Teatro compõe acervo para exposição sobre o carnaval
Ilhéus Fitness tem programação ampliada
Apresentação adiada
Ministério da Saúde aponta irregularidades na Santa Casa
Projeto de Interiorização beneficia distritos de Ilhéus
Site aumenta interatividade da Maramata com a população
Ilhéus sedia o primeiro Open de Tênis de Mesa
Após a eleição no dia 5 de fevereiro, para a composição do Conselho Tutelar, as crianças e adolescentes de Ilhéus contarão com uma nova equipe para desenvolver ações e políticas de defesa dos seus direitos. A votação será no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), das 8h às 13h. No total, 31 candidatos concorrem às cinco vagas disponíveis. Para votar, basta ser maior de 16 anos e apresentar o título de eleitor e carteira de identidade em uma das 20 seções.
Os cinco membros eleitos através de votação popular direta cumprirão mandato de três anos, até 2008, como porta-vozes de suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes de Ilhéus. Por isso, a presidente da Casa dos Conselhos, Joziana Alves, ressalta a importância de analisar o perfil de cada candidato e escolher aquele que mais se enquadra às expectativas da comunidade.
Joziana explica que os conselheiros irão atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, receber informações sobre suspeita ou confirmação de maus tratos e requisitar o serviço social, previdência, trabalho e segurança ao promover a execução de suas decisões. Eles ainda irão atender e aconselhar os pais e responsáveis e os encaminhando a cursos ou programas de orientação, além de contribuir com o governo municipal na elaboração de propostas orçamentárias, com a finalidade de garantir planos e programas de atendimento integrado em diversas áreas.
Os preparativos para a eleição estão sendo organizados para evitar qualquer tipo de problema no processo seletivo. “Todas as resoluções para que o pleito transcorra com total tranqüilidade já foram tomadas”, disse o vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e coordenador da eleição, Paschoal João dos Santos. Segundo ele, 62 pessoas farão parte da apuração no auditório do IME, logo após o encerramento da votação, prevista para as 13h.
Os candidatos que concorrem às vagas para compor o Conselho Tutelar são: Geomara Pereira Moreno, Sissys Regina Oliveira, Maria Bernadete Costa, Jorge Luiz Costa Brandão, Rita de Cássia Santos Smith, Marizete Moreira de Jesus, Fábio Ferreira Menezes, Gilvan Santos de Jesus, Fátima Maria Sobral, Soraya Silva Lisboa, Margareth Araújo Santos, Marlene Batista dos Santos, Antônio Marcos Teles dos Santos, Genildo Bispo dos Santos, Carine Silva Alves de Souza, Maria da Glória. Santos, Gisele Santos Lima Melgaço, Gilberto Souza, Leda Maria Brito, Carlos José Silva Moraes, José Vicente D’Ávila Cassimiro, Valério Bonfim Ribeiro, Wildson Nascimento, Sonia Simões de Oliveira, Rosa Maria Carvalho, Cristiane Costa dos Santos, Flávio José Barbosa, Maria das Graças Reis, Márcia Soares Xavier, Vanela Farias da Luz e Silmar Rodrigues São Bento.
Teatro compõe acervo para exposição sobre o carnaval
O Teatro Municipal de Ilhéus já começou a campanha destinada à coleta de fotos, fantasias, alegorias e adereços de antigos para uma exposição sobre os carnavais ilheenses. O acervo comporá a mostra que aberta à visitação pública entre os dias 25 e 28 de fevereiro, na galeria do Teatro. Quem estiver interessado em colaborar com a exposição, deve encaminhar o material para o teatro, no horário de 9h às 12h e das 14h às 18h.
Coordenado pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) para resgatar grandes momentos dos carnavais passados, o trabalho mostrará como eram organizadas as festas, as marchinha que embalavam a folia momesca e as fantasias e adereços que encantavam e atraíam gente às ruas. A exposição acontecerá pelo segundo ano consecutivo. O diretor do teatro, Vicente D’Ávila, chama a atenção para a relevância do evento, tendo em vista o resgate histórico de uma das mais expressivas manifestações culturais do Brasil.
Na exposição, que deverá reunir um acervo bem mais significativo que o do ano passado. “O público poderá conhecer o cenário (Avenida Soares Lopes e Litorânea Norte), as fantasias de época, alegorias e adereços utilizados por blocos e outras agremiações carnavalescas, algumas ainda vivas na atualidade, como o bloco afro Mini Congo”. Vicente acredita que a comunidade vai repetir o gesto do ano passado e “contribuir com materiais que estão perdidos em estantes, escrivaninhas, caixas, armários, sótão e porões”.
Com a campanha para compor o acervo da exposição sobre os carnavais do passado, em sua maioria ao som de marchinhas que fizeram desses eventos festas saudosas, a Fundação Cultural de Ilhéus procura evidenciar momentos considerados inesquecíveis. Boa parte destes momentos foi curtida em pontos como as praças Castro Alves, Rui Barbosa e Dom Eduardo, além da avenida Soares Lopes. “As praças eram pontos de concentração de blocos de mascarados, entre outras formas de manifestação livre”.
Ilhéus Fitness tem programação ampliada
A Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania intensifica esta semana o projeto Ilhéus Fitness. Desde às 11h de hoje (25), na Cabana Gabriela, os freqüentadores da Praia do Sul tiveram aulas de dança apresentadas por professores de educação física. Amanhã (26), no mesmo local, o público terá a presença do trio elétrico Mega Tom e animação garantida por onze grupos de dança e 200 dançarinas, assim como fanfarras da cidade.
O vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, diz que na quinta-feira (26), a partir das 18 horas, numa arena montada próximo à antiga Central de Turismo, na avenida Soares Lopes, acontece a I Copa Verão de Futevôlei masculino. O campo da Adebi vai sediar rodadas de beach soccer masculino e feminino. De acordo com a programação, na sexta-feira (27), o Ilhéus Fitness tem jogos da Copa Verão de Futvôlei e beach soccer.
Vôlei de praia
No último domingo (22) também foi realizada a grande final do campeonato de vôlei de praia. 32 duplas participaram do campeonato vencido por Márico e Gindson e que teve como vice a dupla Mário e Cláudio Arakem. Neste domingo (29), a partir das 10 horas, o Ilhéus Fitness será levado para a Praia da Maramata. Os freqüentadores dessa praia terão a presença de trio elétrico, banda, aulas de aeróbica, apresentação de grupos de dança e a participação de inúmeros turistas.
Apresentação adiada
A apresentação do monólogo “Umbigüidades” , prevista para acontecer nesta sexta (27 ) e sábado (28), no Teatro Municipal de Ilhéus, foi adiada para o mês de maio, em dia a ser agendado pelos promotores do evento. Segundo comunicado enviado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, o adiamento decorre da necessidade de ajustes no projeto Circuladô Cultural.
Ministério da Saúde aponta irregularidades na Santa Casa
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, disse nesta quarta-feira (25) que o município está disposto a renovar por 90 dias o convênio com o Hospital São José, vinculado à Santa Casa de Misericórdia. No entanto, o gestor manifestou preocupação com eventuais problemas administrativos e possíveis irregularidades na condução da entidade. As suspeitas de desvio foram apontadas em uma auditoria realizada pelo Ministério da Saúde.
O laudo dos auditores será encaminhado ao Ministério Público Federal pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz. Em entrevista concedida nesta quarta ao programa Informe 102, da Rádio Gabriela, o prefeito Valderico Reis assegurou que o governo tem “todo o interesse em renovar o convênio, mas é preciso apurar as irregularidades e punir quem tiver culpa”.
A prefeitura repassou no ano passado R$ 150 mil à Santa Casa de Misericórdia, valor dividido em cinco parcelas iguais, rigorosamente pagas durante a vigência do convênio. O acordo foi possível pelo entendimento do governo com relação à importância do Hospital São José para o atendimento à população. “Nós entendemos isso e estamos dispostos a renovar o convênio, mas queremos que o São José comece a andar com as próprias pernas”, declarou o prefeito.
A afirmativa se deve ao fato de que não existe obrigação para o município com relação a esse auxílio financeiro. “O nosso dever é fazer os repasses determinados pelo Governo Federal para o Sistema Único de Saúde”, explica o secretário Carlos Luz. Segundo ele, a ajuda ao São José tem sido necessária porque o hospital sempre apresentou problemas financeiros.
A eterna dificuldade financeira da instituição agravou-se no início de 2005, quando o atual governo começava já tendo como missão consertar um estrago que vinha do passado. “Fizemos de tudo, procuramos o governador Paulo Souto, conseguimos recuperar a UTI e temos garantido o seu funcionamento”, disse Valderico Reis. Segundo ele, se nada disso foi suficiente, “chegou o momento da administração do hospital explicar o que está havendo, com transparência”.
O prefeito afirmou ainda que “a única coisa que não podem dizer é que estamos de má-vontade com o São José, porque isso não existe e a prova é que demos essa ajuda durante cinco meses, sem nenhum atraso, assim como fazemos os repasses normais do SUS sempre em dia”. E completou: “agora, se não administrar direito, nem um caminhão de dinheiro vai resolver”.
Projeto de Interiorização beneficia distritos de Ilhéus
Identificar de perto as principais carências das comunidades que vivem nos distritos de Ilhéus é o objetivo do Projeto de Interiorização, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho. A idéia é ampliar o contato entre o poder público municipal e os moradores, facilitando a solução de problemas comuns para quem vive na zona rural, como a manutenção das estradas vicinais.
Esses encontros com as comunidades rurais tiveram início no Serrado, que recentemente recebeu a visita dos secretários Fátima Reis, de Assistência Social e Trabalho; Carlos Luz, da Saúde; e Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho), de Agricultura, Pesca e Interior. Cerca de 500 pessoas compareceram à reunião, na qual foram apresentadas como principais solicitações a instalação da rede de abastecimento de água e a ampliação da oferta de serviços de saúde.
Os moradores aprovaram a presença dos secretários, acreditando que o contato direto favorece a chegada de melhorias para a comunidade. De acordo com a secretária Fátima Reis, “esses encontros vão servir para pautar uma série de medidas, de forma democrática e participativa”. Além de ações de infra-estrutura, o governo também pretende fazer um diagnóstico sócio-econômico em cada comunidade.
Com esse objetivo, uma pesquisa começará a ser realizada no Serrado ainda nas próximas semanas. O levantamento ficará sob a responsabilidade de uma equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e também vai servir para apontar medidas necessárias à promoção da melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Site aumenta interatividade da Maramata com a população
A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) lançou o site oficial na semana passada, com o objetivo de aumentar a interatividade com a população e criar uma nova maneira de se comunicar com seu público. O endereço de acesso é www.maramata.gov.br. A idéia atraiu a atenção de muitas pessoas, dentre elas profissionais de imprensa e educadores interessados em envolver seus alunos nos projetos de conscientização ambiental.
O novo site traz informações sobre a instituição e os projetos desenvolvidos junto à comunidade, assim como imagens sobre os eventos organizados pela instituição. Todo o planejamento de atividades a serem desenvolvidas ao longo desse ano também está disponível na página virtual, onde as pessoas também podem acompanhar e opinar sobre os novos projetos, como o Integração, Projeto Resgate, Jogue Limpo com seu bairro, Praia Limpa e o Jornal da Maramata.
Além disso, a instituição também disponibilizou no site dicas sobre cuidados com o meio ambiente, importância da reciclagem e outros assuntos voltados à conscientização da comunidade. O presidente Jerbson Moraes que o site será mais um instrumento de divulgação das ações da Fundação, o que considera de suma importância para a proposta que está sendo desenvolvida, a difusão da conscientização ambiental no município.
Moraes afirma que a Maramata tem sido destaque no âmbito nacional, graças ao empenho da equipe na organização de projetos, e ao apoio do prefeito Valderico Reis, que tem demonstrado grande preocupação com as causas ambientais. Ele diz que a intenção é envolver mais a comunidade nos projetos, principalmente em escolas, através da conscientização dos seus alunos, que são propagadores de conhecimento. “Com o site, os alunos poderão interagir e dar suas sugestões e opiniões sobre os nossos projetos, nos ajudando a trabalhar de forma participativa”, disse o presidente.
Ilhéus sedia o primeiro Open de Tênis de Mesa
Com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Cidadania, está marcada para o dia 29, no Clube Social de Ilhéus, o I Open de Tênis de Mesa. O torneio de nível regional irá contar com a presença de mesa-tenistas que se destacaram em campeonatos da região e do Estado. A inscrição pode ser feita no local e no dia do evento, a partir das 8 horas. Informações adicionais devem ser obtidas através do telefone 3231-5675, à noite, com Jarildo Bonfim.
Promovido pela Associação de Tênis de Mesa de Ilhéus, o evento terá a participação de mesa-tenistas dos municípios de Itabuna, Coaraci e de Itororó, que é considerado o pólo regional de tênis de mesa, depois de Salvador e Vitória da Conquista. “O torneio é aberto a qualquer idade e sexo, desde que a pessoa tenha prática e conhecimento em regras dessa modalidade esportiva”, disse o presidente entidade, Jarildo Bonfim.