A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – está reforçando ação contra a entrada do vírus Influenza Aviária no Brasil. As medidas, voltadas para o controle sanitário de viajantes, fazem parte do Plano de Contingência elaborado pelo Ministério da Saúde, que estabelece as estratégias brasileiras para o enfrentamento de uma possível pandemia de gripe.
O primeiro passo será a distribuição, num prazo de 15 dias, de informativos (cartazes, banners, folhetos e marcadores de livros) para viajantes que estejam se deslocando para áreas consideradas de risco. Em 90 dias, será criada a ‘Declaração Única do Viajante’, em que deverá constar o local de origem e destino, as escalas realizadas, o número do assento ocupado no avião e o número do documento de identidade dos viajantes que chegam ao país. Com esse documento, será mais ágil a identificação de contatos de casos suspeitos. Durantes as inspeções de rotina, já realizadas pelos técnicos da Anvisa, por meio da Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados, será dada maior atenção ao controle das bagagens de viajantes procedentes das áreas de ocorrência de influenza aviária. Os técnicos também vão reforçar a fiscalização sanitária das importações de produtos e subprodutos aviários.
Todos os países vêm sendo incentivados pela OMS – Organização Mundial da Saúde para a elaboraração ou revisão de seus planos de contingência.
Fonte: Anvisa