Seminário nacional vai discutir ética no jornalismo e atualizar código da profissão

Abrindo as comemorações de seus 60 anos, a FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas de Londrina promovem, de 30 de março a 1º de abril, o I Seminário Nacional de Ética no Jornalismo. Uma das mais importantes atividades do evento é a discussão do Código de Ética dos Jornalistas, cuja revisão deverá acontecer durante o XXXII Congresso Nacional da categoria, em Ouro Preto. Cada um dos Sindicatos filiados à Federação terá direito a três delegados. As propostas de alteração ao Código de Ética devem ser encaminhadas para a FENAJ até o dia 24 de fevereiro.
A presidente do Sindicato dos Jornalistas de Londrina, Raquel de Carvalho, destaca que o evento é um momento oportuno para essa discussão, visto que o código atual tem mais de 20 anos e nunca passou por uma revisão. “As propostas de alterações que forem apresentadas no Seminário serão organizadas e levadas para discussão no congresso de Ouro Preto”, explica Raquel de Carvalho. As propostas de alteração dos Sindicatos, que vão subsidiar as discussões em Londrina, deverão ser enviadas até o dia 24 de fevereiro, impreterivelmente, para a FENAJ no e-mail fenaj@fenaj.org.br, com cópia para luizspada@uol.com.br.

Já o presidente da FENAJ, Sérgio Murilo de Andrade, acrescenta que o Seminário de Londrina tem como objetivo prático criar espaço para reflexão sobre os desafios, os conflitos, os limites e os novos paradigmas da profissão de jornalista. Aliado a isso, há também um objetivo estratégico, que é a retomada da discussão pela criação de um Conselho Federal dos Jornalistas. “A ética tem valor essencial na organização da profissão e por isso vamos defender a criação do conselho”, afirma Andrade.

Organização
Objetivando uma melhor organização do evento, a FENAJ solicitou aos Sindicatos que enviem, o mais breve possível, para o Sindicato de Londrina (jornalis@sercomtel.com.br) a previsão do número de participantes no Seminário para as adequações de espaço e alimentação. Cada Sindicato pode indicar até três representantes, com direito à alimentação e hospedagem. Os valores da inscrição para as diferentes modalidades serão divulgados posteriormente. Durante o evento será realizada, também, reunião ordinária do Conselho de Representantes da Federação para análise das contas e aprovação do orçamento da FENAJ para 2006.

O evento conta com o apoio da Caixa Econômica Federal; Itaipu; Milênia Agro Ciências e Sercomtel; e parceria científica da Faculdade Metropolitana do Paraná, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paraná (Unopar). Ele será realizado no Hotel Sumatra, em Londrina, reunindo especialistas nacionais, profissionais e empresas da comunicação, imprensa oficial, estudantes, professores e comunidade.

Programação
Entre os temas dos painéis do I Seminário Nacional Ética no Jornalismo estão os novos paradigmas da imprensa; uma nova ética para uma nova modernidade; ética profissional: atuação do jornalismo na mídia, assessorias e serviço público; o espetáculo e a notícia; análise crítica dos métodos e técnicas da imprensa; o direito de informar e a violência contra jornalistas. Também serão formados grupos de trabalho para discutir a revisão do Código de Ética do Jornalista e a formação ética nas escolas de jornalismo do Brasil.

Informativo Fenarj
Com informações da Assessoria de Imprensa do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *