Google anuncia compra de 5% da AOL

O site de buscas Google anunciou que vai comprar 5% da unidade de internet da Time Warner, a AOL, por US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2,282 bilhões).
Informações sobre o acordo foram publicadas na imprensa americana na semana passada, mas na ocasião as duas empresas se recusaram a comentar o assunto.
A Time Warner vem buscando um sócio para aumentar o valor da AOL, o que, por sua vez, aumentaria o preço das suas ações. O negócio com o Google avalia a AOL em US$ 20 bilhões.
O acordo significa um revés para a Microsoft, que queria substituir a Google como principal parceiro da AOL e aumentar a sua participação no mercado de anúncios na internet.

O site Yahoo também chegou a discutir a compra com a Time Warner, mas abandonou as negociações em novembro, aparentemente porque o grupo quis manter o controle majoritário sobre a AOL.

Ações em queda

O valor das ações da Time Warner vem caindo desde que assumiu o controle da AOL, no ano 2000, e a empresa tem sofrido pressão por parte dos investidores para melhorar a situação.

A AOL já usa o sistema de buscas da Google e é atualmente é o maior cliente do mecanismo de buscas, a quem assegurou 10% do faturamento (US$ 429 milhões) nos primeiros nove meses deste ano.

“Nós estamos muito satisfeitos por consolidar o nosso relacionamento especial com Google”, disse o executivo-chefe da Time Warner, Dick Parsons.

O acordo prevê, por exemplo, que os usuários do sistema de mensagens instantâneas da AOL, que é líder nesse mercado, possam se comunicar com os usuários do sistema equivalente do Google, que tem apenas quatro meses de existência.

Isso fortalece os serviços Gmail e Googletalk da Google frente aos serviços já estabelecidos das concorrentes Yahoo e Microsoft – que, por sinal, segundo a agência de notícias Associated Press, também deverão conectar seus sistemas de mensagens instantâneas no ano que vem.

O acordo também indica que a Google está realmente disposta a impedir que a Microsoft aumente a sua participação no lucrativo setor de buscas na internet.

BBC

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