Representes do Sindicacau estão participando de uma importante reunião até esta sexta-feira, dia 17, na cidade de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, onde estão sendo discutidas as políticas adotadas pela empresa Cargill Cacau que insistem em não reconhecer o trabalho desenvolvido pelos sindicatos. Participam desse encontro trabalhadores e líderes sindicais dos mais diversos municípios onde existem unidades da Cargill.
O evento está sendo organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação(Contac) que demonstra uma grande preocupação por parte da política adota pela Cargill uma das maiores indústrias de alimentação do mundo. O presidente da Contac, Siderlei de Oliveira, considera essa medida adotada pela empresa como um retrocesso e que poderá trazer sérios prejuízos para os trabalhadores.
O presidente do Sindicacau, Celso Ângelo explicou que essa política da Cargill ainda não vem sendo adotada pela indústria em Ilhéus, já que, segundo ele, ainda é possível estabelecer um diálogo entre a empresa e o sindicato, mas que como trata-se de uma medida que vem sendo adotado em outros locais, há a preocupação sempre de que passe a vigorar também na base do Sul da Bahia. Além desse encontro promovido pela Contac, Celso Ângelo também participou de uma importante reunião em São Paulo onde foi discutida a questão na Parmalat que vem atingindo diretamente os trabalhadores das indústrias de alimentação.