INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus acelera implantação do Samu com seleção de equipe

Basquete de Ilhéus é campeão dos Jogos da Costa do Cacau

Ilhéus investe na qualificação de educador para Brasil Alfabetizado

Trabalho social do Dilazenze é destacado em homenagem

Fundação ainda tem vagas para curso de japonês

Famílias desabrigadas recebem atenção em Ilhéus

Ilhéus acelera implantação do Samu com seleção de equipe

A seleção simplificada para admissão de candidatos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Ilhéus prossegue até o dia 21, com a entrevista dos classificados a vagas de técnico em enfermagem, operador de rádio e auxiliar de regulação. As entrevistas estão sendo feitas por uma equipe de profissionais da área de trabalho do candidato e por uma psicóloga, na sede do Sindicato dos Portuários, na Avenida Canavieiras, 144. O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, diz que a entrevista é classificatória. A primeira etapa constou de apresentação e seleção dos currículos apresentados. Os classificados foram agora chamados para entrevista. Os candidatos serão convocados para assumir vagas no Samu-192 de acordo com a classificação, na ordem decrescente, considerando o número de vagas estabelecido para cada função.

Ao todo, estão sendo oferecidas 70 vagas, sendo 20 para motorista e 14 para profissionais médicos. A seleção ainda oferta vagas para técnico de enfermagem (14), auxiliar de regulação (10), radioperador (6) e enfermeiro (6). O salário para os profissionais aprovados na seleção simplificada varia de R$ 550,00 (auxiliar de regulação e radioperador) a R$ 3.000,00 (médico).

Nesta quinta-feira (17) serão entrevistados os candidatos às vagas de operador de rádio e auxiliar de regulação. A ordem de chamada para entrevistas obedece ordem alfabética divulgada no último dia 9, quando da publicação dos resultados da fase de seleção dos currículos. “Todo esse processo segue estritamente as normas do Ministério da Saúde”. O secretário observou que a ordem do prefeito Valderico Reis é para que o processo de instalação do serviço médico de urgência seja feito no menor tempo possível.

Basquete de Ilhéus é campeão dos Jogos da Costa do Cacau

A seleção masculina ilheense de basquete foi a vencedora dos Jogos Abertos da Costa do Cacau, torneio realizado em Canavieiras, nos dias 11, 12 e 13 de novembro. A equipe conquistou o troféu ao vencer a seleção de Camacan, por um placar de 65 a 32, tendo como destaques os jogadores Ricardo e Orloni, sob o comando do técnico Jordino. O destaque da seleção foi o jogador Orloni, de apenas 15 anos, revelado durante os Jogos Estudantis de Ilhéus.

Na disputa dos Jogos da Costa do Cacau, a seleção de basquete contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Cidadania da Prefeitura, que investe na preparação da equipe para as finais dos Jogos Abertos do Interior, programados para acontecer em Feira de Santana, de 25 a 27 deste mês, com Ilhéus sendo representada nas modalidades basquete, futsal e handebol. A delegação seguirá para Feira em veículo cedido pelo governo municipal.

O secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, diz que o apoio concedido pela administração ao esporte local tem sempre em vista enfatizar a importância da atividade física para a qualidade de vida para pessoas de todas as faixas etárias, mas principalmente dos jovens. “Esse é um trabalho que temos como prioridade no governo Valderico Reis”, afirma.

Ilhéus investe na qualificação de educador para Brasil Alfabetizado

Cerca de 90 professores voluntários de Ilhéus estão participando do curso de capacitação para o programa Brasil Alfabetizado. O curso começou nesta quarta-feira (16) e termina na próxima sexta-feira (18), e está sendo conduzido por professores mestres e especialistas da cidade. Os seminários e oficinas de estudo estão sendo realizados no auditório do Ilhéus Hotel, durante todo o dia.

Na quarta, foram discutidos temas como Educação e Cidadania, com o diretor do Centro de Formação e Capacitação Ibec, Reinaldo Soares, e Eixos Estruturais da Educação, com Mônica Ralile. Nesta quinta-feira (17), a partir das 8h, serão discutidas a produção e interpretação textual no processo de aprendizagem, com Silmara Castro Nery, e as práticas pedagógicas que visam construir competências e habilidades, com Luciana Alves. No encerramento do curso, a coordenadora do Programa em Ilhéus, Celiney Tavares, apresentará propostas de interpretação metodológica frente às dificuldades de aprendizagem.

De acordo com o diretor do Ibec, Reinaldo Soares, o objetivo dessa capacitação é oportunizar aos professores alfabetizadores do município, condições de estudo e aprofundamentos para uma prática pedagógica consciente e qualificada. Segundo ele, a proposta é assessorar os educadores no desenvolvimento de estratégias que enriqueçam sua prática educativa e desenvolver atividades criativas. “Temos que trabalhar respeitando o universo de cada grupo de alunos, fazendo com que eles sintam prazer em participar das atividades”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, já existem 1.800 alunos matriculados no curso, que terá duração de oito meses. As aulas começarão na próxima segunda-feira (21), em todos os bairros e distritos da cidade, e serão ministradas em salas alternativas, situadas em igrejas, escolas, associações de bairro e outros locais oferecidos pela comunidade.

O Programa Brasil Alfabetizado, criado pelo Governo Federal em 2003, com o objetivo de abolir o analfabetismo no país, é coordenado pelo Ministério da Educação e atua por meio de convênios com instituições alfabetizadoras de jovens e adultos. A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação, ficou responsável pela capacitação dos alfabetizadores, inscrição dos alfabetizandos e organização de todo o processo de alfabetização.

O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, apontou a alfabetização como um direito de todo cidadão. “Precisamos formar cidadãos, tendo em mente que não há cidadania sem educação”. O secretário destacou a competitividade no mercado de trabalho, ressaltando a importância da alfabetização. “Se as coisas já estão difíceis, imagine para quem não sabe ler e escrever”, considerou.

Trabalho social do Dilazenze é destacado em homenagem

O projeto Constelação homenageará nesta quinta-feira (17) o mais antigo bloco afro de Ilhéus, o Dilazenze. O evento integra a programação da Semana da Consciência Negra e acontece a partir das 17h, na praça do Teatro Municipal de Ilhéus. O Constelação é uma iniciativa do Programa de Implementação aos Estudos Regionais (Proier), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. A homenagem contará com declamação de poesias de exaltação à negritude e apresentações teatral e do grupo Batukerê.

Um dos coordenadores do Constelação, o professor Eduardo Pacheco, lembra que em 2005 estão sendo completados 20 anos de fundação do Dilazenze. O bloco foi criado no terreiro de Mãe Ilza, no Alto da Conquista, e se destaca por desenvolver vários projetos sociais. A tarde de homenagens será encerrada pela percussão do Grupo Batukerê. O projeto Constelação foi criado neste ano e visa resgatar personalidades que contribuíram para a cultura, história e desenvolvimento de Ilhéus.

O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, destacou o trabalho social e a importância que o bloco Dilazenze tem para o movimento negro e para a cultura ilheense. “É uma ação consistente e que vem sendo desenvolvida há duas décadas”, diz. Almir afirma que é um trabalho afirmativo da cultura negra e com ampla repercussão social. “Por isso, nada mais justo do que prestar essa homenagem”.

Fundação ainda tem vagas para curso de japonês

As inscrições para o curso de japonês e origami ainda estão abertas na Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), localizada na rua Jorge Amado, 21, centro histórico da cidade. Para fazer as aulas, o interessado deve apresentar foto 3X4, cópia da carteira identidade e comprovante de residência. Tanto o curso de língua japonesa quanto o ensino da arte origami – dobradura de papel – são inteiramente grátis.

Em razão do inicio das aulas ter acontecido na semana passada, a coordenação chama a atenção dos interessados para a realização da inscrição o mais breve possível, tendo em vista a necessidade de adaptação dos retardatários ao conteúdo programático. O curso de língua japonesa e o ensino da técnica origami é o resultado de convênio firmado entre a Fundaci e a Associação Cultural Nippo-Brasileira da Colônia de Una.

Ministrado pelo professor Seiji Oguru, no auditório Sosígenes Costa, da Fundaci, as aulas do curso e do ensino da arte origami se estendem até outubro do próximo ano. As aulas de japonês são realizadas sempre de 9 às 10h30min e de 13 às 15h30min das quartas-feiras. Já as de origami são ministradas de 11 às 12h20min e de 16 às 17 horas.

Do conteúdo programático do curso constam conversação, letra (Ideograma) e letra de tinta (sho-do). Segundo a presidente da Fundaci, Adriana Castro, o convenio foi celebrado para oferecer oportunidade às pessoas de conhecer o idioma japonês, tendo em vista a pouca oferta desse idioma na região no sul da Bahia quanto em grande parte do país. Lembra ainda que ao final do curso os aprovados terão diploma e aqueles que assistirem a 75% das aulas receberão certificado de freqüência.

Famílias desabrigadas recebem atenção em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus montou equipe para identificar e dar assistência a famílias desabrigadas pela chuva. O grupo é formado por funcionários das Secretarias de Assistência Social e Trabalho e de Serviços Urbanos, que estão visitando áreas críticas da cidade, principalmente os bairros situados nas regiões elevadas. As fortes chuvas que caíram na terça-feira, 15, causaram pelo menos dois desabamentos, nas imediações do Centro Social Urbano (CSU), deixando dez pessoas desabrigadas. As famílias foram alojadas provisoriamente no Parque de Exposições – onde recebem alimentos, cobertores e remédios – e já estão sendo mobilizados homens para a reconstrução das casas.

De acordo com a secretária Fátima Reis, o trabalho para localização de famílias prejudicadas pelas chuvas vai prosseguir nos próximos dias, mesmo havendo previsão de melhora do tempo a partir desta quinta-feira. Quem tiver notícia sobre pessoas desabrigadas pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social (3234-5118).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *