Transatlânticos trazem mais 3 mil turistas a Ilhéus, na 5ª
Prazo de matrícula na rede municipal termina dia 27
Iami Rebouças apresenta o monólogo “Umbigüidades”
As provas do processo seletivo do curso de computação e montagem de micros serão realizadas no próximo sábado (21), a partir das 13h, no Instituto Municipal de Educação Eusínio Lavigne (IME), na Avenida Canavieiras. Os portões serão abertos uma hora antes da realização das provas, segundo edital do processo seletivo. As provas conterão 100 questões em que será analisado o conhecimento do candidato em matemática, português, física, química e atualidades.
O curso está disponibilizando um total de 120 vagas para os aprovados, sendo 40 em cada turno. O processo seletivo é coordenado pela Associação Tecnológica e Educacional de Camaçari (ATEC) e pela Secretaria de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia. Para a prova, o candidato deve comparecer com lápis preto, caneta esferográfica azul ou preta e borracha. A classificação será determinada pela ordem decrescente das notas globais, segundo estipulado em edital.
A prova será dividida em 25 questões de português e 15 de atualidades, mais 20 de física e igual número de questões para as áreas de matemática e química. A coordenação explica que os aprovados serão convocados de acordo a ordem decrescente da classificação obtida na prova, dentro do número de vagas estabelecido. A matrícula será feita entre os dias 20 e 21 de fevereiro, das 13 às 18h, no IME. A previsão é de que as aulas comecem no dia seis de março. De acordo com a coordenação, o processo seletivo tem validade de dois anos.
A secretária de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia, Rúbia Carvalho, explica que o curso faz parte da estratégia de oferecer mais mão-de-obra qualificada às empresas de informática e telecomunicações instaladas no Distrito Industrial de Ilhéus. O aprovado no curso terá um total de 1.200 horas/aula, além de outras 300 horas de estágio. “O curso é reconhecido pela sua qualidade e serve como mais um chamariz para a indústria e uma oportunidade para o trabalhador e o jovem se qualificar”, diz Rúbia.
Transatlânticos trazem mais 3 mil turistas a Ilhéus, na 5ª
Os transatlânticos Island Star e Mistral atracam nesta quinta-feira (19), em Ilhéus, trazendo um total de 3.100 turistas, a maioria de origem estrangeira. Os visitantes serão recepcionados no porto por atores caracterizados como personagens da literatura amadiana e farão visitas ao centro histórico da cidade, com passagens pelo Vesúvio, Catedral de São Sebastião, Fundação Cultural e Casa dos Artistas, entre outros locais.
Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Turismo mobiliza sua estrutura de receptivo para as boas-vindas aos visitantes. A chegada dos navios está prevista para as 8 horas, de acordo com o Serviço de Praticagem do Porto de Ilhéus, e o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, afirma que está tudo pronto para fazer com que os turistas “sejam bem recebidos e conheçam toda a magia e beleza da nossa cidade”.
Essa é a melhor temporada no que se refere à passagem de transatlânticos pela costa ilheense. Desde o dia 19 de outubro do ano passado, quando atracou no porto local o navio Alexander V. Humboldt, dez grandes embarcações em cruzeiro já passaram pela cidade. Até o dia 22 de março, serão 29 paradas, com aproximadamente 50 mil visitantes. “Apesar de ficar apenas um dia na cidade, esses turistas geram um excelente movimento em nosso comércio”, afirma. A estimativa é de que cada passageiro deixe 32 dólares na cidade.
Segundo Mazzei, Ilhéus vive hoje um dos melhores anos da história no setor turístico, com a expectativa de receber até 118 mil visitantes apenas no verão. “Temos mantido importantes contatos com representantes de agências de viagem, divulgado o destino Ilhéus nos principais pólos emissores de turistas do País e acreditamos que isso tem sido fundamental para o crescimento do setor”, salienta o secretário. A estimativa da Bahiatursa é de que o número de turistas nesta temporada seja, pelo menos, 15% superior ao do ano passado.
Prazo de matrícula na rede municipal termina dia 27
O prazo de matrícula nas 68 escolas da rede municipal e unidades conveniadas se encerra no próximo dia 27. Até este dia, todas as unidades de ensino da rede estarão abertas para matricula de alunos oriundos das redes estadual e particular de ensino. É necessário apresentar certidão de nascimento, fotografia e histórico escolar ou atestado de transferência. O período de matrícula foi aberto no último dia 9. De acordo com o secretário de Educação de Ilhéus, Almir Pereira, muitos pais já matricularam seus filhos em uma das escolas da rede, e aguardam apenas o início do período letivo.
A estimativa é de que sejam realizadas nesse ano pelo menos 30 mil matrículas, nas zonas rural e urbana. Em relação a 2004, cresceu em 22% o número de vagas oferecidas em toda a rede. O secretário garantiu que nenhum aluno ficará fora das salas de aula. “As vagas são abertas de acordo com a demanda, pois queremos que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação”, disse.
O alunado que já integra a rede teve sua matrícula renovada, automaticamente, nas unidades de ensino no final do ano passado. O secretário orienta os pais ou responsáveis a procurar o quanto antes a escola mais próxima de suas residências para efetuar a matrícula e evitar a correria dos últimos dias. O ano letivo terá início no dia 13 de fevereiro, e será dividido em quatro unidades de aproximadamente 50 dias cada.
Os educadores começarão a trabalhar com uma semana de antecedência, fazendo o planejamento das atividades entre os dias 6 e 8. 2006 foi anunciado pela Secretaria Municipal de Educação como o ano do turismo na educação. Durante todo o ano serão desenvolvidas diversas atividades nas escolas, tendo como tema central “Redescobrindo Ilhéus: o ano do turismo ilheense”.
Formação
Os alunos matriculados na rede municipal de ensino também participarão dos projetos desenvolvidos pelo governo, a exemplo do “Erês da Senzala”, que vai trabalhar com a influência dos negros na região e o “Tecendo Esteiras”, que visa o resgate das atividades manuais. Cada bairro vai resgatar sua história, como os primeiros momentos da cana-de-açúcar, o Morro de Pernambuco e a Lagoa Encantada. “Todas as nossas atividades desse ano têm como objetivo aumentar o respeito dos alunos pela cultura e o patrimônio de Ilhéus”, considerou Almir. O prefeito Valderico Reis afirmou que o seu governo vem buscando oferecer à população um ensino da melhor qualidade, com a criação e desenvolvimento de projetos que possam contribuir para a formação de cidadãos mais compromissados com a cidade onde vivem.
Além dos novos projetos, o prefeito ressaltou a reforma e ampliação de diversas unidades escolares, e a política de valorização econômica e profissional dos educadores, com as atividades de reciclagem e o reajuste salarial de 9% concedido aos professores.
Iami Rebouças apresenta o monólogo “Umbigüidades”
O monólogo “Umbigüidades” será apresentado nos dias 27 e 28 no Teatro Municipal de Ilhéus. O espetáculo faz parte da programação de janeiro da casa ilheense de espetáculos e do Projeto Circuladô de Verão, da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O texto é interpretado pela atriz Iami Rebouças, que está comemorando 20 anos de carreira. O preço do ingresso custa 6 reais (inteira) e 3 reais (meia) e o espetáculo tem o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e Prefeitura de Ilhéus.
Segundo a atriz, “o espetáculo é criativo, inteligente, lúdico e permeado de muita sensibilidade artística, sem perder, contudo, sua característica popular”. Ela cita que “Umbigüidades” se tornou em pouco tempo sucesso de público e crítica. Por este trabalho, a atriz ganhou o Prêmio de Melhor Atriz do Ano de 2001, do Prêmio Copene (Braskem), categoria Teatro, tendo sido convidada para temporadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e, agora, em Ilhéus.
De acordo com a direção do espetáculo, em “Umbiguidades, além de expor as engrenagens da transformação da voz, Iami passa em revista seu repertório teatral, revivendo personagens com os quais, ao longo de seus 20 anos de carreira, estabeleceu relações de entrega e abandono. As personagens são criadas como mosaico étnico-cultural,. fiel ao universo em que a atriz buscou inspiração”.
Links relacionados
· Mais sobre Politicando
· Notícias por ROBERTO_RABAT_CHAME
——————————————————————————–
As notícias mais lidas sobre Politicando:
IBGE: Nordeste tem pior índice de mortalidade infantil
Classificação de notícias
Votar: 0
Votos: 0
Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:
Opções
Imprimir
Envie esta notícia para uma pessoa