O diretor da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, declarou que toda a comunidade universitária comemorou a aprovação do projeto para integrar o Projeto Rondon, não apenas pelo ineditismo, mas principalmente porque a instituição está implantando o núcleo de extensão universitária, “e essa experiência será fundamental para o crescimento da escola”. A equipe é formada pelos professores Newton Roberto Aranha Neto (coordenador), Augusto Marcos Fagundes Oliveira e Aline Conceição Souza, juntamente com os estudantes Marco Antonio Pimenta, Maricele Pereira Barreto, Taciana Vargas Fabris, Fabrício Cardoso Rios e Sílvio Souza dos Reis.
PROGRAMA – A comitiva da Faculdade de Ilhéus, que oferece os cursos de Administração e de Ciências Contábeis, vai atuar no município de Brejo Grande do Araguaia, no interior do Pará, na divisa com o Tocantins, que tem população de 7.891 habitantes, taxa de analfabetismo de 26.79 por cento, e grande carência na assistência à saúde. Uma outra equipe da Faculdade Jangada, de Santa Catarina, também estará no local. A Operação Amazônia será executada no período de 3 a 19 de fevereiro, sob a supervisão do Ministério da Defesa.
Conforme projeto apresentado pela Faculdade, a atuação da equipe será nas áreas de Desenvolvimento Local Sustentável e Gestão Pública. Na primeira, utilizará metodologias para Incentivar o Cooperativismo e Associativismo para a Geração de Renda; Capacitar Produtores Locais; Disseminar Soluções Auto-sustentáveis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida; e Promover Ações que Desenvolvam o Potencial Turístico Local. Na segunda, o plano de trabalho envolve capacitar servidores municipais em Gestão Pública, em Gestão de Projetos; na elaboração do Plano Diretor do Município e de projetos para atender a infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e meio ambiente.
TREINAMENTO – Há 45 dias, a equipe participa de uma série de reuniões de treinamento para a participação na Operação Amazônia. Além de uma série de providências na área de saúde, como várias vacinas e exames, recebeu orientações do sargento Costa, lotado na 18ª Circunscrição do Serviço Militar, baseada em Ilhéus. Por outro lado, o professor Newton Aranha tem participado de reuniões em clubes de serviço e outras entidades, além de conceder entrevistas à imprensa, para falar do projeto.
Aranha diz que a experiência do Projeto Rondon não é positiva apenas para a Faculdade, mas também para o município, porque contribui com a imagem da cidade de Ilhéus. A equipe recebeu o apoio da empresa Netgate, do Pólo de Informática de Ilhéus, que cedeu equipamentos como webcam e pen drive para auxiliar nas operações.