Livro sobre Sosígenes Costa conquista prêmio nacional

O livro O Triunfo de Sosígenes Costa conquistou o Prêmio Marcos Almir Madeira, da União Brasileira de Escritores, Seção do Rio de Janeiro, na categoria coletânea/antologia. A láurea foi anunciada no auditório Austragésilo de Atayde, da Academia Brasileira de Letras, no final do mês de outubro. Organizado pelo escritor itabunense Cyro de Mattos e Aleilton Fonseca, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), a publicação tem o selo da Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc.
A obra premiada, em nível nacional, reúne estudos de professores universitários e intelectuais baianos sobre o poeta dos pavões e criador de “Iararana”. Contém, ainda, depoimentos de autores importantes e uma antologia poética. O Triunfo de Sosígenes Costa é uma co-edição da Editus e da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs e integra a denominada Coleção Nordestina, um projeto vitorioso de sete editoras universitárias da Região Nordeste do Brasil.

Com prefácio de Helena Parente Cunha, poeta, contista, romancista, ensaísta e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a coletânea/antologia contém estudos de Heitor Brasileiro Filho, Hélio Pólvora, Gerana Damulakis, Cyro de Mattos, Ruy Póvoas, Aleilton Fonseca, Florisvaldo Mattos, Jorge Araújo, Maria de Fátima Berenice da Cruz, Cid Seixas, Celina Sheinowitz, Marco Aurélio Souza e os depoimentos de Zélia Gattai, Jorge Amado, James Amado e Waldir Freitas de Oliveira. Uma antologia com os melhores poemas do poeta, que nasceu em Belmonte e viveu em Ilhéus, completa o livro.

Com esse trabalho, agora premiado, os escritores Cyro de Mattos e Aleilton Fonseca visam criar um fio condutor que leve professores, estudantes e leitores em geral a um mergulho estético na poderosa lira do poeta dos pavões, que, sem dúvida, é um dos grandes nomes da moderna poesia brasileira, com suas imagens, fosforescências e estesias. Quanto a Editora da Uesc, tem a seu crédito a marca de 121 livros publicados, dos quais 27 títulos com edições esgotadas, ao longo dos seus nove anos de atividades, completados em abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *