Chat da Notícia por Valério Magalhães

O PORTO E A CIDADE

Está na pauta das discussões em Ilhéus a permuta de áreas entre o município e a Codeba para ampliar os serviços do porto.

• O debate é oportuno e polêmico. Divide opiniões. O porto precisa se expandir, se viabilizar economicamente, o que é fundamental para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento do município. Mas, para isso, quer a área onde está localizada a Concha Acústica da avenida Soares Lopes.

• O assunto virou polêmica na Câmara, na imprensa e nas entidades civis. Afinal de contas, o porto é importante para a cidade e para toda a região. A oportunidade deve ser aproveitada para que o governo federal comece a compensar a cidade em virtude de todas as conseqüências que o porto causa à nossa zona urbana. Ilhéus precisa resgatar essa dívida do governo federal, através do Ministério dos Transportes.

• O porto internacional em mar aberto foi inaugurado em 1970 pelo então ministro Mário Andreazza, porque a movimentação de embarque do cacau no porto da baía de Pontal não comportava mais no local. Com a construção do chamado Porto de Malhado, o assoreamento invadiu e destrói aos poucos o bairro São Miguel, ameaçando também a praia do Marciano, o São Domingos e o litoral próximo. O porto se expande cada vez mais e os reflexos são sentidos na comunidade praiana.

• Não dá para ser contra o desenvolvimento do porto no contexto da economia globalizada. Mas está na hora da cidade ser recompensada por tudo que oferece ao comércio marítimo. O governo federal precisa ser sensibilizado a responder com obras, beneficiando principalmente essas áreas atingidas pela erosão provocada pelo avanço do mar. Até mesmo as áreas que sofrem o recuo do mar, como a avenida Soares Lopes, deviam ser tratadas com a disponibilidade de recursos por parte da União.

ILHÉUS NO PROJETO RONDON

A Faculdade de Ilhéus ganha ponto ao ser a única instituição baiana aprovada para participar do Projeto Rondon na Operação Amazônia que será realizada em fevereiro.

• O projeto da faculdade foi analisado e aprovado pelo Ministério da Defesa. A experiência servirá de mola mestra para a implantação definitiva do núcleo de extensão da escola. A notícia é motivo de orgulho não só para a comunidade estudantil, mas para toda a cidade de Ilhéus, que vê crescer em bases sólidas uma instituição de ensino superior privado.

• Uma equipe de três professores e seis alunos viaja no próximo dia 3 para Salvador e de lá embarca para o interior do Pará, onde realizará atividades na área de “Desenvolvimento Local Sustentável e a Gestão Pública”. O projeto, elaborado a oito mãos, foi elogiado pelo Ministério da Defesa. A Faculdade de Ilhéus ministra os cursos de Administração e Ciências Contábeis, e aguarda autorização para oferecer o curso de Direito.

UMA ESCOLA OBJETIVA

O Colégio Fênix Objetivo, dirigido pelo professor e historiador Arléo Barbosa, começa o ano apresentando boas novidades.

• A escola, que há muitos anos consolida um estilo próprio e eficiente de ensino, aposta no futuro de muita gente e passa a oferecer o ensino médio no turno noturno. Assim, é a única instituição privada que dispõe do ciclo de segundo grau à noite, garantindo a mesma qualidade do curso matutino, que fez o Fênix um dos recordistas de aprovação no vestibular.

• A equipe liderada por Arléo Barbosa ousa ainda mais. Usa o bom conceito conquistado na comunidade e amplia o leque com a criação da escolinha Objetivo Júnior, voltada para crianças do ensino fundamental I, onde o grupo ainda não atuava. O Objetivo Júnior funciona também na avenida Canavieiras, no centro de Ilhéus, e está em fase de matrículas.

B O A S E N O V A S :

A empresária Carla Ourives mostra nova linha de produtos By Colors na feira Expoilhéus, na avenida Soares Lopes, e na loja inaugurada em Itacaré. Além dos produtos emborrachados, a griffe trabalha com camisetas, bonés, bolsas e brindes. A loja da fábrica continua localizada em frente à praça do Cacau, na Cidade Nova, em Ilhéus.

O médico e presidente do PT, Rui Carlos Carvalho, ganhou um jantar surpresa para comemorar mais um aniversário. O cardápio foi preparado por Elísia França. Lá estavam Edinei e Carmelita Mendonça, Everaldo e Madalena Anunciação, Marilene Lapa, Rildo Mota, José Augusto Andrade, Yolando Souza, Camila França, a juíza Ailze Marques e mais um monte de gente alegre. Foi dia 10, na fazenda Yrerê, de Dada e Gerson Marques.

A enfermeira e professora Sonilda Melo, diretora da 6ª Dires, reuniu colegas e familiares para um elogiado caruru na quarta-feira, dia 18, sob a benção de Santa Bárbara. Marcaram ponto os vereadores Jailson Nascimento e Maria de Lurdes, José Antônio Ocké, Zecarlinhos Silva, Diel Badaró, Dinha e Sérgio Nolasco, entre outros abençoados.

O jovem Marcelo Araújo, o popular Téo, comemorou mais um ano de vida no estilo que mais gosta: uma imensa farra, com whisky, cerveja e churrasco, ao lado dos amigos. O bafafá teve sede na residência de Diel Bahia Badaró, na Sapetinga, ao som do axé, pagode e arrocha. Téo é o inseparável parceira de Elival Saldanha no projeto do novo jornal “Foco”. Dia 15.

A professora Lília Marta Soussa Modesto foi homenageada como “Amiga da Turma” de formandos de Administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC de Itabuna. A cerimônia e festa de formatura foram realizadas na noite de sexta-feira, 20 de janeiro. Lília é também diretora da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da Universidade Estadual de Santa Cruz.

A sorridente e jovem Janine Cardoso Soub faz colação de grau em Psicologia neste sábado, 21 de janeiro, em Salvador. Janine é filha do fotógrafo José Nazal Soub e da nutricionista Lúcia Cardoso, do Hospital Geral Luiz Viana Filho. A formatura será realizada no salão nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia.

valeriomagalhaes@uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *