ESTUDANTES FIZERAM COLETA DE LIXO NAS PRAIAS DE ILHÉUS

Estudantes do sétimo semestre do curso de administração da Faculdade de Ilhéus realizaram, no último domingo(4), uma coleta de lixo simbólica nas principais praias da cidade com o objetivo de chamar à atenção da comunidade para cuidados com a limpeza pública. A ação mobilizou também alunos de quinta a oitava séries dos colégios Estadual de Ilhéus, Paulo Américo, Iguape, IME Centro, Escola Horizontina Conceição e do Cierg – Centro Integrado de Educação Rômulo Galvão, além de familiares.
O projeto foi concebido como atividade letiva do professor Amarildo José Morett, da matéria Administração de Turismo, que dividiu a sala em duas equipes e pediu a formulação e prática de uma ação de cidadania. Uma turma optou por fazer um bingo em prol da formatura e a outra decidiu uma conscientização de interesse público. Antes de realizar o mutirão de limpeza, os estudantes realizaram palestras nas escolas durante uma semana, com o objetivo de sensibilizar os alunos do ensino fundamental para a atividade.

O mutirão aconteceu simultaneamente, pela manhã, durante três horas, nas praias do Sul, da avenida Soares Lopes e do Norte. Com sacos apropriados, os estudantes recolheram vários tipos de resíduos. Dentre os mais coletados estavam pedaços de isopor, garrafas tipo “peti”, embalagens de cosméticos e calçados. Durante o trajeto, fizeram breves pronunciamentos alertando a comunidade para a necessidade de contribuir com a limpeza das praias, fazendo cada um a sua parte.

Taciana Vargas falou sobre a importância de manter as praias limpas numa cidade turística, preservando a riqueza e beleza naturais. Já Marta Cristina Guimarães Costa pediu que cada participante seja um elemento multiplicador da ação. O empresário Igemar Fraga enfatizou que a coleta, apesar de simbólica, é muito importante. Marco Antônio Pimenta, que atuou nas praias do Norte, ficou impressionado com a quantidade de lixo encontrada e com o envolvimento dos alunos das escolas públicas, que receberam vale transporte e um kit básico composto de camiseta, boné e luvas de borracha.

Conclusão – Após a caminhada ecológica, os estudantes da Faculdade de Ilhéus sugerem a participação efetiva dos hotéis, restaurantes, bares, associações, condomínios e residências no projeto comunitário de limpeza das praias, pelo menos em frente às áreas onde estão localizados. Em contrapartida, acham necessário um compromisso do Poder Público para o transporte do lixo acondicionado, dando destino final aos resíduos sólidos. A tarefa de mobilização, com tema livre, é objeto de avaliação escolar na Faculdade e agora se transforma em um projeto de conservação das praias, resultado da dinâmica da cultura empreendedora implantada na instituição, desde o início de 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *