Até agora, os bares têm que fechar às 11 da noite, quando os clientes compram as últimas doses de bebida antes de serem convidados a deixar os recintos.
Uma pesquisa divulgada pela BBC indica que cerca de um terço dos bares (entre 56 mil e 70 mil), casas noturnas e lojas que vendem álcool vão ter licença para permanecer abertos até mais tarde.
Sem surpresa
Mark Hastings, um porta-voz da Associação Britânica de Pubs e Cerveja, disse à BBC que a conclusão da pesquisa “não é surpresa para as pessoas da indústria”.
“Nós estamos dizendo há muito tempo que o resultado desta mudança seria um aumento modesto das horas de funcionamento dos bares. Bares funcionando 24 horas por dia são uma lenda urbana, e certamente bebedeiras 24 horas por dia seriam uma lenda urbana”, disse.
“O que estamos finalmente vendo neste país é que adultos serão tratados como adultos e terão um pouco mais de escolha sobre se querem ter vida social depois das 11 da noite.”
A BBC entrou em contato com 375 autoridades que distribuirão licenças para estender o horário de abertura dos bares, e 301 responderam à pesquisa.
O resultado do levantamento veio à tona depois que autoridades britânicas alertaram que a introdução da nova lei poderia levar a um aumento de prisões relacionadas ao álcool.
O ministro James Purnell, responsável por distribuir as licenças, disse que a nova lei será introduzida junto com um reforço nas forças de segurança, a fim de reprimir desordens relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas.
O horário de fechamento dos bares às 11 da noite foi determinado em uma lei que data da Primeira Guerra Mundial, para que os funcionários das fábricas de armamentos e munições não passassem a noite bebendo.
BBC