Arquivo mensais:dezembro 2005
Nova guia de contribuição sindical passa a vigorar segunda-feira
A mudança foi feita a partir das necessidades apontadas pelos usuários do serviço – entidades sindicais e contribuintes – e a sistemática irá oferecer novas funcionalidades, entre elas a emissão e impressão de guias pela Internet. A contribuição é um recolhimento obrigatório, devido por empregados e empregadores que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão.
As entidades sindicais que ainda não procuraram a Caixa Econômica Federal deverão fazê-lo para adotar os procedimentos necessários para emissão das novas guias. Os contribuintes autônomos poderão acessar a página eletrônica www.mte.gov.br para emitir suas guias.
Chat da Notícia por Valério Magalhães
Personalidades regionais se encontraram em Itabuna, na Casa Verde da Colina, em pleno dezembro, para uma homenagem em grande estilo ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Roberto Pessoa.
• Além de uma trajetória marcante como jornalista e radialista, o advogado trabalhista Roberto Pessoa galgou a presidência do TRT e hoje é festejado como uma autoridade que aponta novos paradigmas para as relações de trabalho neste novo século. A maior preocupação do desembargador é o amparo daqueles que, com a redução do número de empregos, se vêem subordinados à informalidade e outros tipos de prestação de serviços.
• O jantar de adesão a Pessoa reuniu advogados, magistrados, empresários e socialites. A grande dama da justiça trabalhista baiana, a desembargadora Dolores Côrrea, ex-presidente do TRT, foi atração à parte. Apaixonada pelo Sul da Bahia, Dolores fez as honras da casa e apresentou o homenageado, ao lado do desembargador Valtércio Oliveira, genuíno itabunense, que discursou. A primeira dama do município, Sandra Neilma, entregou flores à senhora Maria Ângela Pessoa.
• Estavam lá o presidente da Amurc, Pedro Jackson, a prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, o secretário Guilherme Scofield representando o prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, o presidente da OAB de Itabuna, Oduvaldo Souza, os juízes Marcos Bandeira, Heloína Machado, Janaína Scofield, Ana Paola e Nélia Santos, Glorinha Galvão, Maria Fernanda e Eduardo Galvão, Theovaldo Araújo, Urandi Riella e e Márcia Esquivel, Maria Luzia de Brito, os secretários municipais de Itabuna Acácia Pinho e Manuel Alves, Elaine e Paulo Carletto, Cláudia Dórea e Irany Salomão, Maria Alice Pereira, Vera e Guido Paternostro, Marcelo e Gildelina Reis, Cabral, Fausto Paiva e Soraia Lavigne, Dino Queiroz, Beto do Meira, Marcus Flávio Rhem da Silva, e muito mais gente.
REVEILLON NA PRAIA
O reveillon de Ilhéus continua sendo o mais badalado da região. Mas este ano, a badalação também atingiu Itacaré, Porto Seguro e Barra Grande.
• Ilhéus, a cidade das mais belas e incomparáveis praias, foi a pioneira em transformar o reveillon em festa popular no Sul da Bahia. E por isso continua atraindo gente de todas as partes para festejar a passagem do ano. Logo após o Natal, a cidade começou a receber um grande número de visitantes e as festas ficaram ainda mais disputadas.
• Entre as opções estão o reveillon alegre do Iate Clube de Ilhéus, todo inspirado na Índia, com os DJs Missinho e Djavan. É o lugar onde você encontra gente da cidade, jovem e madura, com alegria e muita paz. Tem ainda o Reveillon das Cores no Jardim Atlântico Resort, com Edson Cordeiro e banda Vera Cruz, que vai reunir gente de várias tribos, inclusive o público GLS, prometendo alegria de montão,
• O Boca Du Mar faz a festa com Mambolada para uma galera jovem e descolada. O Canabrava Resort mantém a tradicional festa com o Lordão, com uma ceia de dar água na boca. Na avenida Soares Lopes, a Prefeitura também mantém a festa popular com show de Os Sungas e outras bandas. Outra opção: as cabanas de praia, de Norte ao Sul, com a presença garantida de turistas e nativos. Tem para todos os gostos. Viva.
FELIZ 2006
Após um ano de luta, trabalho e conquistas, é hora de confraternizar com alegria, paz e fraternidade. O espírito natalino é realmente mágico e se complementa com o fim de um ano e reinício de outro.
• Aproveito a oportunidade para agradecer aos cumprimentos e manifestações de carinho recebidas neste período, certos de que eles preenchem ainda mais o meu coração. Registro as mensagens recebidas da Faculdade de Ilhéus, FTC, Facsul, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Bahia), Leonel Cristo Pontes (OAB/Ilhéus), Arezzo, Drogaria Vellanes, O Boticário, Grupo Águia Branca, Rota Transportes, Loja Detalhes, Casa Brasil, TV Cabrália, RCM Propaganda, Confraria do Vesúvio, TV Santa Cruz, Drogarias Letícia, Colégio Vitória, Colégio Fênix Objetivo, Catussaba Resort Hotel, Rede Bahia, Unimed Ilhéus, M21 Comunicação.
• Agradeço também a Ramiro Aquino, Luiz Conceição, Marcos Côrrea, Damiana Gomes, Makalé, Valdenor Ferreira, Vanusa e Celina do Diário do Sul, Betânia Macedo, Ossésio Silva, Cláudio Lemos, Gil Gomes, Rui Carlos Santos, Rui Carvalho, Jane Kátia Voisin, Maurício Maron, Renata Smith, Adryana e Jabes Ribeiro, Elaine e Paulo Carletto, Ângela Souza, José Antônio e Jamil Ocké, José Nazal, Fábio Pólvora, Raquel Beck, Cristine Ribeiro, Luzia e Carol Silva, Zecarlinhos Silva, Marta Furtado, Andréa Garrido, Rute Araújo, Lola Passos, Hanayana Brandão, Sonilda Lemos, Nilton Cunha, Orlando e Zerilda Oliveira, Gica Maron, Daury e Fátima Frisso, Almir e Sandra Milanesi, Telmo Ribeiro, Mônica e Marzal Brito, todo o pessoal da Assessoria de Imprensa de Ilhéus, tanto a equipe anterior como a atual, minha família e meus amigos, todos queridos, pelos parabéns e pelo incentivo.
valeriomagalhaes@uol.com.br
Espaço Maneiro – Por Marcos Pennha
* Na edição passada, foram publicados alguns pedidos, ao Papai Noel, de algumas personalidades. Até aí, tudo bem. O problema é que teve gente contactando o Espaço Maneiro, chorando, por não ter sua cartinha publicada.
Portanto, publicamos aqui a cartinha desses dois chorões, que até hoje choram lágrimas de Malderico.
“Excelentíssimo Sr. Papai Noel:
Eu vos peço uma caixinha com lenços. Desde que fui pego com a boca no lixo, não paro de chorar. Snif, snif, …
Apesar de que sou consciente de que não adianta chorar o lixo derramado.
Buaaaaaaaaaaassinado: Jerbeição
“Meu quirido Papai Noel, desde a fundação do mundo, qui não tem ninguém qui quêra uma camara nova qui nem eu. isso purque a véia ta jogada no lixo, disculpe o dupro sintido.
Si mi dé esse presente, prometo fazê muita coisa qui nunca fis, como istudar”.
Do seu dissiplo Zerinada Encena
Apesar dos pesares, o Ri Malderico avaliou seu primeiro ano de reinado como positivo. O resultado deixou a plebe alegre, igualmente ao sujeito, que recebe esse mesmo resultado no teste de HIV. Ha, ha, ha, ha, …
Mas, enfim, a administração foi pautada em obras. Nunca na história de Ios, nenhum governante fez tanta obra, na gestão completa, quanto o Ri Malderico em apenas um ano.
É um governo que cheira a obra. Secretário preguiçoso, por exemplo, a ex-poderosa Barbie mandava-lhe à obra. Ela concluía que se tratava de secretário que não quer obra nenhuma. Aliás, dizem que, quando Barbie entregou sua super secretaria, gritou, no seu troninho: “Mãe, acabei”.
Até a oposição desdenha, jocosamente: “Esse é um governozinho de obra”.
É chegado o final de mais um ano. No melhor estilo de artista do teatro, o autor do Espaço Maneiro deseja, para 2006, muita obra pra vocês, internautas-leitores.
Estão dizendo por aí …
* Dizem que o adesivo de carro, no qual divulga “Luciana Reis – tô com ela”, tá incompleto. A frase completa/correta seria “Luciana Reis – tô com ela por aqui”.
Piadinhas, ou não …
* A galinha entrou no restaurante, acompanhada da raposa, e falou: “Garçom, uma cerveja e um punhado de milhos pra mim. Pra minha amiga, só a cerveja”. O garçom perguntou se ela tinha certeza de que a raposa só queria beber. A galinha disse: “Você acha que, se ela quisesse comer alguma coisa, eu estaria aqui numa boa?”
* O padre novo pregava a missa. Um tanto atrapalhado, nervoso, ele disse: “Jesus, com 5 mil pães, deu de comer a 5 homens”. Um bêbado, que estava na primeira fileira, enchendo o saco, falou: “Assim, até eu faço”.
No ano seguinte, a mesma missa, o mesmo padre e o mesmo bêbado no mesmo lugar. O padre falou: “Jesus, com 5 pães, apenas 5 pãezinhos, deu de comer a 5 mil homens”. Virou para o bêbado e disse: “Faz, agora, faz”. Aí o bêbado: “Faço, sim … com a sobra do ano passado”.
Momento de Sabido … ria
* Provérbio Jerbinizeriano: “Quem com lixo mexe, com lixo será fedido”.
A Lu me disse
* Lucianta, a loura quase-poderosa, aquela que todo mundo “tá com ela por aqui”, disse que foi pagar um promessa na Igreja de Nossa Senhora da Penha; santa a qual ela acha que é uma homenagem à mãe do autor do Espaço Maneiro. Quéquéisso, Lulu?
Ela contou que, depois de rezar, quando ia descendo já na metade da famosa escadaria da igreja, passou, junto a ela, uma velhinha rolando, que só parou no sopé, toda arrebentada, coitada.
Alguém, que presenciou a cena de longe, falou com Lucianta: “Você viu a velha rolando a escadaria e nem pra segurá-la, héin, sua loura aguada!”
Lucianta disse que falou, com toda sua ingenuidade: “É que eu pensei que ela tivesse pagando uma promessa”.
Essa Lucianta não presta.
Obs: O Espaço Maneiro é patrocinado pela “Prafartura de Ios”, uma empresa do grupo “Vaisserrico Rei”.
Nota da Coluna: As bobagens aqui escritas não representam, necessariamente, a opinião desse site. Até porque pode ser que tudo não passe de mera ficção.
Dê mais uns acessos de risos nas edições dos dias 07, 13, 17, 26, 30/09, 08, 17, 20, 27/10, 04, 11, 18, 25/11, 02, 09, 16 e 23/12/05. A próxima é dia 06/01/06 em qualquer horário.
* Marcos Pennha é humorista. Ver perfil no Orkut.
msn: marcospenha97@hotmail.com
Informativo ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus
Equipes da Prefeitura fazem ação integrada em Olivença
M Rural cria seu primeiro núcleo na região do Itariri
Negócios na Expo Ilhéus devem superar R$ 1 milhão
Prefeitura de Ilhéus fecha o ano com pagamentos em dia
As escolas da rede municipal em Ilhéus começam a fazer a matrícula de novos alunos a partir do dia 9 de janeiro. No ato da matrícula, o pai ou responsável pelo aluno deve apresentar documentos como certidão de nascimento, fotografia e histórico escolar ou atestado de transferência. Todas as escolas da rede estarão abertas para efetivar a matrícula de estudantes oriundos de outras redes. Em 2006, a estimativa é de que toda a rede ofereça, aproximadamente, 30 mil vagas, nas zonas urbana e rural.
As unidades de ensino já efetuaram a rematrícula para o alunado da rede. O secretário de Educação, Almir Pereira, destaca que a meta é não deixar nenhum aluno fora da rede, principalmente aqueles na faixa etária dos 7 a 14 anos. O período de matrícula vai até o dia 27 de janeiro. O secretário orienta os pais ou responsáveis a procurar a escola mais próxima para efetivar “o quanto antes a matrícula e garantir a vaga”.
O ano letivo na rede municipal começa no dia 13 de fevereiro, mas as atividades para os educadores começam uma semana antes, com as atividades de planejamento, entre os dias 6 e 8. Ainda de acordo com o calendário elaborado em reunião do Conselho Municipal de Educação, o ano letivo será encerrado no dia 13 de dezembro. O recesso para as festas juninas será de 23 a 30 de junho do próximo ano.
Almir Pereira disse que o governo do prefeito Valderico Reis procurou investir ao máximo em setores essenciais, dentre eles a educação. O secretário diz que foi possível reformar grandes unidades de saúde e promover uma política de valorização econômica e profissional dos educadores. “Em apenas seis meses de governo, nós valorizamos o professor e concedemos 9% de reajuste salarial”, diz o secretário, destacando que o governo anterior deu apenas 6% de reajuste em quatro anos de governo.
Equipes da Prefeitura fazem ação integrada em Olivença
Considerando o potencial turístico e o número de habitantes de Olivença, o prefeito Valderico Reis enviou equipes do governo municipal para atender a algumas solicitações da comunidade. Conclusão de calçamento de ruas, encanamento, fiscalização de obras inacabadas ou irregulares, construção de um mirante, além das últimas providências para a inauguração da agência comunitária dos Correios em Olivença, foram alguns pontos observados e discutidos pelas equipes de Serviços Urbanos, Engenharia e Obras, Saúde, através da Vigilância Sanitária, e Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.
Entre as reivindicações dos moradores de Olivença foi o término do calçamento de uma das principais ruas do Loteamento Água dos Milagres. Segundo informações da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras, a Prefeitura já fez a licitação para este serviço, que deverá ter início em poucos dias. Com isso, Olivença, que hoje tem apenas uma entrada, passará a contar com outra via de acesso aos seus principais pontos turísticos. Também está prevista a construção de um mirante, com uma praça e jardins, que irão embelezar ainda mais o distrito.
Na próxima semana, equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Engenharia e Obras farão o levantamento do sistema de esgotamento sanitário das casas, para verificar quais precisam de fossas e as que estão com sistema irregular.
As equipes de fiscalização do setor de Tributos e de Posturas, juntamente com fiscais da Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, também estão fiscalizando todos os estabelecimentos comerciais de Olivença, identificando os que não estão irregulares com o município. Os comerciantes recebem o Termo de Início de Ação Fiscal (TIAF), e os que não apresentarem todos os documentos solicitados, terão um prazo legal para fazê-lo.
Agência dos Correios
Na próxima terça-feira (3), às 17h, será inaugurada a quarta Agência Comunitária dos Correios em Ilhéus. A partir desta data, os moradores de Olivença não precisarão mais se deslocar até o centro da cidade para realizar os serviços de postagem. A Prefeitura está aguardando uma resposta para que esta agência tenha também um caixa eletrônico onde as pessoas possam receber seus benefícios e pagar contas.
As agências comunitárias dos correios já estão funcionando nos distritos de Inema, Pimenteira e Salobrinho. Outras cinco serão instaladas em 2006, no Japu, Banco Central, Couto, Sambaituba e Castelo Novo. O prefeito disse que as agências “são importantes e facilitam a vida das pessoas que moram nos distritos”.
M Rural cria seu primeiro núcleo na região do Itariri
O Movimento Social de Mulheres Rurais Para a Saúde (M Rural) de Ilhéus criou seu primeiro núcleo local, na região do Itariri, na quinta-feira (29). O encontro, realizado na Igreja da Assembléia de Deus, reuniu mais de 40 mulheres e contou também com a presença dos secretários Carlos Henrique Luz (Saúde) e Reynaldo Oliveira (Agricultura, Pesca e Interior), além da presidenta do M Rural, Gracismara Rodrigues dos Santos, e do coordenador da saúde rural, Orlins Ferreira.
O M Rural foi inaugurado este mês com o objetivo de participar das políticas de saúde pública de Ilhéus, sendo integrado exclusivamente por mulheres residentes no interior do município. Para o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, o movimento é importante, como parceiro na solução dos grandes problemas da área. “É forçoso reconhecer que a questão da saúde da mulher rural estava praticamente esquecida pelas administrações anteriores”, disse, acrescentando que “não vamos prometer milagres, mas dar a todas a convicção de que o atual governo tem comprometimento em solucionar o problema”.
De acordo com o secretário, os recursos financeiros e humanos são insuficientes para atender a toda a demanda, mas existe esforço junto ao Ministério da Saúde para que, já em 2007 Itariri, Valão e Projeto de Assentamento Nova Jerusalém tenham seu PSF (Programa de Saúde da Família. “Com essa parceria”, disse Carlos Henrique, “vamos ter um 2006 melhor do que 2005 e, certamente, 2007 melhor do que 2006”.
O secretário Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho) festejou a criação do M Rural e o núcleo do Itariri, afirmando que, em termos de intervenções públicas, “a população rural é a mais sofrida”, e que o governo necessita do apoio de todos, na cobrança, na sugestão de serviços e mesmo na fiscalização desses serviços. Ele ouviu reivindicações sobre melhorias na estrada de acesso ao Itariri, adiantando que já tem um plano de manutenção de estradas para 2006 e que a estrada do Itariri será prioridade. “Ainda hoje conversei com o prefeito Valderico Reis, que está empenhado em resolver esta questão das estradas do interior”, disse Zé Neguinho.
Negócios na Expo Ilhéus devem superar R$ 1 milhão
A variedade de confecções e de artigos moda praia, calçados e artesanato, além de uma praça de alimentação onde o visitante pode desfrutar da boa música, são os principais atrativos da Expo Ilhéus, na avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade. Entre os 65 estandes espalhados no espaço da feira, o público pode conferir produtos de expositores da cidade e da Feira Hippie de Belo horizonte. Segundo a administradora da Expo Ilhéus, Geni Soares, todas as expectativas devem ser superadas, inclusive a estimativa de faturamento de R$ 1 milhão.
Geni diz que a expectativa deve ser superada por conta do crescimento diário do número de pessoas que passam pelo espaço e o constante aumento do volume de vendas Ela acredita que, com a abertura, na noite de ontem (28), dos 30 estandes dos expositores mineiros, a feira vai entrar numa fase ainda mais arrojada, “uma vez que passa a oferecer mais opção de compra ao consumidor local e aos turistas que visitam a cidade nesta época do ano”. A Feira Hippie oferece produtos como calçados, bolsas, confecções, bijuterias, chapéus e outros artigos.
“A estimativa inicial dos organizadores do evento é de movimentar cerca de R$ 1 milhão, montante que deverá ser superado devido ao bom desempenho em apenas poucos dias de trabalhos”, disse Geni Soares, acrescentando que no espaço, o público pode dispor também de área de entretenimento, a exemplo de jogos eletrônicos. Os empresários ilheenses, que expõem na feira há mais de 10 anos, comercializam moda praia, calcados, bolsas, artesanato, artigos infantis e pufes, entre outros.
O evento é uma iniciativa da Associação das Indústrias de Calçados e Confecções de Ilhéus, e tem como proposta o estímulo à indústria e ao comércio, bem como divulgar produtos de pequenas e microempresas. Na Expo Ilhéus, o público pode conferir também trabalhos de artes plásticas em óleo sobre tela, tapetes, redes, colchões, cobertores e pufes. O evento conta com o apoio da Prefeitura, que tem procurando fomentar a geração de emprego e renda de forma sistemática, através de ações em áreas como a indústria, o comércio e o agronegócio.
Na visão do prefeito Valderico Reis, a feira representa a recuperação do setor de confecções no município e abre oportunidade para fechar novos negócios. Lembrou que a produção local tem qualidade e conquistou até o mercado externo. Na feira ainda há um estande da Secretaria de Saúde, que oferece orientação para uma vida saudável, a exemplo de informações sobre a prevenção à Aids e às doenças sexualmente transmissíveis.
Prefeitura de Ilhéus fecha o ano com pagamentos em dia
O final desse ano em Ilhéus não lembra nem de longe o encerramento de 2004. Nesta quinta-feira, a dois dias do ano novo, a Prefeitura encaminhou para os bancos a folha de pagamento de todos os servidores municipais, que já terão o salário de dezembro depositado em conta na manhã desta sexta, 30. Outra notícia que destoa dos fatos ocorridos em fins de 2004 é a devolução, pela Câmara de Vereadores, de recursos financeiros à administração municipal.
Basta recorrer à memória ou vasculhar os jornais de dezembro do ano passado para notar a diferença. Naquele período, o quadro em Ilhéus era de salários do funcionalismo em atraso, Câmara de Vereadores sem receber o repasse e Prefeitura em situação de inadimplência com o Governo Federal, o que teve como pior conseqüência a suspensão do pagamento de benefícios sociais a centenas de famílias. Um dos cenários mais tristes daquela época foi o das mães, inconformadas com a falta de recursos do Peti, protestando na escadaria do Palácio Paranaguá.
Ao adotar como uma de suas principais metas a organização da máquina administrativa municipal, o prefeito Valderico Reis empreendeu um esforço fiscal que garantiu mudanças como o pagamento aos servidores em lote único. Na gestão anterior, os salários eram quitados em datas diferentes e quase sempre o depósito acontecia no mês seguinte ao vencimento. Isso quando não atrasava muito mais, como foi o caso do final de 2004.
A devolução de R$ 60 mil pela Câmara aos cofres do município é um dos principais resultados de uma gestão que prima pela responsabilidade na aplicação dos recursos. “Encontramos a Prefeitura numa situação de caos, mas fizemos de tudo para regularizar a situação”, afirma o prefeito Valderico Reis, que destaca o respeito ao funcionalismo como uma das principais características do governo.
Reajuste
Como prova da preocupação com o servidor, o prefeito lembra que, apesar de toda a dificuldade enfrentada por Ilhéus e outros municípios, a administração concedeu neste ano um reajuste salarial de 9%, abrangendo também os profissionais do magistério. Outro ponto importante a destacar, segundo ele, é a convocação dos aprovados no concurso público realizado em 2004. Serão contratados 50 em janeiro de um total de 115 até junho de 2006, sendo que outros 80 servidores foram convocados agora em dezembro para o cargo de auxiliar de serviços gerais.
“Aos poucos, estamos arrumando a casa e temos certeza de que 2006 vai ser um ano bem melhor para os ilheenses”, assegura Valderico Reis. Ele diz que o passivo encontrado no início da gestão fez com que o governo aumentasse o esforço para normalizar as contas, “mas a situação agora está mais organizada e tudo indica que o ano que vem vai ser de muitas boas notícias para o povo da nossa cidade”.
Técnico esclarece projeto de Lei sobre regularização de tributos
Questionado sobre a perda de arrecadação do município em relação aos parâmetros determinados pelo projeto de lei, no que trata da isenção e do percentual da compensação, disse que “a adoção do refinanciamento fiscal é possível tecnicamente devido ao bom desempenho da arrecadação municipal em 2005, pois não afeta a meta de resultado fiscal, além do que, o estimulo ao contribuinte fará com que o município resgate créditos, possibilitando aumento da arrecadação”. Ele apresentou gráficos com número para justificar o que falou.
De acordo com Roberto Soares, um dos principais objetivos do refinanciamento fiscal está relacionado a regularização da situação dos pequenos devedores do município, através da extinção de créditos tributários com valor que não exceda R$ 100, além de ampliar o prazo de parcelamento com a anistia dos encargos da divida, na proporção estabelecida no projeto”, enfatizou
Na visão do técnico de Tributos da Prefeitura de Ilhéus, se o município desejar deixar de cobrar parcelas vencidas e ínfimas do IPTU, cujo custo da cobrança é maior do que o valor a receber, poderá perdoar tais débitos. Partindo desse principio, ele falou que “tal situação caracteriza-se como verdadeira remissão tributária, que dever ser concedida por lei, a fim de atender ao principio da legalidade”, Sendo assim, ele entende que “não há contrariedade aos ditames da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois custaria mais ao erário público a cobrança desses débitos do que remi-los, possibilidade prevista no artigo 14, § 3º, inciso II, da LRF”.
CDL Ilhéus faz sua última entrega de prêmios das raspadinhas de Natal
O presidente da CDL, Paulo Ganem, afirma que mesmo terminando a campanha, as expectativas de vendas para esse verão são excelentes, por conta do grande fluxo de turistas que a cidade estará recebendo no mês de janeiro, principalmente pelos transatlânticos que atracarão no Porto Internacional de Ilhéus durante todo o mês.
Além disso, ele destacou o aumento das vendas no cartão, que reduziu a inadimplência no comércio. “Com toda segurança, esse foi o ano de maior liquidez para nosso setor, pois tudo o que os comerciantes venderam, com certeza receberam”, disse. Outro ponto relevante para o bom desempenho do comércio nesse natal foi o pagamento do 13º salário ainda no mês de dezembro. “Há cinco anos, os funcionários públicos não recebiam o décimo em tempo de fazer suas compras de final de ano”, contou Ganem, considerando que quando o poder público paga em dia beneficia o comércio com a circulação desse dinheiro nas mãos de mais de três mil pessoas.
CAMPANHA DE NATAL CDL
LISTA DE PREMIADOS (09/12/05)
Vanilda do Amparo 01 ferro elétrico
Maria Angélica Alves Gomes 01 ferro elétrico
Carlos Joaquim Madureira 01 liquidificador
Andréa Márcia de Oliveira 01 cafeteira
Antônio Paulo Santana 01 liquidificador
Alex Farias Cruz 01 ferro elétrico
Almerindo Francisco Conero Neto 01 sanduicheira
Ivy de Figueiredo Almeida 01 ferro elétrico
LISTA DE PREMIADOS (16/12/05)
Cássia Muniz Santiago 01 sanduicheira
Antônio Paulo Góes Souza Junior 01 liquidificador
Elaine Conceição Nascimento 01 esprem.frutas
Ana Maria S. S. Moreau 01 ventilador
Julio Danin Lobo 01 ventilador
Cremilda Santana dos Santos 01 ferro elétrico
Euldes Marques dos Santos 01 sec.de cabelo
Pammela Paloma Lais Nery 01 liquidificador
José Rosa dos Santos 01 liquidificador
Aliomar F. de O. Filho 01 sanduicheira
Gilberto Teixeira do Carmo 01 ventilador
José Augusto C. Aquino 01 liquidificador
Jeanete da Silva 01 liquidificador
Gilvan Santos do Rosário 01 liquidificador
Jaci Vitória dos Santos 01 ventilador
Nelson Evangelista Reis Filho 01 espr.de frutas
LISTA DE PREMIADOS (23/12/05)
Aildete Maria Damásio Vilas Boas 01 espremedor de frutas
Eliana Soares Leite 01 cafeteira
Adana da C. Santos 01 espremedor de frutas
Gilvana Santos de Souza 01 liquidificador
Érica Sá 01 ventilador
Adilson P. Nascimento 01 ventilador
João Leite da Silva 01 forno elétrico
Cristina Santana dos Santos 01 ferro elétrico
Wagner Pereira de Souza 01 ferro elétrico
Dyego Santos Menezes 01 sanduicheira
Aledice Pereira Ursulano 01 ventilador
José Antônio Santana Santos 01 secador de cabelo
Thainá Rosa Santos 01 sanduicheira
Ana Paula Santos Batista 01 liquidificador
Maria de Lourdes Brito Sena 01 forno elétrico
Sidney do Nascimento Braz 01 ferro elétrico
Rosângela Silva dos Santos 01 liquidificador
Suely Souza dos Santos 01 sanduicheira
Doralice Souza Muniz 01 secador de cabelo
Cinema terá ‘Código da Vinci’ e Super-homem em 2006
Entre janeiro e fevereiro, os cinemas brasileiros terão em cartaz os novos filmes de diretores consagrados como Steven Spielberg e Woody Allen, além de sucessos de crítica dirigidos por Ang Lee e George Clooney já lançados nos Estados Unidos.
As estréias de 2006 incluem ainda uma nova comédia com Jim Carrey, o musical Rent – Os Boêmios e seqüências de Premonição, Instinto Selvagem, Missão Impossível, X-Men e Piratas do Caribe.
Confira abaixo os principais lançamentos do cinema previstos para 2006:
Janeiro
A estréia mais esperada é Munique, a nova obra de Steven Spielberg, que chega aos cinemas brasileiros no dia 27. O filme conta como agentes secretos israelenses reagiram às mortes de 11 atletas de Israel em um ataque de um grupo militante palestino durante os Jogos Olímpicos de 1972.
No dia 20, entra em cartaz As Loucuras de Dick e Jane, um remake de Adivinhe Quem Vem Para Roubar (1977) estrelado por Jim Carrey e Tea Leoni.
O mês de janeiro terá ainda as estréias do thriller político Syriana (dia 6), com George Clooney, das comédias românticas Tudo em Família (dia 13), com Diane Keaton e Sarah Jessica Parker, e Dizem por Aí (dia 27), com Jennifer Aniston e Kevin Costner, e Sra. Henderson Apresenta (dia 27), indicado ao Globo de Ouro de melhor comédia/musical.
Fevereiro
Ponto Final (dia 17), o novo filme de Woody Allen, divide as atenções com O Segredo de Brokeback Mountain (dia 3), de Ang Lee, e Boa Noite e Boa Sorte (ainda sem data definida), de George Clooney. Os três filmes foram indicados ao Globo de Ouro de melhor drama e melhor direção.
O filme de Lee conta a história de um romance entre caubóis gays. Já o longa dirigido por Clooney segue a trajetória do jornalista americano Edward R. Murrow e sua batalha contra o senador Joseph McCarthy, na década de 50.
O novo trabalho de Woody Allen é um thriller sobre um jovem ambicioso, que fica dividido entre duas mulheres e, incapaz de encontrar uma saída, decide recorrer a uma alternativa extrema.
O musical Rent – Os Boêmios (dia 17) e o romance Orgulho e Preconceito (dia 10), outro filme indicado ao Globo de Ouro de melhor comédia/musical, completam a lista de estréias de fevereiro.
Março
No mês do Oscar, os destaques são a nova versão de A Pantera Cor-de-Rosa (dia 3) e a seqüência de Instinto Selvagem (dia 24).
O ator Steve Martin é o protagonista do filme que conta as primeiras aventuras vividas pelo inspetor Jacques Clouseau – a história se passa antes dos episódios narrados no clássico estrelado por Peter Sellers em 1964.
Já a atriz Sharon Stone volta a interpretar a escritora Catherine Tramell, mais de dez anos depois da versão original do thriller policial com toque de erotismo em que a protagonista se vê envolvida em uma série de crimes.
Além de Instinto Selvagem 2, março terá ainda outra seqüência: Premonição 3 (dia 10), o novo capítulo da série de terror voltada para o público jovem em que uma estudante tenta fugir da morte.
Abril
O grande destaque entre os lançamentos do mês é V de Vingança (dia 14), o novo épico dos irmãos Andy e Larry Wachowski, criadores da bem-sucedida trilogia de Matrix.
O personagem principal do filme é um justiceiro conhecido como V, que luta contra o regime ditatorial fascista em uma Londres do futuro.
Outra estréia de abril é mais uma seqüência: Todo Mundo em Pânico 4 (dia 21), que satiriza sucessos do cinema – em especial, filmes de terror e suspense para o público jovem.
Maio
O filme mais esperado do mês é a versão cinematográfica do best-seller O Código Da Vinci (dia 19), estrelada por Tom Hanks.
O roteiro conta a história da morte misteriosa de um curador do Museu do Louvre que pertencia a uma sociedade secreta e guardava mensagens cifradas de obras de Leonardo Da Vinci sobre supostos segredos da história cristã.
Outras duas seqüências chegam aos cinemas em maio: Missão Impossível 3 (dia 5), que terá mais uma vez Tom Cruise no papel principal, e X-Men 3 (dia 26), novo capítulo da série sobre os heróis mutantes criados pela editora Marvel.
Junho
O grande destaque do mês é a estréia de Carros (dia 30), a nova animação produzida em uma parceria entre a Disney e o estúdio Pixar, responsável pela criação de Os Incríveis, Procurando Nemo e Monstros S.A.
O filme conta a história de um carro de corrida estreante e ambicioso que percebe que, na vida, o que importa é o percurso, e não somente cruzar a linha de chegada.
Julho
No dia 14, o “Homem de Aço” volta aos cinemas com Superman – O Retorno, do diretor Bryan Singer – que também dirigiu os dois primeiros filmes da série X-Men.
O super-herói é interpretado pelo ator novato Brandon Routh. O filme conta ainda com Kevin Spacey no papel de Lex Luthor e Kate Bosworth como Lois Lane.
O mês de julho terá ainda o lançamento de Piratas do Caribe 2 – O Baú da Morte (dia 21), em que o ator Johnny Depp volta a interpretar o pirata Jack Sparrow.
Outro filme com estréia prevista para julho é a versão cinematográfica da série de televisão Miami Vice (dia 28), que terá Colin Farrell e Jamie Foxx interpretando a dupla de detetives famosa nos anos 80.
Agosto a dezembro
Entre os lançamentos previstos para a segunda metade de 2006 estão as seqüências de Sin City e O Grito, que têm estréias programadas para setembro e novembro, respectivamente.
A maioria dos filmes esperados para o segundo semestre ainda está nas fases iniciais de produção e, portanto, estão sujeitos a atrasos.
O diretor M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido, Corpo Fechado e Sinais) deve lançar até o fim do ano Lady in the Water.
O filme é protagonizado pelo ator Paul Giamatti, que interpreta um caseiro que encontra uma ninfa de contos de fada na piscina de seu apartamento.
O ator Nicholas Cage deve aparecer em dois filmes em 2006: Motoqueiro Fantasma, inspirado em outro personagem de histórias em quadrinhos da Marvel, e o novo longa do diretor Oliver Stone sobre os atentados do 11 de Setembro.
Outros destaques entre os filmes em fase de produção são a nova aventura de James Bond, que passará a ser interpretado pelo ator Daniel Craig, e Maria Antonieta, o novo longa da diretora Sofia Coppola (Encontros e Desencontros e As Virgens Suicidas).
O calendário de produção de Hollywood já tem inclusive dois filmes previstos para estrear em 2007: Rocky Balboa, em que Sylvester Stallone volta ao papel que o lançou ao estrelato, e Homem-Aranha 3, o terceiro filme da série protagonizada por Tobey Maguire.
BBC
Informativo ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus
Ivete Sangalo vai animar pré-reveillon em Ilhéus
Fundaci abre inscrições para seletiva de atores
Ginástica, dança e música no Ilhéus Fitness amanhã
Secretário diz que Samu 192 está pronto para funcionar
A Secretaria de Administração de Ilhéus está convocando 39 candidatos aprovados em concurso público para preenchimento de vagas na área de saúde. Os convocados têm até o dia 25 de janeiro para se apresentar ao setor de recursos humanos, no segundo andar do anexo do Palácio Paranaguá, no horário das 12h às 18h. A contratação segue um termo de ajustamento de conduta firmado entre Prefeitura e Ministério Público, no início de novembro.
Até 15 de junho do próximo ano, a Prefeitura convocará 115 candidatos habilitados em concurso público realizado há dois anos. Nesta convocação estão sendo chamados aprovados para preencher vagas de auxiliar de enfermagem (10 convocados), auxiliar de odontologia (10), fisioterapeuta (2), médico geriatra (2), dermatologista (1), ultrassonografista (1), psiquiatra (2), técnico em enfermagem (8) e técnico em farmácia (1).
O secretário de Administração, Guilherme Scofield, explica até o final do próximo mês devem ser convocados 50 aprovados em concurso, mais 35 em março e outros 30 em junho, cumprindo o termo de ajustamento firmado com o Ministério Público. Além desses candidatos, a Prefeitura já convocou outros 80 candidatos aprovados em concurso para auxiliar de serviços gerais. Estes últimos têm prazo para se apresentar até o dia 18 de janeiro.
A lista com a relação dos nomes convocados está disponível no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração. Scofield destacou a atenção que o atual governo tem dado ao funcionalismo, honrando compromissos e, mesmo diante da crise financeira provocada pelos ex-gestores, concedeu reajuste de 9% para professores e demais servidores municipais. O secretário lembra ainda que, além de convocar funcionários nas áreas de saúde e Serviços Urbanos, o prefeito Valderico Reis autorizou a convocação de professores para a Educação.
Ivete Sangalo vai animar pré-reveillon em Ilhéus
O verão de Ilhéus começou com muita animação e em clima de festa total. As comemorações do reveillon já estão trazendo muito agito antes mesmo da data oficial. Nesta quinta-feira (29), às 22h, um grande show com a musa baiana Ivete Sangalo vai animar os nativos e turistas na festa que irá marcar a inauguração da área de shows do Hotel Jardim Atlântico, na Praia do Sul.
O show promete lotar o novo espaço, com hits de muito sucesso do novo álbum de 12 anos de carreira da cantora Ivete Sangalo, lançado recentemente e que leva o título “As Super Novas”, puxada pelo hit “Abalou”, a primeira música do trabalho que já estourou nas rádios de todo o país.
A cantora também vai animar o público relembrando sucessos como Flor do Reggae, A Festa, Sorte Grande, Faz Tempo, Tô na Rua, dentre muitos outros. Na sexta-feira (30) no mesmo local, haverá show com a Banda Vera Cruz, às 22h. Para quem procura um programa mais tranqüilo, uma boa opção é a Expo Ilhéus, na avenida Soares Lopes, onde a partir das 17h, o público poderá curtir uma boa música ao vivo, além de apreciar pratos típicos e encontrar produtos de artesanato, moda e outras variedades.
Vida Noturna
Já foi o tempo em que Ilhéus não tinha opções de entretenimento à noite. Nesse verão, uma série de eventos está programada, além dos barzinhos, restaurantes, pizzarias e lanchonetes, que estão criando novos atrativos para atrair novos clientes. Dentre os locais preferidos pelos turistas, estão o Bar Vesúvio, a Barrakítika, o Boca du Mar e o restaurante árabe Sheik, onde se reúnem pessoas bonitas ao som de muita música ao vivo.
A Avenida 2 de Julho também tem sido ponto de encontro do público jovem. Lá, diversas opções de restaurantes, pizzarias e barzinhos atraem o público que também procura por um local tranqüilo e agradável.
Outro bairro que inovou foi o Pontal, que hoje reúne opções para todos os gostos. São pizzarias, churrascarias, restaurantes que têm como chamariz a comida típica, lanchonetes, barzinhos ao ar livre, sushi bar e espaços para eventos.
Mais para o sul da cidade, o Restaurante Boleros do Mar tem sido ponto de encontro do público adulto que gosta de curtir música romântica e dançante ao vivo.
Em janeiro, a programação de verão será intensificada com boites às sextas e sábados no Boca du Mar, show de reggae com as bandas Mosah e Scambo, no barzinho “A Ilha”, dia 6 de janeiro, às 22h, na avenida Dois de Julho. Neste mesmo dia, e no sábado (7), acontecerá a tradicional Puxada do Mastro, com shows culturais e musicais na Praça de Olivença, a partir das 20h. No dia 14, show da Banda Eva na Concha Acústica de Ilhéus, comemorando seus 25 anos de carreira.
O prefeito Valderico Reis disse que Ilhéus está se tornando uma cidade mais agitada e festiva, como deveria ter sido sempre. “Uma cidade linda e com pessoas tão animadas precisa sempre inovar e criar opções de entretenimento, e é isso o que estamos buscando fazer, em parceria com a iniciativa privada”, disse o prefeito.
Fundaci abre inscrições para seletiva de atores
As inscrições para a seletiva do elenco que fará parte da montagem da peça “Paixão de Cristo”, em Ilhéus, começam na terça-feira (3) e estende-se até 20 de janeiro. Logo depois acontece a escolha dos atores que integrarão o espetáculo, promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), através do Projeto Águia da Cultura, e que será encenado durante as comemorações da Semana Santa.
As inscrições devem ser feitas na sala do Projeto Águia da Cultura, situada na sede da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), rua Jorge Amado, centro histórico. O coordenador do projeto e diretor do espetáculo, Justino Viana, informa que o processo seletivo é gratuito, mas as vagas são limitadas.
O diretor disse que além dos 50 atores, o espetáculo contará com cerca de 50 figurantes escolhidos em diferentes comunidades do município. A direção musical da peça é de Antonio Melo e Solange Skromov. Garante Justino que o figurino será todo confeccionado a partir de material descartável e isso proporcionará um visual arrojado e belo, principalmente no conjunto de atores em cena. Segundo ele, o figurino elaborado com material reciclável vai permitir que “os custos de produção da peça fiquem mais em conta”.
Justino falou ainda que é uma montagem completamente renovada da “Paixão de Cristo”, com introdução de linguagem voltada para o universo popular. “Isso vai permitir que o público se identifique mais com os atores. As nuances que o texto oferece ficaram com maior clareza”. Justino falou que logo depois de concretizado o processo seletivo, serão iniciados os ensaios, tendo em vista a complexidade do espetáculo que terá 100 pessoas entre atores e figurantes.
Ginástica, dança e música no Ilhéus Fitness amanhã
Os ilheenses e turistas que procuram animação e um jeito diferente de entrar em forma têm uma excelente opção nessa temporada. O Ilhéus Fitness desta quinta-feira (29) trará aulas de ginástica e dança e show com a banda Zouk Mania, na avenida Soares Lopes, a partir das 20h. O projeto realizado pela Prefeitura de Ilhéus tem atraído a atenção dos moradores e visitantes da cidade
Na semana passada, oito grupos de dança se apresentaram para um grande público que só voltou para casa depois das 22h. Para a turista goiana Ana Paula Santos, o mais interessante é a diversidade da programação. “Tem atrações para todos os gostos e as pessoas se animam muito e participam de todas as atividades”, disse, elogiando “a maneira interessante como o projeto tem conseguido juntar esporte com entretenimento”.
O vice-prefeito e secretário de Esportes e Cidadania, Newton Lima, conta que o projeto tem sido um sucesso e em janeiro volta às praias, no domingo. No próximo mês, a primeira praia que será palco do projeto é a dos Milionários, no dia 8 de janeiro, com show musical com a banda Batuk Bom. Em seguida, o Ilhéus Fitness animará os freqüentadores da Praia do Norte, no dia 12, com a banda Forró Fiado.
No domingo (15), a festa será na Litorânea Norte, a partir das 10h, com a cantora Jane Poeta, e nos finais de semana seguintes, o projeto irá contemplar o público da Praia dos Milagres, em Olivença, com a banda Forró Caliente e da Praia da Maramata, no bairro Nova Brasília, com Zumzumbah. O projeto também será levado à Ponta da Tulha e às barracas da Praia do Norte.
Secretário diz que Samu 192 está pronto para funcionar
O Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está pronto para entrar em funcionamento, disse o secretário de Saúde de Ilhéus, Carlos Henrique Luz, no encerramento do curso de qualificação dos profissionais que vão atuar no setor. O curso, ministrado por especialistas contratados pelo município e com aprovação do Ministério da Saúde (MS), foi encerrado na tarde de quarta-feira (28) com uma simulação de atendimento a acidentado.
“Agora, só falta o MS confirmar a data, provavelmente com a presença do ministro Saraiva Felipe, para que tenhamos a inauguração e o Samur seja colocado nas ruas”, disse o secretário. Carlos Luz salientou que, “após a preparação do prédio, o recebimento das ambulâncias e o treinamento do pessoal, nossa parte já foi concluída”. O Samu 192 de Ilhéus terá sua sede num prédio em frente ao Terminal Rodoviário, funcionando com cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, auxiliares de regulação, operadores de rádio, motoristas e pessoal de apoio administrativo.
A unidade contará com quatro veículos para o atendimento de urgência, sendo que um deles dispõe de equipamentos para atuar como UTI-Móvel. Conforme o nome indica, a notificação de urgências será feita de forma rápida e gratuita, com acesso facilitado pelo telefone 192. O Samu é um serviço de urgência qualificada, com assistência pré-hospitalar no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Seu objetivo é prestar assistência, em primeiro nível de atenção aos portadores de quadros agudos, sejam de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, ocorridas fora do ambiente hospitalar.
Destinado ao atendimento de amplo leque de quadros de lesão à saúde, o Samur-192 funciona 24 horas por dia, com o objetivo de dar resposta rápida a todo tipo de chamada, seja um conselho médico, seja uma catástrofe. “Esta é uma grande conquista do governo Valderico Reis, pois vai qualificar o atendimento de urgência/emergência, ampliando as possibilidades de salvar muitas vidas”, comemorou Carlos Henrique Luz.
FACULDADE DE ILHÉUS MATRICULA OS VETERANOS A PARTIR DE 9 DE JANEIRO
O início das atividades letivas na Faculdade de Ilhéus acontecerá no dia 1º de fevereiro próximo. Os cursos de Administração e de Ciências Contábeis são oferecidos no turno noturno, no campus próprio da instituição. Em 2006, o Cesupi – Centro de Ensino Superior de Ilhéus, entidade mantenedora da Faculdade, vai entregar mais uma etapa do projeto de construção do campus, que inclui o auditório e a biblioteca.
Veloso economiza e devolve 60 mil aos cofres públicos
Com uma política de austeridade econômica pautada na transparência e honestidade com o dinheiro público, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Raymundo Veloso, conseguiu fazer uma economia de R$ 60 mil no orçamento da Câmara em 2005 e devolveu o dinheiro a prefeitura municipal. A restituição foi entregue terça (27) a secretaria de finanças da prefeitura através de um documento único de arrecadação municipal.
Com as contas em dia, o presidente Veloso pôde regularizar os débitos de funcionários e fornecedores deixados pela gestão passada, efetuou os pagamentos em dia, inclusive, antecipando 50% do 13º salário para o mês de junho quitando a outra parte em dezembro, além de reativar o fornecimento do ticket alimentação para o funcionalismo da Câmara.
Porém a economia feita por Veloso não o impediu de desenvolver ações e obras para melhoria dos serviços prestados pela Câmara. Os gabinetes dos vereadores passaram por uma reforma e ampliação, as instalações elétricas e hidráulicas também foram reparadas e todo o prédio da Câmara recebeu uma pintura interna. Os funcionários foram valorizados com cursos de qualificação através de uma parceria feita com o Sebrae.
Como medida de transparência, Veloso implantou o Jornal Oficial do Poder Legislativo, dando publicidade aos atos da Câmara e colocou a disposição do Ministério Público as contas do Legislativo. Inúmeras foram também às medidas de grande impacto para a sociedade, como a implantação da Câmara Itinerante, realizando sessões nos bairros e distritos da cidade, visitando 11 localidades em 2005. O presidente da Câmara se mostrou também preocupado com temas importantes da sociedade, lutando pela reativação da UTI do Hospital São José e implantação da UTI do Hospital Regional, acompanhou o crescimento da violência em Ilhéus e foi até o governador Paulo Souto e ao secretário de segurança pública, cel. Edson Sá, pedir providências.
Por tudo isso, Veloso conseguiu fechar o ano de 2005 com um saldo positivo e promete fazer de 2006 um ano com muito mais ações, dando prosseguimento a sua política de transparência e honestidade.
Vereador questiona projetos enviados por Valderico
Pensando sempre na informação do povo Ilheense o programa O Tabuleiro mais uma vez saiu na frente e convidou o Vereador Jailson Nascimento para falar e esclarecer algumas dúvidas sobre a convocação extraordinária da câmara solicitada pelo prefeito Valderico Reis e dos projetos a serem votados.
Jailson colocou que devido à importância dos projetos, principalmente a “permuta” da concha acústica, os vereadores estarão realizaram no dia 10 de janeiro uma audiência pública por acharem que esse debate deve ser aberto para toda comunidade, já que segundo o vereador existem pontos bastante contraditórios no projeto. “Um exemplo bem claro dessa situação foi vista numa mensagem do prefeito informando um saldo restante de R$ 1.288.698,06 da negociação que deverá ser reposto aos cofres do município em espécie, mais que segundo informações a CODEBA afirma não existir”.
O vereador se diz bastante preocupado com a situação política de Ilhéus, porque o que ele tem visto e ouvido são promessas e mais promessas, projetos e mais projetos que não estão sendo executados e que já esta passando da hora do prefeito cumprir com suas palavras de que “ninguém fala por ele” e vir a público dar as devidas explicações e esclarecimentos.
Sobre o projeto da reforma adimistrativa Jailson disse que gostaria muito que o Secretario de Administração do governo fosse a até a Câmara para fazer uma exposição e uma demonstração da real necessidade que a prefeitura de Ilhéus tenha de estar contratando mais 251 cargos em confiança e conseqüentemente aumentando a folha do município em aproximadamente R$ 261.000, já que o próprio governo vive propalando que a cidade não tem dinheiro.
Jailson concluiu sua entrevista dizendo ao Reporte Vila Nova que mais uma vez o prefeito mostra que o município tem recursos mais o que acontece na realidade é o mau investimento do dinheiro público, mais que a câmara de vereadores esta atenta a tudo o que esta acontecendo e que só aprovará aquilo que for realmente bom para Ilhéus.
O Tabuleiro por Rita Rocha
Estudo reabre debate sobre genes e cérebro
A carreira de Lahn é distinta. De Harvard, foi para o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), depois foi contratado pela Universidade de Chicago, onde acaba de ser indicado para “tenure” (algo como a livre-docência brasileira). Chefia um laboratório com 18 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e técnicos, mas não parece incomodado em dar entrevista com uma camiseta furada nos dois cotovelos.
Seu último feito foi publicar não um, mas logo dois artigos em uma só edição do periódico “Science” (www.sciencemag.org), em 9 de setembro –ambos entraram para o ranking da revista das pesquisas mais importantes do ano de 2005. A façanha causou surpresa, pois se tratava do mesmo assunto: dois genes associados com o tamanho do cérebro humano que parecem ter sofrido mutações cruciais há muito pouco tempo, 37 mil anos e 5.800 anos, respectivamente. Na escala evolutiva da espécie humana, que tem menos de 200 mil anos, isso corresponderia à tardinha de anteontem e à noite de ontem (no horizonte de uma semana).
Os genes em questão são chamados de MCPH1 (de “microcefalia”, em inglês) e ASPM (cujo M tem a mesma origem). Quando os dois genes sofrem mutações que apaguem ou troquem algumas letras, em meio às dezenas de milhares ou centenas de milhares em suas seqüências de DNA, os portadores sofrem uma redução drástica do volume cerebral. De uma média de 1.200 cm3 a 1.600 cm3, ele cai para até 400 cm3, com profundo retardamento mental.
Inteligência
Diante desse potencial devastador, Lahn deduziu que o MCPH1 e o ASPM poderiam fazer parte daqueles genes fundamentais para que a espécie humana seja o que é, primatas dotados de inteligência. Ou seja, dois dos trechos de DNA que atuam no crescimento do córtex cerebral de bebês humanos durante o desenvolvimento. Uma precondição para seu futuro desempenho cognitivo.
O passo seguinte foi supor que genes tão cruciais para a mais importante capacidade humana não parariam de evoluir, pois versões mais vantajosas deles permitiriam a seus portadores obter mais alimentos e gerar mais prole. É o que se chama de forte pressão seletiva. Com isso, a freqüência desses genes nas gerações seguintes tenderia a aumentar de maneira muito mais rápida do que às vezes acontece por processos aleatórios (chamados de deriva genética).
O grupo de Lahn estudou o conteúdo dos dois genes em centenas de indivíduos do mundo todo. Depois, realizou várias simulações e testes estatísticos com os resultados amostrados, concluindo no primeiro artigo que uma das 86 variantes do MCPH1 estava presente em 33% das pessoas estudadas. No segundo artigo, dizia que uma variante do ASPM, de um total de 106, prevalecia em 21% das pessoas.
Pelos cálculos da equipe, nenhuma conjunção de fatores aleatórios poderia explicar essa predominância. Só uma enorme vantagem evolutiva conferida pelas variantes, possivelmente um cérebro maior e mais inteligente, teria como produzir tal resultado.
Trata-se de uma correlação, contudo, não de prova. Lahn não tem idéia dos processos em que tais genes podem estar envolvidos, no cérebro ou fora dele. Por exemplo, poderiam também estar associados com uma audição melhor, ou pernas mais ligeiras. Mas os artigos trazem especulações ainda mais perturbadoras, se bem que cuidadosas.
Fora da África
Primeiro, seus autores associam as idades prováveis de surgimentos dessas variantes bem-dotadas dos genes — 37 mil anos para o MCPH1 e 5.800 anos para o ASPM — com dois eventos marcantes da humanidade. No primeiro caso, a chegada de humanos anatomicamente modernos (Homo sapiens) à Europa, mais ou menos contemporânea do surgimento das primeiras pinturas rupestres, por volta de 40 mil anos atrás. No segundo, o surgimento da agricultura e das cidades, entre 10 mil e 5.000 anos atrás.
Lahn não parou por aí. Investigou a ocorrência dessas versões de genes em mais de mil indivíduos de todas as partes do globo e descobriu que elas têm suas mais baixas incidências em populações da África Subsaariana. Numa palavra, negros.
Sua explicação para isso é genético-demográfica: as mutações criadoras das variantes só teriam ocorrido depois da saída dos humanos da África. Mas outra leitura é que os africanos de hoje, em geral, são desprovidos das versões de genes que Lahn associa com revoluções tecnológicas determinantes da condição humana.
Surpreendentemente, a questão racial não recebeu atenção, em setembro, quando os artigos da “Science” tiveram grande repercussão. O periódico científico e a imprensa leiga destacaram o fato de genes associados com o cérebro ainda se encontrarem em plena evolução. Lahn disse à Folha, na época, que o aspecto racial estava sendo abordado de modo “muito amigável”.
“Podemos sempre dizer que há muitos outros genes”, afirma, delineando sua linha de defesa. “Vai ser [um debate] espinhoso. Vamos tentar dar um aspecto positivo a isso.” Lahn lança mão de sua própria origem étnica para defender-se da suspeita de racismo, indicando que as freqüências das variantes vantajosas são baixas no leste da Ásia e altas entre habitantes de Papua-Nova Guiné.
“Não se supõe que a vida seja justa. Eu não nasci para ser um jogador de basquete”, argumenta, lamentando que as pessoas não queiram ouvir falar de diferenças. “Quando se olha para camundongos ou moscas, não se supõe automaticamente que sejam iguais.”
No final do resumo do primeiro artigo, Lahn oferece uma pista vaga sobre a continuidade de suas pesquisas nessa área: o gene MCPH1 seria também “um candidato atraente a sítio para estudo da genética da variação humana em fenótipos relacionados com o cérebro”. A linguagem algo cifrada permite pensar em estudos que busquem correlacionar a presença dessas variantes genéticas em populações com seu desempenho em testes cognitivos, mas Lahn não comenta essa possibilidade com jornalistas.
Se conseguir correlacionar ausência dos genes favoráveis em populações africanas com menor desempenho cognitivo, dificilmente conseguirá publicar os resultados num periódico de primeira linha, como “Science”. É politicamente incorreto demais para esse gênero de publicação. Em especial depois da tormenta que a revista enfrenta com o questionamento dos estudos de Woo-Suk Hwang sobre células-tronco embrionárias humanas.
Macacos transgênicos
Lahn também se dedica a esse ramo, aliás. Quer aprofundar a compreensão dos processos de diferenciação dessas células-curinga — a mais nova esperança da biomedicina — com a produção de clones de macacos e primatas transgênicos no recém-criado Centro para Biologia de Células-Tronco e Engenharia de Tecidos, em Cantão, no sul da China. O centro é dirigido por Peng Xiang, um antigo estudante de pós-doutorado no laboratório de Lahn e seu estreito colaborador.
Uma das idéias da dupla é usar organismos de macacos para tentar cultivar órgãos “humanizados” para transplante, construindo-os a partir de células-tronco humanas. Lahn explica que na China é mais fácil ter acesso a óvulos, embriões e tecidos fetais, além de ser possível fazer manipulações difíceis de aprovar nos EUA. Em poucas palavras, tomar partido da “permissividade social” e dos baixos custos chineses.
Como diz Lahn, ele prefere abandonar as trilhas mais batidas. E avançar rápido. Em qualquer estrada, porém, alta velocidade pode ser fatal. Hwang que o diga.
MARCELO LEITE
Folha de S.Paulo
BC espera inflação de 5,7% em 2005 e de 3,8% em 2006
“O Copom avalia que a maior inflação registrada nos últimos dois meses está sendo determinada em grande medida pelos efeitos do reajuste dos preços domésticos dos combustíveis implementado na primeira quinzena de setembro, bem como pela reversão parcial da dinâmica favorável dos preços dos alimentos”, diz o documento.
Em novembro, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 0,55%, contra 0,75% no mês anterior.
O BC trabalhava com uma meta de inflação de 5,1% para este ano. Já para o ano que vem, a meta é de 4,5%, com um intervalo de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Essas projeções são baseadas no chamado cenário de referência, que considera os efeitos da atual taxa Selic, que está em 18% ao ano, por 12 meses, e um dólar cotado a R$ 2,25.
Efeito inercial
O Banco Central teme a influência da inflação do final deste ano na evolução dos preços em 2006, o chamado “efeito inercial”.
‘Uma fonte de risco nos próximos meses são os possíveis efeitos inerciais do aumento das taxas de inflação no quarto trimestre de 2005 sobre a evolução dos preços em 2006’, informa o relatório.
Além desse fator, é visto também como risco a intensidade e a defasagem da “transmissão da política monetária, especialmente no contexto de flexibilização progressiva das condições monetárias em vigor nos últimos meses”. Entre setembro e dezembro o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC promoveu quatro cortes na taxa de juros.
Apesar desses temores, o BC não vê pressões significativas sobre a inflação. “Espera-se que a atividade econômica continue em expansão nos próximos trimestres, em ritmo condizente com as condições de oferta, de modo a não resultar em pressões significativas sobre a inflação”, diz o relatório.
No documento anterior, divulgado em setembro, o fator de risco maior vinha do cenários externo. No entanto, para a autoridade monetário, está menor o risco relacionado ao comportamento dos preços de petróleo no mercado internacional. O BC informa ainda que está atento à evolução dos preços nos Estados Unidos e na Zona do Euro.
“Apesar de ainda existirem incertezas importantes no quadro externo, o Copom continua atribuindo baixa probabilidade a uma deterioração significativa nos mercados financeiros internacionais.”
ANA PAULA RIBEIRO
Bancos fecham nesta sexta-feira
Notas fiscais poderão ser trocadas por ingressos para Campeonato Baiano
Nestes oito anos, o projeto já viabilizou a participação de clubes do interior em campeonatos regionais e nacionais. Em 2000, ano em que disputou a Copa do Nordeste, o Poções contou com os recursos do projeto para pagar suas contas e montar a equipe que conseguiu ficar entre os quatro primeiros da competição regional.
Vitamina D pode reduzir risco de câncer em até 50%, diz estudo
Os pesquisadores analisaram 63 estudos de 1966 a 2004 e descobriram que a forma natural da vitamina, conhecida como D-3, pode reduzir substancialmente a probabilidade de se desenvolver câncer de mama, no ovário e no cólon.
A vitamina D costuma ser obtida com o consumo de alimentos como peixes oleosos, margarina e carne, ingestão de comprimidos ou pela exposição ao sol.
A porcentagem de pessoas de origem afro-caribenha com câncer de mama, cólon, próstata ou ovário são mais afetadas do que pessoas de pele clara provavelmente porque pele escura não produz muita vitamina D, dizem os pesquisadores.
As conclusões do estudo foram publicadas na revista científica American Journal of Public Health.
BBC
2006 vai começar com um segundo de atraso
O Observatório de Paris dá um parecer semestral indicando se é necessário adicionar ou retirar um segundo dos relógios atômicos, utilizados como padrão de tempo.
Desde 1972, quando o mundo começou a adotar o atual modelo de estabelecimento da hora com base em relógios atômicos, já foram adicionados 22 segundos ao chamado Tempo Coordenado Universal, conhecido internacionalmente pela sigla UTC.
À meia-noite do dia 31 de dezembro, um segundo será adicionado aos relógios de todo o mundo. Nos relógios atômicos que registram a hora em UTC, esse segundo virá depois do segundo 23h59’59” do dia 31, e antes do 0h00’00” do dia primeiro de janeiro.
A hora de Brasília no momento é duas horas a menos que hora UTC, o que significa que o segundo deve cair entre as 21h59’59” e as 22h00’00” da noite de réveillon.
Fatores periódicos fazem a rotação da Terra ficar mais lenta, o que significa que o tempo solar tende a sair da sincronia com os relógios atômicos.
A correção é necessária porque, sem ela, em pouco tempo a diferença entre os relógios atômicos e o tempo real, baseado na rotação terrestre, aumentaria e tornaria imprecisos softwares e hardwares utilizados por astrônomos.
Atualmente, 250 relógios atômicos em todo o mundo são usados para calcular a UTC e serão ajustados com um segundo a mais neste ano, de acordo com o observatório de Paris.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos aproveitaram a novidade para ressaltar seu lado positivo. “Comemore o Ano Novo durante um segundo a mais”, disseram eles em uma mensagem colocada na página na internet da instituição.
BBC
Atenção Estudantes
Os estudantes já podem adiquirir seus ingressos de meia-entrada dos seguintes eventos:
Ivete Sangalo – Dia 29/12/05 no Jardim Atlântico – Bloco Massicas
Miskuta e Parangandan – Dia 31/12/05 no Reveillon Ressaca da Cabana Gabriela – Bloco Descolados
E em 2006… tem mais Banda Eva e Calipson.
Não vacíle, compre logo sua meia-entrada e curta muitos shows.
Grato,
Emerson Gomes
Informativo ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus
Ilhéus faz reveillon para todas as ‘tribos’
Ilhéus espera receber cerca de 120 mil turistas no verão
Valderico quer Samu nas ruas de Ilhéus o mais cedo possível
Show arrecada 1,5 tonelada de alimentos para abrigo
CVC comemora aumento na venda de pacotes para Ilhéus
O nível de emprego em Ilhéus cresceu o dobro da média regional nos onze primeiros meses do ano, de acordo com os números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A diferença no saldo de novas admissões e desligamentos foi positiva e alcançou 5,22%, o que representou a geração de 935 novos postos de trabalho na economia ilheense. O prefeito Valderico Reis teve acesso aos números e disse que ele retrata o esforço de todos os setores para driblar a queda no crescimento da economia nacional, principalmente neste semestre.
Valderico disse que também mostra a aposta do setor privado nas ações desenvolvidas em conjunto com a prefeitura, a exemplo de ações de revitalização do comércio e da luta para atrair investimentos na infra-estrutura do Distrito Industrial. O distrito é formado, em sua maioria, por empresas de eletroeletrônicos e informática. Pelos números do Ministério do Trabalho, estes dois setores da indústria apresentaram um saldo positivo de 183 vagas. O saldo é a diferença entre o número de admissões e demissões. “Esses números mostram que a gente tem crescido bem acima da média regional”, diz o prefeito.
Valderico repete, no entanto, que este ainda não é o índice de crescimento desejado, diante da necessidade de atender cada vez mais jovens que são lançados no mercado de trabalho. O prefeito adiantou que a prefeitura tem adiantado conversações com 16 empresas que têm interesse em realizar investimentos em Ilhéus. O prefeito acredita que o próximo ano será bem melhor e explica que esse otimismo se deve aos investimentos feitos na divulgação de Ilhéus como destino turístico e bom lugar para investir, seja na indústria ou no setor de serviços.
O balanço mensal do mercado de trabalho é feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O mesmo cadastro mostra ainda que na área administrativa, houve um saldo positivo de 134 vagas em Ilhéus e outras 137 no setor de montagem de móveis e artefatos de madeira. Valderico disse ainda que no próximo ano o município intensificará o trabalho de revitalização do comércio, numa parceria que envolve CDL, Associação Comercial, Sicomércio e Sebrae.
Turismo
Dentre estas iniciativas, ele destaca o projeto Shopping a Céu Aberto, que dinamizará vias como a Marquês de Paranaguá e a rua Jorge Amado, criando opções de compra, lazer e entretenimento. “É um projeto ambicioso”, diz Valderico, referindo-se às mudanças que serão implementadas no calçadão e na região central do comércio. O prefeito enfatizou ainda que a cidade, em breve, também contará com um grande empreendimento português, na zona norte, que dotará a cidade do primeiro hotel seis estrelas da América Latina.
A expectativa é que o nível de emprego cresça ainda mais neste mês de dezembro e em janeiro, com a chegada da alta estação, período em que o trade turístico abre novos postos de trabalho para atender a demanda do verão ilheense. Outro ponto positivo são as contratações do comércio para o período natalino. Segundo estimativa da CDL/Ilhéus, o comércio local contratou neste ano aproximadamente 2 mil pessoas entre novembro e dezembro.
Ilhéus faz reveillon para todas as ‘tribos’
Nesse ano, os ilheenses e visitantes que decidiram passar o reveillon na cidade terão diversas opções de festas e muita diversão, nos mais variados estilos. Uma vasta programação de atividades para atender a todos os gostos foi elaborada para a alta estação em Ilhéus. As festas acontecerão nas praias, restaurantes e hotéis da cidade, além do Reveillon Popular, que trará dois dias de festa para a população.
O reveillon popular é uma excelente opção para quem gosta de música e agitação sem precisar gastar dinheiro. Serão dois dias de festa. A programação começa na Praça da Catedral, dia 31, com o show da virada, animado pelas bandas Os Sungas, Fetiche e Zabumbahia, a partir das 22h30min. O primeiro dia do ano será marcado pelos shows com as bandas Batuquerê, Açucena Cheirosa e Circuito Fechado, a partir das 21h.
“Estamos programando uma grande queima de fogos e toda a estrutura necessária para que ilheense possa curtir a passagem do ano em clima de muita alegria e descontração”, disse o prefeito Valderico Reis. Ele lembrou que, durante todo o ano, o governo municipal procurou desenvolver atividades para levar mais alegria e diversão ao povo ilheense. “Não será diferente no reveillon, quando estamos programando uma grande festa”, disse o prefeito Valderico Reis.
As opções de festas para o reveillon têm atraído a atenção dos nativos e turistas. Uma das grandes opções é a tradicional festa do Hotel Canabrava, que nesse ano chega com o tema “Reveillon no Paraíso”, que ganhará animação da Banda Lordão e DJ, além de show pirotécnico. Os ingressos individuais estão sendo vendidos a R$ 250, com direito a buffet internacional de pratos frios e quentes e bebidas à vontade. A expectativa é de que 1.800 pessoas participem desta festa. Para as famílias com crianças pequenas, o hotel conta com o espaço “baby dreams”, com babás à disposição durante a noite.
O Hotel Jardim Atlântico é outra excelente opção para o reveillon, que terá show com o cantor Edson Cordeiro, na virada. Antes da grande festa, haverá shows com a cantora Ivete Sangalo, no dia 29, e Banda Vera Cruz, no dia 30. Outro hotel que promete uma festa muito animada é o Ecoresort Tororomba, com o cantor Alex Lessa, a banda Bom Demais e show pirotécnico. Os ingressos custam R$ 120 por pessoa, com direito a buffet de pratos quentes e frios, frutas, água, refrigerante, cervejas e sucos à vontade. Para quem pretende encerrar o ano em alto astral e com muita diversão o Restaurante Boca du Mar também é uma ótima opção. O “Vira Vira do Boca” será animado pelas bandas Mambolada, Descarga Elétrica e Circuito Fechado. Várias cabanas da Praia dos Milionários também estão organizando eventos para a ‘virada’, como a Toca do Luan, que terá DJ e queima de fogos a partir das 23h. A mesa para quatro pessoas está custando R$ 150, com direito a champagne.
A cabana Gabriela também terá dois dias de festa. Para a virada está confirmada a Banda Miscuta, de Salvador, e DJ André. No dia 1º, shows com as bandas S4&Cia, Circuito Fechado e Di Bobeira, a partir das 16h. As mesas estão sendo vendidas por R$ 150 para quatro pessoas, com direito aos ingressos da ressaca. No Iate Clube a festa será com o tema indiano e ganhará animação dos DJs Djavan e Missinho.
Ilhéus espera receber cerca de 120 mil turistas no verão
Informações da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia apontam Ilhéus como um dos principais destinos turísticos da região, com previsões de que 118 mil visitantes nacionais e estrangeiros passem pela cidade entre dezembro desse ano e março de 2006. Esse fluxo deverá gerar uma receita de R$ 24 milhões para o município. O prefeito Valderico Reis afirma que o bom desempenho do turismo em Ilhéus é resultado das estratégias propostas pelo governo municipal, através da Secretaria de Turismo, em conjunto com o trade.
O município e o setor vêm atuando para implantar uma infra-estrutura turística com alto padrão de qualidade, voltada para atrair investimentos privados em hotelaria e turistas nacionais e estrangeiros. Hoje, Ilhéus tem opções para todos as idades, gostos e poder aquisitivo, com uma grande diversidade de produtos turísticos já consolidados e outros em desenvolvimento, como o Rio do Engenho, a Lagoa Encantada e o Parque da Boa Esperança.
A cidade ganha nesse verão uma nova opção de passeio: a Trilha da Cachaça, que levará os turistas para conhecer o novo alambique de cachaça do distrito de Maria Jape. São inúmeras opções de praias, locais para a prática do ecoturismo, turismo histórico e de aventura, e também para compras dos mais diversos produtos, como artesanato, roupas, moda praia, acessórios e produtos típicos.
Alguns dos pontos de grande interesse dos visitantes são a Estância Hidromineral de Olivença, com suas águas medicinais e a queda d’água chamada “Véu da Noiva”, e a vista panorâmica do Outeiro de São Sebastião. De lá, pode-se ver o Morro de Pernambuco, península que permite o maior alcance visual de Ilhéus. O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, acredita que este será um dos melhores verões que Ilhéus já teve. “Apesar de termos apenas um ano de trabalho intenso, nossas ações foram desenvolvidas de maneira estratégica, a fim de realmente despertar o interesse das pessoas para que conheçam a cidade”.
Valderico quer Samu nas ruas de Ilhéus o mais cedo possível
O prefeito Valderico Reis disse que quer o Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nas ruas de Ilhéus, servindo à população, o mais cedo possível. “Estamos tentando a melhor data na agenda do ministro da Saúde, Saraiva Felipe, que manifestou interesse em vir a Ilhéus para inaugurar esse equipamento de saúde pública”, disse Valderico, acrescentando que “tudo depende desse OK do Ministério, pois as providências que cabiam ao município já foram todas tomadas”.
Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, na segunda-feira (26), primeiro dia do curso ministrado aos funcionários que vão operar o Samu 192, se mostrou entusiasmado com a nova aquisição de sua Secretaria. “Os treinadores evidenciaram a grande quantidade de acidentes nas médias e grandes cidades brasileiras, Ilhéus não sendo exceção, o que dá o exato significado da importância de um serviço como este”, disse. O curso, destinado a médicos, enfermeiros, atendentes, operadores de rádio e pessoal de apoio administrativo, realizado no salão de convenções do Hotel Barravento, começou na segunda e se encerra nesta quarta-feira (28).
De acordo com informações divulgadas no curso, a cidade de São Paulo, por exemplo, registra duas mortes de motociclistas por dia, sendo que um terceiro morre no hospital, enquanto registros do Detran dão conta de que os acidentes de carro matam, em todo o país, cerca de 14 pessoas por hora. “Em um ano, o trânsito brasileiro mata cerca de sete vezes mais do que a guerra do Vietnam em oito anos”, diz o Detran. “A função do Samur-192, uma conquista do governo de Ilhéus prestes a se tornar realidade, é prestar assistência rápida e eficaz nessas situações de risco de vida, reduzindo o número de mortes por acidentes”, reafirma Carlos Henrique Luz.
A unidade do Samu contará com uma equipe composta de cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, auxiliares de regulação, operadores de rádio, motoristas e pessoal de apoio. A unidade contará com quarto veículos para os atendimentos de urgência, sendo que um deles dispõe de equipamentos para atuar como UTI-Móvel. Até o próximo ano, o município também contará com uma “ambulancha”, para atendimento em regiões ribeirinhas e salvamentos aquáticos.
Show arrecada 1,5 tonelada de alimentos para abrigo
No show de aniversário de 42 anos de profissão do radialista Quinto de Souza, mais de uma tonelada e meia de alimentos foi arrecadada para o Abrigo São Vicente de Paulo. Durante o evento, realizado com o Apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), no Teatro Municipal, o cantor Fábio Souza, o secretário de Turismo de Ilhéus, Raimundo Mazzei, a presidente da Fundaci, Adriana Castro, e o coordenador do Projeto Águia da Cultural, Justino Viana, foram homenageados com o 42º Troféu Melhores do Ano Cacau de Ouro.
Na oportunidade, o cantor ilheense, que conseguiu vencer o Programa Fama 2005, da Rede Globo, cantou para o público que lotou a casa de espetáculos. Diversas personalidades, políticos, empresários e profissionais de várias áreas também receberam homenagens, a exemplo do locutor e animador de programa de rádio “Zé Tiro Seco” e o ator Eli Izidro.
Djalma Santos foi o destaque como melhor cantor gospel. A academia de dança Dinâmica e a de Letras de Ilhéus, a atriz Janete Lainha, o cenógrafo Alex Pinto e o Ballet Conexão Dança, fizeram parte da relação de homenageados, tendo em vista a posição de destaque no transcorrer do ano de 2005.
CVC comemora aumento na venda de pacotes para Ilhéus
Diretores e agentes de viagem da agência de turismo CVC, escritório de Belo Horizonte, reuniram-se em Ilhéus no último fim de semana para comemorar o alcance de uma meta histórica. Nada menos que 87 agentes atingiram os índices de desempenho previstos na venda de pacotes turísticos para Ilhéus e, como prêmio, embarcaram em um vôo charter na capital mineira, com destino à cidade das praias, onde permaneceram por três dias. Liderando o grupo da CVC estava o diretor do escritório da empresa em Belo Horizonte, Edgard Toledo, que foi recebido em Ilhéus pelo secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei. No Hotel Canabrava, onde o grupo ficou hospedado, Mazzei participou de uma solenidade de entrega de prêmios aos agentes e ouviu muitos elogios pelo crescimento de Ilhéus como destino turístico.
Segundo Toledo, é cada vez mais freqüente entre os turistas mineiros a opção por Ilhéus. “Estamos agendando entre quatro e cinco vôos charters por semana e o índice de repetição dos pacotes cresce a cada ano”, afirmou. Ainda de acordo com o empresário, existe uma tendência muito grande de elevação desse número de visitantes. “Ilhéus tem lugar de destaque entre os destinos oferecidos pela CVC”, salientou Toledo.
Por conta desse desempenho e apostando no fortalecimento da parceria com agências de viagem de outros Estados, hotéis como o Canabrava já planejam investimentos em ampliação. “Estamos realmente interessados em aumentar a nossa capacidade porque o cenário aponta que essa medida será fundamental”, constata o empresário Edney Espírito Santo, do Canabrava.
O secretário Raymundo Mazzei acredita que Ilhéus está entrando no caminho que a levará a confirmar seu potencial de confirmar-se um dos principais destinos turísticos do País. Para o verão que se inicia, a previsão da Bahiatursa é de que a cidade receberá um número de visitantes 15% maior que o do ano passado.
Enquanto em 2004 o porto do Malhado registrou 19 paradas de navios de passageiros, nesta alta estação vão ser 29 paradas, com algo em torno de 50 mil turistas. O bom momento também se revela na ocupação do Centro de Convenções, que contabilizou 70 eventos em 2005, contra 30 em 2004. Outra boa notícia é que, pela primeira vez, estão sendo vendidos pacotes para cruzeiro marítimo (navio Mistral) com embarque e desembarque em Ilhéus.
“É preciso aproveitar esse momento e enxergar nele o rumo que deve ser trilhado pelo nosso turismo”, diz Mazzei. Ele acredita que o poder público tem feito a sua parte, buscando manter um diálogo aberto e construtivo com o trade. O secretário defende, além disso, que haja uma profissionalização cada vez maior do setor, com investimentos em estrutura e qualificação. “O que nos compete é fazer com que os turistas não apenas venham para a nossa cidade, mas também que sejam bem recebidos e sintam vontade de retornar”, declara.