Segundo Luciana, é importante a união dos pequenos municípios “como forma de recuperar a força e a participação do sul da Bahia na economia baiana”. Ela disse que essa união é importante porque a grande parte da população regional mora nas pequenas cidades, o que reflete nos índices econômicos. Luciana Reis ainda falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras na obtenção de recursos junto à União.
Entre as pessoas que receberam o título, também estão a funcionária pública municipal Maria de Lourdes Melo, que serviu à prefeitura local por 35 anos e é considerada um símbolo no serviço público, e Antônio Silveira, que mora em Coaraci desde quando o município era distrito de Ilhéus, há 67 anos. Também se tornaram cidadãos coaracienses o atual vice-prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, o ex-secretário de Saúde de Itabuna, Paulo Bicalho, e o ex-vereador ilheense, o advogado Nizan Lima.
A solenidade foi bastante concorrida e contou ainda com as presenças dos ex-prefeitos de Coaraci Antônio Lima, Joaquim Torquato e Elivaldo Henrique. O presidente da Câmara local, Basileu Cardoso, disse que a grande participação de personalidades e do povo coaraciense mostrava a força do legislativo local e a sua credibilidade perante a opinião pública. Na cerimônia, a Câmara distribuiu títulos que estavam retidos desde 1994.
ASCOM/PMI/e-mail=13.12.2005.