Com perspectivas de aumento nas vendas em até 40% no período natalino, o comércio de Ilhéus ficará aberto além de seu horário normal. Após acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (Sicomércio) e o Sindicato dos Comerciários, ficou definido que as lojas de Ilhéus abrirão todos os dias até as 22h, aos sábados até as 18h e no domingo das 16h às 22h. A idéia é que os consumidores tenham mais tempo para fazer suas compras de Natal, e as lojas possam aumentar suas vendas no período de maior movimentação no comércio.
Desde o início do mês, alguns estabelecimentos estavam funcionando até um pouco mais tarde do que o horário normal, pois um grande número de consumidores decidiu antecipar suas compras de Natal a fim de evitar a correria de final de ano. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), Paulo Ganem, explicou que todos os anos é feito um acordo com os funcionários para que fiquem até mais tarde durante esse período. “Os comerciários entendem que nessa época não são apenas os lojistas que ganham, pois os trabalhadores recebem comissão em cima de suas vendas, o que os incentiva a trabalhar por mais tempo”, explicou.
O presidente conta que durante este período serão realizadas algumas ações para animar as ruas do centro da cidade, como a apresentação da charanga e do Casal Noel, além de bandas musicais contratadas pelos próprios comerciantes. Ele ressalta que todas as sextas-feiras a partir das 16h, a festa será no estande da CDL, na Praça Cairú, com a entrega dos prêmios das raspadinhas.