Os levantamentos dos maiores artilheiros e dos mais eficientes goleadores foram divulgados no início da tarde desta terça-feira pela Federação Mundial de Estatística de Futebol (IFFHS, na sigla em inglês).
Araújo marcou 33 gols nas 33 partidas que disputou pela liga japonesa do ano passado.
“Não jogo para alcançar marcar pessoais, mas quando isso acontece, é sinal de que meu trabalho foi bem feito e fico satisfeito”, disse Araújo, que ainda está de férias e se apresentará na Toca da Raposa no próximo dia 13.
Em segundo lugar no ranking dos maiores goleadores está o turco Fatih Tekke, do Trabzonspor, da Turquia, seguido do holandês Dirk Kuijt do Feyenoord, da Holanda. Em quarto ficou Wilson Segura, do LDU de Loja, do Equador, e em quinto, Martin Kambourov, do Lokomotiv Plovdiv, da Bulgária.
O goleador Liédson, ex-Flamengo e atualmente no Sporting de Lisboa, ficou empatado no nono lugar com Víctor Hugo Aristizábal, do CDC Atlético de Medelín, da Colômbia.
Na frente
Araújo deixou para trás craques consagrados como o francês Thierry Henry, do Arsenal, que ficou em 11º lugar, Samuel Eto’o, do Barcelona, que ficou em 18º; Romário, em 24º; e Ronaldo, que garantiu amargou o 36º lugar.
Na lista dos artilheiros mais eficazes do mundo, Araújo perdeu apenas para Rubén Darío Aguilera, do San José Oruro, da Bolívia.
A média de gols de Aguilera foi de 1,11 gols por partida, mas ele marcou apenas 20 gols em 18 partidas, enquanto Araújo marcou exatamente um gol por partida nas 33 que disputou.
O Brasil é o país que tem o maior número de jogadores entre os maiores artilheiros, com oito, seguido da Argentina, com cinco; e Bulgária e Colômbia, com três.
Em 2005, só 55 jogadores marcaram mais de 20 gols nestas competições. Entre os 55 atletas, 26 são latino-americanos, 25 da Europa e 4 da África.
O melhor colocado entre os jogadores africanos foi Collins Mbesuma, da Zâmbia, que atua no Kaiser Chiefs Johanesburgo, da liga sul-africana, que marcou 25 gols e ficou em oitavo lugar.
Empolgado, Araújo afirmou que sua readaptação ao futebol brasileiro será fácil sob o comando do técnico Paulo César Gusmão.
De longe, ele vem acompanhando as contratações feitas pelo Cruzeiro e acredita que o grupo terá condições de brigar por títulos em 2006.
“Tenho acompanhado o Cruzeiro desde o Campeonato Brasileiro e vejo o excelente trabalho que está sendo feito pela diretoria e pela comissão técnica. As contratações deixaram o time ainda mais forte e tenho certeza de que o técnico Paulo César Gusmão poderá continuar implantando sua filosofia de trabalho para alcançarmos grandes conquistas”, afirmou Araújo, confiante.
Os artilheiros
1. Araújo – Gamba Osaka (Japão)
2. Fatih Tekke – Trabzonspor (Turquia)
3. Dirk Kuijt – Feyenoord (Holanda)
4. Wilson Segura – LDU de Loja (Equador)
5. Marin Kambourov – Lokomotiv Plovdiv (Bulgária)
6. Vicente Matías Vuoso – Santos Laguna (México)
7.Mantas Savénas – FK Ekranas Panevezys (Lituânia)
8. Collins Mbesuma – Kaiser Chiefs de Johanesburgo (Áfr. do Sul)
9. Víctor Hugo Aristizábal – CDC Atlético de Medelín (Colômbia)
11. Thierry Henry – Arsenal (Inglaterra)
BBC