ILHÉUS/FESTA DE YEMANJÁ

Após o resultado negativo para o calendário turístico de Ilhéus, que transformou este ano a festa de São Sebastião em um heróico pequeno cortejo, os organizadores dos Festejos de Yemanjá, estão apreensivos quanto a realização da festa nos moldes necessários para, inclusive, criar uma boa impressão para os quase 6.000 turistas que estarão desembarcando no porto Internacional do malhado no dia 02 de Fevereiro.
Carente de um calendário turístico oficial, que contemple os vários setores da sociedade com suas festas populares, onde os turistas possam conhecer e participar a cultura local e baiana, a exemplo da Festa de Yemanjá que se inicia com a Alvorada de Fogos em três pontos diferentes da Cidade, formando um Triângulo, seguido de Toques em vários terreiros da cidade, a exemplo do terreiro Sultão das Matas de mãe Carmozina, do Guanyá de Oyá de mãe Laura e do terreiro de Pai Atanagildo.
A festa prossegue com a abertura dos quiosques para o recebimento de oferendas trazidas por populares a rainha do mar, ás 10:00 na praça D. Eduardo, Nova Brasília e Ponta da Pedra, com a participação de grupos afros; baianas; samba de roda; capoeira; makulelê; mine trios e outras atrações. A partir das 14:00 h sairá um cortejo terrestre com as oferendas e a imagem de Yemanjá centenária(que pertenceu a Pai Pedro) que serão entregues em Alto mar pelos Terreiros na terceira bóia.

A procissão marítima será controlada pela Capitania dos Portos de Ilhéus.

Os organizadores do evento estão ainda contando com a participação da FUNDAÇÃO CULTURAL E SECRETARIA DE TURISMO, que deverão se engajar na organização de uma das festas mais importantes do Calendário Turístico de Ilhéus, evitando com isso, o resultado pífio da atual FESTA de SÃO SEBASTIÃO, que outrora mobilizava todos os segmentos da sociedade culminando com o sucesso.

O calendário Turístico de Ilhéus é de responsabilidade de todos e a falta de incentivo as festas populares resulta no desaparecimento dos valores culturais de nossa cidade.

Texto/COMISSÃO ORGANIZADORA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *