Devotos e turistas prestam homenagem à Iemanjá
Planejamento em educação é tema de Jornada Pedagógica
Limpeza em Ilhéus tem projeto de coleta seletiva
Teatro, esportes e a sensação Babado Novo agitam Ilhéus
O projeto Adote uma Praça já catalogou 15 das principais áreas de lazer da cidade que passarão por reformas e modernização. Grande parte delas já foi adotada por empresas. O projeto de adoção de praças é uma iniciativa do governo municipal para atrair a participação do setor privado. Os contatos são mantidos pelo setor de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Urbanos, que tem mobilizado sua equipe para contatar as empresas interessadas. Uma comissão especial foi formada para identificar as praças e áreas disponíveis para adoção, analisar os projetos de intervenção elaborados pelas Secretarias Municipais de Engenharia e Obras, de Planejamento, e de Turismo, e avaliar as propostas das entidades interessadas.
O objetivo do governo municipal com este projeto é reduzir os custos com a manutenção de praças e áreas verdes, para poder investir em outros projetos de urbanização. “Queremos incentivar a participação desses setores na recuperação e manutenção dos espaços públicos de lazer e de interesse paisagístico, em parceria com a Prefeitura”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Jorge Cunha. Ele contou que diversas praças já foram adotadas por empresas como Unimed, Localiza e Bradesco. Esta ação é vista pelas empresas como uma boa oportunidade de marketing institucional e um ato de responsabilidade social.
Dentre as praças que integram o projeto, destacam-se a Cairu, Castro Alves, Dom Eduardo, Ruy Barbosa, Guadalajara e a Praça do Cacau. Jorge explica que a sociedade, além de beneficiária, também é co-responsável pela sustentabilidade do projeto, o que deverá assegurar os investimentos feitos pelas empresas. O secretário antecipou que neste segundo ano de governo, o prefeito Valderico Reis está propondo a ampliação dos serviços urbanos, passando de jardinagem para paisagismo, e o projeto Adote uma Praça é uma das etapas para se alcançar este objetivo.
Jorge Cunha afirmou que dentro de pouco tempo a Prefeitura irá ampliar a programação, quando serão plantadas espécies remanescentes da Mata Atlântica na área urbana. O prefeito Valderico Reis destacou as áreas públicas de lazer e interesse paisagístico como indispensáveis para o bem-estar e a elevação da qualidade de vida da população dos centros urbanos. “Acreditamos que a união de esforços entre o poder público e a sociedade é o caminho para se construir uma cidade melhor, dando maior qualidade de vida à população”, ponderou o prefeito.
Devotos e turistas prestam homenagem à Iemanjá
Ilhéus fez uma grande festa para homenagear Iemanjá, na última quinta-feira (2). Uma multidão lotou a Praia da Maramata para reverenciar a deusa das águas, uma das mais cultuadas pelos ilheenses, pescadores e pelos terreiros de candomblés. Seguindo o ritual da festa do ano passado, o prefeito Valderico Reis participou do cortejo e em alto-mar levou presentes à rainha das águas. Em seguida, o público assistiu a shows musicais. Em nova fase musical, o baiano Gerônimo lembrou grandes sucessos e fechou a tarde de homenagens à Iemanjá, no largo da Maramata.
A festa foi promovida pela Secretaria de Turismo de Ilhéus e coordenada por diversos terreiros de candomblé, comandados pelas ialorixás Laura, Conceição, Carmosina, Gessi e dos babalaôs Nildinho, Toninho e Atanagildo. Antes da entrega das oferendas a Iemanjá em alto mar, devotos, turistas e populares assistiram a apresentações em diversos pontos da cidade, como a praça Dom Eduardo, Ponta da Pedra e praias do Cristo e da Maramata.
Na praia localizada em Nova Brasília, as embarcações receberam as oferendas lançadas ao mar às quatro horas da tarde. Neste ano chamou atenção a organização do cortejo marítimo que levou os presentes e a imagem de Iemanjá. “A festa foi bela e se destacou pela participação e envolvimento dos terreiros de candomblé e da população”, disse o prefeito Valderico Reis. A festa começou a ser organizada ainda em janeiro e envolveu a Secretaria Municipal de Turismo, a Fundação Cultural de Ilhéus e os terreiros.
A festa foi aprovada por populares, devotos e turistas. Quem participou das festividades pela primeira vez em Ilhéus e aprovou foi a turista goiana Karla Neumman Koss. “Nas próximas festas virei com mais amigos. O povo dessa terra é muito acolhedor. Gostei muito”, disse. A arquiteta disse que a festa de Iemanjá em Ilhéus é uma das mais bonitas. Assim como ela, vários turistas se integraram à festa, parte deles vindos nos transatlânticos Costa Victoria e Island Star, que atracou no porto da cidade justamente no dia de homenagens à deusa das águas. Tradição
A festa que é realizada na Praia da Maramata – bairro Nova Brasília, zona sul da cidade –, acontece sob a coordenação de mãe Laura desde 1993. Alguns babalaôs afirmam que embora Iemanjá seja associada à Nossa Senhora da Conceição, na Bahia as comemorações acontecem em datas diferentes. A santa católica é homenageada no dia 8 de dezembro. No culto afro, a orixá é reverenciada no dia 2 de fevereiro.
Iemanjá e considerada a rainha do mar na religião africana. Nasceu na Nigéria, onde casou-se com o alafim Odudua e teve dez filhos. Reza a lenda que, por conta dos vários partos, ficou com os seis enormes, envergonhou-se e, logo depois, casou novamente, desta vez com o rei Okerê. O mesmo rei teria desprezado Iemanjá justamente por causa dos seios fartos. Ao tentar fugir do castelo a deusa da águas, diz a lenda, teria quebrado uma garrafa que trazia uma poção para casos de perigo. Esta mesma poção, ao cair, transformou a deusa em rio, que desaguava no mar. Daí, a devoção de pescadores e o título de rainha do mar e deusa das águas, segundo a religião africana.
Planejamento em educação é tema de Jornada Pedagógica
O ano letivo na rede municipal em Ilhéus começa na próxima segunda-feira (6), para os educadores, com a abertura da Jornada Pedagógica, às 18h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. A conferência de abertura, ministrada pelo professor da USP, Celso Vasconcelos, abordará o “Planejamento numa perspectiva dialética e libertadora”. Na mesma noite, será apresentado o projeto político pedagógico Cidade da Gabriela, pelo secretário de Educação, Almir Pereira. Com o projeto, todas as unidades escolares pertencentes ao município ou conveniadas trabalharão com base num planejamento construído de acordo com as condições e necessidades do ensino ilheense. “Os estudos foram feitos dentro de uma realidade local e, desta forma, teremos uma linha pedagógica e de gestão mais sintonizada com a nossa política educacional”, diz Almir.
Ele acredita que os avanços qualitativos na rede municipal serão maiores a partir de 2006, pois “o projeto atinge todos os aspectos relacionados ao plano pedagógico e de gestão”. Almir considera que, para abarcar “um universo de conhecimento de vastidão ilimitada e em permanente expansão”, o ensino deve concentrar-se no estímulo à aprendizagem de competências associadas ao pensamento crítico e à tomada de decisões. “0s alunos devem ser levados a empreender a busca e a construção do conhecimento e a dar-lhe uso prático”, disse.
O secretário destaca que o sucesso de um projeto didático-pedagógico “está visceralmente ligado ao envolvimento das pessoas que o colocarão em prática nas etapas de sua construção”. O secretário elege a jornada como sendo um evento “da maior importância para o bom andamento do processo de implantação do projeto”.O projeto pedagógico “Cidade da Gabriela” foi desenvolvido levando em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Decenal, conforme Almir.
O secretário explica que após a conferência no Centro de Convenções, coordenadores pedagógicos, diretores e professores irão definir o planejamento anual para as suas respectivas unidades de ensino. Nas escolas, as atividades serão realizadas pelo corpo de profissionais em educação nos dias 7 e 8. Os alunos só entrarão em sala de aula a partir do dia 13 de fevereiro.
A previsão é de que neste ano mais de 30 mil alunos freqüentem as aulas da rede municipal. No dia 27, a Secretaria de Educação encerrou o ciclo de matrículas para estudantes oriundos das redes particular e estadual de ensino. Almir conta que de acordo com o calendário escolar, será cumprida rigorosamente a exigência dos 200 dias de aula no ano letivo.
Limpeza em Ilhéus tem projeto de coleta seletiva
A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Ilhéus está se articulando para implantar, ainda este ano, um projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos. O objetivo é melhorar cada vez mais a eficiência da limpeza pública, contando com o apoio da comunidade na destinação adequada do lixo doméstico. Outras medidas para tornar o setor cada vez mais eficiente também já foram adotadas, principalmente com a contratação de 80 novos servidores concursados.
O setor de coleta conta com oito caminhões-compactadores e dez basculantes. A mão-de-obra empregada é de 250 servidores municipais e mais 300 trabalhadores terceirizados. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, a limpeza é realizada no horário das 5h30min às 3 horas do dia seguinte e 24 horas às segundas-feiras.
Além da coleta regular, a Secretaria reforça o trabalho com mutirões nos bairros e áreas turísticas. Somente este ano, já foram atendidos, entre outros bairros, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória, Ceplus, Santo Antônio de Pádua, Nelson Costa, Teotônio Vilela, Savóia, Iguape, Avenida Esperança, Princesa Isabel e Conquista. A limpeza de praias e encostas também faz parte da lista de prioridades do setor, que atualmente registra um volume diário de coleta de 180 toneladas de resíduos.
“A nossa proposta para este ano, principalmente com a implantação da coleta seletiva, é promover a conscientização das pessoas para a importância da coleta seletiva”, afirma Cunha. Para ele, a participação da comunidade será fundamental para o sucesso do projeto, que “vai constituir um importante avanço na busca de uma cidade mais saudável e com qualidade de vida para todos”.
Teatro, esportes e a sensação Babado Novo agitam Ilhéus
Mais um final de semana recheado de atividades de lazer e entretenimento em Ilhéus. Baladas e shows musicais, apresentações de peças teatrais e de projeto esportivo estão na programação elaborada para atender aos turistas e a população do município neste final de semana. Os espaços são o Teatro Municipal e a Casa dos Artistas, localizados no centro histórico da cidade, além de estabelecimentos particulares. O destaque deste final de semana é o grande show de Babado Novo, no Hotel Jardim Atlântico, no domingo (5).
O agito começa nesta sexta (3) e vai até o próximo domingo. As cabanas da zona sul, norte e central da cidade são as coadjuvantes numa programação que faz ferver o verão ilheense. O público adulto interessado em fazer um programa voltado para a cultura teatral, neste final de semana deve se dirigir ao Teatro Municipal de Ilhéus. A partir das 20 horas de amanhã (4), o monólogo “O contador de histórias grapiúnas” será reapresentado mais uma vez. É uma excelente opção para quem deseja se divertir ouvindo casos referentes à região cacaueira. José Delmo encarna coronéis que contam as histórias sob a luz de candeeiro. O ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Também no sábado, a Casa dos Artistas apresenta a peça “Sgaranello – o corno imaginário”, às 20 horas, no Teatro Pedro Mattos. O preço é o mesmo cobrado pelo espetáculo “O contador de historias grapiúna”. Para o público infantil é oferecida a peça “A formiguinha fofoqueira”. Esse é encenado a partir das 17 horas de amanhã, no mesmo espaço que é encenado “Sganarelo – o corno imaginário”.
Ainda como parte da programação de verão da prefeitura local, o projeto da Secretaria de Esportes e Cidadania de Ilhéus, será apresentado no povoado de Ponta da Tulha, local de grande concentração de turistas. O Ilhéus Fitness acontece na praia daquela localidade, com show musical de Alex Lessa, além de aeróbica e outras atividades sempre prestigiadas pelo público.
Babado faz ‘carnaval’
Em Ilhéus, o domingo será de muito agito numa prévia do que será o Praia&Folia 2006, que vai rolar de 28 de abril a 1º de maio. A banda Babado Novo e a vocalista Cláudia Leite se apresentam no Hotel Jardim Atlântico, a partir das 14h. Também na zona sul acontece o show com a banda Zabumbahia, convidados e o DJ Rogério. O palco é o Opaba Praia Hotel, às 22 horas.