuintes estarão isentos do pagamento de IPTU em Ilhéus. “O benefício é para imóveis que têm o valor do tributo igual ou inferior a R$ 25,00”, explicou a secretária. Ela também afirmou que o governo corrigiu o imposto em apenas 5,5% e salientou a importância de pagar o IPTU em dia. “O contribuinte é beneficiado com obras e, também, não fica impedido de realizar transações com o imóvel”, apontou.
O contribuinte que não pagar o imposto devido tem o débito inscrito na dívida ativa. Em casos extremos, este débito pode acarretar mesmo o confisco de bens do proprietário do imóvel. No caso de empresas em dívida, podem ocorrer problemas para a participação em licitações e concorrências públicas. A secretária explica que o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência da rede bancária de Ilhéus e caso haja a necessidade de retirar a segunda via do boleto, o contribuinte deve se dirigir ao setor de Tributos da Prefeitura Municipal.