Instituto Butantan produz vacina brasileira contra raiva humana

Uma vacina brasileira contra a raiva humana está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. O novo imunizante, que será mais eficaz e barato, será fabricado em escala industrial a partir de fevereiro.
A vacina já foi testada com sucesso em camundongos e macacos, e agora passa pelos testes humanos. Os resultados têm sido positivos – nenhuma reação alérgica ou nervosa significativa foi apresentada. Além disso, na média dos pacientes, a nova vacina estimulou níveis de anticorpos 30 vezes maiores que os considerados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para neutralizar o vírus da raiva no organismo.
O objetivo inicial é produzir aproximadamente três milhões de doses da vacina por ano, quantidade suficiente para atender a demanda nacional. O custo estimado para cada dose é de US$ 5,00, cerca de 30% a menos do que o preço pago atualmente pelo governo federal. Hoje, a vacina importada da França é apenas testada e rotulada pelo Butantan.

No Estado de São Paulo o último caso de raiva humana foi registrado em 2001. O tratamento também se modernizou. Atualmente são necessárias apenas cinco doses da vacina no braço para ficar imune à doença após exposição à mordida de cães, gatos ou morcegos. Antigamente era preciso tomar cerca de 40 doses na barriga.

Diário do Grande ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *