ONG desenvolve Itacaré

Com um trabalho sólido e competente, a ONG Yonic tem conquistado o respeito da população itacareense.
Fundada em 2004 por Paulo de Tarso (diretor), Maria Fernanda (tesoureira) e a suíça Geraldine (presidente), a Yonic contribui para a organização da sociedade civil de Itacaré.
O objetivo é equilibrar o desenvolvimento humano e a proteção da Mata Atlântica, ecossistema cuja biodiversidade está sendo ameaçada diariamente.
Entre as principais ações da ONG, destaque para os investimentos nas áreas de esporte e educação, resgate cultural em várias comunidades e a Lixomania, projeto de gerenciamento do lixo de Itacaré.
Para fortalecer o surf itacareense, a Yonic montou uma equipe de competidores comandada pelo experiente Gabriel Macedo, tricampeão estadual master e técnico da equipe baiana.
Os atletas são o ilheense Flávio Galini e os locais Leandro Prado, Iago Silva, Paula Ward, Érica Prado, Uriel, Rhayto e Luar Hilário.
Geralmente os treinos reúnem alguns atletas reconhecidos nacionalmente, como Rudá Carvalho, Franklin Serpa e Iagê Araújo.
“O grupo tem evoluído bastante nos treinamentos. Das equipes que trabalhei, posso dizer que esta foi a que mais cresceu em tão pouco tempo, tanto tecnicamente, como emocionalmente”, diz Gabriel.
Além de apoiar atletas em diversas modalidades esportivas, a Yonic também investe em competições promovidas pela Associação de Surf de Itacaré (ASI) e outras entidades.
Lixomania – Gerenciamento do lixo de Itacaré sem aterro, reciclando 100% do lixo (com exceção das pilhas, que são guardadas, e do lixo hospitalar, que é queimado).
Empregos são criados o lixo plástico é transformado em nova matéria-prima, usando todos os tipos de plástico.
O lixo orgânico é transformado em adubo e vários lixos são usados em oficinas de artesanato.
Yonic Esportes – Está sendo criada a Confederaçao Esportiva de Itacaré, com boxe, surf, jiu-jitsu, canoagem, canoeiro, capoeira, atletismo, vôlei de praia, basquete e futebol.
O objetivo é incentivar os esportes para crianças com assistência médica e nutricional, além de
distribuição de lanches depois da aula de esporte. Tirar as crianças das ruas e oferecer estrutura às mesmas.
Educação – Há um ano a Yonic trabalha com dois colégios estaduais. Em 2006, a Lixomania será implantada em todas as escolas.
As crianças participarão de coletas seletivas. Os lixos recolhidos nas escolas serão trocados por materiais didáticos e esportistas. Bibliotecas e cursos serão acrescentados às escolas.

Ader Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *