Plantão Social já prestou mais de 9 mil atendimentos
Ilhéus investe em projeto de gerenciamento da Costa
Ilhéus convoca aprovados em concurso para a Saúde
Escolas recebem 29 mil na volta às aulas em Ilhéus
Encontrar jovens com inclinação para os palcos é a proposta de uma oficina que o Centro de Convivência Pastor Severino Soares realiza a partir de março, em Ilhéus. As aulas serão ministradas no próprio centro, localizado na Rua Roberto Santos, s/nº, Avenida Esperança (fundos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães). Quem vai transmitir os conhecimentos sobre interpretação é o professor Gilberto de Souza.
Para se inscrever, basta comparecer à sede do Centro de Convivência, de segunda a sexta, no horário das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, munido de documento de identificação. É também necessário pagar a taxa, no valor de R$ 5,00, que dá direito a freqüentar a oficina e receber o certificado ao final do curso. As aulas vão acontecer a partir do dia 7 de março, prosseguindo até o segundo semestre. De acordo com os organizadores, a oficina transmitirá noções de artes cênicas, incluindo música e dança. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira e serão encerradas no dia 3 de março.
Plantão Social já prestou mais de 9 mil atendimentos
Desde meados de 2005, as famílias de baixa renda de Ilhéus contam com um aliado: o Plantão Social. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, o plantão atende a cerca de 50 pessoas diariamente, sendo que a maior parte dos cidadãos recorre ao serviço em busca de encaminhamento para retirada de documentos, como segunda via de carteira de identidade e certidão de nascimento. No ano passado, o Pantão Social contabilizou mais de nove mil atendimentos.
Os atendimentos do Plantão Social são feitos todas as segundas, terças e quintas-feiras, das 8h às 14h, na sede da Secretaria, localizada na Rua Mário Alfredo. Segundo a coordenadora Maria Marta de Lucas Carvalho, o serviço visa orientar a população sobre como requerer benefícios ou ser atendido pelos programas oficiais. “Muitas pessoas procuram informações relativas ao ingresso em programas como o Bolsa-Família ou Agente Jovem, e mesmo para encaminhamento de pedidos de aposentadoria”, disse.
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, explicou que o objetivo desses atendimentos não fazer mero assistencialismo, mas desenvolver ações de promoção da cidadania. “Queremos garantir às pessoas os benefícios a que têm direito”, afirmou, ressaltando que “em alguns casos, as pessoas deixariam de ter acesso a benefícios sociais por falta de documentos de identificação”.
O plantão também trabalha em parceria com alguns órgãos e entidades, a exemplo do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Ministério Público e instituições de apoio que desenvolvem trabalho de assistência à população carente. Dentre essas ações, estão as rondas realizadas pelo Conselho Tutelar e o Ministério Público. Este trabalho tem como principal alvo crianças vítimas de abusos, exploração sexual ou que estejam abandonadas.
O plantão funciona ainda como um setor de triagem da Secretaria de Assistência Social. “Nós disponibilizamos uma estrutura que conta com profissionais qualificados para atender a quem necessita de amparo urgente do poder público”, diz Fátima Reis. A equipe é composta por técnicos e assistentes sociais, além de psicopedagoga.
Desaparecidos
Além dos atendimentos normais, o Plantão Social mantém o serviço de busca a pessoas desaparecidas. Por conta do número de casos registrados, a equipe da Secretaria de Assistência Social está realizando este trabalho todas as quartas e sextas-feiras. “Nesses dias, fazemos visitas na tentativa de localizar pessoas com notificação de desaparecimento”, explica a coordenadora.
Ilhéus investe em projeto de gerenciamento da Costa
Terceiro colocado na seleção para implantar o Projeto Orla, o município de Ilhéus já começou a realizar as atividades relacionadas à capacitação dos profissionais que se encarregarão do processo de gerenciamento de sua costa marítima. Até a próxima sexta-feira (17), duas técnicas ligadas à coordenação do projeto estarão responsáveis por transmitir as informações sobre as propostas dos governos federal e estadual, visando ao estabelecimento das regras de utilização do espaço que se constitui em um imprescindível instrumento econômico e social. Na Bahia, o projeto funciona em uma parceria que envolve o Ministério do Meio Ambiente e o Centro de Recursos Ambientais (CRA), órgão do governo do Estado.
O inicio da capacitação aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), com um ato solene presidido pelo prefeito Valderico Reis, no auditório do Opaba Praia Hotel, zona sul de Ilhéus. Durante o ato, o prefeito conclamou os presentes para a necessidade de se buscar uma capacitação com solidez e bases direcionadas ao gerenciamento da costa, tendo em vista a qualidade de vida da população local e das demais pessoas que utilizam o espaço.
O prefeito lembrou da importância da integração da sociedade nas propostas dos governos federal, estadual e municipal, tendo em vista o desenvolvimento da costa do município. “Nós temos compromissos com as políticas publicas que venham satisfazer os anseios da coletividade e que possam criar condições para o bem estar da população”, disse.
A secretária de Planejamento e Controle Orçamentário de Ilhéus, Adriana Aleixo, disse que o projeto é importante porque as atividades do curso estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento da costa marítima e que “todos irão se empenhar para chegar ao final da capacitação com bons resultados”.
O secretário de Meio Ambiente, Jerbson Moraes, falou que para participar do Projeto Orla, “Ilhéus apresentou uma proposta de adesão ao órgão estadual de meio ambiente, Centro de Recursos Ambientais (CRA), onde demonstrou ter uma base de planejamento do uso do solo, e uma estrutura institucional satisfatória, além de indicar um fórum colegiado de gestão do projeto”.
Segundo ele, “em contrapartida, o Projeto Orla vai proporcionar a apresentação de uma metodologia baseada na analise da paisagem, diagnóstico socioeconômico e formulação de cenários de uso e ocupação que permitirá a elaboração de propostas consistentes de planejamento mínimo para o ordenamento da orla do município”, enfatizou.
Projeto
Descentralizar a gestão da orla, estimular o gerenciamento compartilhado da região costeira; compartilhar decisões e a resolução de conflitos para garantir que os recursos naturais, formados ao longo de milhares de anos, não sejam sacrificados, em nome de um lucro momentâneo, são os objetivos das propostas que integram o Projeto Orla.
Nesta primeira fase, pretende-se abordar em conjunto meio ambiente e planejamento. Isso implica coletar informações, a fim de que o município e empreendedores possam saber como direcionar investimentos. Compete ao município assumir algumas tarefas relativas ao gerenciamento dos terrenos de marinha, o que poderá significar também aumento de arrecadação, recursos que serão reinvestidos em projetos de gestão da orla.
Os principais problemas da costa são a ocupação irregular de terrenos da União, expansão desordenada do turismo, falta de saneamento básico e erosão. As técnicas Cátia Ramos (arquiteta) e Marina Levi (advogada) são as instrutoras dessa etapa inicial do projeto.
O ato solene foi acompanhado pelos secretários Jorge Cunha (Serviços Urbanos); Libério Menezes (Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia); Reynaldo Oliveira dos Santos (Agricultura, Pesca e Interior); Raymundo Mazzei (Turismo) e Guilherme Scofield (Administração). O gerente do Porto de Ilhéus, Nilton Cruz, esteve presente à solenidade, que contou ainda com a presença de outras autoridades, além de arquitetos, engenheiros e representantes de associações comunitárias.
Ilhéus convoca aprovados em concurso para a Saúde
Ilhéus está convocando catorze aprovados no concurso público municipal para preenchimento de vagas na área de saúde. A relação dos convocados está disponível no mural do Palácio Paranaguá e na Secretaria de Saúde (Avenida Canavieiras). Eles têm prazo para se apresentar ao setor de recursos humanos até o dia oito de março, no Anexo. Dos aprovados, doze são para vagas de auxiliar de serviços gerais e outros dois, para médicos otorrino.
O secretário de Administração, Guilherme Scofield, afirma que a convocação dos servidores atende à política de “qualidade nos serviços municipais e ampliação do atendimento em saúde oferecido aos ilheenses”. Scofield chama a atenção dos convocados para o prazo de apresentação. A entrega dos documentos necessários à admissão deve ser feita no horário das 12h às 18h. Ele ainda esclarece que os chamados acontecem conforme a ordem de classificação no concurso.
O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, disse que o prefeito Valderico Reis tem se preocupado com a melhoria do atendimento que é prestado ao cidadão na rede de saúde. “As contratações reforçam o nosso trabalho na rede básica”, diz. Carlos Luz lembra que deste o final do ano passado foram contratados aprovados em concurso para várias áreas e um processo seletivo garantiu a contratação de outros 70 profissionais para atuar como socorristas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
Abaixo, relação dos convocados
Aux. Serviços Gerais
01- Maria de Fátima de Jesus Cidra 02- Rosimeire Rodrigues Araújo 03- Angélica Maria Santana Menezes 04- Maria Gilcelia Santos Sacramento 05- Rita de Cássia Soares dos Santos 06- Alcides Guerra Filho 07- Sueli Silva Oliveira 08- Jaqueline Antunes de Oliveira 09- Veralúcia Menezes de Carvalho 10- Maria de Fátima Santos de Assis 11- Tânia Maria Alves dos Santos 12- Maria Damiana Moura
Médico Otorrino
01 – Roberto Amaral dos Santos 02 – Jorge Roberto Reis Paes
Escolas recebem 29 mil na volta às aulas em Ilhéus
O primeiro dia de aula nas escolas da rede municipal foi marcado por brincadeiras, descontração entre alunos e professores e atividades de integração da comunidade escolar. Neste ano a rede contará com quase 30 mil estudantes nas 41 unidades próprias e na rede conveniada, nas zonas rural e urbana. A grande novidade é que a Secretaria Municipal de Educação se antecipou às normas federais e o Ensino Fundamental já em 2006 passa a ter duração de nove anos. “Essa é uma proposta nova entre municípios com ensino seriado e que faz parte de um conjunto de ações para dar mais qualidade á nossa educação”, destacou o titular da pasta, Almir Pereira. As crianças a partir dos seis anos de idade serão incluídas no Fundamental.
O secretário de Educação diz que estas atividades são imprescindíveis para tornar a sala de aula um espaço prazeroso e facilitar o ensino aprendizagem. O município também ampliou o número de vagas para a Educação Infantil (4 e 5 anos). Um levantamento parcial indicou que, nesta faixa etária, a rede conta com 2.600 matriculados. O número poderá ser ainda maior ao final desta semana porque boa parte dos pais somente procura a escola no início do ano letivo. “Estamos preparados para recebê-los”, informa Almir.
Segundo anúncio do secretário no final da semana passada, a rede adotará procedimentos mais rigorosos para acompanhar o desenvolvimento do aluno.
Para isso, investirá mais forte em qualificação do professor diante dessa realidade e adotará um sistema eletrônico de controle de freqüência escolar. “As escolas que têm acima de 300 alunos contarão com computadores para registrar a presença do aluno”, disse o secretário. A iniciativa resulta de convênio assinado com o Ministério da Educação e pretende ser um meio eficaz para controlar a evasão escolar. O controle eletrônico, acredita Almir, permite um melhor acompanhamento presencial do aluno.
O calendário para este ano letivo prevê que o recesso junino acontecerá entre os dias 23 de junho e 1º de julho. Para cumprir os 200 dias de aula, as atividades serão concluídas no dia 13 de dezembro. O período de reposição será de 16 a 18 de dezembro. “O calendário foi elaborado ouvindo os profissionais de educação”, diz Almir. O secretário afirma que a qualidade do ensino tem sido uma das prioridades de governo. “Temos vários projetos de formação continuada para professores que trabalham em diversas classes, desde a alfabetização à educação de jovens e adultos”, acrescenta.