Água tratada é o sonho dos moradores de Castelo Novo

A última sessão itinerante da Câmara de vereadores de Ilhéus ouviu os moradores do distrito de Castelo Novo, nesta quarta (07). Dentre as reivindicações apresentadas, o principal pedido foi por abastecimento de água tratada, tendo em vista o alto índice de verminoses que acomete os moradores. A sessão, presidida por Raymundo Veloso, foi solicitada pelo vereador Alisson Mendonça, que fez um relato da situação de abandono em que encontra-se o local, somando problemas de iluminação, limpeza, roçagem, estradas precárias e falta de apoio nas áreas de segurança, saúde e educação.
Alisson Mendonça relatou que no passado o distrito de Castelo Novo era conhecido pelas riquezas, sobretudo por conta da lavoura cacaueira. Hoje, segundo ele, a realidade mudou e Castelo Novo foi completamente abandonado pelo governo municipal. Nesse distrito, assim como outras muitas localidades do interior, não foi nomeado pelo atual governo nem mesmo um administrador, que funcionaria como um elo entre a prefeitura e a comunidade. O vereador explicou que o atual prefeito não conhece os problemas do povo do interior e não tem demonstrado boa vontade para minimizar os sofrimentos desse povo. O vereador informou que para tentar resolver essa situação ele apresentou na Câmara diversas emendas ao orçamento de 2006 propondo uma série de obras e serviços para Castelo Novo, Ribeira das Pedras, Lava-Pés e várias outras localidades do interior.
O morador Arnaldo Marques confirmou que o distrito realmente encontra-se abandonado. De acordo com ele, a prefeitura não se preocupa em colocar nem mesmo lâmpadas nos postes. “Em um ano de governo a prefeitura não enviou uma só lâmpada para Castelo Novo e a escuridão não é total porque o povo tem contado com a colaboração do vereador Alisson Mendonça que tem adquirido lâmpadas com recursos próprios”, afirmou. Além disso ele destacou o problema da falta de água tratada e ainda das dificuldades com o transporte coletivo, que é deficitário e não vem atendendo às necessidades do povo.
Aproveitando a realização da sessão itinerante, o agricultor João Batista, morador do distrito de Ribeira das Pedras, também relatou os problemas de sua comunidade e solicitou providências ao governo municipal. Já o presidente da Associação de Moradores e agricultores de Lava-pés, José Freitas, disse que sua comunidade também vem enfrentando sérios problemas, principalmente com relação a falta de água encanada e estradas. Outro que fez questão de citar os problemas de Castelo Novo foi o morador Adilson Ferreira, afirmando que durante as eleições muitas promessas foram feitas pelo atual prefeito, mas até hoje nenhuma delas foi cumprida.
O presidente da Câmara de Vereadores, Raymundo Veloso, avaliou que a situação do distrito de Castelo Novo é realmente crítica e assegurou que os demais parlamentares estarão apoiando os projetos apresentados por Alisson Mendonça para que as obras solicitadas sejam de fato realizadas. Participaram também da sessão os vereadores Marcus Paiva, Carmelita Ângela, Marcus Flávio e Joabs Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *