Iheenses começam curso de capacitação nesta terça-feira
Ilhéus paga bolsas do Peti na próxima quinta
Ilhéus será beneficiada pela segunda fase do Viver Melhor
116 mil turistas já visitaram a Casa de Jorge Amado em Ilhéus
IPTU em cota única tem desconto de 20%
Ilhéus Fitness leva agito às praias e à Soares Lopes
Diretor admite que clínica atende dentro do São José
Em uma solenidade que contou com a presença de diversos prefeitos do sul e baixo-sul a Bahia, o governador Paulo Souto inaugurou neste sábado (28), em Ilhéus, a Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira. O objetivo do governo com a instalação do serviço é intensificar a segurança na área situada entre os municípios de Canavieiras e Valença, com prioridade para a segurança nas estradas, regiões turísticas e periferia das cidades. A sede da Caerc está montada em Ilhéus, no quilômetro 6 da rodovia que liga este município a Uruçuca. Cerca de 90 homens fazem parte da companhia, que após a sua implantação completa terá dez viaturas à disposição. Os integrantes da Caerc possuem treinamento especializado para atuar na segurança em estradas.
Ao lado do prefeito Valderico Reis, o governador Paulo Souto se disse preocupado com as condições de segurança na região cacaueira da Bahia. E afirmou que a instalação da Caerc é “um passo adiante na melhoria dessas condições”. Ainda segundo ele, a partir de agora “a população do sul do Estado como um todo vai se sentir mais protegida”. Reis declarou que a preocupação do governo baiano traz “tranqüilidade aos ilheenses e moradores dos outros municípios da região”.
Da comitiva do governador, fizeram parte o secretário estadual de Segurança Pública, general Edson Sá Rocha, o presidente da Bahiatursa Cláudio Taboada e o comandante-geral da Polícia Militar no Estado, coronel Antônio Jorge Ribeiro de Santana. Também estavam presentes o prefeito Valderico Reis, os deputados federais Fábio Souto e Reginaldo Germano e o estadual Paulo Cezar.
Obras
Além de inaugurar a Caerc, Paulo Souto falou das obras que o governo está realizando e outras que vai iniciar brevemente em Ilhéus. Entre elas, destacou a segunda etapa do programa Viver Melhor II, que será executado com financiamento do Banco Mundial (Bird). O contrato já está aprovado e a assinatura deverá acontecer até março, segundo o próprio governador. Ilhéus vai ser a primeira cidade do interior baiano a receber os recursos, que se transformarão em investimentos habitacionais no bairro do Malhado.
A primeira etapa do Viver Melhor atendeu famílias do Nossa Senhora da Vitória, que vão receber as primeiras casas dentro de 30 dias. Além das moradias, o programa contempla outras ações de melhoria urbana, como obras de saneamento e pavimentação. “Agora vamos chegar com uma intervenção muito expressiva no Malhado, beneficiando diretamente centenas de famílias”, prometeu Souto.
O governador também se comprometeu com ações a serem desenvolvidas num curto prazo, principalmente a recuperação de boa parte da malha viária urbana de Ilhéus. A presença de Paulo Souto na cidade foi definida pelo prefeito Valderico Reis como mais um sinal da “parceria que está sendo feita entre o município e o governo baiano, que vai resultar em benefícios para a população”.
O prefeito comemora o atual momento vivido pela cidade que, entre outras boas notícias, registra o maior movimento turístico de toda a sua história, com um acréscimo de 15% em relação às visitas do ano passado. Segundo Valderico, “este vai ser um bom ano para Ilhéus, pois em 2005 tivemos que pagar mais de R$ 10 milhões deixados pela gestão passada e agora estamos nos livrando dessa herança maldita”.
Valderico também aproveitou a presença do governador para solicitar apoio à recuperação do Hospital Santa Isabel, que enfrenta dificuldades há vários anos e hoje mantém-se funcionando apenas parcialmente. “Os secretários de Saúde do Município e do Estado vão se reunir nos próximos dias para conversar a esse respeito e tentar achar uma solução”, afirma. Com relação ao Hospital São José, onde uma auditoria do Ministério da Saúde detectou diversas irregularidades, o prefeito diz que haverá ajuda, mas acompanhada de maior rigor na fiscalização quanto ao destino dos recursos.
Iheenses começam curso de capacitação nesta terça-feira
A partir desta terça-feira (31) um novo grupo de ilheenses começará a ser preparado para enfrentar o mercado de trabalho. Será o primeiro dia de aula para os 66 alunos dos cursos profissionalizantes de administração de vendas com informática, solda em computadores e informática básica com manutenção de micros. Os cursos terão duração de dois meses, com 200 horas de aula, e será totalmente custeado pela Prefeitura de Ilhéus.
Os três cursos de capacitação de mão-de-obra são voltados para pessoas com, no mínimo, 16 anos de idade, que estejam fora do mercado de trabalho e tenham concluído o Ensino Fundamental. Eles foram solicitados pela Comissão Municipal Tripartite e Paritária de Emprego (CMTPE) e autorizados pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Trabalho (Setras). Os cursos são trazidos a Ilhéus pela Associação Tecnológica e Educacional de Camaçari (Atec), responsável pelo gerenciamento do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb).
Como mantenedores, estão as Secretarias de Educação e de Indústria, Comércio e Mineração do Estado. O diretor de gestão da Atec, Humberto Borges, explicou que o foco dos cursos está na “empregabilidade, competitividade e empreendedorismo, e os serviços educacionais prestados são nos níveis básico, técnico e tecnológico”.
O secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ilhéus, Libério Menezes, afirmou que o prefeito Valderico Reis tem grande interesse na vinda de cursos como estes para o município. Por isso, está dando todo o apoio necessário para seu funcionamento. “A Prefeitura arcará com todas as despesas para que os alunos possam ter acesso a um curso de qualidade e estejam preparados para enfrentar a acirrada concorrência do mercado de trabalho”, disse.
Ilhéus paga bolsas do Peti na próxima quinta
As bolsas-auxílio das duas mil crianças inscritas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) começam a ser pagas na próxima quinta-feira (2), no estádio Mário Pessoa. Serão pagas as parcelas referentes aos meses de novembro e dezembro do ano passado. O pagamento das bolsas é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho. A secretária Fátima Reis esclarece que o pagamento será feito ao pai ou responsável pela criança de acordo com o núcleo em que a mesma estiver cadastrada.
O pagamento será feito nos dias 2 e 3. Na manhã de quinta-feira, o repasse é para as crianças e adolescentes inscritas nos núcleos de Santo Antônio, Vila Olímpio, Ponta da Tulha, Rio do Engenho, Japu e Maria Japé. No período da tarde, devem comparecer ao estádio Mário Pessoa os responsáveis pelos beneficiados do Couto, Tibina/Aderno e Retiro, Sambaituba, Aritaguá e Ponta do Ramo. Já na sexta (3), o quitamento é para crianças e adolescentes inscritas nos núcleos localizados em Vila Cachoeira, São Miguel, Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória e Alto do Carvalho.
A Prefeitura conclui o pagamento dos benefícios na tarde de sexta-feira, com o repasse para os beneficiados de Salobrinho, Banco da Vitória, Mambape, Nelson Costa e Rua do Mosquito. A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Fátima Reis, diz que o programa é executado numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e a Secretaria Estadual de Trabalho, Ação Social e Esporte (Setras). “Reorganizamos o Peti em Ilhéus e voltaram as atividades de jornada ampliada”, disse.
As crianças e adolescentes atendidas são da faixa etária dos 6 aos 15 anos e que vivem em situação de risco e áreas carentes do município. Uma das exigências é que os beneficiários estejam estudando. “Além das atividades de cidadania, as crianças participam de atividades lúdicas, de formação cidadã e têm reforço escolar no turno oposto ao do estudo”, diz. O programa é uma ofensiva contra o trabalho infantil e desde o ano passado atende a 2 mil crianças e adolescentes.
Ilhéus será beneficiada pela segunda fase do Viver Melhor
Ilhéus está entre os oito municípios baianos que serão beneficiados pela segunda fase do programa Viver Melhor. Desta vez, serão realizadas intervenções articuladas de ordem social, econômica e físico-ambiental, junto à estratégia de desenvolvimento integral e de combate à pobreza do Estado da Bahia. Entre as metas do programa está a recuperação de áreas degradadas, insalubres ou inadequadas para moradia.
Em sua vinda a Ilhéus no último sábado (28), o governador Paulo Souto anunciou que a cidade será a primeira a receber os recursos para o desenvolvimento do projeto. Eles são da ordem de 82 milhões de dólares e serão obtidos junto ao Banco Mundial (Bird). O restante do valor será oriundo de contrapartida estadual. Souto disse que Ilhéus é o município que receberá a maior verba para este projeto.
Segundo o governador, os recursos serão empregados na melhoria das condições de habitação e infra-estrutura dos bairros mais carentes, com grande precariedade urbana e vulnerabilidade social. O programa inclui obras de pavimentação, drenagem e saneamento básico, além da construção de novas casas, com a licitação dos primeiros projetos prevista para fevereiro.
O Programa Viver Melhor II traz como principal novidade sua forte intervenção social. O prefeito Valderico Reis está animado com a implantação do programa em Ilhéus “Além da intervenção física, que é muito importante, também será possível tirar a pessoa de uma situação quase degradante de habitação e contribuir para a geração de renda e preparação das pessoas para o mercado de trabalho”, disse. Isto será permitido mediante o financiamento de ações para a capacitação profissional e de estímulo ao surgimento, potencialização e fortalecimento de cadeias e unidades produtivas, de micros e pequenos negócios.
Souto afirma que, através dessa nova etapa, será promovida a melhoria das condições de moradia e habitabilidade e elevará a qualidade de vida das populações residentes em áreas de risco social. Segundo o secretário estadual de Planejamento, Armando Avena, serão fortalecidos, ainda, os mecanismos de organização comunitária, de estruturação familiar, de valorização do indivíduo e de educação sanitária e ambiental.
116 mil turistas já visitaram a Casa de Jorge Amado em Ilhéus
Desde quando foi inaugurada, a Casa de Cultura Jorge Amado já foi visitada por 116.073 pessoas. O espaço onde morou o escritor mais popular do país é um dos principais pontos turísticos da cidade e se constitui num ícone da cultura regional. Situada no número 21 da rua que leva o nome do escritor grapiúna, a Casa de Cultura é uma das mais notáveis referências da marcante trajetória do célebre membro da família Amado em Ilhéus. “Todos querem saber onde o escritor morou e se emocionam quando entram na casa”, diz a diretora da Casa, Eugênia Célia.
Foi na casa, construída pelo pai de Jorge Amado, que o filho começou a escrever sua primeira obra, “O país do carnaval”. Construída em dois pavimentos, o espaço cultural que representa grande parte da memória de Jorge possui particularidades que chamam a atenção dos visitantes, além do fato de ter pertencido ao clã dos Amados. Os afrescos no teto, pintados por um artista plástico italiano, dão a dimensão do bom gosto de uma época pontuada pelo glamour dos ambientes requintados pela sobriedade de trabalhos belos e simples.
O corrimão, talhado em jacarandá, madeira de lei em extinção, é outra marca da arquitetura do imóvel que tem piso também em madeira. Quem pretende conhecer a casa onde o escritor viveu alguns anos, não deve imaginar que trata-se de algo similar a construções suntuosas, mas sim de uma casa com certa modéstia, transmitindo a alegria que caracterizou a vida do mais renomado de seus moradores.
Na casa, encontram-se alguns objetos doados pela viúva e os filhos de Amado, mostrando a maneira singular de vida do escritor grapiúna. Fotos e roupas podem ser conferidos na Casa de Cultura Jorge Amado. Para observar isso, o público só precisa desembolsar a irrisória quantia de R$ 1,00, sendo que crianças não pagam nada para conhecer um pouco mais da vida do criador de “Gabriela, Cravo e Canela” e “Dona Flor e seus dois maridos”, entre tantos outros que povoam o universos coletivo brasileiro e estrangeiro.
Localizado no Quarteirão Jorge Amado, parte antiga da cidade que compreende diversas ruas de relevância para compreensão da história de Ilhéus, a casa de Jorge Amado, é um símbolo, a principio pessoal, que se junta a tantas facetas das personagens criadas pelo escritor e que são conhecidas nos quatro cantos do mundo, através das diversas formas de absorver literatura. O estilo do sobrado também é um marco do patrimônio arquitetônico ilheense.
Eugênia Célia diz que a Casa oferecerá um receptivo especial aos turistas na próxima quinta-feira (2), Dia de Iemanjá. Nesta data, a cidade receberá mais de 5 mil turistas vindos a bordo dos transatlânticos Mistral, Island Star e Costa Victoria. Célia conta que boa parte dos turistas que chegam a cidade em cruzeiros fazem ‘viagem’ histórica por Ilhéus e um dos pontos que não ficam de fora é a Casa de Jorge Amado. “O escritor tem uma grande importância para a nossa história e é fundamental para o nosso turismo”, enfatiza.
IPTU em cota única tem desconto de 20%
Ilhéus oferece um dos maiores descontos em todo o estado para o contribuinte que pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única. Quem fizer esta opção e quitar o tributo até o próximo dia 10 de fevereiro terá desconto de 20%. A previsão da Secretaria Municipal de Finanças é de que todos os carnês de imóveis residenciais e comerciais sejam entregues até o dia 9. Mas quem ainda não recebeu o carnê e quiser antecipar o pagamento do IPTU basta dirigir-se ao setor de Tributos, no Palácio Paranaguá, e emitir a segunda via do carnê. De acordo com a secretária municipal de Finanças, Alexandra Gonçalves, foi emitido um total de 25 mil carnês para imóveis residenciais e comerciais. A secretária diz que uma equipe foi selecionada para fazer a entrega do documento porta-a-porta. Todos os contribuintes residentes em imóveis em que o valor do IPTU for igual ou inferior a R$ 25,00 estão isentos do pagamento do imposto. Com esta decisão, a prefeitura beneficia mais de 10 mil famílias.
Os donos de imóveis territoriais (loteamentos, terrenos) devem retirar o carnê do IPTU no setor de Tributos. “Devido à dificuldade de localização de endereço dos proprietários, o carnê não pôde ser entregue. O dono deve procurar o setor de Tributos para emitirmos o documento”, diz Alexandra. A estimativa é de que existam 10 mil propriedades classificadas como imóveis territoriais.
A secretária alerta para que a data-limite para o pagamento com o desconto e diz que o tributo neste ano teve correção abaixo da inflação. O percentual de reajuste foi de 5,5%, menor até que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido no período. Alexandra enfatiza que a quitação do Imposto em cota única vai até o dia 10, mas existe a opção de quitá-lo de forma parcelada, em até 10 vezes. “Mas o desconto de 20% vale apenas para quem optar pelo pagamento em uma vez”.
Para quem optar pelo pagamento parcelado, cada prestação não pode ter valor inferior a R$ 25,00, para pessoa física; ou de R$ 50,00, para pessoa jurídica. A secretária destaca que ao pagar o IPTU o cidadão dá ao município maior capacidade de investimento em obras e ações essenciais nos mais diversos setores, como saúde, educação e obras em urbanismo. A Prefeitura também iniciou uma campanha em rádio e TV mostrando ao contribuinte o que já foi feito pela atual gestão e o retorno que o cidadão tem ao quitar o imposto.
Ilhéus Fitness leva agito às praias e à Soares Lopes
A Secretaria de Esporte e Cidadania programou para esta semana o Ilhéus Fitness em três diferentes locais. A partir das 10 horas da quarta-feira (dia 1º) o agito será na cabana Gabriela, situada na zona sul do município. Na quinta-feira (2), das 18 às 23 horas, o evento acontece na avenida Soares Lopes, e no domingo (5), a partir das 11 horas, será em Ponta da Tulha.
O vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, disse que nesses locais diferentes o Ilhéus Fitness terá a mesma formatação. Vão se apresentar os professores de educação física que darão aulas de aeróbica, além de interagir com o público. “Considero que esse evento está consolidado, é um sucesso absoluto e está inserido no calendário turístico do município, afirmou”.
Newton Lima lembra que desde o início do projeto, no ano passado, diversos grupos de dança de Ilhéus já se apresentaram, a exemplo do Dançart, Fashion Dance, Ky Dance, Anjos da Juventude, Swing Dance e Swing & Ação. “Uma das propostas do prefeito Valderico Reis é garantir animação aos nossos visitantes e uma estada com múltiplas atrações”.
Copa Verão
Na sexta-feira (26), na arena montada na antiga Central de Turismo, no campo da Adebi, foi realizada a finalíssima da Copa Verão de Futevôlei. Jogaram Quinho e Reca contra a dupla Marcó e Alex. No final da partida, Quinho e Reca fizeram 17 a15, levaram o título da competição e o prêmio de 300 reais. A dupla a vice-campeã ficou com 150 reais.
No beach soccer ficou definida a fase semifinal. No masculino vão se enfrentar AJPM-I/Malhado x Centro. Este último entrou como biônico. No outro jogo, o Pontal joga contra o Resto do Mundo. No feminino enfrentam-se Ilhéus II x Pitu e Real Madri x Pontal. A etapa final será no dia 9, às 19 horas, no mesmo local, quando o campeão do masculino recebe 400 reais e o vice 200 reais em prêmios. No feminino a premiação é de 300 reais para o campeão e 150 para o vice. A coordenação dos jogos é realizada pela RC Eventos (Ilhéus), contratada pela Secretaria de Esporte e Cidadania.
Diretor admite que clínica atende dentro do São José
O diretor do Hospital São José, Carlos Lyra, admitiu, em entrevista na Rádio Baiana de Ilhéus, na manhã de segunda-feira (30), que a Clioni (Clínica Oncológica de Ilhéus) funciona no interior daquele hospital, efetuando procedimentos de alta complexidade. “Preferimos terceirizar o atendimento, pois não tínhamos como investir num serviço com esse nível de especialização”, disse o médico, explicando que, por essa “transferência” dos procedimentos de alta complexidade a Clioni paga à Santa Casa “de 10% a 20% do faturamento”. Com várias irregularidades apontadas em auditoria do Ministério da Saúde – incluindo pacientes mortos que “consumiram” serviços médico-hospitalares –, o Hospital São José está sendo acionado no Ministério Público para devolver cerca de R$ 160 mil aos cofres do município, recebidos indevidamente.
O secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, contestou, durante a entrevista, por telefone, afirmações do diretor, que se diz perseguido. “Não nos move o sentimento de perseguir o São José, a quem a Secretaria tem feito sucessivos repasses de verbas, mantendo em dia todos os nossos compromissos”, afirmou Carlos Luz, acrescentando que, no entanto, é urgente uma revisão do modelo administrativo posto em prática naquele hospital. “A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, uma entidade com o respeito de várias gerações, durante mais de duzentos anos, não pode continuar a entregar os lucros à clínica particular e ficar com o prejuízo, conforme vem acontecendo”, destacou.
O secretário disse ainda que, ao contrário do que alardeia o diretor, a preocupação do governo municipal é evitar que o Hospital São José, submetido a uma gestão temerária, venha a fechar as portas. “O prefeito já comprometeu o município com uma doação de R$ 30 mil durante os próximos noventa dias, mas é preciso que o hospital encontre uma forma de gestão sadia e eficiente, sem atirar sobre os outros uma responsabilidade que é apenas deles”, salientou. Quanto à devolução dos valores incorretamente utilizados, Carlos Henrique Luz disse que o diretor do hospital precisa dizer quem se beneficiou desses recursos, fazendo com que a Clioni os devolva, depois de tanto se beneficiar com a estranha terceirização.