Chat da Notícia por Valério Magalhães

O fotógrafo e já escritor José Nazal Pacheco Soub, quase uma unanimidade na cidade, comemorou como quis o transcurso dos seus 50 anos.

• Aconteceu domingo último, na fazenda Boa Vista, no alto do Pacheco, em Ilhéus, onde o menino foi criado. Tia Berta e Tia Maricy fizeram as honras da casa. E Nazal recebeu familiares e amigos para sorrir e brincar diante do alcance de seu cinqüentenário. Lucinha, a esposa, os filhos Lúcio, Janine – recém-formada em Psicologia – e Taís – recém-formada em Publicidade, e o neto João, foram os coadjuvantes da festa.
• Posso até me considerar suspeito para falar de José Nazal, que também escolhi para ser amigo-irmão. Sei os valores dos seus 50 anos, vividos com maestria na carreira de fazer amigos, apreciar o próximo, ter e distribuir fé, tocar o coração, ser solidário, trabalhador e amar a cidade em todas as dimensões. Fruto deste amor, o livro ilustrado Minha Ilhéus corre mundo e faz sucesso na segunda edição.
• Para quem saiu de recente infarto, momento que coincidentemente presenciei, Nazal vive um novo tempo, uma vida nova. Cercado pelo carinho daqueles que o admiram, ultrapassou o susto e os obstáculos, viu mais uma vez a face de Deus. E sorriu.
• O cidadão da imagem é também um homem muito teimoso. Como quem às vezes faz da teimosia um hobby. Somente depois das atribulações da saúde, ele cortou o cabelo a la Havengar. Mesmo assim, após receber um imenso abaixo-assinado subscrito por centenas de amigos. Ele não é fácil, porque é intenso e múltiplo. E é nosso.

SALVE IEMANJÁ

As comemorações pelo Dia de Iemanjá, 2 de fevereiro, foi bastante recheada na orla de Ilhéus.

• Numa promoção da secretaria municipal de Turismo, a festa ganhou novos contornos com pontos de entrega de oferendas em várias partes da cidade já na parte da manhã. Na praça Dom Eduardo, por exemplo, a tenda de Iemanjá foi movimentada e ganhou a adesão dos turistas de cruzeiros marítimos que aportaram na cidade.

• Depois a festa se concentrou, à tarde, na praia do Morro de Pernambuco, onde muita gente foi reverenciar a rainha das águas. Dia de festa no mar. E quem embalou o ritmo foi o cantor baiano Jerônimo, famoso pela devoção à orixá. Muitos terreiros de candomblé fizeram festa para a santa, a exemplo das casas de Mãe Anaildes, no Iguape, e Mãe Ilza, na Conquista. Odôiá.

TOP DE LINHA

A bem produzida festa de entrega do Prêmio Mérito Lojista da CDL de Ilhéus reuniu cerca de mil pessoas no centro de convenções Luiz Eduardo Magalhães, na quarta-feira.

• A cena, presidida por Katiana e Paulo César Ganem, uniu empresários, autoridades, comerciantes e comerciários, uma parcela da imprensa e outros convidados. Uma noite memorável para o comércio e para a cidade. O presidente da federação das CDLs, Joaquim Fonseca Júnior, e o prefeito Valderico Reis prestigiaram o evento, que serviu para a entrega do carro zero quilômetro à consumidora Iara Moreno, sorteada na campanha de Natal, após comprar na Farmácia Cabral Velanes.

• A festa foi aberta com show de Chica de Cidra e encerrada com apresentação do cantor Jerônimo. No recheio, uma homenagem especial aos empresários Gileno Araújo, da sorveteria Ponto Chic, que completa 52 anos no comércio, e Alfredo Landim, pela participação nas ações do comércio.

• Através de pesquisa da própria CDL, várias empresas foram premiadas depois de eleitas como as melhores do ramo pelos associados. Entre elas, a Construfort, Faculdade de Ilhéus, Colégio Fênix Objetivo (Melhor Pré-vestibular pelo 3º ano consecutivo), Colégio São Jorge, La Luz, Stampa Moda Feminina, Cônsul Moda Masculina, Móveis São Jorge, Topada Calçados, Bar e Restaurante Vesúvio, Banzay Moda Unissex, Loja Gardênia, Cacá Colchões, Modulados Todeschini, Chocolate Caseiro Ilhéus, Pai Mendonça, Livraria Nobel, Viação São Miguel, Rota Transportes, Bruno Megabike (5º ano), Casa da Moqueca, Nutricau, entre outros.

BOAS E NOVAS:

O polêmico colunista social Charles Henri comemorou mais uma vez o aniversário no simpático restaurante Maria de São Jorge, durante coquetel promovido, terça-feira, por senhoras da sociedade capitaneadas por Verinha Maron Gomes da Costa. Entre os presentes, Gisélia Monteiro de Carvalho, Glorinha e Maria Fernanda Galvão, Solange Cerqueira, Gildelina Reis, Vera Paternostro, Suzana Daneu, Soraia Lavigne Paiva, Celeste Chalhoub, Silvinha Amorim e os colunistas Diogo Caldas, Betânia Macedo e Zecarlinhos Silva. Theovaldo Araújo e Eduardo Brito também estiveram lá.

Um dos eventos mais esperados no carnaval antecipado de Itabuna, a feijoada do Tárik Plaza Hotel, promovida por Eduardo e Maninha Fontes, vai reunir uma porção de gente iluminada neste sábado à tarde. O evento reúne artistas, autoridades, jornalistas e empresários. Além do ingresso, pede-se dois quilos de alimentos não perecíveis. Mas é imperdível.

O casamento de Júlia Mendonça e Régis Leite, dia 28 de janeiro, no convento Nossa Senhora da Piedade, vai entrar para a história como uma das festas mais bonitas e bem produzidas de Ilhéus nos últimos anos. Além da cerimônia na Capela da Piedade, a recepção foi feita no pátio do convento, com tendas para todos os gostos. A festa, construída sob o sonho da arquiteta Lolô Mendonça, contou com o apoio de amigos de todos os naipes, que dançaram até o amanhecer.

A empresária e artista plástica Márcia Menezes foi o centro das atenções na quinta-feira, no centro cultural Bataclan, onde foi aberta sua primeira exposição telas. Márcia é uma revelação nas artes plásticas. Seus trabalhos já são vistos em estabelecimentos comerciais e em residências. As flores, em todas as cores e linhas, são as suas preferências. A exposição fica no Bataclan em fevereiro.

Nova sensação em Itabuna é a casa noturna Palace Hall, inaugurada nas dependências do Palace Hotel, o agora mais tradicional da cidade. Lá também está funcionando uma casa de sushis, que virou moda no eixo Ilhéus-Itabuna. Também em Ilhéus as noites estão mais animadas com a abertura do Altas Horas, que tem reunindo o público jovem em frente à baia do Pontal.



Régis Leite e Júlia Mendonça protragonizaram a mais produzida e requintada festa de casamento dos últimos tempos, em Ilhéus, no capela e no pátio do Convento da Piedade, sábado último. Foto by Zecarlinhos Silva.



Celeste e Ramon Chalhoub, que vai formar em Direito este ano, no casamento de Júlia Mendonça. Foto by Zacarlinhos Silva.



Orlando Júnior, Lolô e Marcos Mendonça – totalmente felizes, e a arquiteta Simone Flores, no ambiente virtual do convento da Piedade. Foto by Zecarlinhos Silva.



Os irmãos Verinha Gomes da Costa e Jorge Maron Neto, no restaurante Maria de São Jorge, em Ilhéus. Foto by Valério.



Damas de Itabuna, Betânia Macedo, Solange Cerqueira e Maria Fernanda Galvão, no aniversário de Charles Henri, em Ilhéus. Foto by Valério.



A criadora e a criatura. Glorinha Galvão e o colunista Charles Henri, nas razões do tempo. Foto by Valério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *