Estado deve atrair número recorde de turistas

A temporada do verão 2005/2006 na Bahia deverá atrair cerca de 2 milhões de turistas, um número recorde em relação aos anos anteriores, e 6% maior que o último verão. Os dados da Secretaria da Cultura e Turismo projetam ainda uma receita decorrente desse fluxo estimada em torno de US$ 340 milhões, um crescimento de 8% em comparação ao ano anterior. O Estado deverá receber mais de cinco milhões de turistas, 6,3 % a mais que em 2004, gerando uma receita da ordem de US$ 1,2 bilhão, o que representa um incremento de 8,7% em relação ao ano passado. Para o Carnaval de 2006, estão sendo esperados cerca de 1 milhão de turistas, 457 mil em Salvador.
Três entre as 16 melhores opções de viagem do País estão localizadas na Bahia, segundo a edição especial O Melhor do Brasil, da revista Veja. Os novos pontos quentes do verão, segundo a publicação, são a Península de Maraú, na Baía de Camamu, Costa do Dendê e Itacaré, na Costa do Cacau.
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, para conquistar essa posição a Bahia investiu, entre 1991 e 2002, 1,6 bilhão de dólares em saneamento, energia elétrica, ampliação de rodovias, aeroportos e restauração de patrimônios históricos.

O governo baiano estima que os recursos privados canalizados para o turismo no Estado somem 6,4 bilhões de dólares até 2020. A revista também cita a Chapada Diamantina como a que oferece o maior número de opções, como caminhadas que podem durar dias, a partir de Lençóis, Capão, Andaraí, Igatu, Mucugê e Palmeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *