Ilhéus qualifica profissionais em diagnóstico de hanseníase
Grandes festas vão marcar final de ano em Ilhéus
Portadores de deficiência visual apresentam espetáculo em Ilhéus
Venda clandestina de gás será combatida em Ilhéus
Os alunos portadores de necessidades especiais matriculados na rede municipal passarão a contar com um novo espaço de atendimento oferecido pelo Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie). O Cento será inaugurado pelo prefeito Valderico Reis e o secretário de Educação, Almir Pereira, no próximo dia 14, às 18h, e funcionará na Avenida Itabuna (1956). Atualmente, o Crie atende a 205 crianças e adolescentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Com um espaço mais amplo para realizar os trabalhos de atenção aos portadores de necessidades física, auditiva, visual e mental, o Centro contará com salas de secretaria, de coordenação e atendimentos psicopedagógico, psicológico e psicomotor. Uma sala será reservada para atenção complementar a portadores de deficiência visual e auditiva. A coordenadora do Crie, Dinalva Prisco Ferreira, disse que antes o centro não tinha condições de oferecer atenção especializada a todos os alunos cadastrados na rede.
No espaço anterior não havia condições para oferecer atendimento com sessões individuais. “Com uma estrutura adequada, o Crie terá como dar maior atenção aos alunos beneficiados”, anuncia Dinalva. Segundo ela, a estrutura permitirá sessões com familiares dos alunos da rede municipal atendidos pelo centro. Com as famílias, explica Dinalva, o Crie estuda comportamento do aluno e orientações sobre como cuidar, além de ações para melhorar o nível de aprendizagem.
A coordenadora diz que o centro conta com profissionais especializados na atenção aos portadores de necessidades especiais, como psicopedagogos, psicólogos, técnicos em educação especial e professores de educação física para atividades psicomotoras. O secretário de Educação, Almir Pereira, antecipou que o município está realizando convênio com o Ministério da Educação para a aquisição de equipamentos para a qualificação de professores que atuam em unidades de ensino que têm matriculados alunos com deficiência auditiva e visual.
Almir considera a política de atenção aos portadores de necessidades especiais como prioridade de governo. O secretário diz que o município tem seguido os conceitos de uma educação moderna e que tem a inclusão como princípio. “Nossa preocupação é oferecer ensino de qualidade, promover o desenvolvimento humano e incluir socialmente através da educação”. Ele diz que o município tem investido em educação, qualificando professores, reformando unidades de ensino e construindo as bases para um modelo didático-pedagógico que sirva de referência.
Ilhéus qualifica profissionais em diagnóstico de hanseníase
A médica Shirley Moreira, do Ministério da Saúde, promove em Ilhéus, a convite da Secretaria Municipal de Saúde, um curso de qualificação de profissionais em diagnóstico de hanseníase. O curso começa amanhã (8) e será extensivo a médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. “Nossa idéia é melhorar a capacidade de identificação dessa doença e, também, chamar a atenção da comunidade para a importância de procurar ajuda médica logo que surjam os primeiros sintomas da hanseníase”, diz o secretário de Saúde, Carlos Henrique Luz. Ele lembra que o Brasil, mesmo com planos de erradicar a hanseníase até 2006, ocupa um desonroso segundo lugar em hanseníase no mundo, o que é motivo de apreensão para as autoridades sanitárias. “Só perdemos para a Índia”, lamenta Carlos Henrique.
Os profissionais treinados no curso estarão em campo no Dia da Mancha (sábado, dia 10), quando a comunidade ilheense será chamada a, diante de sintomas de hanseníase, comparecer aos postos médicos e ser submetida a exames clínicos. “Vamos trabalhar com treze postos em locais estratégicos da cidade, para que a população não tenha dificuldades de acesso ao diagnóstico dessa doença”, adianta a diretora da Vigilância à Saúde do município, Cássia Virgínia Brito Lima.
Os postos estarão localizados nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Parque Infantil, Centro de Abastecimento do Malhado, Conquista, antiga Fundação Sesp, Teotônio Vilela, Salobrinho e Banco da Vitória, havendo também uma central na antiga Fundação Sesp, com a médica Shirley Moreira, para tirar eventuais dúvidas. Cássia Virgínia diz que o paciente com alguma manha na pele, havendo perda de sensibilidade ao calor, frio, tato ou dor, precisa procurar o posto. “A doença é curável, sendo diagnosticada logo cedo. Quando não tratada, a doença submete o paciente a intenso sofrimento, além de causar deformidades graves com a perda de tecido”, salienta.
A Hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae), que ataca a pele e alguns nervos do corpo. A doença se manifesta com mancha esbranquiçada ou áreas de pele mais avermelhadas, com diminuição da sensibilidade. No Dia da Mancha, os pacientes terão à disposição, em cada posto, além de medicamentos de graça, oferecidos pelo governo municipal, uma equipe com médico, enfermeira e auxiliar de enfermagem, para um atendimento rápido e eficiente.
Grandes festas vão marcar final de ano em Ilhéus
Quem pretende encerrar o ano em alto astral e com muita diversão pode ter Ilhéus como destino certo neste mês de dezembro, quando vários eventos de qualidade vão animar os turistas e a população local. A programação fica mais recheada a partir deste domingo (11) e prossegue com grandes atrações durante toda a alta estação.
O verão mais agitado da Costa do Cacau começa mais cedo, neste domingo, em um show com cinco bandas e DJ Rogério, na Cabana Gabriela (Praia dos Milionários). A festa que tem início programado para as 18 horas. No palco, estarão Zabumbahia, Zureta, Carbono 14, Batukbom e Cipó Caboclo. A festa coincide com a chegada à cidade do transatlântico Costa Romântica, com 1.690 passageiros a bordo. Por sinal, nesta temporada Ilhéus vai bater o recorde na recepção de navios de cruzeiro – serão 28 atraçações no porto local até março de 2006, trazendo um total de 50 mil turistas.
Nomes como Ivete Sangalo e Edson Cordeiro prometem dar brilho especial às comemorações de fim de ano na terra da Gabriela. A baiana se apresenta dia 29 no pré-reveillon do Hotel Jardim Atlântico, enquanto Cordeiro agita o reveillon do JA, finalizando três dias de festa que terão ainda a banda Vera Cruz, no dia 30. O Ano Novo também será celebrado com muita animação na Praia do Cristo, onde vai acontecer o Reveillon Popular, com a apresentação de várias bandas.
No Boca do Mar, a festa da virada vai ficar por conta das bandas Mambolada, Descarga Elétrica e Circuito Fechado, enquanto a banda Lordão vai comandar com muita energia positiva a festa de reveillon programada pelo Hotel Canabrava. Várias cabanas da Praia dos Milionários também estão organizando eventos para o Ano Novo e algumas, como a Gabriela, já anunciam atrações para a “ressaca” do reveillon, no dia 1º.
Mais atrações
Outra programação que volta com força neste verão é o Ilhéus Fitness, com muito esporte, ginástica aeróbica, dança, capoeira e artes marciais, além de shows todas as semanas em um palco armado na Avenida Soares Lopes. A estréia será no próximo dia 15, às 18 horas, estando previstas apresentações sempre às quintas e sextas-feiras, até 3 de fevereiro.
O mês de dezembro em Ilhéus também será marcado por feiras e exposições. No dia 16, será aberta na Soares Lopes a Expo Ilhéus, com a participação de empresários de diversos setores e apresentações de voz e violão de sexta a domingo. E no dia 20 começa a Feira do Mercado de Artesanato, também na Soares Lopes.
Na opinião do secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, todos esses eventos ajudam a consolidar Ilhéus como destino num momento em que há forte expectativa de aumento no número de visitantes. “A Setur está otimista e todo o governo municipal, com o estímulo do prefeito Valderico Reis, trabalha para que Ilhéus, já conhecida como um dos lugares mais bonitos do litoral brasileiro, seja também uma cidade que receba bem o turista, inclusive com uma boa e variada programação de eventos”, afirma.
Portadores de deficiência visual apresentam espetáculo em Ilhéus
Os alunos do curso de braille da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho apresentam o espetáculo “O nascimento de Cristo” a partir das 14 de horas de amanhã (8), no auditório da instituição, localizado na praça Castro Alves, centro de Ilhéus. A narrativa da história, que conta com interpretação teatral, será feita por cinco jovens portadores de deficiência visual. A promoção faz parte da programação natalina da prefeitura local e pretende estimular outros jovens portadores das necessidades especiais a participar de ações dessa natureza
Além dos protagonistas, outros três estudantes de braile se encarregarão de executar a trilha sonora do espetáculo, ao vivo, através de instrumentos como violão e bongô, dando uma dimensão maior dos limites que cada ser pode superar a partir do universo imposto pela grandiosidade da natureza humana em todas as suas vertentes. A iniciativa de produzir o espetáculo partiu dos próprios estudantes, segundo a especialista em contação de histórias da biblioteca, Oda Toicima, uma das coordenadores do espetáculo natalino.
Oda disse ainda que “O nascimento de Cristo” narrado e interpretado é a forma mais apropriada que os portadores de deficiência visual acharam para mostrar sua capacidade de passar ao público a compreensão a respeito de como o filho de Deus veio a terra. Com o espetáculo, os alunos pretendem mostrar que também são capazes de realizar diversas atividades.
A professora de braille, Tânia de Oliveira, e a contadora de histórias, Oda Toicima, se encarregaram de realizar os ensaios do espetáculo. Além disso, elas são as responsáveis pela montagem do cenário e pela escolha do repertório musical, junto com os atores. Do quadro de atores fazem parte Joselito Pacheco dos Santos (Herodes), Isabel Cristina da Silva (Maria), Josias Ferreira (Júlio César), Jodaias Oliveria (Anjo Gabriel) e Paulino Nascimento (José). Altair Dias Delgado, toca violão, Rosane Spinola Andrade (Bongô) e Cláudio Souza Tavares (violão).
Venda clandestina de gás será combatida em Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus e o Ministério Público estão buscando, junto às empresas distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a melhor maneira de combater a clandestinidade na revenda do produto. Em reunião na manhã desta quarta-feira (7), na Casa dos Conselhos, ficou definido que será elaborado um novo Termo de Conduta para ser assinado no próximo dia 20, pelos representantes de todas as empresas do setor que atuam no município. Após 48 horas, a contar desta data, começarão os trabalhos de busca e apreensão de botijões comercializados em pontos de venda clandestinos.
A coordenadora da Codecon, Joziana Alves, contou que há algum tempo está sendo feita uma fiscalização desses pontos de revenda, e já foram encontrados mais de cem clandestinos. No entanto, ela explicou que o grande motivo desse problema é a desinformação. “Não podemos punir os pequenos, que revendem o gás sem saber o risco que estão correndo. Estamos levando a informação a eles, e começaremos a autuar as empresas”, disse.
De acordo com o Decreto nº 507/92, para armazenar até cinco botijões de GLP com até 13 kg, o local deve atender a alguns requisitos, como possuir ventilação natural, estar protegido do sol, chuva e umidade, estar afastado de outros produtos inflamáveis, fontes de calor e faíscas, e estar, no mínimo, a um metro e meio de raios, caixas de gordura e esgotos. No entanto, vários desses requisitos não estão sendo atendidos, o que caracteriza o local como clandestino.
Multa
A promotora Karina Cherubini apontou algumas cláusulas que serão inseridas no novo Termo de Conduta, como a multa diária de R$ 7 mil por ponto clandestino, a ser paga pela distribuidora, a perda imediata dos botijões sem direito a defesa, a realização de blitze conjuntas entre a Prefeitura de Ilhéus, o Ministério Público, a Polícia Civil e as empresas distribuidoras de GLP. Além disso, a empresa terá prazo de 24 horas a partir da data de assinatura do termo para retirar todos os botijões dos postos clandestinos. A promotora também solicitou que o Ministério Público seja avisado sempre que uma nova revendedora se instalar na cidade, para que seja assinado um termo individual.
Na reunião ainda ficou decidido, em consenso, que os botijões apreendidos serão doados a entidades carentes e órgãos cadastrados na Casa dos Conselhos. A próxima reunião acontecerá no mesmo local, às 14h do dia 15 de dezembro, com as revendedoras que não participaram desta reunião. No dia 20, também às 14h, as empresas voltarão a se reunir com a promotora e o governo municipal, para a assinatura do Termo de Conduta.
A partir do dia 22 de dezembro, será dado início aos trabalhos de busca e apreensão. Participaram da reunião desta quarta a promotora pública Karina Gomes Cherubini, a coordenadora da Codecon, Joziana Alves, a secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, do setor de Tributos da Prefeitura de Ilhéus e da 7ª Corpin, além dos representantes das distribuidoras de GLP, Minasgás, Brasilgás, Novogás e Butano.