Ilhéus Fitness reúne esporte, cultura e lazer
Prorrogadas as inscrições para curso de computação
Saúde da mulher e da criança adota novos procedimentos
Agência dos Correios é instalada em Inema
Inaugurada a nova sede do Crie em Ilhéus
Educadores do Proeja participam da última etapa de capacitação
Conselho de Educação define o calendário escolar nesta 5ª
Nesta quinta-feira (15), às 14h, os membros do Conselho Municipal de Ensino estarão reunidos para definir o calendário escolar de Ilhéus para o próximo ano. Desde o dia 28 de novembro, mais de 28 mil alunos da Rede Municipal já estão fazendo a confirmação de suas matrículas. As escolas têm até a próxima sexta-feira para entregar a relação de alunos pré-matriculados, que terão suas vagas garantidas para 2006.
Os alunos que ainda não integram a rede poderão fazer suas matrículas na primeira quinzena de janeiro, com data a ser definida nesta reunião do Conselho Municipal de Educação. “Temos algumas propostas de calendário para 2006, mas elas serão discutidas, avaliadas e adaptadas por todos os membros do Conselho, antes de serem aprovadas”, afirmou o secretário municipal de Educação, Almir Pereira.
Ilhéus Fitness reúne esporte, cultura e lazer
Vai começar nesta quinta-feira (15) a maior programação de eventos esportivos, culturais e de lazer da Costa do Cacau, o projeto de verão Ilhéus Fitness. A abertura será às 17h30min de amanhã, na avenida Soares Lopes, e contará com apresentações de grupos de dança, capoeira e de academias ilheenses. O prefeito Valderico Reis e o secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, lançam a edição do projeto para esta temporada de verão 2005/06. A programação foi incrementada e conta com a parceria das secretarias de Turismo, de Transporte e Trânsito e de Saúde, e da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).
O projeto de verão terá apresentações de grupos folclóricos e de academias, na Avenida Soares Lopes e as praias mais movimentadas das zonas norte e sul. A abertura oficial será nesta quinta, mas já na sexta-feira (16) começam os jogos de futebol de areia (beach soccer), com a realização de três partidas – Nova Esperança x Barcelona (Conquista), Bolha x Tourino (Avenida Itabuna) e Novadata x Outeiro. Os jogos serão disputados no campo da Adeb. O secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, diz que este ano a participação de equipes superou a expectativa. Somente no futebol de areia se inscreveram 19 times.
Na arena montada na Soares Lopes haverá jogos de futvôlei (masculino), beach soccer e vôlei (masculino e feminino). As inscrições para as competições de futvôlei e beach soccer ainda estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Cidadania (Palácio Paranaguá). O vice-prefeito diz que várias atividades culturais serão apresentadas, a exemplo de grupos de dança e de folclore. Este ano, segundo ele, a Prefeitura vai montar um palco em frente ao “Baitakão”, onde vão acontecer shows com artistas sul-baianos, às quintas e sextas-feiras, sempre às 17 horas. Após a apresentação das academias e de grupos folclóricos e de dança, a agitação continua num trio fixo na Avenida.
A Prefeitura também vai garantir agitação nas praias, sempre aos domingos. No final de semana, dia 18, a apresentação será às 10 horas, na Praia do Cristo. A programação do Ilhéus Fitness nas praias continua em 8 de janeiro, na Praia dos Milionários (Cabana Gabriela); dia 15, na Litorânea Norte; dia 21, na Praia dos Milagres (Cai N´Água), e dia 29, Praia da Maramata. No dia 5 de fevereiro, o evento será levado para a Ponta da Tulha e no dia 12 será a vez de São Miguel.
Prorrogadas as inscrições para curso de computação
As inscrições ao processo seletivo para o curso profissionalizante de computação e montagem de micros foram prorrogadas até o dia 12 de janeiro. As inscrições devem ser feitas no térreo do Ilhéus Hotel (anexo ao Banco da Mulher), no horário das 10h às 16h. Para garantir a participação no processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e pagar uma taxa de R$ 15,00, além de apresentar cópia da carteira de identidade e uma foto.
Com a prorrogação do prazo de inscrição, também foi alterada a data de aplicação das provas objetivas. No dia 21 de janeiro, serão aplicadas 100 questões de múltipla escolha, avaliando conhecimento dos candidatos nas áreas de língua portuguesa, matemática, física, química e atualidades. O local de prova será o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). O depósito da taxa de inscrição deve ser feito na agência 1238-6, conta corrente 50035-6, em favor da Associação Tecnológica e Educacional de Camaçari.
O resultado das provas do dia 21 de janeiro deverá ser publicado até o dia 31 de janeiro, conforme edital elaborado pela comissão organizadora. Ainda de acordo com este novo cronograma, a matrícula dos aprovados deverá ser efetivada entre os dias 20 e 21, das 13h às 18h, no IME. As aulas começam no dia seis de março. O curso terá uma carga de 1.200 horas, além de outras 300 horas de estágio. Com duração média de um ano e meio, o curso também emitirá certificado para os concluintes. “É uma boa oportunidade de qualificação profissional”, destaca a secretária de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia, Rúbia Carvalho.
Saúde da mulher e da criança adota novos procedimentos
Adotar novos procedimentos na atenção básica à saúde da mulher e da criança, com implantação dos protocolos assistenciais e de referência nesses dois setores é o objetivo do I Seminário de Normas Operacionais das Unidades de Saúde do Município de Ilhéus, realizado nos dias 12 e 14. Na abertura, perante uma platéia de médicos e enfermeiros do Programa de Saúda da Família (PSF), o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, destacou a importância do encontro, afirmando que “a implantação dos novos protocolos vai melhor qualificar os profissionais da área, resultando em mais qualidade no serviço de saúde oferecido à população, que é compromisso do governo municipal”.
A médica neonatologista Valéria Gazar falou sobre saúde da criança, quando salientou o que classifica como “relações peculiares” entre o pediatra, o paciente e mãe deste, a empatia que o profissional precisa ter com a família da criança e a prioridade da anamnese (informações sobre o quadro de saúde do paciente). “Ouvir bem a história do paciente, seguida de exame físico detalhado, e registrar a consulta no prontuário, que precisa estar em todos os postos da atenção básica, são pressupostos de um bom trabalho”, disse a médica. Foram palestrantes também o médico clínico geral Edmundo Patury (saúde do adolescente), o ginecologista Caio Mário da Silva (assistência pré-natal), o mastologista José Slaibi Filho (prevenção do câncer de mama) e a oncologista Liane Rossi (prevenção do câncer de colo uterino).
Na segunda-feira (12), o Seminário teve como público-alvo os agentes comunitários de saúde dos PSFs, que discutiram assuntos como fluxo de atendimento, aleitamento materno, vacinação e humanização no atendimento. “Os protocolos assistenciais em vias de implantação constituem um instrumento normativo orientador das condutas dos profissionais dos postos, com vistas a padronizar procedimentos e possibilitar a melhoria contínua da qualidade da saúde pública”, disse a enfermeira Emília Araújo, uma das coordenadoras do evento.
Agência dos Correios é instalada em Inema
Um dos maiores problemas para quem vive nos distritos de Ilhéus sempre foi o de se comunicar com parentes e amigos que moram na sede ou em outras cidades. Essas e outras dificuldades começam a ser superadas, graças a uma parceria entre a Prefeitura e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que está garantindo a instalação de agências comunitárias dos correios nas localidades mais distantes do município.
Esse sonho virou realidade para os moradores dos distritos de Inema e Pimenteira, a 80 quilômetros de Ilhéus, que nesta terça-feira (13) assistiram à inauguração da agência comunitária local. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Valderico Reis e vários integrantes do secretariado, que comemoraram a novidade junto à comunidade dos distritos. “Realmente, o povo está feliz porque sabe como é importante um serviço como esse aqui na zona rural”, afirmou o prefeito.
A possibilidade de enviar um cartão de Natal ou uma carta para alguém que está distante é apenas um dos motivos de alegria para os moradores de Inema e Pimenteira. Entre outros serviços, já estão disponíveis para eles regularização de CPF, declaração de isento, venda de cartão telefônico, postagem de cartas simples e registradas, encomendas normais e Sedex. O projeto de instalar agências comunitárias dos correios vai beneficiar outras populações que vivem em distritos ou bairros mais distantes da sede, conforme antecipou o prefeito Valderico Reis. Olivença, por exemplo, deverá receber em breve a sua agência, tornando-se mais uma comunidade beneficiada pela parceria entre a EBCT e a Prefeitura.
Inaugurada a nova sede do Crie em Ilhéus
As crianças portadoras de necessidades especiais ganharam em Ilhéus um espaço de qualidade, destinado a incluir socialmente pessoas antes alijadas do processo de formação educacional. O Crie (Centro de Referência à Inclusão Escolar) inaugurou sua nova sede, no início da noite desta quarta-feira (15), na Avenida Itabuna, número 1.956.
O ato da inauguração contou com a presença do prefeito Valderico Reis e do secretário municipal de Educação, Almir Gonçalves Pereira. Ambos destacaram a preocupação existente hoje na rede de ensino municipal, no sentido de valorizar as estratégias de inclusão social. “Desde o início do governo, temos procurado reforçar esse trabalho, oferecendo cursos de capacitação e agora, com a instalação dessa bela sede para o Crie”, afirmou.
O secretário destacou os cursos que garantiram capacitação em linguagem brasileira de sinais (libras) para 72 professores de todas as redes de ensino, como mais uma iniciativa da administração para inserir os portadores de necessidades especiais na escola. “Temos conseguido resultados muito bons, com a melhoria do desempenho das crianças e um ganho de qualidade na relação com as famílias”, frisou Almir Pereira.
O prédio vai garantir melhores condições para o atendimento das 205 crianças já assistidas pelo Centro de Referência. Profissionais especializados nas áreas de psicologia, psicopedagogia, educação e atividades psicomotoras trabalham para desenvolver as capacidades dos alunos. Esse trabalho será reforçado na nova sede, onde foi instalada uma sala de complementação educacional para reforço escolar.
Educadores do Proeja participam da última etapa de capacitação
Cerca de 50 professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em Ilhéus, participarão entre os dias 15 e 17, da última etapa do curso de formação continuada, que será ministrado no Hotel Barravento. Esta capacitação é voltada a professores do Proeja que atuam no ensino de 5ª à 8ª série. Outras duas etapas já foram concluídas, e este último módulo irá trabalhar o planejamento e a proposta curricular para o ano letivo de 2006.
As atividades terão início às 8h desta quinta-feira (15), dia em que elas serão prolongadas até às 21h. No dia 16, a programação será encerrada às 18h, e a conclusão dos trabalhos está prevista para as 13h do sábado (17). A capacitação, que ocorre em três módulos distribuídos por uma carga total de 120 horas de curso, será encerrada com um acompanhamento pedagógico em sala de aula.
Durante essa semana, uma equipe do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional de Recife (IPDI), responsável pela qualificação dos educadores, visitou as escolas participantes do programa.
Segundo a coordenadora do Proeja, Jozair Anunciação do Amaral, o acompanhamento da equipe tem sido fundamental para a qualificação dos professores. Ela explica que a maior dificuldade dos educadores é avaliar os jovens e adultos, já que eles são capacitados para lidar com crianças e adolescentes. “Esses alunos precisam ser trabalhados de maneira especial, utilizando estratégias diferentes”, disse.
Jozair considera de fundamental importância que o professor saiba o conhecimento que esses alunos já possuem para, depois, “buscar neles o que querem aprender, e de forma contextualizada”. Por se tratar de uma modalidade de ensino diferenciada, a aprendizagem deve ser constante. “Temos que trabalhar com a formação continuada, que busca assegurar ao professor a reflexão profissional permanente”, explicou a coordenadora, ressaltando a importância da participação de todos os educadores nesta última etapa de curso. “Definiremos as nossas ações para o próximo ano, para que o professor entre na sala de aula com mais segurança, sabendo como trabalhar”. Em Ilhéus, mais de três mil alunos de 21 escolas municipais das zonas urbana e rural participam do programa. O secretário de Educação, Almir Pereira afirma que o governo Valderico Reis definiu o ensino como uma das prioridades, e a educação de jovens e adultos é um dos segmentos que tem contado com todo o suporte necessário, assim como os alunos dos distritos, que em breve passarão a contar com o programa “Ensino sem Fronteiras”.
Nesta quinta-feira (15), o prefeito irá a Salvador assinar o convênio com o governo estadual para que o programa seja implantado no município.