Informativo ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Bancos desrespeitam lei e são notificados em Ilhéus

Proeja conclui nova etapa de formação de educadores

Casa de Jorge Amado amplia atendimento aos turistas

Ilhéus combate dengue e reduz índice de infestação para 2,3%

Ilhéus é destino de grandes cruzeiros marítimos no verão

Bancos desrespeitam lei e são notificados em Ilhéus

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) notificou, hoje (9), cinco agências bancárias em Ilhéus que não estão respeitando a lei que proíbe a permanência de cliente por mais de 15 minutos em filas. A medida foi tomada em decorrência do considerável aumento de reclamações de clientes que procuram os serviços bancários e são obrigados a permanecerem até uma hora em fila para ser atendidos.

A coordenadora do Codecon, Joziana Alves, coordenou pessoalmente a operação de fiscalização do cumprimento da Lei dos 15 Minutos, em companhia de agentes da Coordenadoria. Foram notificadas as agências do Banco do Brasil (Central), as duas filias do Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco Itaú. Segundo a presidente, a partir desse procedimento, a agência notificada terá um prazo de 10 dias para se adequar à Lei

“O Codecon vai autuar e multar todas as agências que continuar infringindo a Lei”, disse Joziana. Antes dessa de notificar as agências, a Prefeitura de Ilhéus havia promovido rodadas de negociações com bancos, incluindo representantes do município, de sindicatos e das agências. “Tivemos a preocupação de desenvolver uma ação educativa, demos um prazo para que as instituições se adequassem à Lei e agora estamos indo a campo, notificando e, caso continuem as infrações, multando e autuando”.

O cliente Carlos Emanuel Ramos disse que a situação do correntista é lamentável, tendo em vista o tempo que é obrigado a se submeter para ser atendido nas agências. De acordo com ele, em algumas situações teve que ficar até mais de horas numa agência bancária da cidade para ser atendido. Também insatisfeito com o atendimento bancário, Kleiton Santos Silva disse que “é necessária a intervenção dos poderes constituídos, no sentido da lei ser cumprida”.

Kleiton elogiou a preocupação da Prefeitura com a qualidade e a eficiência do atendimento oferecido pelos bancos aos clientes. A dirigente do Codecon enfatizou a preocupação do município na defesa dos direitos do consumidor. “Nossa preocupação tem se dado em várias frentes”, diz, referindo-se a ações como o combate a pontos clandestinos de venda de gás de cozinha e fiscalização de estabelecimentos comerciais.

Proeja conclui nova etapa de formação de educadores

Cerca de 50 professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em Ilhéus, concluem neste sábado (10), a segunda etapa do curso de formação continuada, ministrado no Hotel Barravento. Nesta etapa, estão sendo beneficiados professores do Proeja que atuam no ensino de 5ª à 8ª série. A terceira e última etapa do curso acontecerá na próxima semana.

A capacitação ocorre em três módulos distribuídos por uma carga total de 120 horas de curso. A primeira etapa aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro e o terceiro módulo está programado para os dias 15, 16 e 17 de dezembro. Nas últimas 20 horas, será realizado o acompanhamento pedagógico em sala de aula. Ainda na próxima semana, a partir de segunda-feira (12), uma equipe do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional de Recife (IPDI), responsável pela qualificação dos educadores, estará visitando as escolas participantes do programa.

Segundo a coordenadora do Proeja, Jozair Anunciação do Amaral, a formação continuada, além da qualificação, busca assegurar ao professor “uma reflexão profissional permanente”. Ela explica que “os professores costumam ser preparados para trabalhar com crianças e adolescentes, e não com adultos”. Para ela, o curso oferece aos educadores meios de aperfeiçoamento das práticas para auxiliar o processo de aprendizagem do aluno.

Em Ilhéus, mais de 3 mil alunos de 21 escolas municipais das zonas urbana e rural participam do programa. O secretário de Educação, Almir Pereira afirma que o governo Valderico Reis definiu o ensino como uma das prioridades, e a educação de jovens e adultos é um dos segmentos que tem contado com todo o suporte necessário. “Nossa idéia é tornar o ato de aprendizado desses alunos mais atrativo, já que muitos têm que trabalhar ao mesmo tempo em que estudam”, explicou.

Casa de Jorge Amado amplia atendimento aos turistas

A partir da próxima semana a Casa de Cultura Jorge Amado passa a funcionar também aos domingos. Com a medida, o espaço que se constitui num dos pontos mais procurados da cidade, vai ampliar o atendimento aos turistas que visitam a cidade nesta época do ano. De acordo com a diretora da Casa, Eugênia Célia Siqueira Silva, o novo horário de funcionamento é das 15h às 17h.

Até o momento, a Casa de Cultura Jorge Amado já recebeu mais de 112 mil visitantes, em sua maioria admiradores do escritor. A diretora da Casa informou que de segunda a sexta-feira o expediente externo é das 9h às 12h e de 14h às 18hs. Já no sábado, o turista que for conhecer a casa que pertenceu à família do escritor mais popular do Brasil e onde ele passou parte de sua infância – e também começou a escrever seu primeiro romance “O país do carnaval” -, poderá fazê-la no período de 9h às 13h.

Eugenia Célia diz ainda que uma das salas do imóvel foi isolada para passar por reparos no piso, mas o trabalho será acelerado para que fique pronto o mais breve possível. A projeção de filmes sobre o escritor e a loja com souvenirs estão funcionando no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundaci, ao lado da Casa de Cultura, euqnato não é concluída a reforma do piso.

Amanhã (10) e na próxima segunda (13) funcionários da Casa de Cultura também integrarão o receptivo aos turistas que desembarcam no Porto de Ilhéus. Além da infinidade de material sobre o escritor, terão a oportunidade de manter contato com caricatas de personagens do romance “Gabriela, cravo e canela”.

Ilhéus combate dengue e reduz índice de infestação para 2,3%

Ilhéus conseguiu reduzir de forma drástica o Índice de Infestação Predial (IIP) de larvas do mosquito da dengue e o último ciclo apontou um percentual médio em todo o município de 2,3% no início deste mês. Este percentual é ainda menor do que o apurado nas primeiras semanas de novembro por equipes do Ministério da Saúde no Levantamento de Índices Rápidos de Aedes aegypti (Liraa). Naquele período, a cada grupo de 100 residências 2,9% apresentavam focos de reprodução do mosquito. Em janeiro, o índice de infestação alcançava 30%.

“Estamos reduzindo o número de casos da doença e isso mostra que superamos as dificuldades encontradas no início deste ano”, afirma o secretário de Saúde, Carlos Henrique Luz. Para superar o quadro grave deixado pelos ex-gestores no início de janeiro, o município teve que fazer grandes mutirões, fazer seleção para contratar 129 agentes de combate à dengue e outras endemias e envolver a população. O trabalho inclui até a formação de comitês de combate à dengue e é reforçado com ações preventivas e educativas.

A diretora de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, diz que o índice de infestação vem caindo mesmo com o registro de períodos chuvosos alternados com estiagem, o que acelera e facilita a proliferação do mosquito da dengue. Segundo ela, a comunidade tem ajudado e entendeu que o envolvimento de todos é importante para impedir o registro de um quadro epidêmico da dengue. O secretário de Saúde anunciou que a política de prevenção à doença tem dado certo e antecipou que no próximo ano Ilhéus contará com mais recursos para desenvolver as estratégias, conforme o plano de ações permanentes e continuadas para manter a doença sob controle.

Duas novas equipes se somarão às já existentes. Serão as equipes para as áreas de difícil acesso e a de controle de foco. Ainda para reduzir o índice ainda neste ano e se preparar para o verão, o município intensificou os trabalhos, principalmente nos locais em que foram registrados maiores percentuais do mosquito transmissor. As dificuldades registradas principalmente nos primeiros meses deveram-se à falta de uma “política efetiva de combate à doença”, conforme assinalado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Ilhéus é destino de grandes cruzeiros marítimos no verão

O primeiro grande transatlântico a chegar a Ilhéus nessa temporada é o Costa Romântica, que atraca no Porto Internacional às 8h deste sábado (10), trazendo turistas de várias regiões do Brasil e do mundo. O navio de bandeira italiana está fazendo sua primeira temporada no Brasil e ficará em Ilhéus até às 18h do próximo sábado, partindo para o Rio de Janeiro e Santos. Antes de chegar aqui, os visitantes passaram por Recife e Maceió.

A estimativa é de que cerca de 2.300 pessoas, entre passageiros e tripulantes do Costa Romântica, desembarquem no Porto de Ilhéus neste sábado. Ao chegar, os visitantes serão recepcionados com muita animação por uma equipe contratada pela Secretaria de Turismo, composta por atores locais caracterizados de personagens que remetem à história da cidade, como Gabriela e Nacib, além do grupo de capoeira Berimbau da Bahia e o grupo agro Dilazenze.

Os turistas também poderão escolher entre as mais diversas opções de passeios, como histórico e cultural, de lazer e ecoturístico. “Organizamos todo o receptivo em reuniões com as empresas que irão trabalhar no receptivo dos turistas que ficarão no Porto à disposição deles durante todo o dia de permanência na cidade”, afirmou o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, explicando que equipes da Setur e da Secretaria de Transporte e Trânsito estarão no local para organizar as ações e fornecer o suporte necessário.

Mazzei conta que o principal objetivo do governo municipal é receber bem o turista para que ele volte à cidade e a indique aos seus amigos e parentes. “Queremos que os turistas se surpreendam ao chegar a Ilhéus, e sejam recepcionados de forma exclusiva, para que percebam a importância que representam para a nossa cidade”, disse. O secretário ainda acrescentou que diversas ações vêm sendo desenvolvidas para que o turista vivencie a história de Ilhéus, a partir do momento de sua chegada, e aumente seu tempo de permanência no destino. “Temos uma cultura e história riquíssimas, e não podemos deixar de explorar isso, despertando a curiosidade nas pessoas”, concluiu o secretário.

50 mil turistas

A estimativa da Setur é de que, até o final da temporada, mais de 50 mil turistas desembarquem no Porto de Ilhéus. Na próxima segunda-feira (12) chegará à cidade um dos maiores sucessos do último verão: o majestoso transatlântico Costa Victória, fazendo sua segunda temporada no Brasil. Este é o maior navio em espaço interno e capacidade de passageiros já escalado para operar cruzeiros no litoral brasileiro, suportando até 2.394 passageiros, além dos 766 tripulantes. Ele é também o mais veloz entre os navios que vêm ao Brasil no próximo verão, chegando a uma velocidade de 24 nós (50 Km/h).

Outras 24 escalas de navios estão programadas para o verão ilheense, trazendo famosas embarcações, como Island Escape, Delphin, Armonia, Mistral e Island Star, durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2006. O prefeito Valderico Reis acredita que este será um dos melhores verões de Ilhéus. “Durante todo o ano, nossa equipe trabalhou na divulgação de Ilhéus em outras regiões e até mesmo fora do Brasil. Por isso, temos a certeza de que muitos turistas virão conhecer nossa cidade e serão muito bem recebidos”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *