Encontro de comissões tripartite de emprego começa na quinta
“Luz para Todos” beneficia produtores rurais de Ilhéus
Fundaci vai comemorar Dia do Músico na sexta
Programa do Leite é retomado em Ilhéus
Começou contagem regressiva da Campanha Natal Solidário
Os números obtidos pelo Levantamento Rápido de Índices (Lira) de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, comprovam que a doença está sob controle em Ilhéus – disse o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, durante a caminhada que marcou o Dia D de Combate à Dengue, no sábado (19). O Lira, realizado com a participação de 30 agentes, além de dois técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, constatou que o Índice de Infestação Predial (IIP) em Ilhéus está em 2,3%. “Isso tudo é efeito como uma prioridade de governo e com a dedicação dos agentes”, resumiu.
O secretário vê bons motivos para comemorar esses resultados: em janeiro deste ano, quando começou a atual administração, o IPP de Ilhéus estava com média de 30%, havendo áreas com até 46% de presença do mosquito. “A visita desses técnicos de Salvador foi importante, porque eles tiveram a oportunidade de fiscalizar o trabalho, orientar nosso pessoal e, principalmente, comprovar que as ações do governo municipal colocaram a doença sob estrito controle”, complementou.
De acordo com o consultor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o médico sanitarista Julio Diaz, as ações vão continuar intensas nos bairros cujo índice está acima da média, e que nesses locais a comunidade continuará sendo mobilizada. O especialista chama a atenção para o fato de que a maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti (“cerca de 80%”) está no interior das casas ou, no máximo, em sua periferia (o quintal e as áreas livres).
Por isso, Julio Diaz prega uma espécie de cruzada contra barris, tanques, tonéis, garrafas e demais reservatórios de água limpa e parada, de qualquer tamanho, que se podem transformar em “berçários” do mosquito. Ele dedica atenção especial aos pneus abandonados, que acumulam águas e servem de criadouros do Aedes aegypti. “O Dia D foi um grande momento desse trabalho, mas os resultados precisam ser buscados todos os dias e por toda a coletividade”, afirma Julio Diaz.
Encontro de comissões tripartite de emprego começa na quinta
Na próxima quinta-feira (24), representantes das Comissões Tripartites de 93 municípios das regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia estarão em Ilhéus para o II Encontro Regional de Comissões Municipais Tripartite e Paritária de Emprego. No evento, que será realizado no Opaba Praia Hotel, a partir das 9h, os empregadores e trabalhadores terão a oportunidade de discutir questões relacionadas à geração de emprego e renda nos municípios.
Estarão presentes no encontro o secretário estadual de Assistência Social e Trabalho (Setras), Eduardo de Oliveira Santos, que também é o presidente de honra da Comissão Estadual Tripartite de Geração de Emprego e Renda, o presidente do Conselho Estadual da Bahia, Carlos Raimundo Gouveia, e o presidente da Amurc, Jackson Brandão. A primeira palestra terá como tema “As tendências do mundo do trabalho: um olhar sobre a região”, com o expositor José Ribeiro, da Sei / Seplan.
O Sistema Público de emprego na Bahia, considerando a importância das comissões municipais como instrumentos de controle e participação social, será tema da segunda palestra do encontro, proferida por Carlos Armando Barreto de Santana, da Superintendência do Desenvolvimento do Trabalho (Sudet). Na seqüência, os presidentes dos conselhos.irão debater o painel “Articulação entre Conselhos como estratégia inovadora de integração de políticas públicas”.
Outras três palestras estão programadas para o encontro, tendo como temas: “Repactuando acordos, corrigindo rumos: os desafios das Comissões Municipais de Emprego como instrumentos de desenvolvimento local sustentável”, com Zélia Paim, da Setras; “O conselheiro como agente de cidadania ativa”, com Helber Pacheco, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag); e “Demandas e Potencialidades Municipais: Diagnóstico como ferramenta da ação planejada”, com Helbeth Lisboa de Oliva, também da Setras.
Recursos
Segundo a supervisora regional da Setras, Virgínia Gomes, as comissões são responsáveis pela fiscalização e acompanhamento dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no município. “Sabemos que hoje temos recursos nos bancos oficiais. Por isso, precisamos reativar as comissões e fazer com que elas exerçam seu papel, participando ativamente da orientação e acompanhamento desses recursos”, disse. A comissão é responsável, ainda, pela análise e liberação de empréstimos para atividades produtivas, dentre elas o segmento informal.
A supervisora considera o encontro um espaço fundamental para a estruturação e aprimoramento das ações em busca da eficiência. Ela explica que Ilhéus foi escolhida para sediar o evento por ter sido a primeira comissão reativada e ter se destacado em suas ações, presididas pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho. Segundo dados do Ministério do Trabalho, o nível de emprego em Ilhéus cresceu 4,36% nos dez primeiros meses deste ano. “A geração de emprego e renda tem sido uma das prioridades do governo Valderico Reis, e continuaremos trabalhando ativamente nisso”, destaca Rúbia Carvalho.
“Luz para Todos” beneficia produtores rurais de Ilhéus
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de famílias da zona rural de Ilhéus, 72 pequenos produtores da região de Acuípe de Baixo foram beneficiados pelo projeto “Luz para Todos”. Com financiamento dos governos federal e estadual, companhias elétricas e Prefeitura, foram implantados 16 quilômetros de redes de alta e baixa tensão. O investimento foi da ordem de 262 mil e 543 reais. Este ano, comunidades das localidades de Lava-Pés, quilômetros 16 e 18 da rodovia Ilhéus-Uruçuca, Itariri e agrovila do assentamento Nova Jerusalém foram contempladas com o programa de eletrificação rural.
O prefeito Valderico Reis, que esteve em Acuípe de Baixo acompanhado por uma comitiva formada por lideranças políticas e comunitárias do município, disse que além de levar energia elétrica às comunidades rurais e áreas produtivas ainda não eletrificadas, o programa faz com que ocorra um impulso nas áreas de agroindústria, fortalecendo a agricultura familiar, reduzindo as desigualdades sociais e aumentando a produtividade na atividade agropecuária.
Valderico lembrou que sua administração tem desenvolvido parcerias para essas famílias que vivem em localidades distantes e no interior. O “Luz para Todos” instala nas residências sem cobrar nenhum custo financeiro adicional pela mão-de-obra, o padrão de entrada, lâmpadas com interruptores, tomadas e fios. A meta, segundo o Governo Federal, é encerrar 2005 com um total de 20 mil e 894 novas residências com energia elétrica.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Rurais de Ilhéus, Gildeon Farias dos Santos, estima que para 2006 o “Luz para Todos” beneficie famílias das localidades rurais de São Miguel, Santaninha, Acuípe do Meio, Sapucaeira 1, 2, 3 e 4, região de Maria Jape e Pixixica.
Fundaci vai comemorar Dia do Músico na sexta
A apresentação da Sociedade Filarmônica Capitania São Jorge dos Ilhéus marca as comemorações pelo transcurso do Dia do Músico, promovidas pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). Além da filarmônica, as comemorações contam com a apresentação da Fanfarra Juvenil do Colégio Estadual (Fanjuce), vencedora do concurso da Associação de Fanfarras da Bahia (Afabi).
As comemorações acontecem a partir das 16 horas desta sexta-feira (25), no Largo Cultural, com a apresentação da Fanfarra Juvenil do Colégio Estadual de Ilhéus. A Sociedade Filarmônica Capitania São Jorge dos Ilhéus está prevista para se apresentar às 18 horas.
Justino Viana, coordenador do Projeto Águia da Cultura, da Fundaci, disse que o Dia do Músico, que coincide com o da música, transcorre hoje (22), mas acontece em Ilhéus com atraso por uma questão estratégica. “Sexta-feira é um dia ideal para atrair um maior número de pessoas à praça”, disse.
Programa do Leite é retomado em Ilhéus
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus iniciou, nesta segunda-feira (21), a distribuição de 2.059 litros de leite em creches e estabelecimentos de ensino da rede municipal. A oferta do produto havia sido interrompida porque os fornecedores não atendiam os requisitos do Governo Federal, entre eles os de ser vinculado ao Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) e produzir, no máximo, 30 litros de leite por dia.
A mesma dificuldade de encontrar produtores enquadrados nos critérios do Governo Federal provocou a interrupção do Programa do Leite em mais de 100 municípios baianos. Em Ilhéus, os dois fornecedores – Dähler e Provance – vêm se mobilizando para fornecer o leite. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho também está atuando nesse sentido, e inclusive tenta incentivar os pecuaristas da usina de Santo Antônio, na zona rural do município.
Nesta segunda-feira, a distribuição foi retomada depois que a Dähler apresentou contrato firmado com o Pronaf. “Foi um passo importante para retomar o programa dentro dos moldes exigidos pelo Governo Federal, responsável pela liberação dos recursos”, afirma o coordenador do programa, Roberto Bezerra. Os 2.059 litros de leite não são suficientes para atender a todos os beneficiários, já que estão incluídos no cadastro cerca de 5 mil crianças de 2 a 6 anos.
Para não deixar de atender nenhuma das 41 entidades inscritas, a Secretaria estabeleceu um sistema de rodízio, onde cada escola ou creche recebe o leite duas vezes por semana. Mas o governo municipal continua empenhado para que o produto chegue diariamente a todos os estabelecimentos. Outro fornecedor já está se habilitando junto ao Pronaf e aguarda apenas o encerramento da greve dos agentes agropecuários para adiantar os trâmites.
A secretária de Assistência Social, Fátima Reis, salienta que “o governo trabalhou sem descanso para que as crianças voltassem a receber o leite nas escolas”. O objetivo do programa é melhorar as condições de vida de menores em situação de risco nutricional. Cada um dos beneficiários deve receber um litro de leite por dia, com a recomendação de consumir metade na escola (ou creche) e metade em casa.
Começou contagem regressiva da Campanha Natal Solidário
A contagem regressiva da Campanha Natal Solidário – Doutores do Riso já começou e até o Natal a expectativa é dobrar a quantidade de brinquedos arrecadados para não deixar nenhuma criança de famílias de baixa renda fora da iniciativa. Às 19 horas desta quinta-feira (24) os coordenadores da campanha inauguram uma oficina para reparos de brinquedos que funcionará numa sala do anexo da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), na rua Jorge Amado, centro da cidade.
A inauguração do hospital de brinquedos vai despertar o sorriso em crianças pobres durante a festa natalina em Ilhéus e contará com a participação de autoridades e secretários municipais. Tanto brinquedos novos quanto usados podem ser doados. As secretarias de Assistência Social e Trabalho e de Educação, além das escolas São Jorge dos Ilhéus e Nossa Senhora da Vitória, estão integradas à campanha que conta com o apoio da Fundaci.
A oficina de brinquedos serve também como ponto de arrecadação da campanha Natal Solidário – Doutores do Riso. Os coordenadores estão chamando a atenção de empresários e a população em geral, no sentido de procurar se integrar à iniciativa que deverá proporcionar um Natal mais feliz às crianças oriundas de famílias pobres e que vivem em áreas periféricas e no interior do município.
Segundo o coordenador Justino Viana, a campanha se baseia no Estatuto da Criança e do Adolescente, uma vez que trata de consolidar ações capazes de não deixar esses jovens excluídos das comemorações do Natal. A secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, é uma das maiores entusiastas da campanha. Ela agradeceu a iniciativa dos artistas do Doutores do Riso e o apoio da Fundaci, lembrando que atos dessa natureza “enriquecem o homem e diminuem o sofrimento de crianças” num período em que as pessoas estão mais sensíveis a este tipo de causa.