Porto de Ilhéus busca parcerias para atrair novas cargas

Dirigentes da Companhia das Docas do Estado da Bahia, Governo Federal, Governo da Bahia, Prefeitura de Ilhéus e Associação Comercial estão realizando uma série de visitas a empresas e instalações portuárias. O objetivo é atrair novas cargas e conhecer tecnologias que poderão ser implantadas no Porto de Ilhéus, que atualmente tem 98% de sua movimentação centrada nas operações de embarque de soja.
Em outubro, uma comitiva esteve no Extremo Sul da Bahia, onde visitou a indústria Granífera, do ramo de mármores e granitos, que produz 1.200 toneladas/mês e exporta para os Estados Unidos e Europa; e a Bahia Sul Celulose, que produz 670 mil toneladas/ano de papel e celulose. Parte da produção é destinada aos EUA, Europa, América Latina e Ásia. No Sul do Estado, foi feita uma visita à recém-inaugurada fábrica da Veracel, consórcio entre os grupos Aracruz e Stora Enso, com meta inicial de produzir 900 mil toneladas/ano de celulose branqueada, destinada ao mercado externo.

A direção da Codeba vem fazendo gestões junto à Stora Enso, para que sua produção seja exportada através do Porto de Ilhéus. “O Porto da Aracruz, no Espírito Santo, fica a 280 milhas náuticas da Veracel, Ilhéus fica a 68 milhas náuticas. Economicamente, a exportação pelo porto ilheense é viável”, afirma o coordenador de gestão portuária Nilton Cardoso da Cruz..

ESPÍRITO SANTO

No final de novembro, a comitiva foi ao Espírito Santo onde visitou o Porto da Veracel (Portocel), Porto de Tubarão, da Companhia Vale do Rio Doce e o Porto de Vitória, administrado pela Companhia das Docas do ES. No Portocel, o grupo foi recepcionado pelo diretor superintendente Carlos Gilberto Marques, que mostrou todo o processo de recepção das barcaças que trazem celulose da Veracel através de Belmonte e o embarque da produção para o Exterior. Além da Aracruz, o porto também opera com a Celulose Nipo-Brasileira e em 2004 atingiu a marca de 30 milhões de toneladas embarcadas desde que foi implantado em 1974.

No Porto de Vitória, que opera com grãos, containers e celulose, o grupo percorreu as instalações e conheceu o estágio de implantação do ISPS Code, o Código de Segurança para instalações portuárias. Segundo porto brasileiro em importação de cargas por conta de incentivos fiscais concedidos pelo governo capixada, o local está com sua capacidade praticamente esgotada. Localizado entre as cidades de Vitória e Vila Velha, não reúne condições de ampliar suas instalações.

“Temos capacidade de absorver cargas excedentes do Porto de Vitória, com a implantação de um terminal da containers, a ampliação da área de armazenagem e o aumento do calado para metros”, explica Newton . Encerrando a viagem ao Espírito Santo, foi feita uma visita ao Porto de Tubarão, responsável pelo escoamento de minérios e que abriga siderúrgicas e terminais de combustíveis. Com oito mil funcionários, o porto abriga o maior entroncamento ferroviário do país, recebendo cerca de três mil vagões/dia com minérios. No ano passado, foram exportador 78 milhões de toneladas, a maior movimentação mundial de minério de ferro.

“Nos interessou muito a estrutura da exportação de minérios, já que temos propostas de parcerias com grupos da China e de Portugal para exportação de minérios e matéria prima para fabricação de cerâmica produzidos no Sul da Bahia pelo porto de Ilhéus”, destacou Nilton.

O presidente da Codeba. Geraldo Simões, considera a troca de intercâmbio bastante proveitosa e diz que a empresa está disposta a estabelecer parcerias com a iniciativa privada para melhorar a estrutura portuária, a exemplo do que ocorreu com o embarque de soja em Ilhéus”. Além disso- ressalta ele- “o Governo Federal está investindo R$ 57 milhões nos três portos baianos, o que faz com que se aumente a competitividade e possibilite a atração de novas cargas”.

A COMITIVA

As comitivas que visitaram o Sul/Extremo Sul da Bahia e o Espírito Santo foram compostas por Nilton Cardoso da Cruz, Eduardo Melquiades e Daniel Thame (Codeba), Almir Ferrira Santos, Jader Pombo Filho e Helder Mendes Ribeiro e Hilton Gordilho (Governo da Bahia), Paulo Romano (Governo Federal), Gentil Pires (Prefeitura de Ilhéus), Líberio Menezes (ACI e operador portuário) e Emerson Tavares (representante dos trabalhadores portuários).

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