Informativo ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Maçonaria promove brechó beneficente

Copa Universitária tem mais uma rodada dia 10

Coral da Solidariedade canta na escadaria do Palácio Paranaguá

Médica diz não ver razão para medo da hanseníase

Ilhéus Fitness está com inscrições abertas

Curso formará novos técnicos em informática e montagem de micro

Projeto Shopping a Céu Aberto integra o comércio ao turismo

Portadores de necessidades especiais expõem no Municipal

Maçonaria promove brechó beneficente

A Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Elias Ocké, de Ilhéus, vai promover neste domingo (11) um brechó com o objetivo de angariar recursos para o Natal das Crianças do Centro Comunitário do Basílio e da Escola Comunitária Vila Palmares, localizada no mesmo bairro. O brechó será instalado sob um toldo na Praça J.J. Seabra, centro da cidade.
Quem quiser fazer uma visita e ajudar no trabalho social desenvolvido pela Fraternidade poderá visitar o brechó a partir das 8h da manhã. Serão comercializados diversos tipos de produtos, como roupas, calçados e até utensílios domésticos.

Copa Universitária tem mais uma rodada dia 10

A I Copa Universitária de Futsal tem mais uma rodada marcada para este sábado (10), a partir das 15 horas, no ginásio de esportes Herval Soledade. Vão jogar as equipes do Ibec x Faculdade Madre Thaís, Unopar x Faculdades Montenegro e Uesc x FTC. A rodada final está prevista para o dia 23. Participam da copa os times da FTC, Uesc, Faculdade Ilhéus, Unopar, Montenegro, Madre Thaís e Ibec. Organizada pela Liga Ilheense de Futsal, a competição conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Esporte e Cidadania.
Na rodada do dia 6 aconteceram os jogos envolvendo as equipes da FTC 6 x 2 Unopar e Uesc 6 x 2 Faculdade Ilhéus. O presidente da Liga Ilheense de Futsal, Renato Peixoto, diz que a cada rodada, no Clube Social de Ilhéus ou no ginásio de esportes Herval Soledade, tem sido crescente o público de várias idades que vem prestigiando a performance dos atletas universitários regionais.

Coral da Solidariedade canta na escadaria do Palácio Paranaguá

A partir das 18 horas de amanhã (9) os alunos da Creche Solidariedade ocuparão a escadaria do Palácio Paranaguá, para executar canções com motivos natalinos que trazem mensagens de amor e paz ao mundo. A apresentação do coral infantil faz parte das comemorações natalinas da prefeitura local e o objetivo da promoção é despertar o espírito de solidariedade na população.
A diretora da Creche Solidariedade, Ana Margarida Amado, informou que os cânticos não ficarão restritos aos 31 membros do coral. Segundo ela, todas as 180 crianças matriculadas na instituição localizada no bairro Nelson Costa, zona sul da cidade, terão a oportunidade de se juntar ao coral para executar o Hino Nacional na abertura da apresentação e, em seguida, nas canções natalinas e com motivos de paz e solidariedade como “A paz no mundo”, “Alma gêmea”, “Então é Natal” e “Bate o sino”.
Ana Margarida disse que além da apresentação na escadaria do Palácio Paranaguá, o coral infantil abrirá o evento do Conselho de Segurança, que será realizado a partir das 8 horas de domingo, no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Darcy Ribeiro, na zona sul da cidade. Depois, o Coral Infantil da Creche Solidariedade volta a se apresentar no próximo ano.
Para as apresentações do coral, a Creche Solidariedade conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Assistência Social e Trabalho e de Educação. Disse ainda a diretora da instituição que as crianças se apresentarão uniformizadas com gorros de Papai Noel e outros motivos natalinos para dar um colorido todo especial à ocasião.

Médica diz não ver razão para medo da hanseníase

Ao iniciar o curso de capacitação para diagnóstico em hanseníase, na quinta-feira (8), no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus, a médica Shirley Moreira, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) disse não ver razão para que os profissionais tenham medo de contrair hanseníase. Ela veio a Ilhéus a convite da Secretaria Municipal de Saúde, para ministrar dois dias de curso a médicos, enfermeiros, auxiliares e estudantes de enfermagem, capacitando-os para ações do Dia da Mancha, sábado (10). “O profissional inexperiente fica no dilema de como tocar no paciente, se usar ou não usar luvas, se vai ou não ser infectado pelo bacilo, mas isso não tem, estatisticamente, nenhuma importância”, afirmou a especialista.
Em tom de brincadeira, ela acrescentou que “hanseníase não é pra quem quer, é pra quem pode”. Shirley Moreira explicou que “contrair ou não contrair a doença é apenas uma questão de desenvolver ou não imunidade contra o bacilo”, salientando que, quanto ao aspecto da contaminação, a hanseníase é semelhante à tuberculose. “Médicos e enfermeiros entram em contato direto com tuberculosos e apenas um pequeno percentual contrai efetivamente o bacilo de Koch, acontecendo o mesmo em relação ao bacilo de Hansen”, comparou.
A médica ainda alertou para o fato de que a hanseníase só acomete cerca de 10% da população: no caso de Ilhéus, estimando-se a população em 220.000 pessoas, 22.000 delas seriam potenciais candidatas ao acometimento da doença. Ela lembrou que a hanseníase é ainda uma séria questão de saúde pública, sendo muito provável quer os casos relatados estejam abaixo da realidade, em função da pouca experiência que os clínicos têm com o assunto. “Eu mesma, quando me deparei com meu primeiro caso de hanseníase, simplesmente não sabia do que se tratava, tendo recebido uma ´aula´ da paciente, que sabia muito mais do que eu”, recorda.
Shirley Moreira disse que, “se aquela paciente estivesse na fase de mancha, e não em estado avançado, teria passado despercebido, conforme ocorre em muitos ambulatórios”. Ela concluiu dizendo que o curso promovido pelo governo municipal de Ilhéus visa avivar o conhecimento dos profissionais, para o trabalho a ser feito no sábado, dia 10, Dia da Mancha, facilitando a identificação da doença.

Ilhéus Fitness está com inscrições abertas

A mais agitada programação de esporte, cultura e lazer de Ilhéus volta a acontecer a partir do próximo dia 15. Trata-se do Ilhéus Fitness, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania, que vai “esquentar” o clima na cidade durante toda a alta estação. Vários artistas, grupos culturais e academias já confirmaram presença no evento, que também abriu inscrições de equipes em três modalidades esportivas.
Estão sendo recebidas na Secretaria de Esporte e Cidadania, no andar térreo do Palácio Paranaguá, inscrições para os torneios de beach soccer, futevôlei e vôlei de praia. Os interessados devem levar os nomes das equipes à sede da Secretaria, no horário das 12 às 18 horas. O torneio masculino de futvolei será disputado nos dias 13 e 14 de janeiro, ao lado da antiga Central de Turismo, na Avenida Soares Lopes. O de vôlei de praia masculino vai acontecer nos dias 21 e 22 de janeiro, no mesmo local.
Já no beach soccer estão abertas inscrições para equipes masculinas e femininas, e a competição começa no dia 15 de dezembro, com jogos até o dia 3 de fevereiro, sempre às quintas e sextas, no campo da Adeb, na Soares Lopes. O congresso técnico que vai definir as chaves deste torneio será realizado no próximo dia 13, a partir das 18 horas, no ginásio de esportes Herval Soledade.

Curso formará novos técnicos em informática e montagem de micro

As inscrições ao processo seletivo para o curso de computação e montagem de micros se encerram no próximo sábado (10), em Ilhéus. Serão oferecidas 40 vagas em cada um dos três turnos. A inscrição pode ser feita na galeria do Ilhéus Hotel, na rua Almirante Linhares, ao lado do Banco da Mulher, no horário das 12h às 18h. A taxa custa apenas R$ 15,00 e o candidato deve se apresentar munido de carteira de identidade com foto e o original do recibo de depósito da taxa de inscrição.
O candidato deve, ainda, já ter concluído o ensino médio (antigo segundo grau). A inscrição se encerra no próximo sábado e no dia 17 serão realizadas as provas objetivas eliminatórias do processo seletivo. Serão aplicadas 100 questões de múltipla escolha, avaliando os conhecimentos dos candidatos nas áreas de língua portuguesa, matemática, física, química e atualidades. As provas serão aplicadas no horário das 13h às 18h, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME).
O processo seletivo será coordenado pela Associação Tecnológica de Camaçari (Atec). A previsão é que a lista com os candidatos aprovados seja divulgada no dia 16 de janeiro, publicada no site www.atec-ca.com.br e afixado no IME. As aulas estão previstas para começar no dia seis de março do próximo ano, sendo que o período de matrícula será entre os dias 6 e 7 de fevereiro. A secretária de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia, Rúbia Carvalho, explica que o curso terá uma carga de 1.200 horas, além de outras 300 horas de estágio.
O curso terá uma duração média de um ano e meio e vai preparar o aluno para o mercado de trabalho. A iniciativa visa fortalecer ainda mais o pólo de informática. “A cidade tem uma vocação industrial e o Pólo tem se constituído numa grande força da economia ilheense”, diz a secretária. Ela acrescenta que o curso foi possível graças à parceria com a Atec e ao despreendimento do prefeito Valderico Reis, “que não mediu esforços para assegurar qualificação profissional à população”.

Projeto Shopping a Céu Aberto integra o comércio ao turismo

O projeto conceitual do Shopping a Céu Aberto em Ilhéus, apresentado aos lojistas e à população, na última quarta-feira (7), propõe novas possibilidades ao comércio central a partir de seu atrelamento, de forma efetiva, ao turismo. A idéia é criar ações que vinculem atrações de lazer com espaços de compra nas áreas beneficiadas (a exemplo do Calçadão da Marquês de Paranaguá e a Rua Jorge Amado), criando também um espaço multifuncional cultural em que os consumidores poderão comprar, passear e conhecer a história da cidade.
O Projeto do Shopping a Céu Aberto está sendo desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, Sebrae, CDL, Associação Comercial e Sicomércio. O projeto conceitual foi elaborado respeitando as tendências e vocações naturais das áreas beneficiadas. O líder do Projeto Varejo Vivo do Sebrae na Bahia, Adriano Câmera, afirmou que não se tratam apenas de mudanças físicas, mas do início de uma parceria público-privada que vai criar novas possibilidades para oferecer mais conforto aos consumidores e incrementar a geração de emprego e renda em Ilhéus.
O coordenador da equipe de design que elaborou o projeto conceitual, André Mucarzel, explicou que a intenção é transmitir aos turistas e à população a identidade cultural de Ilhéus, dando a eles a oportunidade de conhecer as obras de Jorge Amado, tornando o patrimônio histórico mais atrativo. “Queremos transformar o valor histórico-cultural em valor econômico”, disse.
No projeto conceitual consta a criação de circuitos temáticos, como: Jorge Amado e Suas Obras, Gabriela Surge, Mata Atlântica, Ciclo do Cacau (O Porto e Seus personagens) e Coronéis (Circuito Bataclan). A Rua D. Pedro II, por exemplo, será transformada em Circuito Mata Atlântica, com praças de alimentação, canteiros centrais com plantas nativas e ícones de animais silvestres. O Circuito Bataclan vai resgatar a vida boêmia, com personagens e elementos que ajudaram a desenvolver, economicamente, a região. Em todos os circuitos serão colocadas esculturas de Jorge Amado e dos famosos personagens de suas obras.
Reestruturação e reformas
Outros apontamentos feitos no projeto Conceitual do Shopping a Céu Aberto foram a reestruturação da Praça José Marcelino, com criação de áreas de estacionamento para pessoas com necessidades especiais, pontos de táxi, bicicletários e espaço para motos, ilhas de alimentação e encenações públicas. As praças JJ Seabra e Luiz Viana também deverão ser reformadas e decoradas com estruturas temáticas que convidem o consumidor a vivenciar a história de Ilhéus.
A zona portuária também está inclusa no projeto que prevê sua requalificação urbanística, através do planejamento de passeios, iluminação adequada e paisagismo para todo o percurso na Baía do Pontal. No entanto, para que esta área possa integrar o projeto de revitalização do comércio, o prefeito Valderico Reis propôs à Codeba a troca desta área pela Concha Acústica de Ilhéus, o que possibilitará ainda a construção de um terminal de contêiner que fará com que o Porto de Ilhéus volte a ter sua capacidade de exportação.
O gestor do condomínio empresarial do Shopping a Céu Aberto, Alfredo Landim, acredita que “o projeto tem tudo para dar certo, principalmente pelo apoio que tem recebido do prefeito Valderico Reis”. O prefeito participou de algumas reuniões, juntamente com a secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, que tem acompanhado todo o processo. O prefeito afirmou que o projeto atende às expectativas da população, e vai tornar o patrimônio histórico mais atrativo, desenvolvendo o turismo cultural.

Portadores de necessidades especiais expõem no Municipal

Os alunos portadores de necessidades especiais matriculados nas classes regulares da Escola Sonho Meu estão expondo diversos trabalhos artesanais no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus. A mostra é o resultado do trabalho manual desenvolvido durante o ano por jovens portadores de Síndrome de Down e outras deficiências. A exposição possibilita o conhecimento da capacidade de socialização desses jovens especiais e do tamanho da dimensão da habilidade manual e intelectual deles. A entrada é franca.
A mostra dos trabalhos artísticos fica aberta à visitação pública até sábado (10). No Foyer, o público pode se deparar com momentos criativos de portadores especiais que se materializaram através de pinturas em panos de pratos, cerâmica e madeira. Além disso, na exposição pode-se conferir miniaturas de bancos e de gangorra, entre outras curiosidades trabalhadas com habilidades ao manusear materiais diversos.
Cartaz
A mostra é parte da programação de dezembro do Teatro Municipal de Ilhéus, que tem como uma das grandes atrações o musical “Cabaret Classe A”, dirigido por Sôanny Marrey. O musical estréia nesta quinta (8) e fica em cartaz até amanhã (9), mas voltará a ser reapresentado no mesmo espaço, já que foi incluído na programação oficial do verão 2005/06 do Municipal. O ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Já o espetáculo de teatro infantil “Lá no fim do arco-íris” é o cartaz do final de semana do Municipal. Para assistir a produção de Zuzú Figueiredo, o público deve desembolsar R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). O espetáculo será encenado sempre às 18 horas de sábado e domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *