O mês de dezembro foi marcado por muitas comemorações e aniversários. A TV Cabrália, pioneira no interior da Bahia e do nordeste brasileiro, comemorou 18 anos com uma recepção no pátio da emissora, em Itabuna, que ficou na história.
• O diretor Jefferson Torres, a esposa Suzana, a gerente comercial Marta Furtado, e os atendimentos Cristine Ribeiro e Luzia Loureiro receberam os convidados com elegância e discrição, em um ambiente preparado especialmente pela Gávea Design, com buffet de Lucimar Del Puomo. O primeiro a chegar foi o prefeito Fernando Gomes, ao lado de Sandra Neilma, elogiada secretária de Desenvolvimento Social.
• Foi exibido um pequeno documentário sobre a TV, elaborado pelo departamento de Jornalismo, coordenado por Andréa Moreira. Charmosa e descontraída, a festa premiou os melhores comerciais do ano, com aplausos para as agências Art 3, de Itabuna, e Rossane Publicidade, de Vitória da Conquista. Lá estavam os publicitários Rui Carvalho, Edinho Filho, Sílvio Roberto, Afonso Dantas, Armênio Moreira, Gerson Menezes, Linho Costa, Neide Castro, Tião Brito e Amélia Fontes, Alex Pamplona, Barbosa Filho, e os mídias Ramiro Aquino, Vily Modesto, Maria Antonieta, Reginaldo Silva e Raquel Beck.
• Os 18 anos da TV Cabrália foram prestigiados também por César Mazzoni e Andréa Garrido, da TV Santa Cruz, José Adervan, do Agora, Virgílio Amorim, da TV Sul Bahia, Manuel Gonzalez, da rede de rádio Aleluia, o secretário Guilherme Scofield representando o prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, os empresários Carlos Leahy, José Orleans, Miguel Lima, os secretários municipais Jorge Tomate e Manuel Lopes, major Serpa da Polícia Rodoviária, gerentes do Bradesco, entre outras personalidades.
ESPECIAL DE NATAL
Procurando ampliar a grade de programação local, a TV Cabrália, retransmissora da Rede Mulher, apresentou um programa especial de Natal, ao vivo, na sexta-feira, dia 23.
• “Por um amor maior” teve três horas de duração, a partir das 18 horas. Contou com os apresentadores Ricardo Bacelar e Carolina Lima, em Itabuna, e Deusdeth Dias e Humberto Pinheiro, em Vitória da Conquista, além da participação de repórteres. Com direção de Alessandro Viana, a idéia foi promover o espírito natalino.
• O quadro “Um dia de Natal” escolheu uma família carente entre as cartas enviadas à emissora, que ganhou muitos prêmios e surpresas. O programa mostrou o movimento no comércio na véspera do Natal, ao vivo, direto dos shoppings Jequitibá Plaza, em Itabuna, e Itatiaia, em Conquista. Corais, cantores, mensagens e emoção foram outros ingredientes dessa ousadia da TV Cabrália.
ILHEENSE PREMIADA
A atriz ilheense Valderez Freitas, de 68 anos, foi a mais aplaudida ao receber o Troféu Candango de Melhor Atriz Coadjuvante do 38º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
• A cena aconteceu dia 19, em Salvador, antes da sessão especial de lançamento do filme genuinamente baiano “Eu me Lembro”, de Edgar Navarro, premiado como Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Atriz (Arly Arnaud), Melhor Ator Coadjuvante (Fernando Neves) e o Prêmio Especial da Crítica. O Festival de Brasília, realizado no início deste mês, é hoje um dos mais conceituados do País.
• Antes da exibição, no Multiplex do Aeroclube, as atrizes premiadas receberam o troféu porque não puderam ir a Brasília. Sessão lotada, festiva e cheia de orgulho para o cinema baiano, que ressurge com o apoio do governador Paulo Souto. A ilheense Valderez Freitas estreou como lavadeira cantando cantigas de roda na novela Renascer, da Rede Globo. Natural do Salobrinho, ela se integrou ao Núcleo de Arte Universitária da Uesc com o espetáculo “Ilhéus, Sul e Magia”.
• Valderez foi para o elenco de “Eu me lembro” pelas mãos da atriz, também ilheense, Rita Santa, esposa do cineasta Edgar Navarro, e já ganha um prêmio especial de nível nacional. Também premiados os ilheenses Élson Rosário, produtor de elenco e figuração, e Araripe Júnior, professor de Cinema da UFBa, e a atriz Eva Lima, de Itabuna.
• O lançamento reuniu todas as tribos da cultura baiana. O secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, fez presença em nome do ministro Gilberto Gil, que também apoiou a produção e autorizou músicas suas para a trilha. O filme é um poema de recordações da vida de Edgard, mas que pode muito bem ser traduzido por quem viveu sua geração. Tem coisas impecáveis. Por exemplo: a direção de arte, o som, a pesquisa de rádio e a fotografia. Ah! E que fotografia!
CURTA AS CURTAS:
A confraria do Vesúvio, formada por jornalistas do eixo Ilhéus-Itabuna, foi recebida em almoço pelo empresário Helenilson Chaves, em sua residência, na quarta-feira, em Itabuna. A confraria realizou a última reunião do ano no dia 13, e voltará a se reunir no próximo mês de março, na segunda terça-feira de cada mês, no restaurante e bar Vesúvio, que brilha em mais uma temporada de verão.
Depois do sucesso de temporada no Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna, o balé Tchu e Cia. é aguardado em Ilhéus para apresentação do espetáculo África, com direção e produção da professora Cláudia Dórea. As apresentações em Ilhéus serão no Teatro Municipal, em benefício da Apae, com o apoio da Fundação Cultural.
Neste dia 28 de dezembro, Ilhéus será a capital mundial da capoeira. A 1ª Roda Internacional de Capoeira acontecerá na praça Dom Eduardo, centro histórico da cidade, com a participação de mais de 50 capoeiristas do Brasil, Israel, Canadá e Estados Unidos. A promoção é da União de Capoeira da Região Sul da Bahia – Ucasub.O evento é um avant premier do II Encontro Internacional de Capoeira Angola, que acontecerá de 4 a 8 de janeiro, em Salvador.
O fotojornalista José Nazal Pacheco Soub teve tarde de autógrafos do livro “Minha Ilhéus”, numa promoção da livraria Nobel, onde a obra pode ser encontrada. O relato histórico de Nazal sobre a cidade foi o maior sucesso editorial da região este ano. A procura vai desde estudantes a professores, de historiadores a turistas. Um sucesso que merece estar em qualquer estante.
A Associação Comercial de Ilhéus arrecadou em dezembro todo tipo de brinquedos, novos e usados, para serem distribuídos a crianças da periferia da cidade exatamente no Natal. O presidente José Leite de Souza promove a campanha pela primeira vez, mas a iniciativa deve agora entrar para o calendário anual da ACI. Enfim.
valeriomagalhaes@uol.com.br