FACULDADE DE ILHÉUS RECEBE SEUS CALOUROS COM PALESTRAS

Os novos estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Faculdade de Ilhéus foram recepcionados com várias palestras sobre a importância e objetivos do curso superior, o funcionamento da instituição, da biblioteca, o processo pedagógico e os princípios da cultura empreendedora, como forma de sensibilizá-los aos procedimentos da academia. Durante dois dias, diretores e professores da instituição fizeram exposições e responderam perguntas dos alunos. As atividades foram realizadas no auditório da faculdade, no campus construído no km 02 da rodovia Ilhéus/Olivença, no Jardim Atlântico, zona sul da cidade.

Fundada em outubro de 2002, a Faculdade de Ilhéus desenvolve um projeto consistente no ensino superior. Hoje, abriga quase 700 alunos no complexo que está em construção. Das 50 salas de aula previstas, 18 estão em funcionamento. O auditório foi concluído e a nova biblioteca deve ser entregue no próximo mês. Na abertura do ano letivo, o diretor Almir Milanesi destacou a preocupação da instituição com a qualidade do ensino para a formação de profissionais éticos e cidadãos, e as metodologias da interdisciplinaridade e da cultura empreendedora.

Além da apresentação da equipe da faculdade que está participando do Projeto Rondon, no interior do Pará, a professora Maria Luiza Heine refletiu com os alunos quanto à importância da disciplina Psicologia do Trabalho na formação do administrador e do contabilista. A coordenadora pedagógica Gilvânia Nascimento, que exerce um papel mediador na comunidade universitária, enfatizou o desafio da autonomia intelectual, que estimula os cidadãos críticos e reflexivos. “Aqui é um local para pensar e construir um conhecimento sólido. O mercado de trabalho é uma conseqüência do profissional que está sendo construído aqui”, enfatizou.

A professora Anette Rocha, coordenadora do programa de cultura empreendedora, explicou as etapas dos trabalhos, feitas a cada semestre. Inicialmente, os estudantes debatem os novos paradigmas do trabalho, a ética e a cidadania. Depois, pesquisam o perfil do empreendedor no mercado atual e o papel da pequena e da microempresa na sociedade. Em seguida, identificam oportunidades de trabalho até chegarem aos planos de marketing e de negócios a serem apresentados no final dos cursos. Rocha falou ainda sobre a figura do professor tutor e a forma de avaliação do trabalho interdisciplinar. Além disso, alunos que concluíram o segundo semestre apresentaram o trabalho elaborado sobre o perfil do empreendedor, cujo foco foi a empresa Unick, de Ilhéus, que atua ramo de confecções de malha.

A bibliotecária Silvana Cerqueira abordou o funcionamento do acervo de três mil livros, dos terminais de informática e das ferramentas multimídias disponíveis. Ela informou que a biblioteca está informatizando os periódicos locais e de cunho estadual. São encontradas também revistas especializadas em contabilidade e administração. A unidade funciona de segunda a sexta, das 16 às 22h20 min, e aos sábados, das 13h30min às 17h30min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *