A Associação de Turismo de Ilhéus – ATIL, que reúne os empresários do setor, pode voltar a funcionar. A entidade está desativada há cerca de cinco anos. Pode renascer até com outro nome.
• Uma reunião realizada na terça, em espaço cedido pelo hotel La Dolce Vita, localizado no Jardim Atlântico, zona sul da cidade, pode ser o start para reativar a Atil. Empresários do setor de turismo se mobilizam para reaglutinar o trade com o objetivo de fortalecer a indústria.
• A associação, criada há mais de quinze anos, já foi uma entidade importante e expressiva em torno do trabalho realizado no segmento. Empresários como Carlos Mendonça, Hermano Freitas e Alfredo Landim, já presidiram a Atil e realizaram um trabalho profissional. A construção do centro de convenções, por exemplo, teve um braço na Atil ao lado do Conselho Ilheense de Turismo – Citur.
• Outra entidade que se rearticula é o Conselho de Turismo de Olivença – CTO, presidido pelo empresário Edinei Espírito Santo, do Opaba Praia Hotel e Canabrava Resort. Edinei ainda labuta para concluir a obra do complexo turístico na praia de Batuba, em Olivença. A palavra continua com o Serviço de Patrimônio da União (SPU), baseado em Salvador.
CAIXA EM ILHÉUS
A Caixa Econômica Federal já completou a marca de 70 anos de existência atuando na cidade de Ilhéus.
• Um dos maiores problemas da agência é o pequeno espaço que dispõe para o atendimento ao público na cidade. Apesar do auxílio das casas lotéricas, as filas na agência da rua Marquês de Paranaguá ainda são terríveis. E o atendimento aumenta mais porque, inegavelmente, a Caixa é hoje o maior banco social do País.
• A Caixa já está construindo uma nova agência, também no centro da cidade, na rua Eustáquio Bastos. Um contrato assinado com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vai permitir que o banco use uma parte do prédio do extinto Instituto de Cacau da Bahia(ICB) para implantar seus serviços.
• Na outra parte do prédio, o reitor Antônio Joaquim Bastos da Silva quer reformar, reaparelhar e reativar o Museu Regional do Cacau, uma das referências culturais do sul da Bahia. O obstáculo ao projeto continua sendo a Embasa, que ocupa irregularmente o restante de espaço do prédio.
FUTEBOL DE MESA
Podem ser poucos, mas são muito fiéis os apaixonados pela prática do futebol de mesa.
• O professor universitário Roberto Paixão acaba de ser escolhido novo presidente da Liga Ilheense de Futebol de Mesa, entidade que tem 33 anos e reúne dezenas de sócios. Com a mudança, a Liga vai funcionar no Clube Social de Ilhéus. E já nos próximos dias 11 e 12 de março, acontecerá a Taça Cidade de Ilhéus, com jogadores de outras cidades.
• O ex-presidente da liga, Paulo Machado, atual campeão ilheense, assumiu o comando da Federação Baiana de Futebol de Mesa. O esporte, que tem campeonato brasileiro, luta para tornar-se uma opção olímpica.
M O V I M E N T O
Dentre as mudanças na Polícia Civil de Ilhéus, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, comandada pela delegada Norma Freitas, mudou de endereço. Não atende mais na sede da 7ª Coorpin, no centro. O novo local, com mais espaço e infra-estrutura, está funcionando no bairro Jardim Savóia, na avenida Proclamação, quase em frente à entrada do Vila Lídia.
Por falar em Polícia Civil, o Sindicato de Policiais Civis da Bahia – Sindipoc – realizou assembléia geral extraordinária, na quinta-feira, em Salvador, no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado. Os policiais continuam insatisfeitos com a autorização de aumento de salários, na ordem de 40 por cento, apenas para delegados e coronéis da Polícia Militar. A informação é do presidente da entidade, Carlos Alberto Nascimento.
O médico urologista Sérgio Anacleto, que atende no Centro Médico de Ilhéus, foi o palestrante da semana, na quinta, no auditório da Unimed, na avenida Soares Lopes. Falou sobre as implicações do câncer de próstata, típico em homens. Sérgio Anacleto é uma autoridade no assunto.
O Instituto Brasileiro de Ensino. Cultura e Turismo – IBEC – e a sub-seção de Ilhéus da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – firmaram parceria para instalar um curso preparatório para o Exame de Ordem, em Ilhéus. A prova é hoje um dos obstáculos para os bacharéis em Direito, que deixam a Universidade mas precisam da carteira da OAB para atuar como advogado. O Ibec funciona na avenida Lomento Júnior, no Pontal.
A Confraria do Vesúvio, formada por jornalistas do eixo Ilhéus-Itabuna, vai retomar as reuniões a partir do próximo mês de março. O coordenador Zecarlinhos Silva informa que o primeiro convidado do ano será o empresário Martial Câmara, da Bitway Computadores, uma das unidades de ponta do Pólo de Informática de Ilhéus.
A coordenadora geral de Ações em Prevenção da Segurança Pública do Ministério da Justiça, Cristina Gross Villanova, foi a Itapetinga participar do I Fórum Regional de Segurança Pública Municipal. Foi recebida no aeroporto Jorge Amado pelo comandante da Guarda Civil Municipal de Ilhéus, Pedro Santos.