A proposta, de acordo com a delegada Lisdeili Guimarães, é integrar a sociedade no combate à exploração sexual das crianças e adolescentes itabunenses. “Lamentavelmente, Itabuna é uma área críticas em termos de violência contra a criança e a prostituição infantil e do adolescente no Nordeste. Cortado por duas rodovias federais, é uma das rotas da exploração sexual infanto-juvenil no nordeste”, garantiu.
Siga bem Criança
Durante a reunião será apresentado o “Siga Bem Criança”, integrante da “Caravana Siga Bem Caminhoneiro”, projeto desenvolvido pela Petrobras, com apoio do Governo Federal, Ford-Caminhões, Lubrax, SBT-Sistema Brasileiro de Televisão e Pirelli. A ação visa conscientizar profissionais de transporte e os moradores para que contribuam ao combate desse crime.
A convite da Ong Acari-Comunicação e Cidadania, a caravana visitará a cidade nos dias 20 e 21 (segunda e terça-feiras próximas). “Estaremos no Terminal Petrobras-Itabuna, no Centro Industrial de Itabuna”, disse Álvaro Vaccari, coordenador da caravana. Itabuna é um dos mais de 200 municípios visitados em 2006, num percurso de mais de 30 mil quilômetros.
A equipe da Caravana distribui panfletos, difunde o número do Disque-Denúncia de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e promove cursos e palestras sobre saúde, segurança, legislação de trânsito, meio-ambiente, além de outras formas de prestação de serviços aos caminhoneiros.